5 LISTAS COM DICAS DE PROFISSIONAIS DE DESTAQUE DO LINKEDIN

Cada vez com mais usuários ativos, a maior rede social de negócios do mundo tem unido textos de sucesso de usuários que ensinam e inspiram outros. Confira listas especiais com dicas práticas que servem para quaisquer profissionais. São temas que vão de melhorias para apresentações até ideias que estão mudando o mundo em 2019.

Maior rede social de negócios do mundo, o LinkedIn tem se fortalecido não somente por servir como meio de networking, mas também por ser uma forma de ganhar novas inspirações e ensinamentos para alavancar a vida profissional.

Seja para quem está em busca de um novo emprego ou para quem deseja subir de cargo, existem produções feitas especialmente por profissionais de destaque da plataforma e cada vez mais compartilhadas como suportes para todos os casos.

Diversos experts de diferentes ramos passaram a ficar cada vez mais ativos na plataforma. Eles fazem postagens com relatos de experiências próprias ou com dicas diversas, sempre emitindo lições ou motivando outros tantos usuários da rede. Uma das principais dicas do LinkedIn para quem deseja hoje crescer na plataforma é justamente essa: produzir conteúdo na rede social.

Imagem relacionada

Pensando em como cada vez mais a rede está se assemelhando a um tipo de Facebook profissional, o NÃO ÓBVIO separou cinco listas da plataforma que indicam outros tantos perfis inspiradores e ativos, além de textos diversos para qualquer tipo de profissional.

No compilado, ainda é possível encontrar produções que contam com dicas diretas para fazer melhores apresentações, textos e currículos, além de temas e ideias que estão mudando o mundo em 2019. Confira:

1. Lista dos perfis brasileiros que mais influenciaram no LinkedIn em 2018 | por Rafael Kato | LEIA

A lista mais recente do LinkedIn Top Voices Influencers apresenta usuários brasileiros que são líderes, pensadores e inovadores de grandes sucessos e que tiveram o maior impacto na rede por meio dos seus artigos, comentários e conversas. São profissionais que analisam os maiores problemas da atualidade, desde a transformação digital aos desafios de empreender.

Foram analisados influenciadores dentro das suas áreas de expertise, avaliando em que medida o conteúdo original publicado propiciou intensos diálogos no LinkedIn — pelo engajamento, incluindo comentários e compartilhamentos.

No compilado, além da indicação de cada profissional que continua a gerar conteúdos constantemente, estão também links para alguns dos seus próprios textos mais acessados, além de outras indicações (como filmes) deixados pelos profissionais entrevistados.

Assim, a lista deixa suporte para quem deseja encontrar empreendedores e vozes diversas na plataforma que podem inspirar e emitir dicas para o crescimento dentro e fora da rede social.

☌ Acesse também a última lista de vozes diversas que geraram maiores engajamentos no Brasil.

QUEM É O AUTOR

Rafael Kato é editor do LinkedIn e ajuda usuários a encontrarem conversas que importam para suas carreiras ao distribuir conteúdo. O profissional, que tem experiência em grandes redações, como do Grupo Abril, promove listas diversas de destaques que ocorrem dentro da própria rede social.

Além das listas, como as de empresas onde os brasileiros mais desejam trabalhar, Kato ainda traduz diversos conteúdos de usuários internacionais e os posta em português, disponibilizando para todos.

2. Lista de mulheres multipotenciais no LinkedIn | por Débora Alcântara | LEIA

Repleto de links com os perfis e conteúdos gerados por cada uma das mulheres indicadas, a lista de mulheres multipotenciais que estão no LinkedIn apresenta profissionais de diferentes áreas que são ativas na internet e que podem servir como case para diversos profissionais.

O compilado surgiu com base na importância de abordar o empreendedorismo feminino (leia mais sobre o assunto na lista do NÃO ÓBVIO de perfis do Instagram criados por mulheres com dicas para empreender) e de exibir profissionais que inspiram a misturar escolhas.

“Segundo Thomas Frey, do Instituto DaVinci: 60% das profissões dominantes nos próximos 10 anos ainda não existem e 50% das profissões existentes hoje se tornarão obsoletas até 2025. E para John Chambers, ex CEO da Cisco, 40% das empresas conhecidas por nós, não estarão mais no mercado em 10 anos.”

Afirmou Débora em seu outro texto sobre ser multipotencial

☌ Acesse também a lista de mulheres globalmente famosas que inspiram a autora do texto indicado acima.

QUEM É A AUTORA

Débora Alcântara faz parte da lista do Top Voice LinkedIn e é criadora do blog e canal de YouTube Tudo Orna, veículos que, juntamente com o trabalho de suas duas irmãs, ganharam ramificações em marcas diversas como a Orna (de roupas e acessórios), o Orna Café e o Efeito Orna.

A profissional utiliza suas experiências como empreendedora para escrever sobre branding, empreendedorismo, construção de marca e comunicação digital.

Um dos seus artigos mais famosos é o Seja um Pato, que gerou a sua apresentação para o TEDx. Mas Débora também faz análises de cases de outras grandes empreendedoras e sobre temas como influência digital no mundo.

3. Cinco dicas para criar apresentações de alto impacto | por Laís Vargas | LEIA

Com dicas práticas, as dicas para apresentações de alto impacto trazem desde quantidade de caracteres ideais para um slide até sites para encontrar imagens liberadas em alta resolução (veja mais aqui).

As indicações explicam como fazer com que o público se identifique melhor e fique focado no momento da apresentação, além de trazer técnicas que devem preceder o trabalho para torná-lo mais bem desenvolvido.

A última dica, inclusive, foca na técnica do storytelling, que pode ser melhor compreendida através de perfis indicados aqui.

☌ Leia também a lista dos cinco erros mais comuns em apresentações corporativas.

QUEM É A AUTORA

Laís Vargas faz parte da lista do Top Voice LinkedIn e trabalhou durante 10 anos em multinacionais e agências, até que decidiu largar a CLT para mergulhar de cabeça no Minimiza. Com o projeto, atualmente a profissional cria apresentações personalizadas, dou cursos (online e in company) e consultorias individuais.

No LinkedIn ela compartilha listas diversas que ajudam outros profissionais, como as diversas dicas para boas e convincentes apresentações, além de livros de empreendedorismo e outras postagens motivacionais.

4. 30 Grandes Ideias para 2019: os temas para ficar de olho | por Isabelle Roughol | LEIA

Traduzido por Rafael Kato, o texto de Isabelle Roughol ganha adaptações e, pela primeira vez no Brasil, é postada a lista das Grandes Ideias para o ano — o artigo anual é publicado originalmente em inglês.

Os líderes empresariais, escritores, jornalistas e acadêmicos entrevistados pelos editores do LinkedIn prevêem uma economia instável em 2019, assim como uma ordem mundial conturbada e uma ansiedade contínua, mas também revelam um foco renovado no cuidado da nossa saúde e no bem-estar alheio.

A lista, com diversos dados comprovados, traz tópicos como o impacto da era #MeToo ainda maior, o crescimento da inteligência artificial, a importância da neurodiversidade, uma nova etapa para o Vale do Silício, taxas para empresas de tecnologia, mais polêmicas sobre liberdade de expressão, generosidade gerando lucros e muito mais.

Fique por dentro de temas que estão definindo o futuro social e dos negócios através da lista e esteja à frente quando o assunto for: os assuntos do amanhã.

QUEM É A AUTORA

Isabelle Roughol é jornalista, editora sênior do LinkedIn e especialista em companhias de tecnologia. Ela escreve sobre diversos temas que podem dar suporte a empreendedores e profissionais de variadas áreas.

Incluindo filmes e séries como base de diversos dos seus artigos, a Roughol deixa indicações e análises de programas de TV, palestras e outras produções. Com muitas críticas e explicações sobre o que está por vir no mundo dos negócios, ela aborda até aspectos como movimentos climáticos e seus impactos nas empresas.

5. Título é igual a comida. Exemplos e dicas para seu conteúdo ser devorado pelo público | por Laíze Damasceno | LEIA

“8 de 10 pessoas irão ler o título do seu artigo, mas apenas 2 de 10 vão ler o conteúdo que você escreveu” (Neil Patel). É com frases assim que o texto com dicas de como atrair mais leitores para a sua publicação é iniciado. Além de algumas analogias sagazes com alimentos, o texto conta com listas diversas dentro de si.

Uma lista com exemplos de títulos que a autora considera irresistíveis (todos com links diretos para os conteúdos), outra lista com exemplos de fórmulas que podem ser seguidas como base na hora de criação de títulos e outra lista com as dicas diretas para a produção dos títulos e dos conteúdos em geral ficam inclusas.

No final, a profissional ainda deixa o link do seu e-book gratuito: Títulos Encantadores e Honestos, com mais aprofundamentos.

☌ Leia também a lista com 9 dicas para escrever melhores textos e artigos (por Flávia Gomonar).

QUEM É A AUTORA

Laíze Damasceno é uma das profissionais citadas na lista do Top Voice LinkedIn e é considerada pela Rock Content uma das maiores influenciadoras brasileiras para seguir na plataforma. A profissional trabalha com Estratégias de Conteúdo Humanizado e Marketing de Gentileza.

Para quem está em busca de mais listas, o perfil da Laíze pode ser um dos mais indicados. Nele, ela apresenta diversas curadorias, como a de 4 videoaulas gratuitas sobre como ter reconhecimento por meio da produção de conteúdo digital, a de 5 marcas de gentileza que emocionam em Vancouver ou 3 dicas simples e rápidas para agilizar suas criações de conteúdo.

EXTRA: 6. Mandei centenas de currículos e não recebi resposta. Onde estou errando? | por Tais Targa | LEIA

Para quem quer dicas bem pontuadas, mas que não estão necessariamente organizadas em formato de listagem, o texto sobre como melhor os processos dos envios de currículos para novas oportunidades pode ser mais uma boa pedida.

Dicas como a verificação para atender a pelo menos 80% dos requisitos da empresa são algumas das pontuadas no texto. Outra indicação, por exemplo, é buscar empresas de portes ou segmentos semelhantes aos quais já apresenta experiências.

QUEM É A AUTORA

Tais Targa também tem seu título de Top Voice LinkedIn e é psicóloga, Mestre em Educação e Coach de Empregabilidade (Job Hunter), além de ser Mentora de Coaches e especialista em Otimização de LinkedIn.

Atualmente, a profissional é responsável pela TTarga Carreira e Recolocação, atuando desde 2010 nos serviços de Recolocação Profissional, Transição de Carreira e Coaching.

Nas suas postagens, traz dicas práticas e motivacionais para quem está buscando novos empregos ou crescimentos no que já tem. Produções como dicas para fazer currículos em vídeos e técnicas para lidar com a ansiedade na entrevista de emprego são algumas das disponíveis.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é jornalista, escritora, youtuber e editora-chefe (além de criadora) do Não Óbvio. A jovem de 23 anos é autora de seis livros e, além de escrever no Não Óbvio, é também colunista do jornal Correio da Bahia e faz análises de filmes, séries e músicas no seu canal de YouTube e blog Sem Quases. A poetisa, contista e cronista ficou conhecida na web, principalmente, pelas suas frases, que circulam em plataformas como Pinterest e Instagram. Brunt descreve a si como uma apaixonada por metáforas e entrelinhas, além de ter como maior prazer o de compartilhar tudo o que encontra de mais intenso e menos óbvio por aí.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: