5 LIVRARIAS NADA ÓBVIAS PARA INCLUIR NO SEU ROTEIRO PELO MUNDO

Para os aventureiros apaixonados por livros que não abrem mão de conhecer novos espaços dedicados à sua paixão, as livrarias de rua se mantêm firmes mesmo em meio a um mercado cada vez mais tomado pela era digital. Da América do Sul ao Norte e na Europa, com ambientes aconchegantes e constantes eventos imperdíveis, confira a lista com livrarias não óbvias para conhecer mundo afora.

O mundo está cada vez mais cheio de adeptos aos novos meios de leitura, mas também são muitos os que não abrem mão dos livros físicos e apreciam conhecer ambientes dedicados a venda de obras – até porque muitos desses espaços acabam contendo livros raros ou que não podem ser encontrados em meios digitais.

E não necessariamente o refúgio dos leitores curiosos ficam nas grandes livrarias, já que mais do que locais de compras, as livrarias independentes são um espaço de cultura e ponto de encontro dos mais afincados apreciadores da leitura.

Com calendário repleto de eventos literários e recheadas com milhares de títulos e autores, esses cantos despertam o interesse dos viajantes que buscam conhecer melhor a cultura do país que estão visitando. 

Para os amantes de livros que buscam colocar opções não óbvias no roteiro, conheça cinco livrarias independentes para conhecer ao redor do mundo. 

São lugares inspiradores para você sair do eixo das grandes empresas e conhecer a cultura de um novo país de uma forma única. De quebra, como as livrarias indicadas ainda promovem eventos, como palestras, acabam sendo bacanas também para quem quer treinar a nova língua.

Clicando nos nomes dos títulos abaixo, é possível acessar os perfis do Instagram de cada uma das indicadas.

1. Kramerbooks & Afterwords Cafe | Washington, D.C. (Estados Unidos)

Entre os diversos monumentos históricos localizados na capital dos Estados Unidos, vale separar uma tarde no roteiro para conhecer a livraria Kramerbooks & Afterwords Cafe (clique no nome para ser direcionado para o site).

Localizada no bairro de Dupont Circle e inaugurada em 1976, foi a primeira loja de livros que uniu a venda de obras com um espaço para café na capital americana. Desde então, a cafeteria se expandiu e hoje conta com um serviço completo de menu.

Com fácil acesso através da estação de metrô que leva o nome do bairro de sua localização, Dupont Circle Metro, a livraria reúne em um ambiente aconchegante obras para todos os gostos. Entre lançamentos e clássicos, a loja se destaca pelos inúmeros eventos promovidos: palestras com autores, clube do livro e música ao vivo em todas sextas-feiras.

☌ Para quem pretende visitar Washington, D.C., e quiser participar de algum evento especial da loja, pode se programar conferindo a lista do que vem por aí. Para conferir a programação, basta clicar aqui

2. Librería Mujeres | Madrid (Espanha)

Uma livraria idealizada e fundada por mulheres, que tem como missão difundir a literatura escrita por mulheres e a luta pelos direitos femininos. Assim é a Librería Mujeres, localizada na capital da Espanha e próxima de alguns pontos turísticos como a Puerta del Sol e Plaza Mayor.

A loja, que abriu suas portas em 1978, conta com um vasto catálogo de livros de diversos gêneros e coleções da literatura infantil escritas com um novo ponto de vista: o empoderamento feminino. E, claro, que tudo é incluso sem deixar também de prestigiar autoras espanholas consagradas como Amelia Valcárcel, Juana Doña e Clara Campoamor. 

☌ Confira um vídeo, em espanhol, com a funcionária Alina Zarekaite recomendado alguns livros para quem quer aprender mais sobre a luta feminina por seus direitos. 

3. London Review Bookshop | Londres (Inglaterra)

A capital da Inglaterra certamente está na rota de muitos amantes da literatura e, entre ilustres opções, a London Review Bookshop merece um espaço no seu itinerário. 

Inaugurada em 2003 pela London Review of Books, principal revista de cultura e ideias da Europa, a livraria é o ambiente ideal para pessoas que amam conhecer novos livros e se reunir para conversar sobre suas obras favoritas. 

Localizada em Bloomsbury, apenas dois minutos caminhando do Museu Britânico, o ambiente conta com um café cheio de variedades e uma imensa programação de eventos. 

☌ O célebre escritor brasileiro Machado de Assis foi tema do especial Autor do Mês, em agosto de 2018 da livraria britânica. Grandes clássico do brasileiros estão disponíveis no catalogo da loja. Saiba mais sobre a homenagem clicando aqui

4. Skylight Books | Los Angeles (Estados Unidos)

Para os amantes do livro, conhecer a cidade do cinema é colocar The Last Bookstore no roteiro. Mas que tal aproveitar e acrescentar outra opção não óbvia? A Skylight Books é uma livraria independente que reúne e apoia escritores e artistas em ascensão.

Inaugurada em 1996, a loja está localizada em Los Feliz, bairro hipster da cidade e situada as margens do Griffith Park, o icônico observatório. Sua decoração naturalista é um dos atrativos para os turistas. 

Com uma seleção de livros excepcional, a loja, que tem como um de seus sócios o premiado ator Jeffrey Tambor, promove vários eventos com autores. Vale a pena conferir o calendário. 

☌ Em seu site é disponibilizado em formato de podcast algumas gravações das leituras que aconteceram na livraria. Uma ótima opção para treinar seu inglês, conhecer novas obras e sentir o clima da loja. 

5. Libreria Lerner | Bogotá (Colômbia)

Berço de um dos escritores mais reconhecidos da América Latina, Gabriel García Márquez, autor de Cem Anos de Solidão e Prêmio Nobel de Literatura de 1982, a Colômbia não poderia ficar de fora da lista. 

Para quem pretende visitar a capital do país, a dica é conhecer a rede de livrarias Lerner, que leva o sobrenome de seu fundador e atual proprietário, Salomón Lerner. Ao todo são três lojas em toda a cidade, se tornando uma das referencias literárias de Bogotá. 

Em sua sede do centro, fundada em 1958, ainda é possível sentir o clima típico de época e vale a visita para quem deseja conhecer melhor sobre a literatura dos nosso vizinhos sul americanos. O espaço conta com a sala especial dedicada a autores colombianos e livros que levam a temática sobre o país: La Sala Colombia

☌ Para quem vai viajar com crianças, vale conhecer a loja localizada na Calle 93. Com um espaço amplo infantil, a versão da livraria se destaca por oferecer uma imensa variedade de livros para os pequenos. 

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: