5 SITES FORA DO COMUM NOS QUAIS ESCRITORES DIVULGAM TRABALHOS

Para os autores, são formas de divulgar textos e liberar vendas de livros sem pagar nada. Para os leitores, são a chance de fazer um download gratuito, ler novos escritos ou, ao menos, achar obras por preços amigos. Dos sites que transformam e-books em livros físicos até aqueles que levam textos para o mundo inteiro, conheça opções nada óbvias para encontrar novos escritores nacionais.

Com o bloco de notas cheio de textos que gritam para serem lidos por outras pessoas ou com histórias prontas morfando nos arquivos esquecidos do computador, existem leitores engajados que, no fundo, são escritores aguardando apenas novas oportunidades.

Sabe-se, no entanto, que conseguir o apoio de editoras nem sempre é tarefa fácil. Depois de toda a estrutura textual pronta, os autores se preparam para a tarefa mais difícil: a publicação. Um processo burocrático e, muitas vezes, cheios de obstáculos. Atualmente, inclusive, há uma inversão em que para um autor fechar um contrato com uma grande editora, é preciso unir uma vasta gama de leitores primeiro para, após, ter a chance da publicação.

Por motivos assim é que muitos escritores têm optado por imergir inicialmente no mercado através das diferentes plataformas que possibilitam facilidades no processo. De formas gratuitas, essas ferramentas aumentam a possibilidade de crescimento dos públicos e do início de uma carreira promissora.

Com as novas possibilidades de publicação e leitura, diversos sites e plataformas têm disponibilizado meios para a divulgação de novos escritos e livros.

Desde e-books com download gratuito até formas de ganhar dinheiro com a venda dos próprios trabalhos online, existem meios que apresentam incontáveis opções para facilitar o processo de imersão no mercado e, para os leitores, permitem a descoberta de novos conteúdos com fácil acesso.

Confira sites para divulgar e publicar escritos ou até mesmo para ler e incentivar autores independentes nada óbvios.

Mas, antes, vamos relembrar como funciona cada uma das maiores plataformas de publicação livre que já existem. Confira:

☌ Veja também mais opções de plataformas para criar o design do seu e-book e publicá-lo.

O QUE É O WATTPAD?

Aplicativo e site, o Wattpad é uma plataforma de publicação, na qual já foram descobertos diversos livros que foram lançados por editoras, como é o caso de After, escrito Anna Todd. Na plataforma, é possível publicar o que quiser, sejam livros inteiros ou contos, crônicas e poesias.

Um dos principais pontos da ferramenta é a possibilidade de postar aos poucos, como um capítulo por vez, por exemplo. Enquanto ‘solta’ as partes ou os novos escritos, é possível receber feedbacks dos leitores.

O QUE É O MEDIUM?

Medium é uma plataforma de autopublicação fundada pelo co-fundador do Twitter, Evan Williams, em agosto de 2012. A plataforma evoluiu para um híbrido de contribuições não-profissionais e profissionais pagas, sendo então um exemplo de jornalismo social.

Algumas de suas publicações incluem a revista de música online Cuepoint, editada por Jonathan Shecter, e a publicação de tecnologia Backchannel, editada por Steven Levy. Diversos novos escritores postam trechos ou obras inteiras na plataforma, que permite o recebimento de feedbacks. 

O QUE É O KINDLE?

O Kindle, maior leitor de livros digitais no mundo, desenvolvido pela da Amazon (clique aqui para ir para o site), abriu espaço para que novos escritores pudessem lançar as suas obras de forma totalmente gratuita e independente na plataforma.

Para publicar, não é necessário sequer passar por um processo de seleção. O livro passará, após, por uma observação da equipe apenas para a confirmação de que não firam regras básicas, como o não incentivo ao suicídios ou a preconceitos sociais. Saiba mais sobre como publicar um livro no Kindle/Amazon clicando aqui.

Confira agora as indicações fora dessas mais costumeiramente indicadas por aí:

1. Kobo Writing Life

Kobo Writing é uma plataforma de e-read Kobo. O site bastante intuitivo e de fácil acesso oferece publicação e monitora o impacto de leituras e vendas geograficamente.

Em quatro passos, o autor consegue ter seu livro publicado. Cria a conta, publica o livro, promove para leitores e ganha dinheiro. Na primeira etapa, o autor cria a conta e posteriormente publica o livro. Depois, define preço promocional, encomenda antecipadamente e a plataforma envia os ganhos diretamente à conta bancária do escritor. Em 72 horas após a solicitação, o livro é adicionado ao catálogo da Kobo, e é mantido lá pelo tempo que o autor quiser.

Além disso, com as parcerias estratégicas da Kobo, o e-book é disponibilizado em todo o mundo em livrarias online de grandes varejistas, em mais de 190 países. Também sendo possível de ser vendido/adquirido no próprio site.

2. Livrorama

O portal Livrorama possibilita a venda dos livros de forma organizada. O site tem funcionalidade pouco explorada por outras plataformas: ele transforma o e-book em um livro físico, com garantia de direitos autorais.

Sem custo de ativação ou mensalidades, o portal oferece possibilidades de publicar seu livro sob demanda. Além disso, o autor cria seu livro em uma ferramenta totalmente online, atribui o valor da obra e disponibiliza na loja virtual. Para isso, é preciso fazer o login, informar as características do projeto, bem como o preço em papel e e-book, indicar dados da obra, criar e configurar a capa, enviar arquivo do livro e confirmar os dados.

Quando o livro é formato impresso, vai direto para a gráfica. Quando é formato e-book, vai direto para o site, possibilitando a venda. Sendo possível, para o autor, acompanhar em tempo real o desempenho das vendas.

3. Clube de Autores

O Clube de Autores foi o primeiro site brasileiro que permitiu a publicação gratuita de livros de forma 100% sob demanda. Em outras palavras, o autor pode ‘subir’ o seu livro (seja ele e-book ou impresso) na plataforma, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja sem pagar absolutamente nada durante todo o processo.

Dentro do site, ainda é possível achar a aba de Serviços Profissionais, que leva a um outro site, no qual são divulgados profissionais que dão suporte no momento da diagramação da obra. Seja para ficha catalográfica, ilustração digital, revisão, registro de ISBN e outros aspectos, é possível conferir orçamentos diretamente no endereço.

Um dos diferenciais do Clube está também na diversidade de temas facilmente encontrados logo ao abrir o site. Desde Casa e Lar até Animais, o projeto apresenta temas mais básicos (como Poesias) e vai até os menos óbvios. Também é possível visualizar os livros mais lidos da semana e autores em destaque.

4. Spirit Fanfics e Histórias

A Spirit Fanfics é uma plataforma de autopublicação que disponibiliza milhares de histórias através do site e do aplicativo do Spirit, 100% gratuito. Para quem não captou diretamente pelo nome do que se trata, a ferramenta é especial para receber fanfics, que são tramas inventadas por fãs com base em tramas e personagens já existentes – de outros livros e filmes ou, até, com base nas vidas de artistas. Entenda melhor clicando aqui.

Através do projeto é possível encontrar um acervo com as diversas histórias fictícias que podem ser buscados por temas, tags e pesquisas personalizadas. É possível, ainda, acompanhar o conteúdo de acordo com os lançamentos recentes.

Além da leitura, o site também aceita o envio para publicação de fanfics. Vale ressaltar que é necessário seguir as regras de publicação do Spirit. E para quem ainda não é um mestre escritor, o site também oferece ferramentas que ajudam em todo processo de criação, desde “aulas” de português até a publicação da obra.

Com um sistema exclusivo de posts, é possível saber a opinião dos outros membros, além de avaliar e comentar textos de outros autores.

5. Livros Digitais

Esta plataforma é destinada para quem opta pelos Livros Digitais, como o próprio nome denuncia. De forma prática, o escritor cria uma conta, sobe o arquivo, escolhe a melhor capa dentre as opções disponíveis, personaliza e obtém um link para ser compartilhado. Os leitores, por sua vez, podem acessar o livro através do link ou baixar o download.

Livros Digitais é uma iniciativa do Instituto Paramitas para criação de livros, originalmente para professores e alunos da rede publica de ensino. Nesta plataforma, qualquer pessoa pode publicar e compartilhar seu livro, ou até mesmo imprimir em formato de livreto para distribuição. Utilizada na área de educação, atua como incentivo de jovens a terem interesse pela escrita e leitura na era digital.

Por acreditar no potencial desta ferramenta nos dias atuais, o Instituto passou a promover Formação de Professores, da rede pública e privada, para ampliar o uso de tecnologias em sala de aula.

Como trata-se de uma plataforma gratuita, Livros Digitais conta com a doação e ajuda para continuar promovendo este espaço de cultura e luta em prol da educação.

Imagem relacionada

Esta matéria foi produzida em conjunto com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Karol Amaral • @versoscafeinados

Karoline do Amaral é baiana de 1999, nascida em Feira de Santana. Acadêmica de Licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aspirante à poesia, autora do livro Versos Cafeinados, estudante e professora. Com os versos mais sinceros que vêm do coração, encontrou na escrita alento para os pesos e as levezas da vida.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: