5 INSTABLOGGERS LITERÁRIOS E BAIANOS FORA DO ÓBVIO

Listas com livros diversos, playlists relacionadas à obras lidas, indicações de filmes que podem ter conexões com tramas literárias e tantos outros aspectos que saem do óbvio formam os conteúdos desses perfis do Instagram feitos por leitores baianos. Os instabloggers literários, que capricham na criatividade para os cliques, não têm medo das legendas detalhadas e resenham tudo para os seguidores. Alguns pontuam detalhes como preços e quantidade de páginas dos livros, enquanto outros se aprofundam mais em curiosidades extras e nas notas dadas para a obra lida.

Fotos, resenhas, sugestões e desafios de leituras. Os famosos bookstagrans ou instabloggers literários têm ganhado espaço nas redes sociais e reunido leitores de todos os cantos com o propósito não somente de incentivar a leitura, mas também de enxergá-la com outros olhos e fazê-la de outras formas.

Os perfis literários baianos não ficam de fora e, na maior rede social de fotos do mundo, trazem cliques criativos e muitas vezes repletos de metáforas. Os diferentes olhares dos leitores da terra do dendê brincam com uma linguagem mais informal, rápida e acessível.

Imagem relacionada

Pensando na facilidade da leitura, o NÃO ÓBVIO garimpou cinco instabloggers literários que fogem do óbvio e estão constantemente ativos na rede.

Os perfis dos leitores baianos trazem narrativas curtas que dialogam com as imagens harmoniosamente e, de quebra, todos trazem os mais variados gêneros literários nas indicações e resenhas.

1. Diego França | @vidaeletras

Em maio de 2007, o soteropolitano Diego França criou o blog Vida e Letras. Hoje, aos 29 anos, o blogueiro conquistou mais de 10 mil seguidores no Instagram. Com cores harmoniosas, as fotos são delicadas, simples e sutis. Ao mesmo tempo, revelam de forma breve as leituras realizadas. As resenhas completas do leitor são divulgadas através do blog Vida e Letras, que está atualmente em fase renovação.

Drama, romance, terror, suspense e policial estão entre os cinco gêneros mais lidos por Diego que, com uma linguagem informal, cria sua própria sinopse. O blogueiro costuma postar um trecho da resenha no Instagram. Já no blog, Diego mapeia toda a obra e sinaliza aspectos desde o vocabulário até os pontos positivos e negativos que visualizou.

França costuma dividir as legendas entre Para Quem é o Livro e Qual é a História, já pincelando por lá mesmo a principal opinião sobre a trama.

“Nunca pensei que chegaria tão longe, mas cheguei. E me sinto orgulhoso disso. Eu sempre escolhi minhas palavras como uma maneira de confortar a mim e a quem me lê. Me sinto realizado com o blog, com tudo o que tem acontecido com ele e com todas as amizades que conquistei através dele.”

Diego França, em comemoração aos onze anos de blog, em maio de 2018.

Para o segundo semestre de 2019, Diego tem novos planos. O blogueiro pretende falar das suas leituras de modo mais abrangente, registrando as suas sensações e impressões. Em paralelo, pretende acrescentar textos autorais, motivacionais e reflexões. Mundo, fotografia, e claro, muita leitura.

☌ Nos destaques do Instagram, Diego compartilha suas leituras, os livros recebidos, dicas e até mesmo as postagens que realiza no blog.

2. Ad Novaes |@letraepapel

Tons delicados e singelos como amarelo claro e azul bebê são usados para deixar o Instagram Letra e Papel ainda mais aconchegante. Fotos autorais da leitora soteropolitana, Ad Novaes, somadas com textos e resenhas que instigam a curiosidade do leitor trazem no perfil literário a combinação para quem corre de spoilers e procura boas indicações de livros físicos e e-books.

O Instablogger literário incentiva a leitura de novas tramas, gêneros, estilos e leitores. Assim, Ad Novaes não se fixa à um único gênero. Sempre em busca de tramas diferenciadas para ler e fazer resenhas, ela perpassa por universos distintos.

Quadrinho, distopia, literatura brasileira, biografia, poesia, fantasia. Não há ordem de preferência e os e-books estão também sempre no meio da lista.

Com uma linguagem simples e acessível, o bookstagram revela as impressões da leitora sobre as obras lidas com no máximo três parágrafos. Trechos do livro conferido, preço e opiniões divididas entre pontos fortes e fracos aparecem nos detalhes do perfil.

“Sempre escrevo minhas impressões. Afinal, a sinopse do livro vai estar em qualquer canto on-line. Escrevo num bloco de notas. Deixo salvo para quando tiver uma foto pronta para postar.”

Comenta a instablogger Ad Novaes

☌ Nos destaques, Ad compartilha fotos com trechos de obras diversas (mesmo as que não foram ainda resenhadas) e separa uma parte especial para os de poesia. Ilustrações também não ficam de fora, já que ela separa um outro destaque apenas para wallpapers e, muitos deles, trazem desenhos como ponto principal.

3. Cata o Livro| @cataolivro

Acadêmica em Direito, de 20 anos, a administradora do perfil Cata o Livro não se identifica na biografia. Recente, criado em janeiro de 2019, o instablog é organizado de forma clean, com tons vermelhos sendo os principais e, por enquanto, apesar de ativo, acumula apenas 26 publicações.

Com as fotos e resenhas autorais, a leitora que comanda o perfil já conquistou quase dois mil leitores virtuais. O NÃO ÓBVIO tentou o contato para ter mais informações sobre a dona do perfil, porém ainda não conseguiu resposta.

O instablog traz resenhas curtas de gêneros diversos, que vão desde às poesias aos romances internacionais. Por vezes, costuma também trazer indicações em formato de lista, como já foi o caso dos compilados que criou de Clássicos para Ler ou de Adaptações Literárias de 2019.

Nas listas, a leitora sempre deixa claro algumas das suas impressões enquanto está indicando as obras. Já nas legendas das resenhas, a blogueira sempre deixa a sua nota (até 5) para o livro lido, apresentando também informações do autor, breve sinopse e suas impressões. O bacana é que por vezes acontecem também as resenhas duplas ou trilhas, quando a instablogger indica uma trilogia, por exemplo.

☌ Nos destaques do Instagram, é possível perceber a paixão da leitora não somente por livros, mas também por filmes e séries. O tema, inclusive, aparece em diversas indicações literárias (que foram transformadas em séries, por exemplo).

Além disso, nos Stories são publicados sorteios, parcerias, promoções, indicações, tramas lidas e projetos. A meta para o ano de 2019 é realizar a leitura de 60 obras, sendo, até então, 20 lidos.

4. Maníaca Literária | @maniana_literaria

A feirense Rilza Silva, criou o Instagram literário em outubro de 2016. Atualmente, aos 21 anos, tem mais de 500 publicações em sua página. Em um fundo branco, as fotos são registradas pela leitora, que aproveita para dar destaque não somente à obra, mas também a objetos que já falam um pouco sobre a trama conferida.

Batons, post-its, canetas, óculos, fones de ouvido, flores e marcadores de páginas são alguns dos exemplos utilizados para complementar as fotografias, por vezes também escolhendo itens que combinem com a cor e que não entreguem tanto sobre a sinopse.

Romance, fantasia, terror, suspense e distopia são gêneros resenhados por Rilza, que abraça e-books ou livros físicos. Para quem gosta de críticas mais elaboradas, o perfil da Maníaca Literária traz sinopses, resumos e impressão da trama, que são colocados nas publicações de forma detalhada, sem medo das grandes legendas.

Quando não lança resenhas completas, a leitora costuma fazer legendas apenas com trechos das obras, indicando alguns dos seus momentos favoritos, ainda que com o cuidado para não dar spoilers. Em geral, a instablogger compartilha as suas impressões do livro em uma foto e, em outra, os quotes selecionados.

Por vezes, as resenhas também são feitas em formato de 5 Motivos para Ler o Livro, formulando uma lista com os pontos positivos principais encontrados pela leitora. Outras ideias legendas mais criativas para demonstrar as opiniões também não ficam de fora, como as que trazem playlists das obras e detalhes sobre os personagens favoritos.

O perfil ainda tem mantido uma espécie de série de postagens, nas quais apresenta um autor nacional, com curiosidades, links e a lista de todos os livros já lançados pelo indicado.

☌ Em seus Stories do Instagram, a leitora compartilha desafios, TAGs, parceria e interage com os seguidores através de enquetes e outros formatos. É possível conferir também dicas de filmes e de playlists ou músicas soltas, que muitas vezes são conectados à livros indicados.

5. Fabiana Fernandes | @leituraparavida

Publicitária e em breve advogada, o IG literário da soteropolitana Fabiana Fernandes é movido por sua paixão por livros, café e cultura. A soteropolitana divulga autores independes, além de publicar as dicas e resenhas sobre as obras conferidas.

As fotografias, que são feitas em lugares como cafeterias, livrarias, praias e até mesmo na sala de estar da sua casa, trazem um tom mais casual, menos repleto de preparações, aproximando a ideia de ‘acabei de ler‘ para os seguidores.

“A leitura é a base para sermos pessoas melhores. Infelizmente moramos em um país que não valoriza os grandes potenciais da educação. Uma pena. Meu trabalho é de formiguinha, mas divulgo os autores nacionais com muito amor.”

Afirma a instablogger Fabiana.

Nas legendas, Fabiana não deixa de fora detalhes como a quantidade de páginas da obra lida, a editora e o ano de lançamento. Nas resenhas, relata com detalhes traz reflexões sociais que a obra causou e seus sentimentos perante os personagens. Experiências mais pessoais impactadas pelo livro também surgem nos detalhes, que sempre começam norteados pelas impressões da leitora até chegar na sinopse em si.

☌ Apesar de não utilizar tanto os destaques do Instagram, Fabiana interage com os leitores do instablog, respondendo diversos dos comentários e tentando deixar ao máximo as legendas completas, sem complementos fora do próprio perfil.

Autor: Karol Amaral • @versoscafeinados

Karoline do Amaral é baiana de 1999, nascida em Feira de Santana. Acadêmica de Licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aspirante à poesia, autora do livro Versos Cafeinados, estudante e professora. Com os versos mais sinceros que vêm do coração, encontrou na escrita alento para os pesos e as levezas da vida.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: