5 PERFIS DO INSTAGRAM PARA INCLUIR MAIS VERDE NA SUA DECORAÇÃO

Utilizar plantas na decoração pode transformar qualquer ambiente, além de trazer benefícios para a saúde. Conheça perfis nacionais e internacionais não óbvios que se dedicam a compartilhar dicas para trazer a beleza natural para os ambientes internos.

Responsáveis por tornar os ambientes mais leves e equilibrados, as plantas são grandes aliadas de alguns perfis da maior rede social de fotos do mundo. Elas servem não somente para uma decoração com mais verde, mas também ajudam a causar uma sensação mais tranquilizante, como afirma Marlos Hardt, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Para quem tem como foco descobrir os pontos positivos que o verde (dentro de casa) pode trazer para a saúde, uma boa dica é focar nas plantas medicinais. Elas, assim como as outras, são uma maneira simples e cheia de benefícios para tornar a natureza mais próxima da vida urbana. 

No Instagram, produtores de conteúdo compartilham sua paixão, trabalho e descobertas diárias com as plantas. Além de fotografias inspiradoras, alguns perfis dividem informações que podem ajudar a escolher qual espécie se encaixa melhor em cada estilo de vida. Na rede, esses perfis também trazem dicas para manter as plantas saudáveis e ideias de como utilizá-las na decoração. 

Destaque no ambiente, as plantas podem transformar a sua casa. Com fotos que  provam que é possível levar o verde a qualquer lugar e compartilhando conhecimentos sobre cuidados, confira cinco perfis ativos no Instagram que vão ajudar a encontrar inspiração para criar um jardim urbano:


1. F L O atelier botânico | @floatelierbotanico

F L O Atelier Botânico é uma marca paulistana comandada pelo casal Antonio Jotta e Carol Nóbrega, que desde 2013 se dedica a levar pequenos jardins para dentro de casa.

A vontade de entrar nesse ramo nasceu de inspirações durante as viagens do casal. Os dois uniram suas habilidades para cuidar das plantas e a vontade de levar o verde para ambientes internos. O primeiro produto do atelier foi um terrário e, desde então, os dois não pararam mais. O casal agora se dedica a desenvolver produtos únicos, projetos florais e arranjos especiais que celebram a diversidade da natureza. 

Em seu perfil, a marca explora combinações e divide com seus seguidores as novidades e criações. Nas legendas, é possível conhecer melhor sobre as técnicas utilizadas na composição, dicas e cuidados para cultivar as plantas e sempre um lembrete do essencial: apreciar as belezas no nosso dia-a-dia.

☌ Quem for ou estiver em São Paulo, pode conferir de perto as criações do atelier. A loja física da marca está localizada no bairro Vila Madalena, na Rua Delfina, 115. Além da venda de produtos, a loja também oferece workshops no local (confira datas e maiores informações clicando aqui). 

2. Lisa Muñoz | @leafandjune

Ativa no instagram desde 2014, Lisa Muñoz é uma americana que divide com seus seguidores sua paixão e trabalho com plantas e decoração. Além de fotos inspiradoras, Lisa compartilha suas ideias e dicas de como organizar e harmonizar as plantas na decoração. 

Certificada em horticultura no Brooklyn Botanic Garden em 2013, seu trabalho inclui design de plantas de interiores e jardinagem para espaços residências e comerciais, recursos editoriais e eventos.

☌ Lisa é proprietária da marca Leaf and June, que oferece serviços de design de plantas, transformando espaços e escritórios em ambientes mais verdes. Para quem se interessar e quiser mais inspirações, é possível conferir o resultado de alguns trabalhos da americana clicando aqui

3. Tatiana Weska | @lalawsk

Se descrevendo como “mãe das plantas”, o perfil comandado pela arqueóloga e bioantropóloga Tatiana Weska, compartilha com seus quase 10 mil seguidores as transformações em seu apartamento, decorado, é claro, com muitas plantas. 

Com muita criatividade, Tatiana adora mudar a decoração e aproveita para dividir  as dicas de DIY (do it yourself – faça você mesmo). Perfeito para quem busca referências e inspirações na hora de decorar. 

☌ Para além do feed, Tatiana divide em seus stories a realidade de manter e cuidar de um ambiente cheio de plantas. 

4. Bela Suculenta | @belasuculenta

Para os apaixonados por suculentas, Bela Suculenta produz terrários, vasos, arranjos e projetos exclusivos em pequenos jardins. Além disso, oferece Oficinas de Terrários e Kits “Faça você mesmo”. Administrado pela proprietária do projeto Isabel Schneppendahl, o perfil é uma opção para inspirar a utilização dessa espécie na decoração. 

Isabel desde criança sempre se interessou por plantas. Em 2012 começou a pesquisar e estudar sobre jardinagem e se encantou pelas suculentas. No ano seguinte, lançou a marca e desde então se dedica a compartilhar cuidados e curiosidades dessas plantinhas.

☌ Para os iniciantes, Isabel compartilhou em seu canal do YouTube dicas simples de como manter suas suculentas saudáveis. Assista clicando aqui.

5. Cara Anderson | @plantroost

O perfil comandado pela canadense Cara Anderson, @plantroost foi criado com o objetivo de compartilhar o poder das plantas na decoração e ajudar a trazer mais verde para a vida as pessoas.

Seguindo o lema “mais plantas, menos coisas!”, Cara sabe como unir decoração com a natureza. Ela é bacharel em Design Ambiental na Faculdade de Arquitetura e especializada em Design de Interiores.

Desde 2017 divide com seus seguidores fotos de sua residência no Canadá, que serve de incentivo para as pessoas incorporarem cada vez mais plantas em suas casas. Nas legendas, a canadense dá dicas de como aproveitar pequenos espaços e desmistifica cuidados para manter as plantas saudáveis.

☌ Cara mantém um blog onde divulga mais informações sobre seu trabalho e descobertas. Confira

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: