5 MÍDIAS INDEPENDENTES PARA SE INFORMAR SOBRE FUTEBOL FEMININO

Para os apaixonados e entusiastas por futebol, confira nossa lista com cinco indicações para conhecer a história, saber curiosidades e se manter informado sobre a modalidade feminina no Brasil e no mundo. Confira sites, blogs, redes sociais e podcasts que se dedicam para a valorização do esporte no país.

O futebol feminino vem ganhando destaque na grande mídia, mas existe um universo online onde jornalistas esportivos e diversos produtores de conteúdos digitais se dedicam a dar voz para nossas competições e atletas. 

O crescimento do público com o tema fortalece cada vez mais esse trabalho. Proibida por lei durante quase 40 anos, a prática do esporte por mulheres ainda lida com o forte preconceito. Por isso a importância desses veículos, que mantêm a história e abrem caminho para um futuro onde cada vez mais as mulheres possam ser valorizadas no esporte. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é giphy-5.gif

De forma independente, esses canais de mídia se mantém unidos pela mesma paixão: divulgar o futebol feminino e incentivar cada vez mais mulheres a se aventurarem no mundo do esporte. 

O NÃO ÓBVIO selecionou cinco deles, que através dos seus portais, redes sociais e podcast registram a história do futebol no Brasil, apresentam reportagens especiais, notícias atuais e dicas para boleiras iniciantes e veteranas. Confira! 

1. Miga Esporte Clube | Site

Miga Esporte Clube é um portal de conteúdo produzido por mulheres, que compartilha informações, conhecimentos e práticas sobre o futebol feminino e visa aproximar meninas e mulheres apaixonadas pelo esporte. O site nasceu do projeto #JogaMiga, que reúne boleiras iniciantes e veteranas para a prática da modalidade. Na Rede Social do iniciativa, é possível acompanhar fotos dos treinos, divulgação de eventos e notícias. 

Atualizado regularmente com notícias, artigos e entrevistas, o portal apresenta pautas importantes sobre a luta da mulheres pelo direito de praticar futebol, notícias sobre campeonatos nacionais e internacionais e dicas para quem quer começar a praticar.

Idealizado por Nayara Perone e Nathália Santiago, atualmente as duas iniciativas reúnem 20 colaboradoras entre administração, redatoras e designers.

☌ No site oficial do projeto #JogaMiga é possível encontrar espaços para treinos e jogos femininos através da ferramenta Mapa do Futebol Feminino.

2. Passa no DM | Podcast

O podcast Passa no DM apresenta análises, discussões e opiniões no formato de conversa, sempre com muito bom humor e informação sobre a modalidade. 

Idealizado e apresentado por Amanda Marinho, Letícia Lázaro e Duany Khydac, o projeto teve início em junho de 2018 e tem como objetivo alimentar o debate e a troca de ideias sobre o esporte no Brasil. Entre os temas abordados estão as notícias em evidência, resultados de jogos e polêmicas. 

O nome do podcast surgiu através de uma brincadeira sobre a má fase da seleção: “o futebol brasileiro está no DM (departamento médico)”. Atualmente, a sigla ganhou um sentido novo com as mensagens recebidas pelas redes sociais (direct message).

☌ O conteúdo do podcast está disponível gratuitamente nas principais plataformas, como Spotify e Apple Podcast e, para quem preferir, no site oficial do projeto. É possível acompanhar também o trabalho das jornalistas pelas redes sociais, no Instagram e Twitter

3. Futebol Feminino na Rede | Instagram

Criado em maio de 2018, o perfil Futebol Feminino na Rede se dedica a compartilhar notícias (dos mais diversos veículos confiáveis), informações e curiosidades do universo da modalidade. Atualizado regularmente, o projeto visa divulgar e promover o futebol feminino. 

Com seus mais de 11 mil seguidores, o perfil abre espaço para as novidades dos campeonatos nacionais e internacionais, divulgação de peneiras de clubes brasileiros entre outras conquistas das mulheres no esporte. 

☌ Nas legendas das fotos é sempre possível encontrar os links para as matérias completas e, por vezes, também o @ de algum time ou de alguma jogadora para que seja possível de acompanhar.

4. Futebol Por Elas | Blog

Apesar de não ser só focado no futebol feminino, o blog Futebol Por Elas garante seu espaço na nossa lista com uma aba dedicada inteiramente a divulgação de notícias e artigos sobre o futebol praticado por mulheres. 

No ar desde 2016, o blog é atualizado por uma equipe de 20 colunistas, espalhadas por sete Estados brasileiros e levanta questões importantes para a valorização do esporte. Artigos sobre a diferença salarial entre homens e mulheres e histórias de superação de jogadoras fazem do blogo um acervo precioso para quem se interessa pelo assunto. 

☌ Acompanhe mais o trabalho do coletivo de jornalistas pelas redes sociais. Pelo Instagram e Twitter é possível acompanhar todas as novidades, memes e notícias do mundo da bola. 

5. Planeta Futebol Feminino| Site

Idealizado pelo jornalista Rafael Alves, o site Planeta Futebol Feminino é um portal de notícias, produzido por colaboradores de forma voluntária, que tem como objetivo ser uma grande fonte de informação sobre o futebol feminino no Brasil e no mundo.

Pelas redes sociais do projeto é possível acompanhar diariamente as principais notícias do mundo da bola. Conheça o perfil do portal no Instagram e Twitter

☌ Ajude o projeto a crescer: é possível apoiar o portal com doações mensais. Conheça as opções de assinatura clicando aqui.

EXTRA: Museu do Impedimento

Lançado em 2019, o Museu do Impedimento é um museu virtual e colaborativo sobre o futebol feminino no Brasil que visa resgatar a memória da modalidade durante a proibição da prática no país.

Uma iniciativa do Google e Museu do Futebol para homenagear e eternizar a luta das mulheres pioneiras que escreveram história para as novas gerações.

É possível colaborar com o projeto enviando fotos, documentos ou relatos desse período. Saiba mais clicando aqui.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: