6 PODCASTS BRASILEIROS PARA APRENDER E REFLETIR DE FORMA LÚDICA

Ideais para quem não está conseguindo tempo para assistir a vídeos mais longos ou para quem não tem conseguido conciliar as leituras que gostaria, os podcasts podem ser informativos e escutados durante uma tarefa corrida e outra. Confira uma lista que traz produções não óbvias com temas como viagens, livros, empreendedorismo, críticas sociais e, até, teorias da conspiração.

Criado em 2004, o podcast é um conteúdo digital de áudio, disponibilizado através de um arquivo em sites ou streaming. O formato, que ganhou visibilidade no Brasil em 2018, acaba sendo vantajoso para quem está em meio às correrias diárias e não consegue parar para assistir a vídeos ou ler textos com constância. É só colocar os fones de ouvido ou deixar o áudio rolando enquanto foca em alguma tarefa e, pronto, conteúdo abstraído.

Com custos de produção menores do que os produtos audiovisuais, o podcast surgiu como um alternativa para sites e marcas produzirem mais conteúdo, criando uma proximidade maior com seu público-alvo. E com tal liberdade para serem ouvidos quando, como e onde o usuário quiser, os podcasts têm ganhado cada vez mais audiência e um espaço mais reconhecido na web.

Resultado de imagem para áudio gif

Graças à popularização, o mercado ganhou uma inúmera variedade de programas, abrangendo uma diversidade de temas. O NÃO ÓBVIO, então, garimpou seis podcasts brasileiros que trazem polêmicas e reflexões em diferentes temáticas.

Livros, empreendedorismo, feminismo, teorias da conspiração, críticas sociais e políticas e até artes variadas se misturam nos assuntos dessas várias produções com periodicidade fervorosa para que você possa acompanhar. Confira:

1. Mas Você Vai Sozinha?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Todas as fotos desta lista são de
divulgações dos podcasts indicados

O podcast Mas Você Vai Sozinha? é apresentado pela escritora Gaia Passarelli e teve sua estreia no ano passado (2018), levando o nome do primeiro livro da autora, lançado em 2016.

Toda quinta-feira, Gaia recebe um convidado especial e tem como ponto de partida da conversa o tema viagens. E por aí segue o bate-papo rendendo várias indicações de lugares, livros, música e, principalmente, dicas de como se virar sozinha(o) em diversos lugares do mundo.

Além das dicas, o título já deixa a ideia de mais um teor que é abordado nas discussões do projeto: a quebra de preconceitos sociais. O nome do podcast surgiu por conta da pergunta que, em geral, as mulheres ouvem quando vão sozinhas para algum lugar, como se fossem dependentes de outras pessoas sempre (de parceiros românticos, por exemplo) para que possam curtir ou fazer algo.

Apesar da linha que aparenta focar na voz das mulheres, porém, o foco fica para indicações que podem servir para qualquer gênero e homens não deixam de ser entrevistados nas produções – como é o caso do Percebendo o Japão em São Paulo com Lucio Caramori.

Além do indicado acima, ouça mais um dos áudios abaixo:

Para mais informações e saber onde é possível ouvir, clique aqui.

2. Tudo Orna

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O podcast Tudo Orna é uma extensão do blog de mesmo nome das Irmãs Alcantara. Bárbara, Débora e Julia começaram a escrever na internet em 2010, onde compartilharam suas experiências e dicas mais amadoras de Curitiba, cidade natal das meninas.

De lá para cá, o conteúdo digital se expandiu e hoje, profissionais formadas em diferentes áreas – como Design e Comunicação –, as irmãs se tornaram empreendedoras com diversos negócios (como uma cafeteria e uma marca de bolsas e acessórios) e atuam em diferentes áreas com produtos autorais.

As irmãs – que já chegaram a sair com destaque em revistas como a Forbes e já deram palestra para o TED –, estão presentes online através do site, redes sociais e YouTube, em 2018 decidiram entrar para o mundo do podcast. Na nova plataforma, as meninas focam a conversa no tema que conhecem tanto: empreendedorismo.

Apesar de terem um público extenso, boa parte dos seguidores das irmãs não sabem, porém, que o podcast existe ou que é ativo, já que nas redes do Tudo Orna ele ainda é pouco divulgado. Justamente por tal motivo, ele está aqui na nossa lista não óbvia.

Em cada episódio, elas compartilham informações de mercado, dicas para quem deseja tirar a ideia do papel e deixam aquele incentivo para começar o negócio próprio. Um bate-papo informativo, descontraído e com muitos exemplos práticos. Confira um deles:

Conheça e ouça sobre mais temas do empreendedorismo clicando aqui.

3. Uma Leitura Toda Sua

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Podcast criado pela blogueira e comunicadora Gabriela Barbosa para falar de literatura, as produções focam especialmente na escrita feita por mulheres. O programa é feito sem roteiro e segue como uma conversa com o ouvinte.

Em cada episódio, Gabi, como prefere ser chamada, compartilha informações sobre suas autoras favoritas, reflexões sobre as obras e indicações de livros.

Trazendo uma verdadeira aula sobre a história de cada autora, o projeto visa em incentivar a leitura de livros escritos por personagens femininas, quebrando preconceitos que, infelizmente, ainda persistem – desde antes da época em que a autora de Harry Potter, J.K. Rowling, precisou colocar apenas iniciais em sua assinatura, tirando o seu nome, Joanne, do papel. Isso para que os garotos não deixassem de ler suas obras por saberem que foram escritas por uma mulher.

Lançado em janeiro deste ano (2019), cada episódio é disponibilizado periodicamente com um intervalo de quinze a vinte dias.

É possível ouvir o podcast de diversas maneiras. Para saber mais acesse aqui.

4. Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Sim! O bestseller criado por Elena Favilli e Francesca Cavallo virou podcast. Lançado em março de 2018, o projeto conta com 11 adaptações que narram histórias de mulheres que são ou foram personalidades inspiradoras, tais como Frida Kahlo e Margaret Hamilton.

E, se você é homem, não se engane. As histórias incríveis de mulheres que alcançaram grandes feitos podem servir como meio de lições para qualquer um, incluindo dicas e outros detalhes que motivam à chegada em objetivos árduos, por exemplo.

Cada episódio do podcast conta com uma narradora convidada, que deixa ainda mais especial a história. Daniela Mercury narra a historia da cantora Maria Callas, por exemplo, que superou sua origem problemática e se tornou a mais famosa soprano de ópera. Poliana Okimoto conta a história de Yusra Mardini, a nadadora que teve que fugir da guerra em seu país e fez história ao participar da primeira equipe de refugiados nas Olimpíadas.

Histórias inspiradoras de mulheres extraordinárias. Fica aí a torcida para uma segunda temporada.

Descubra as plataformas nas quais o podcast pode ser ouvido clicando aqui.

5. Matéria Escura

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Talvez você já conheça Lucas Silveira, vocalista e compositor da banda Fresno, mas no podcast Matéria Escura vai ser possível lidar com uma nova faceta do artista.

Criado e apresentado por Lucas, o podcast aborda os mais diversos assuntos sempre com o ponto de partida: falar sobre teorias do universo e origem (e história) das coisas, quebrando preconceitos sobre elas.

Semanalmente, Lucas espalha suas ideias em uma conversa interativa com a audiência. Durante a gravação, o apresentador entra ao vivo em seu Instagram para que os  ouvintes possam acompanhar a gravação e enviar perguntas.

Temas como o funk já foram abordados no podcast, exibindo o quanto algo que é visto como vulgar pode também transmitir importantes questionamentos e reflexões denunciativas e culturais de peso. É mostrando os lados das raizes antigas e atuais dos temas que Lucas consegue trazer diferentes argumentos sobre as relevâncias deles.

Com aproximadamente 1 hora de duração, o programa já recebeu convidados especiais e garante muitos questionamentos sobre os dilemas da vida. Confira um dos áudios abaixo:

Saiba e ouça mais clicando aqui.

6. Mamilos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Apresentado pelas jornalistas Juliana Wallauer e Cris Bartis, o programa Mamilos traz em todas as sexta-feiras um novo episódio abordando um tema relevante para a sociedade atual e que ainda pode ser visto como um tabu ou como algo polêmico (como é dito no meme Mamilos).

Com a denominação inicial de “jornalismo de peito aberto”, as comunicadoras recebem convidados para debaterem sobre temas que, em geral, refletem sobre o feminismo, e mostram várias visões para que o público ouvinte possa ter um aprofundamento maior sobre a pauta.

No ar desde 2014, o podcast tem quase 200 episódios com temas para o ouvinte aprender, se emocionar e se divertir. Ouça um dos últimos temas lançados:

Saiba mais e ouça todos os áudios do podcast clicando aqui. O projeto é disponibilizado em diversas plataformas e no site B9 (onde ficam hospedados todos os áudios), inclusive, é possível encontrar notícias de diversas categorias e outros podcasts de temáticas variadas.

Esta postagem foi feita em colaboração com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: