10 TEATROS INCRÍVEIS E NADA ÓBVIOS PARA CONHECER PELO MUNDO

Belas arquiteturas e artes se misturam em espaços nada clichês pelo Brasil e pelo mundo. Conheça teatros a céu aberto e outro que está em subsolo. Veja espetáculos às escuras, paisagens em ruínas, apresentações regadas a banho de mar e muito mais.

De acordo com a Enciclopédia Britânica (1990, vol. 28:515), a palavra teatro é derivada do grego theaomai e significa olhar com atenção, perceber, contemplar. Até os tempos atuais o significa prossegue com o mesmo sentido, já que a ideia do teatro é o foco nos profundos diálogos, ainda que tenha ido das tragédias gregas até o uso de dinâmicas e novas tecnologias nos palcos.

As peças, da maneira que conhecemos, vieram da Grécia Antiga e as primeiras referências acerca desta expressão da arte são da pré-história. Entre algumas das versões para o surgimento, inclusive, estão os rituais dos povos primitivos.

Através de tanta mesclagem cultural, os locais que abrigam os palcos para teatros, danças, shows e músicas clássicas, acabam se destacando também pela criatividade na arquitetura.

E foi para misturar arte, história e estruturas surpreendentes que o NÃO ÓBVIO, garimpou teatros fora dos clichês no Brasil e ao redor do mundo.

Conheça os centros culturais de beleza incomum e que reúnem diversas atividades relacionadas às artes:

1. Teatro L’Occitane (Trancoso, Bahia) | @teatrotrancoso


Com palco a céu aberto e mistura de modernidade com a sensação de estar em um castelo em ruínas, o L’Occitane é um teatro baiano, localizado em Trancoso, que ainda conta com opção de palco coberto e um extenso gramado – o qual pode receber eventos ou apenas ser contemplado por quem quer sentar e respirar ao ar livre.

O local tem capacidade para mais de 1.000 pessoas em cada palco. De quebra, o espaço, que é repleto de inovações tecnológicas, disponibiliza, ainda, salas para workshops, treinamentos empresariais e cursos.

A programação do espaço não é tão focada em peças teatrais, mas oferece uma outra variada gama artística. É possível encontrar no local diversas apresentações de dança, orquestras e shows de artistas da música (como Ivete Sangalo, que já gravou um DVD no teatro). Confira os próximos espetáculos aqui.

O ambiente ainda costuma receber casamentos e eventos de marcas com lançamentos de produtos.

☌ Endereço:  Estrada Municipal de Trancoso km 19, Porto Seguro – BA, 45810-000
Telefone: veja opções de contato clicando aqui
☌ Horário: depende dos eventos ou de marcação para visitar
☌ Mais informações: Site | Facebook | Instagram

2. Teatro Antigo de Taormina (Itália) | Pelo Instagram


Apesar de ser uma das grandes atrações da cidade de Taormina, na Itália, não é em qualquer canto do mundo que o Teatro Antigo ganha reconhecimento e, portanto, ele entra para enriquecer o compilado.

O antigo teatro romano era construído em sua maior parte de tijolos e provavelmente data dos tempos do Império Romano, apesar da estrutura parecer mais com os teatros gregos. Durante os tempos do império, era comum acontecerem lutas entre gladiadores e animais ferozes no local. Em uma renovação feita no século II, o teatro ficou com um diâmetro de 120 metros, sendo o segundo maior desse tipo em toda a ilha da Sicília.

Apesar de continuar sendo restaurado, a maior parte dos lugares originais desapareceram do espaço e assim foi permanecido, já que o encanto do local fica também para quem quer visitar as ruínas. A parede que circula a caverna inteira foi preservada e a frente do palco, que na maior parte dos teatros antigos não existe mais, está em sua íntegra.

O local é frequentemente utilizado para performances teatrais e de óperas, eventos locais como o festival de cinema de Taormina, além de concertos musicais. Acompanhe a programação (em italiano) clicando aqui.

☌ Endereço: Via del Teatro Greco, 1, 98039 Taormina ME, Itália
Telefone: +39 0942 23220
☌ Horário: varia de acordo com o mês. Em janeiro e fevereiro: 9h às 16h; março: 9h às 17h30; abril: 9h às 18h30; maio a agosto: 9h às 19h; setembro: 9h às 18h30; outubro: 9h às 17h30; e novembro e dezembro: 9h às 16h.
☌ Mais informações: Site | Facebook

A foto que abre esta matéria é do Teatro Antigo de Taormina.

3. Apollo Theater (Nova York) | @apollotheater


Nova York é conhecida mundialmente pela ampla oferta de shows e espetáculos culturais pela famosa Avenida Broadway. No trecho da Times Square, aproximadamente 43 teatros oferecem peças e musicais grandiosos que agradam a todos os públicos. 

Mas além da Broadway, no vibrante bairro do Harlem, o Teatro Apollo faz jus a fama do bairro – de ser um reduto cultural, centro das mais diversas expressões artísticas.

O local parece ter saído de um filme vintage focado na elite antiga e exibe diversos detalhes dourados, lustres extravagentes e aquele ar de cinema antigo e chique. Ele foi reaberto em 1934, abrindo alas para a plateia e artistas afrodescendentes após uma era de preconceitos.

Ao longo dos anos, o Apollo revelou para o mundo grandes nomes do mundo artístico da história da América: entre eles, Ella Fitzgerald e Stevie Wonder, que participaram e venceram o show de calouros promovido pelo teatro, denominado Apollo Amateur Night, que ainda acontece em todas as quartas-feiras e é uma das atrações da casa.

O espaço tem grande vocação musical, comprovada pelo Apollo Amateur Night, mas além da música, o local recebe todos os tipos de expressão da arte, como shows de comédias, peças teatrais e artistas renomados. E ainda há a possibilidade de fazer um tour guiado pelo local com direito a subir no palco. Para o tour é necessário agendamento prévio e pagamento antecipado do ingresso que pode ser feito no site oficial do teatro.

☌ Endereço: 253 W 125th St, New York, NY 10027, Estados Unidos
Telefone: +1 212-531-5300
☌ Horário: consulte o calendário de shows aqui.
☌ Mais informações: Site | Facebook | Instagram

4. Oslo Ópera House (Noruega) | @operaen_

A Ópera de Oslo é o centro de artes cênicas mais importante da Noruega e está situada em frente ao fiorde de Oslo. Inaugurada em 2008, foi projetada pelo estúdio de arquitetura Snøhetta, autor de outras obras como a embaixada norueguesa em Berlim e a Bibliotheca Alexandrina em Alexandria do Egito.

O espaço conta com bistrô elogiado e muita gente fotografando as curvas e escadarias que levam até o palco e a plateia. Mas, ainda que a sala de teatro também ganhe destaque, o que ganha mais atenção no edifício é a cobertura que se inclina para cima a partir das águas do fiorde de Oslo. Para os apaixonados por terraços, o telhado é também uma praça pública onde é possível caminhar.

Durante o verão, é possível encontrar pessoas tomando banho de sol, caindo na entrada do mar entre as altas montanhas rochosas ou fazendo piquenique no local. No inverno, a neve toma conta do espaço e também não deixa de reunir gente do lado de fora para contemplação da vista.

Óperas e balés são os maiores focos do local, mas ele também recebe workshops e apresentações teatrais. É possível, inclusive, conferir shows do lado de fora vez ou outra.

Fora da sala de teatro, dá para conhecer diversos detalhes do ambiente (que é aberto ao público) sem visita guiada. Mas, caso queira entrar no teatro propriamente dito, só adquirindo ingressos para um espetáculo ou marcando uma visita: havendo, então, a possibilidade de subir até no palco principal.

☌ Endereço: Kirsten Flagstads Plass 1, 0150 Oslo, Noruega
Telefone: +47 21 42 21 21
☌ Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h.
☌ Mais informações: Site | Facebook

5. Teatro Olímpico (Vicenza) | Pelo Instagram


A pequena cidade Vicenza fica no norte da Itália, estando próxima de Verona e Veneza, ambas mais conhecidas. Mas o lugar, conhecido por ser morada do arquiteto Andrea Palladio, é a escolha ideal para quem quer fugir do óbvio e conhecer praticamente um museu arquitetônico de beleza rara e a céu aberto.

Declarada pelo Unesco como Patrimônio da Humanidade, a cidade esconde verdadeiras jóias da arquitetura, como é o caso do Teatro Olímpico, projetado por Palladio.

Construído no estilo renascentista, o espaço foi inaugurado em 1585, no século 16, e possui ainda hoje o cenário esculpido em madeira, que remete a uma cidade grega da antiguidade. A obra é do arquiteto Vincenzo Scamozzi, que fez visando a peça Édipo Rei, que inaugurou o teatro.

A maioria das peças e apresentações musicais do ambiente revelam o antigo cenário feito por Scamozzi, promovendo o encontro do passado e o presente e ampliando os horizontes da cena cultural.

O auditório de forma elíptica comporta apenas 400 pessoas, mas estátuas em tamanho natural impressionam pela riqueza de detalhes, assim como as pinturas com efeitos ampliam o visual encantador do teatro.

O teatro mantém uma programação intensa de espetáculos em todas as estações do ano, no verão os concertos musicais são realizados ao ar livre, o que confere a eles um charme ainda mais especial.

No espaço também estão disponīveis os tours guiados que utilizam a tecnologia e tornam o passeio ainda mais interessante, criando essa conexão entre passado e futuro. Um jogo de luzes, cores e música proporcionam encantamento inigualável e visões surpreendentes do local.

☌ Endereço: Piazza Matteotti, 11, 36100 Vicenza VI, Itália
Telefone: +39 0444 320854
☌ Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h.
☌ Mais informações: Site | Facebook | Instagram

6. Teatro do Centro da Terra (São Paulo) | @centro.da.terra


O Centro da Terra é um espaço cultural independente que abriga um teatro com palco italiano, ateliê, praça de convivência, café, terraço e algumas salas multifuncionais, além da escola de Arte Grão do Centro da Terra, que desenvolve cursos livres para crianças e adolescentes.

O teatro recebe esse nome por estar localizado no subsolo, a doze metros abaixo da superfície terrestre, o que torna a experiência no lugar ainda mais interessante.

O nome também faz uma homenagem ao premiado espetáculo Viagem ao Centro da Terra, de 1992. A peça foi apresentada pela Kompanhia do Centro da Terra, que gerencia o espaço e além de produzir e apresentar suas criações, apoia e incentiva artistas emergentes e projetos independentes.

O espetáculo realizado dentro de um túnel desativado sob o Rio Pinheiros, em São Paulo, tornou-se um ícone entre os espetáculos interativos em espaços fora do convencional.

A programação do lugar é rica e intensa, dirigida a todos os públicos. Envolve shows de música, literatura, cursos, dança e exposições, além de teatro, performance e cinema.

☌ Endereço: Rua Piracuama, 19, 4º subsolo, Perdizes, 05017-040, São Paulo, SP
Telefone: (11) 3675-1595
☌ Horário: de segunda a sexta, das 9h às 18h.
☌ Mais informações : Site | Facebook | Instagram

7. Teatro Casa da Ópera (Ouro Preto) | Pelo Instagram


A Casa da Ópera em Ouro Preto é considerado o teatro mais antigo da América Latina, ainda em funcionamento. Fundado em 06 de junho de 1770, o espaço completa, em 2020, 250 anos de história, cultura e arte.

A casa foi palco da teatralidade barroca mineira e de grandes espetáculos. Nos anos setecentista era frequentada pela sociedade emergente que ostentava a riqueza proporcionada pela exploração do ouro na cidade.

No ano de sua inauguração, João de Souza Lisboa, o fundador da casa acrescentou duas atrizes ao elenco, revolucionando a moral da época que não admitia mulheres no palco. A partir daí, as temporadas, na então Vila Rica, passaram a contar com elencos mistos. Além disso, o teatro foi o primeiro onde atrizes negras se apresentaram no século XVIII.

O teatro de fachada singular surpreende à medida que se avista seu luxuoso interior com três pisos distintos, onde se encontram: platéia, camarotes, frisas e galerias, totalizando 300 lugares.

O ambiente conta com uma programação que privilegia recitais, shows de músicas dança e peças teatrais, além de visitas guiadas, cursos e atividades para a comunidade local.

☌ Endereço: Rua Brigadeiro Musqueira, 128, Centro – Ouro Preto
Telefone: (31)3559-3224
☌ Horário: de de segunda a sexta, das 12h às 17h30 e sábados e feriados, das 12h às 16h.
☌ Mais informações : Site |Facebook| Instagram

8. Centro Argentino de Teatro Ciego (Buenos Aires) | @teatrociego


O Teatro Ciego fica no bairro de Abasto na bela capital argentina, Buenos Aires e oferece uma experiência sensorial surpreendente, uma vez que todos as apresentações acontecem na total escuridão.

A proposta inovadora e fora do convencional desafia o público já na hora da compra dos ingressos com uma pergunta intrigante: O que você vê quando você não vê? E eles vão além, oferecendo ainda várias dicas para encontrar a resposta.

Os espetáculos são realizados por uma equipe de 70 pessoas e, entre elas, 40% são cegos ou apresentam alguma deficiência visual. No teatro funciona também uma escola com atividades gratuitas para cegos e amblíopes. A escola desenvolve a técnica do teatro ciego e além de capacitar as pessoas com deficiência visual, oferece oportunidades de trabalho.  

A técnica do teatro Ciego, no país, teve início em Córdoba, em 1991, com Ricardo Sued, que inspirado em meditações praticadas no escuro, resolveu criar uma peça teatral totalmente no escuro. A partir daí, Gerardo Bentatti, que havia participado do elenco, realiza uma outra obra nos mesmos moldes com um elenco formado, em sua maioria, por atores cegos, devido a habilidade que possuem de movimentação no escuro.

Em 4 de julho de 2008, Gerardo Bentatti e Martín Bondone inauguram o Centro Argentino de Teatro Ciego.

O espaço promove diferentes experiências seguindo a mesma linha, além dos espetáculos na escuridão. Há também experiência gourmet em jantar-degustação no escuro combinado com teatro, música ao vivo, montagens infantis e shows de mágica.

☌ Endereço: Jorge Luis Borges 1974, C1414DGH CABA, Argentina
Telefone: +54 (11) 6379-8596
☌ Horário: de segunda a domingo. Consulte os horário aqui.
☌ Mais informações : Site|Facebook| Instagram

9. Teatro Gable Stage (Miami) | @gablestage


No histórico hotel Biltmore, em Miami, na região de Coral Gables, está localizado o Teatro GableStage, que torna o local ainda mais interessante, misturando história, cultura e arte nos cenários paradisíacos do Sul da Flórida.

O teatro utiliza um elenco não convencional, dando espaço a artistas e profissionais locais. Além disso, a casa desenvolve programas educacionais internos que são apresentados às escolas públicas de Miami para um trabalho de parceria.

O Gable Stage, que é uma organização sem fins lucrativos, também incentiva e apoia os novos grupos teatrais da cidade, bem como dramaturgos e artistas em geral, além de tratar de temas atuais em suas produções.

O teatro apresenta uma programação anual diversificada e sempre tem em cartaz peça de estilos variados, alternadas entre clássica, contemporânea e obras de Shakespare.

☌ Endereço: 1200 Anastasia Ave, 33134, Coral Gables, Miami
Telefone: +1 305-445-1119
☌ Horário: consulte o calendário de shows aqui.
☌ Mais informações: Site| Facebook | Instagram

10. Regent’s Park Open Air Theatre (Londres) | @regentsparkoat


O Regent’s Park é um dos mais encantadores parques da capital londrina, um oásis verde no meio da cidade para momentos de lazer e a prática de esportes ao ar livre. 

Além de ser um grande centro de esportes, com um lago artificial de 9 hectares para os amantes do remo, o parque tem ainda um belo jardim com mais de 400 tipos de rosas e um teatro ao ar livre.

O Open Air Theatre ou teatro aberto, oferece uma experiência mágica e original com produções elaboradas de espetáculos ao ar livre em contato com a natureza.

As apresentações no Regent’s Park funcionam entre os meses de maio a setembro, quando o frio dá uma pausa e os dias ensolarados colorem a cidade e convidam para programas ao ar livre.

Para completar a experiência ao ar livre, o teatro oferece opções de refeições e bebidas que podem ser reservadas pelo site e desfrutadas antes do espetáculo – nos jardins do teatro disponíveis para um delicioso piquenique.

O musical Evita realizado no parque, neste ano, ganhou o prêmio de Melhor Musical pela Evening Standard – GO London Theatre Awards e poderá ser visto no verão de 2020 no Barbican Centre, também em Londres.

A temporada de espetáculos 2020 já está disponível no site e traz, entre outras produções, o Musical 101 Dálmatas e uma nova roupagem para o clássico Romeu e Julieta.

☌ Endereço: Inner Circle, Regent’s Park, NW1 4NU, Londres
Telefone: +44 333 400 3562
☌ Horário: consulte o calendário de shows aqui.
☌ Mais informações: Site | Facebook | Instagram

EXTRAS:

1. Teatro Romano em Plovdiv (Bulgária) | Pelo Instagram


2. Veja também a Ópera de Arame (Curitiba) | @parquedaspedreiras

Esta matéria foi produzida em conjunto com Vanessa Brunt, editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: