5 PERFIS DO INSTAGRAM QUE DIVULGAM ARTISTAS VISUAIS

Fotografia, ilustração, design, publicidade criativa e diversas artes plásticas se misturam em perfis do Instagram que foram feitos especialmente para divulgar trabalhos incríveis achados por aí. Com projetos brasileiros e internacionais, conheça uma lista que serve tanto para quem quer divulgar as próprias artes como para quem deseja inspirações belíssimas e fora dos clichês.

Acompanhar um único artista em uma rede social como o Instagram já é um ganho cultural imensurável. Seja um escritor ou um músico, partes das suas obras podem ser conhecidas através da maior rede social de cliques do mundo. Acompanhar um artista visual, como um ilustrador ou qualquer artista plástico, deixa ainda o gostinho extra de poder conferir obras completas ali mesmo, no feed.

Resultado de imagem para illustration arts gif

Aqui no NÃO ÓBVIO é possível conferir, por exemplo, listas de fotógrafas, ilustradores, escritores e outros artistas para acompanhar através do Instagram. Mas imagine poder acompanhar diversos perfis através de um único @? É o que alguns projetos artísticos têm proporcionado pela rede.

Diversos formatos e ideias artísticas surgem para apresentar nomes criativos e, em muitos casos, fora do óbvio para quem têm sede de artes visuais. Seja para aqueles que desejam divulgar o próprio trabalho ou para quem quer ser inspirado por mais criatividade, os perfis são de mão cheia. Confira cinco deles, entre brasileiros e internacionais, para querer dar print sem parar:

Aproveite e siga o @nao.obvio no Instagram para também descobrir diversos artistas e outras indicações.

1. DeviantArt | @deviantart | Internacional

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

DeviantArt é uma empresa virtual estadunidense criada com o intuito de formar uma rede social para artistas iniciantes ou consagrados. A ideia é que trabalhos artísticos visuais de diversos cantos do mundo possam ser compartilhados e que os artistas possam interagir com colegas ou interessados em suas obras – através do envio das imagens digitalizadas.

No perfil do Instagram, que costuma apresentar ao menos uma nova arte diariamente, a marca divulga ilustradores e designers diversos, com o @ do indicado sempre na legenda da imagem. Quando o perfil de Instagram do artista não é encontrado, é colocado o nome que ele(a) utiliza como perfil na rede do site, para que possa assim ser encontrado e ter outras das artes apreciadas.

Quem desejar aparecer no perfil, precisa apenas criar a própria conta (gratuita) no site oficial da empresa e pode enviar uma mensagem pelo Instagram, em inglês, solicitando que o trabalho seja divulgado.

☌ OUTRAS OPÇÕES SEMELHANTES:

☌ Para quem quer encontrar mais perfis que divulgam ilustrações diversas, outros indicados são: Female Illustrators (apenas com ilustrações de mulheres), Mulheres Artistas (nacional e já indicado na nossa lista de perfis do Instagram para empreendedores) e Pencil Ilustradores.

☌ Para quem quer divulgar as próprias artes, uma outra dica bacana é o perfil do @colab55, que apresenta artistas independentes, sejam ilustradores, escritores ou designers diversos, e vende produtos com obras (frases, desenhos e outros projetos) dos artistas. Entenda melhor sobre o Colab 55 na lista do NÃO ÓBVIO de sites para ganhar dinheiro com a sua arte.

2. Publicitários Criativos | @publicitarioscriativos | Brasileiro

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Gifs, vídeos, design e ilustrações se misturam no perfil Publicitários Criativos. Nele, ideias diversas de publicitários e marketeiros de plantão são apresentadas, indicando o dono da criatividade referida sempre na legenda que acompanha a foto em questão.

Criado há seis anos, o projeto Publicitários Criativos foi feito para servir como fonte de inspiração para entusiastas que estão em busca de trabalhos e ideias no mundo da Publicidade, Propaganda e Marketing. Atualmente, a iniciativa conta também, além do site e Instagram, com Pinterest, Twitter e Facebook.

No site oficial e em redes como o Twitter e Facebook, o Publicitários produz e compartilha notícias diversas sobre criatividade nos universos publicitários. Vídeos completos também são divulgados.

3. Rede de Fotógrafos | @rededefotografos | Brasileiro

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Administrado pela fotógrafa curitibana Adriana Kukla e criado por Cristian Junior, apaixonado pela arte, o perfil Rede de Fotógrafos promove a divulgação de fotógrafos brasileiros através dos compartilhamentos dos cliques. Sejam amadores ou profissionais, o espaço é aberto para todos.

O @ de cada artista está sempre indicado na legenda da foto, assim como o local onde o clique foi feito – que, por vezes, aparece também marcado apenas na parte de localização das imagens.

As fotos vão desde cantos diversos do mundo (o que pode inspirar qualquer um que queira conhecer outros locais) até cliques da natureza e de seres humanos em diversas ações. Para quem deseja ter uma foto própria escolhida para o perfil, basta colocar a hastag #rededefotografos para dar a permissão.

☌ OUTRAS OPÇÕES SEMELHANTES:

☌ Para quem quer encontrar mais perfis do Instagram que divulgam fotografias, outros indicados são: Família de Fotógrafos (que divulga também trabalhos mais comerciais, como fotos de casamento), Brasil Foto Clube (somente com fotos de locais brasileiros), Brasil NatureThe Photo Society. Este último é um coletivo que conta com mais de 170 fotógrafos da National Geographic, ou seja, lá estão cliques de alguns dos maiores fotógrafos do mundo.

4. 99designs | @99designs | Internacional

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Layouts de sites e aplicativos, logomarcas, embalagens, capas de livros ou discos, ilustrações e muitas outras opções de design se misturam no perfil da marca 99designs.

Plataforma freelancer feita para conectar designers gráficos e clientes, a 99 é uma empresa com sede em Melbourne, Austrália e, apesar da localização e de uma outra sede na Califórnia, o site tem uma versão totalmente em português, com atendimento em São Paulo.

No perfil do Instagram, o projeto divulga designers de diversos cantos do mundo, sempre com o @ marcado e relembrando que um perfil completo do profissional está também no site oficial da marca.

Para quem é brasileiro e deseja ter o seu trabalho divulgado pelo site, basta clicar aqui e preencher o cadastro. Na área do site para os profissionais, a marca já deixa claro: “você faz o design e a gente cuida do resto”. O resto, obviamente, seria todo o processo de divulgação e captação de clientes.

Para quem é cliente e está em busca de um design, o processo também é simples e basta fazer o cadastro.

☌ OUTRAS OPÇÕES SEMELHANTES:

☌ Além do Colab55, relembrado na primeira indicação, outro projeto semelhante é ao 99designs é o Behance.

5. Avant Arte | @avant.arte | Internacional

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Avant Arte é uma plataforma que busca conectar usuários à artistas, galerias e exposições ao redor do mundo. Artes plásticas variadas, como fotografia, pintura, escultura e intervenções de rua são mescladas nos conteúdos que o perfil da Avant compartilha no Instagram.

As legendas, sempre em inglês, chegam acompanhadas do nome do artista, geralmente com o @ do indicado. Quando se trata de uma exposição ou mostra especial que está acontecendo em algum país, o perfil deixa também o local marcado (seja um museu ou um espaço cultural, por exemplo).

Uma boa dica é dar atenção também para as hastags, já que o perfil costuma explicar ainda melhor, através delas, sobre o que se trata a imagem. Hastags como #installation (que seria instalação em português) são pontuadas.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: