6 VÍDEOS COM DECORAÇÕES FORA DOS CLICHÊS ATUAIS

Indo para além do Pinterest, é possível encontrar decorações inspiradoras que fogem dos padrões e das dicas já manjadas atualmente. Casas e apartamentos que exemplificam como a criatividade pode ser utilizada para aproveitar os problemas, para recriar móveis e até para tornar um ambiente mais artístico não ficam de fora de indicações singulares. Confira uma lista para dar play e assistir tours com exemplos valiosos agora mesmo.

É absurda a quantidade de inspirações bacanas que existem em plataformas como o Pinterest, não dá para negar. Tem de tudo por lá – e para quem quer ativar a criatividade através de inspirações, é um meio certeiro. No entanto, quando se trata de referências de decoração, quem não tiver certo traquejo na hora de fazer as buscas pode acabar caindo na mesmice.

Piso de madeira, parede branca, jardins suspensos, vaso com costela de adão, pisca-pisca, varal de fotos, móveis de pallet, paleta clean… soa familiar? Basicamente, tem sido assim o padrão mais bombado das decorações nos últimos tempos, pelo menos tomando como base as redes sociais. No Instagram, é quase unanimidade no cenário dos blogueiros. E convenhamos: o negócio tem seu charme, vai.

A questão é que, em excesso, os estilos podem saturar os olhos e deixar todos os ambientes uniformizados, sem verdadeiros toques de originalidade. E considerando que a casa é um lugar tão particular, isso pode não ser tão legal.

Resultado de imagem para gif home

Pensando nisso, o NÃO ÓBVIO resolveu garimpar alguns ambientes que fogem dessa padronização, mas estão bem longe de perder o encanto. Ainda que alguma não seja do seu estilo, com certeza dá para pegar ideias singulares e adaptar para o próprio cotidiano. O melhor é que todas são em formato de tour – aquele estilo de vídeo que vai passeando pela casa e mostrando todos os detalhes. Confira:

1. Elementos históricos e afetivos| Bruna Linzmeyer

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Apartamento da atriz é carregado de memórias e elementos com significados afetivos

Talvez, pra você, uma poltrona se despedaçando bem no canto da sala seja um pouco demais. Porém, se levar em conta o que a atriz Bruna Linzmeyer afirma, vai ver que, sim, faz sentido. “Uma casa precisa ter história. Aqui as coisas têm história. Elas vêm de algum lugar, de alguém, de algum momento da vida. Isso que traz aconchego e conforto”, comenta ela, logo no começo do vídeo.

Esses elementos antigos e carregados de significado deixaram o ambiente com uma delicadeza extremamente sensível e poético. Os problemas se transformam em metáforas e mensagens sobre resiliência para o local. Sabe aquele sentimento de “casa de vó”? É mais ou menos isso, mas com objetos modernos e criativos compondo a cena.

Um exemplo é o balanço colocado perto da janela e os livros organizados no chão, sem estante. Vale buscar na memória algum objeto muito especial que talvez esteja quebrado e escondido no fundo de uma caixa e colocar ele pra jogo.

O buraco na parede da atriz, que virou poesia para ‘enxergar as coisas de uma maneira mais profunda’ (já que ela mesma escreveu “olhe mais para dentro” nos entornos do buraco), é somente uma das ideias deixadas sobre como aproveitar problemas como quebras e manchas para criar mais significado poético para o ambiente.

2. Cores e estampas | Nina Pandolfo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Sabe aqueles elementos que falamos no início da matéria? Tudo bem clarinho, com alguns móveis de madeira e plantas? Todos eles são características marcantes de uma decoração minimalista, simples, sem muita informação. Mas, enquanto tem gente que não troca sua boa e velha parede branca por nada, há quem não dispense um toque de cor dentro de casa. Ou uma explosão de arco-íris! É o caso da artista plástica Nina Pandolfo.

Se você começou a ver o vídeo e se assustou um pouco com as paredes roxas, os quadros enormes e as superfícies extravagantes, respire e veja outra vez. Repare que, apesar da mistura de tons, eles conversam e possuem semelhanças. Roxo e verde, inicialmente, podem parecer inconcebíveis juntos. Mas o fato do roxo ser bem fechado e o verde com tonalidade mais leve, fez com que o ambiente ficasse harmonioso.

Na prática, uma boa alternativa são os adesivos de parede. Existem milhares de estampas por aí e profissionais que cobram um preço bem camarada – só fazer uma pesquisa boca a boca ou dar um Google. Outra ideia legal para quem tem medo de arriscar é escolher um cômodo e pintar apenas uma parede de uma cor diferente, deixando o resto mais clean.

3. Estilo vintage com clima de fazenda | The Sheperd’s Shack

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Espaço pequeno não é desculpa para não investir em soluções criativas de decoração. Falta de um grande orçamento também não. Se você duvida ou acha que é conversa mole, basta assistir ao vídeo acima.

Em português, sheperd’s shack significa cabana de pastor, mas fica mais fácil visualizar a coisa se você imaginar um bom e velho trailer, todo mobiliado. A grande sacada desse tipo de ambiente é que nos faz perceber que coisas incríveis podem integrar pequenos espaços.

O destaque fica para os objetos com pegada retrô – como o freezer colorido e fogão, ambos em versão mini, e os elementos da cozinha – e para as peças em xadrez, tipo a cortina e a manta, que funciona bem de edredom.

O vídeo é apresentado em inglês, mas é possível captar as principais mensagens, que ficam nítidas mesmo para quem não entende o idioma. O espaço é demonstrado e exemplificado, o que inspira também visualmente de qualquer forma.

4. Arte em todos os cômodos| Arthur Becker

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Ao pensar em arte, muita gente automaticamente imagina grandes museus. Ou, então, pensam na Monalisa, a pintura mais famosa de todos os tempos. Porém, vale lembrar que o conceito de arte é bastante amplo e que um boneco de cerâmica confeccionado por um artesão local é tão artisticamente valioso quanto a obra de Da Vinci. Exatamente por isso, existem ideias artísticas para serem absorvidas do apartamento do norte-americano Arthur Becker.

Sim, ele é bilionário. Investidor. Um dos homens mais ricos dos Estados Unidos. Mas, excluído o fato (é difícil, mas a gente consegue), é possível garimpar algumas soluções criativas para aplicar na decoração de casa. A maior delas é justamente essa que já foi citada: inserir obras de arte na decoração. Vale tudo. Esculturas, desenhos, colagens, quadros… o que importa é o objeto transformar o espaço de forma única.

Além disso, se você curtir uns exageros, vale apostar no maximalismo e pesar a mão sem medo. Quanto mais extravagante e/ou misturado, melhor.

O vídeo acima também é apresentado em inglês, mas é possível captar as principais mensagens e ganhar inspirações visuais.

5. Sustentabilidade: recriando com as próprias mãos | Isa Ribeiro

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O estilo rústico e a pegada industrial fazem parte dos clichês atuais. Mas a diferença da casa da youtuber Isa Ribeiro não está exatamente (ou somente) no estilo formado – que mistura, ainda, diversas ideias vintages e um ar meio ‘fazenda’ –, o que mais o destaca é a forma como ele é construído.

Com a sustentabilidade como foco, a youtuber e o marido reaproveitam pedaços de madeira e diversos materiais – que sobram, quebram e seriam jogados fora – para construir os próprios móveis, criando diversos DIY’s (ensinando como fazer os móveis reaproveitados com as próprias mãos), inclusive, no próprio canal do YouTube onde também foi feito o tour pela casa.

Criatividade pode ser a palavra-chave para entender o estilo de vida mais próximo do minimalismo que o casal leva. As ideias, inclusive, não aparecem somente na construção dos detalhes, mas também no aproveitamento de espaços para novos cômodos, o que é ilustrado, por exemplo, com um estilo de quarto suspenso que foi colocado logo ao fim da escada.

Cômodos como o quarto principal da casa, por exemplo, trazem um ar mais distante do que seriam as decorações mais manjadas atualmente. Em partes assim, é possível entender melhor como se configura a noção de casa de vó que é citada por Isa no título.

O tour pela casa ainda tem uma (primeira) parte anterior, a qual mostra a sala e outros detalhes. Assista clicando aqui.

6. Gótico (não muito) suave | Madalina

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Sabe aquela máxima de que cores claras acalmam? Pois bem. Ela pode até valer para maioria, mas, há quem alcance o ápice do bem-estar com o extremo oposto. No lugar dos tons neutros, muito preto. Muito mesmo. Em cada detalhe.

Gótica, apaixonada por rock e bruxa, a blogueira britânica Madalina mostrou que é possível deixar a casa inteira com uma pegada dark – se essa for a sua vontade. Caso seja algo que lhe agrada em partes, mas não tanto, a dica é deixar cômodos com a cor, mas apostar em elementos que dificilmente possuem esse tom, como cômodas, espelhos e até a pia do banheiro em tonalidades mais claras.

Vale prestar atenção, também, nos objetos que Madalina inseriu para deixar o clima ainda mais sombrio. As caveiras e os pedaços de ossos estão espalhados por vários ambientes.

Se a sua intenção não for deixar a casa com esse aspecto, foque na elegância e na facilidade que os objetos pretos se inserem no ambiente. Vale lembrar que a cor, assim como o branco, é um tom carregado de requinte. Arrisque!

Esta postagem foi feita em colaboração com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Rafaela Fleur • @rafaelafleur

Jornalista extravagante, faz-tudo de moda e beleza, apaixonada por vermelho e tudo aquilo que brilha - de glitter a David Bowie. Baianíssima.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: