5 LUGARES NADA ÓBVIOS PARA APROVEITAR O VERÃO DE LONDRES

Bairros com jardins e parques, museus a céu aberto, piscinas naturais, cafeterias e até um local especial para tomar um drink em meio ao verão londrino. A mistura de indicações fora dos clichês forma uma lista nada óbvia para quem quer respirar arte, natureza e, de quebra, ainda provar das delícias gastronômicas da capital inglesa.

Para quem conhece a capital inglesa, é difícil falar dela sem lembrar dos seus pontos turísticos tradicionais, como é o caso da London Eye, do Big Ben, do Hyde Park e do Buckingham Palace.

Mas que tal descobrir uma outra Londres? A cidade surpreende e encanta com tesouros escondidos em meio à natureza. E, de quebra, esses e outros tantos cantos ganham ainda mais cor em julho, já que apesar do mês ser frio no Brasil, ele é o prosseguimento do verão na Europa, que é iniciado em junho. Na fase, os turistas costumam comentar que o clima fica ainda mais alegre, mesmo que as temperaturas não cheguem a 30 graus.

Repleto de arte, o local consegue exalar poesia mesmo em meio às ruas e jardins. Os teatros, bares, exposições e museus guardam diversas curiosidades históricas para quem quer conhecer a cultura em Londres. A cidade é um dos maiores destaques globais (ao lado de Nova Iorque, Tóquio e Paris) e um dos mais importantes e influentes centros financeiros do mundo.

Para quem está indo pela primeira vez para o país e quer ver algo além do roteiro tradicional – ou mesmo se já esteve na cidade e está à procura de lugares novos –, o NÃO ÓBVIO separou espaços artísticos e refrescantes que são frequentados pelos próprios londoners e que vão fazer qualquer lista cultural fugir dos clichês.

1. Hill Garden and Pérgola | No Instagram

O Hill Garden & Pérgola está situado em Hampstead, bairro por si só vale a visita, conhecido por sua vocação artística e cultural, suas belíssimas mansões e pelo Hampstead Heath, parque montanhoso longe do burburinho de Londres, cercado de calmaria e cenários deslumbrantes.

A Pérgola foi construída por volta de 1904, pelo magnata e filantropo, amante do paisagismo, Lord Leverhulme. Dono de um casarão na extremidade de Hampeasted Health, denominada Hill, o Lord decidiu construir a pérgola ao estender os domínios de sua propriedade e fazer dela um legado, um lugar para festas ao ar livre e onde amigos e familiares pudessem aproveitar as agradáveis noites de verão com vista para os belíssimos jardins.

O local é uma passarela circundada de flores e trepadeiras e embora hoje já não tenha o brilho do passado, o espaço conserva um encanto e uma atmosfera mágica em meio a natureza. A Pérgola é uma das locações preferidas para casamentos e sessões de fotos profissionais, especialmente na primavera e verão quando as flores deixam o cenário ainda mais impactante. Passeios pelos jardins ou um piquenique com amigos são algumas das opções para curtir o local.

Localização: North End Way – London NW37EX.
Como chegar: as estações de metrô mais próximas são a Hampestead e Golders Green.
Horário de funcionamento: das 8h30 às 20h15.
Preço: entrada gratuita
Para saber mais: site

A imagem de abertura da matéria é do Hampstead Hill Gardens.

2. Petersham Nurseries Richmond | @petershamnurseries

O Petersham Nurseries Richmond é uma mistura de floricultura e viveiro, loja de decoração, café/teahouse e um restaurante ao ar livre com um paisagismo incrível e piso de chão batido, na exuberante área de Richmond, próximo ao rio Thames.

O espaço totalmente conectado à natureza oferece uma experiência singular aos visitantes que podem passear pelos diferentes ambientes do Petersham, contemplando os detalhes que deixam nítido o cuidado dos proprietários e funcionários para proporcionar muito mais do que uma bela refeição.

Tudo acontece como se o turista estivesse dentro de uma pequena fazenda em Londres. A casa resgata a importância do contato com a natureza e a preservação do meio ambiente.

Uma boa pedida ao deixar o Petersham Nurseries Richmond é fazer uma bela caminhada até o Thames – curso de água do sul da Inglaterra que banha Oxford e Londres e desagua no mar do Norte.

Localização: River Lane, Richmond, Surrey, TW10 7AG
Como chegar: o ideal é ir de metrô até Richmond e depois pegar o ônibus ou táxi até o local.
Horário de funcionamento: de segundas a sábados, das 9h às 17h. Nos domingos, das 11h às 17h.
Preço: entrada gratuita para visitantes. Se quiser almoçar ou jantar no local, recomenda-se reservar com antecedência e os preços variam de £41 a mais.
Para saber mais: site

3. Piscinas Naturais em Hampstead Heath | No Instagram

Londres é famosa pelos dias nublados e a chuva fina, mas no verão a cidade tem dias lindos de sol e nada melhor para espantar o calor do que um mergulho no estilo dos londrinos. O Hampeasted Park, que mais se assemelha a um bosque, é também conhecido por seus “ponds” ou piscinas naturais em suas lagoas.

E três dessas piscinas naturais são liberadas para o banho com direito a escadinha e salva-vidas, mediante ao pagamento de uma taxa de aproximadamente 3 libras.

Ainda é possível escolher onde vai ser o seu mergulho ‘in natura‘, se na piscina mista ou nas opções para homens e mulheres separadamente. Uma outra dica fica para depois de ir ao Hampeasted Heath mergulhar nas piscinas naturais: logo perto fica o Kenwood House, um casarão transformado em museu, situado bem no meio do parque e pouco conhecido pelos turistas. O espaço ostenta uma bela coleção de arte e uma arquitetura incrível, sendo mais uma das gratas surpresas do local.

Localização: Hampstead Heath, NW5 1QR North London
Como chegar: Linhas de metrô: Hampeasted Heath (overground) Golden Green, Hampstead e Kentish Town (Nothern line) e Gospel Oak.
Horário de funcionamento: aberto 24h.
Preço: entrada no parque gratuita e para a piscina o visitante paga uma taxa em torno de £2.00 por adulto. Quem deseja conhecer a Kenwood House e apreciar sua vasta galeria de arte, precisa desembolsar em torno de £17.00 por pessoa.
Para saber mais: site

4. The Line Sculpture Trail: London’s First Art Walk | No Instagram

A The Line é um espaço de exposição de arte a céu aberto, criado em 2015, que tem como objetivo promover a interação do público com arte moderna e contemporânea, impulsionando a cultura e o turismo em uma área menos conhecida da cidade.

O local segue a linha do Meridiano de Greenwich, que vai de North Greenwich a Stratford, entre a Greenwich Península (The O2) e o Queen Elizabeth Olympic Park. Ao longo da linha, os visitantes podem apreciar esculturas fabulosas e gigantescas. Algumas das obras estão em exposição permanente e outras em exibição temporária. Mais uma bela opção de passeio ao ar livre, curtindo os dias de sol na cidade.

Localização: 0AX, Olympian Way, London, Reino Unido
Como chegar: Estações de metrô próximas a The Line. | Bromley-By-Bow | Hammersmith & City and District Lines Canning Town | Jubilee Line and DLR North Greenwich | Jubilee Line, Emirates Air Line and Thames Clipper Pudding Mill Lane | DLR Royal Victoria | DLR and Emirates Air Line Star Lane | DLR Stratford | Jubilee and Central Lines, DLR, Overground and Mainline (NB. approx. 20 minute walk to the start of The Line) Stratford High Street | DLR.
Horário de funcionamento: aberto 24h.
Preço: entrada gratuita
Para saber mais: site

5. The Ship Wandsworth Pub | @theshipwandsworth

Chegou a hora dos bons drinks, ainda mais para refrescar o calor europeu, e a sugestão é experimentar o Pimm’s em um dos muitos Pubs espalhados pela cidade. O Pub é um dos lugares favoritos dos londrinos no verão e uma visita imperdível para quem vai à cidade.

O The Ship Wandsworth tem vista para o Thames e um amplo espaço ao ar livre com jardim e pérgola, criando um ambiente perfeito para os dias mais quentes. Nada mais britânico do que uma ida ao pub no fim de tarde, para jogar conversa fora e saborear um copo de Pimm’s.

A bebida exclusiva do verão britânico foi criada por James Pimm, no ano de 1823, é uma mistura secreta de gin, especiarias e frutas cítricas que logo se tornou a bebida oficial do verão na Inglaterra e é servida em ocasiões formais e eventos ao ar livre como o famoso Torneio de Wimbledon. Experimentar Pimm’s é algo que não pode faltar na lista do turista que deseja vivenciar a rotina dos londoners

Localização: 41 Jews Row, Wandsworth, London SW18 1TB, Reino Unido.
Como chegar: Metrô ou Tube para os Ingleses. | Wandsworth Town.
Horário de funcionamento: das 11h às 23h, em todos os dias da semana.
Entrada: gratuita e o preço do Pimm’s a partir de £5.00 por copo.
Para saber mais: site

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: