6 MINISSÉRIES NÃO ÓBVIAS PARA MARATONAR COM MENOS DE 6 EPISÓDIOS

Finalizar uma série longa não é tarefa fácil para quem tem as semanas corridas e, por vezes, até os finais de semana atarefados. Parar por um tempo de assistir à trama pode significar ter que retomar boa parte dos episódios. As minisséries, portanto, podem ser a melhor saída para quem deseja parar por um tempo maior do que o dos filmes, mas sem precisar doar semanas para uma mesma história. Confira a lista com séries curtas que vão dos suspenses aos aspectos políticos eletrizantes.

O estresse do dia a dia nas vidas atuais costuma ser tão desgastante que, por vezes, chegar em casa e sair da própria realidade é uma das melhores formas de encontrar leveza. Poder se inspirar ou ganhar novos conteúdos com uma série ou um filme são algumas das formas mais deleitosas de realizar um escape saudável – daqueles que lembram que pausar também é sempre estar fazendo.

Resultado de imagem para gif tv illustration

Porém, nem todo mundo tem tempo para prosseguir em uma mesma tramas em várias noites seguidas. Afinal, o sono pode ser a principal prioridade em diversos momentos após o dia exaustivo. Seria difícil, portanto, que vidas assim pudessem permitir um fácil acompanhamento de séries longas como Law & Order: Special Victims Unit (20 temporadas) ou The Walking Dead (9 temporadas). Parar por um tempo de assistir a essas obras mais extensas, pode significar ter que retomar grande parte dos episódios depois.

Watching Tv GIF by leocampasso

Para quem se identifica com a realidade corrida e sem tantas brechas (mas quer algo mais longo do que um filme para assistir), uma minissérie pode ser a melhor saída para um final de semana mais tranquilo ou, até mesmo, para ser finalizada em meio à semana mais apressada.

Nelas, as tramas curtas costumam contar com narrativas fechadas e sem possibilidades de uma segunda temporada. Uma ou outra acabam fugindo do costume devido ao enorme sucesso e vão para uma segunda fase, como foram os casos de Big Little Lies e True Detective.

Por terem uma proposta de narrativa mais rápida, o número de episódios de uma minissérie é mais limitado. Pensando na praticidade de tais tramas, o NÃO ÓBVIO separou uma lista de seis produções para maratonar e que possuem, no máximo, seis episódios. Confira a lista especial que apresenta mistérios, suspenses ou aspectos políticos eletrizantes, feita sem ordem de preferências:

1. Contos do Edgar

Todas as imagens são de divulgações ou reproduções das séries indicadas.

Minissérie da Fox Brasil, a trama Contos de Edgard produz uma adaptação nacional dos contos do autor Edgar Allan Poe (1809 – 1849), transpondo suas histórias para a cidade de São Paulo nos dias de hoje. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores norte-americanos de contos e é geralmente considerado o inventor do gênero de ficção policial, também recebendo crédito por sua contribuição ao emergente gênero de ficção científica.

Produzida por ninguém menos que Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus, a história é sobre Edgar (Marcus de Andrade), um homem que mora em São Paulo e trabalha na dedetizadora Nunca Mais, de seu amigo Fortunato (Danilo Grangheia). Sua vida muda após o desaparecimento de sua esposa, Leonora (Júlia Nanina).

Cada episódio gira em torno de um personagem que Edgar conhece através da dedetizadora onde trabalha. Através deles, surgem histórias macabra em que há mortes no final. Sempre envolvendo alguma nova tragédia, a trama segue uma narrativa semelhante as de séries policiais, o que é justificado dado que é adaptação da obra de Poe. Os fãs do autor vão reconhecer os elementos de sua escritas, muitos pautados em tragédias, o estado perturbado dos personagens e suas obsessões.

Ano: 2013.
Quantidade de episódios: 5.
Duração: 30 minutos por episódio, aproximadamente.
Finalizada? Sim.
Onde assistir: Fox Brasil | Fox Play.

2. Gunpowder

“Lembrem-se, lembrem-se do 5 de novembro, a traição e a conspiração da pólvora”. O trecho se refere à Conspiração da Pólvora, um movimento que pretendia assassinar o rei protestante da Inglaterra Jaime I e os membros do Parlamento inglês no ano de 1605, para, assim, iniciar um levante católico.

A trama da minissérie Gunpowder é sobre a tal conspiração, liderada por Robert Catesby (Kit Harrington) e que continha como membro também o conhecido Guy Fawkes (Tom Cullen).

Fawkes acabou se tornando um símbolo de rebelião. Sua imagem serviu de inspiração para a graphic novel V de Vingança (levada às telas em 2005), e a máscara de seu rosto passou a ser usada nos mais diversos protestos.

O elenco da série é formado por nomes de peso: Liv Tyler (a Arwen de O Senhor dos Aneis), Mark Gatiss (o Mycroft Holmes de Sherlock). Para aqueles que são fãs de Game of Thrones, o nome de Harrington é familiar: ele é o intérprete de Jon Snow na série.

Gunpowder é uma minissérie curta, de apenas três episódios, e repleta de embates com disputas por poder. Para os apaixonados por tramas políticas, é possível conferir uma lista especial de séries sobre o temas aqui.

Alguns se lembrarão de Guy Fawkes devido a V de Vingança, a famosa HQ de Alan Moore e que foi adaptada ao cinema com o mesmo título e que usa o rosto de Fawkes como máscara do personagem V.

Ano: 2017
Quantidade de episódios: 3
Duração: 60 minutos por episódio, aproximadamente.
Finalizada? Sim.
Onde assistir: AMC Brasil.

3. Le Chalet

Um grupo de amigos de infância se reúnem em um chalé remoto nos Alpes Suíços para um casamento. Porém, durante a estadia, ocorre uma explosão que os deixam isolados do resto da sociedade. Enquanto enfrentam o problema, uma série de assassinatos começa a ocorrer e um grande segredo é revelado.

Minissérie francesa e que se passa em duas épocas distintas através de vários flashbacks, a trama promete plot twists (uma mudança radical na direção esperada ou prevista da narrativa). É uma boa produção para ficar teorizando sobre o grande mistério do enredo.

Ano: 2018
Quantidade de episódios: 6
Duração: 50 minutos por episódio, aproximadamente.
Finalizada? Sim.
Onde assistir: Netflix.

4. SS-GB

Baseado no livro de 1978 de Len Deighton, a minissérie britânica SS-GB se passa numa realidade alternativa em que, no ano de 1941, o Reino Unido foi ocupado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill foi executado, o rei George VI é prisioneiro e não é visto há um certo tempo. Suas filhas, as princesas Elizabeth e Margareth, conseguiram fugir do país.

Douglas Archer (Sam Riley), um detetive da divisão de homicídios da Scotland Yard, trabalha sob a supervisão da Schutzstaffel. Mais conhecida como SS, é uma organização paramilitar do partido nazista. Sua rotina é abalada quando um crime aparentemente comum revela ter motivações políticas e estar ligado à Resistência contra os nazistas.

Para quem curte histórias de realidades alternativas, se perguntando “e se…?”, a minissérie é um thriller com pitadas críticas e realísticas de peso. O elenco conta também com Kate Bosworth interpretando Barbara Barga, uma jornalista norte-americana.

Ano: 2017
Quantidade de episódios: 5
Duração: 60 minutos por episódio, aproximadamente.
Finalizada? Sim.
Onde assistir: NOW.

5. Ordeal by Innocence

Baseada no romance policial da rainha do crime Agatha Christie, Ordeal by Innocence é sobre a família Argyll, cuja matriarca Rachel (Anna Chancellor) foi assassinada. Jack (Anthony Boyle), seu filho adotivo, foi responsabilizado pelo crime e morreu na prisão.

Após alguns anos, a família recebe provas da inocência de Jack, mas começa a ficar preocupada, já que o assassino pode estar entre eles.

A minissérie passou por alguns problemas de bastidores, por ter em sua escalação original o ator Ed Westwick. O artista foi acusado de abuso sexual por três mulheres e, por isso, foi retirado da produção, fazendo com que a trama passasse por refilmagens. Mas tudo foi resolvido com a substituição pelo ator Christian Cooke.

Enquanto não sai a sequência do filme de Assassinato no Expresso Oriente, aqueles que são fãs da obra de Agatha Christie podem se deliciar com a minissérie.

A imagem que está na TV da foto de abertura da matéria é da série Ordeal by Innocence.

Ano: 2018
Quantidade de episódios: 3
Duração: 60 minutos por episódio, aproximadamente.
Finalizada? Sim.
Onde assistir: Globo Play.

6. A Very English Scandal

Talvez uma escolha não tão não óbvia assim, A Very English Scandal aparece na lista por causa de seu enredo. Minissérie baseada em acontecimentos políticos reais, a trama se passa em 1960. Naquela época, a homosexualidade ainda estava em processo de legalização.

Líder do Partido Liberal Britânico, Jeremy Thorpe (Hugh Grant) possui um relacionamento secreto com outro homem, chamado Norman Scott (Ben Whishaw). O problema é que o ex-amante de Thorpe ameaça revelar o caso dos dois e, devido à época e o fato do político estar ascensão, aquilo poderia levar ao fim da carreira dele.

É uma minissérie que traz reflexões sobre como a homosexualidade acaba sendo tratada como algo anormal e criminoso, ainda sendo uma pauta muito atual. A trama demonstra a realidade artistas e políticos que, devido a uma sociedade homofóbica, não podem assumir publicamente sua sexualidade. E, devido a isso, acabam tomando algumas atitudes extremas.

Como quase toda produção britânica, a minissérie carrega um pouco daquele humor singular do local.

A obra indicada a vários prêmios, com Ben Whishaw venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante pela interpretação de Norman Scott.

Ano: 2018
Quantidade de episódios: 3
Duração: 60 minutos por episódio, aproximadamente.
Finalizada? Sim.
Onde assistir: Globo Play.

Extras! Estreia nesta segunda-feira (06), na HBO, a minissérie Chernobyl, que fala sobre o acidente nuclear de 1986 na Usina Nuclear de Chernobil. Com apenas 5 episódios, a história vai contar como e porquê a catástrofe aconteceu. E, para quem busca alguma indicação mais óbvia, a trama Areia Movediça está fazendo sucesso com seus seis episódios na Netflix.

Autor: Catarina Barbosa • @catarinapbarbosa

Catarina Barbosa é jornalista e fotógrafa. Baiana, atualmente mora em São Paulo. Amante de café, nerd assumida e apaixonada por viagens, sonha em sempre ter uma mochila nas costas para desbravar o mundo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: