SÉRIES NÃO ÓBVIAS SOBRE DIFERENTES PROFISSÕES

Muito além das famosas séries que inspiram médicos e advogados, confira opções de tramas poucas divulgadas que abordam, com qualidade, diferentes bastidores profissionais.

Quem nunca ouviu falar de séries médicas como Grey’s Anatomy? E quem nunca teve, na ponta da língua, uma indicação de séries que abordam a advocacia, como Suits? Algumas profissões, como as duas citadas, ganham diversas produções de destaque na televisão que exibem bastidores fictícios das áreas e que podem inspirar profissionais reais. 

Resultado de imagem para gif rachel work

Tramas como Mad Man (Publicidade) e Scandal (Relações Públicas) chegaram a arriscar as abordagens de outros âmbitos profissionais como motes e conseguiram grande alcance e excelentes críticas. Mas, quais séries pouco citadas nas redes sociais e nos grandes veículos de comunicação poderiam representar, inclusive, profissões que pouco encontram representatividade em produções atuais? A lista abaixo começa a responder tal indagação, em um compilado com dicas que apresentam variados bastidores de especialistas.

1. Perception / Psicologia

Foto: Divulgação

Daniel Pierce (Eric MacCormack) é um neurocientista excêntrico, que utiliza sua capacidade de compreender o comportamento humano e o funcionamento do cérebro para auxiliar os federais na solução de casos complexos. Pierce trabalha diretamente com Kate Rossi (Rachel Leigh Cook), agente do FBI, sua ex-aluna, que teve a ideia de recrutá-lo para trabalhar com o governo.

Percepção (nome da série, em tradução livre), recebe elogios dos fãs pelos diálogos densos, reflexivos e críticos, que englobam embasamentos científicos e mensagens filosóficas. A trama, da TNT, foi finalizada em 2015, após somar três temporadas.

A série apresentava um caso por episódio, no estilo de formatos semelhantes, como de Criminal Minds, mas ganhava destaque pelas cenas de interação entre os protagonistas e pelo arcabouço que levava a uma noção de palestra com ensinamentos da área profissional.

☌ Onde assistir: Possíveis reprises na TNT (finalizada). | A série também é disponibilizada em diferentes plataformas online.

• Mesma profissão: Sessão de Terapia

Foto: Divulgação

A série nacional, transmitida pela GNT e dirigida pelo ator Selton Mello, é baseada diretamente na série israelense BeTipul, além de ser inspirada na versão americana, In Treatment. A trama apresenta Theo Cecatto (Zécarlos Machado), um psicoterapeuta de meia-idade, e sua relação com seus pacientes, que comparecem diariamente em seu consultório, assim como na produção internacional.

A cada dia da semana, Theo atende um paciente diferente: às segundas, Júlia (Maria Fernanda Cândido), mulher que lida com o medo de relacionamentos e se declara apaixonada pelo terapeuta; às terças, Breno (Sérgio Guizé), atirador de elite aparentemente frio cujo erro durante uma operação tática passa a atormentá-lo; às quartas, Nina (Bianca Muller), adolescente ginasta que passa a frequentar a terapia após um acidente de trânsito; às quintas, o casal Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi), em pé de guerra por causa de problemas pessoais e uma gravidez desejada por um e indesejada por outro.

Às sextas, de maneira semelhante à série americana, Theo vai ao consultório de Dora Aguiar (Selma Egrei), psicóloga e orientadora sênior, e assume o papel de paciente, discutindo o que realmente pensa sobre seus pacientes e refletindo o quanto os problemas deles afetam a sua própria vida pessoal. Ao mesmo tempo, os segredos e dificuldades da relação entre os dois são aos poucos revelados. Paralelamente a isso, Theo vê sua vida familiar e seu casamento com Clarice (Maria Luísa Mendonça) desmoronarem aos poucos, o que influirá diretamente na maneira como analisa seus pacientes. Sessão de Terapia foi finalizada em 2014.

☌ Onde assistir: Globoplay (finalizada).

2. The Bold Type / Jornalismo

Resultado de imagem para the bold type
Foto: Divulgação

Com uma linha ‘girlpower’ e repleta de pautas contemporâneas (trazendo discussões sobre imigrantes, opções sexuais e preconceitos diversos), a série apresenta três jovens mulheres que se unem para conquistar o sucesso jornalístico em Nova York, batalhando para fazer seus sonhos resistirem às realidades da vida. Jane (Katie Stevens) foi recentemente promovida a redatora da Scarlet Magazine, um periódico renomado focado em estilo de vida. Mesmo sendo tão apaixonada pelo que faz e determinada a ter sucesso, Jane por vezes hesita perante os desafios da vida na cidade grande.

Por sorte, a repórter, que escreve mais artigos, conta com a ajuda da amiga Kat (Aisha Dee), a diretora de mídia social da empresa, que é destemida e ousada. Sutton (Meghann Fahy) é a última das três a ocupar o cargo de assistente, mesmo sempre trabalhando até a exaustão. Pelo menos o trabalho lhe distrai do problema amoroso que precisa esconder.

As três protagonistas trabalham sob a guarda da editora chefe Jacqueline (Melora Hardin), que comanda a revista equilibrando dureza e cuidado com suas subordinadas. Elas dividem a redação com Alex (Matt Ward), que só aceitou o emprego depois de perder a vaga dos sonhos em outra publicação, e Richard (Sam Page), um membro do conselho diretor e advogado da revista.

☌ Onde assistir: Fox (3ª temporada em produção).

• Mesma profissão: The Newsroom

Resultado de imagem para The Newsroom
Foto: Divulgação

A série mostra os eventos de bastidores de um fictício canal a cabo de notícias, principalmente do programa comandado pelo polêmico Will McAvoy (Jeff Daniels), que junto com sua equipe tenta colocar no ar apurações jornalísticas bem feitas – apesar de obstáculos pessoais, comerciais e corporativos. The Newsroom conta no elenco também com John Gallagher, Jr., Alison Pill, Thomas Sadoski, Dev Patel, Olivia Munn e Sam Waterston.

O início da trama acompanha Will, que é âncora e, após cometer um deslize em público e ter que sair em férias forçadas, retorna para a redação de seu telejornal e descobre que sua equipe foi substituida. Ele, então, deve aprender a lidar com seu novo time – que inclui sua ex-namorada Mackenzie McHale (Emily Mortimer) como a produtora-executiva do programa fictício News Night.

☌ Onde assistir: HBO (finalizada).

3. Mr. Selfridge / Administração 

Resultado de imagem para mr selfridge
Foto: Divulgação

Mr. Selfridge é uma adaptação de Andrew Davis (Razão e Sensibilidade) da obra de Lindy Woodhead. A história narra a vida de Harry Gordon Selfridge, empresário americano que decidiu transformar o hábito de comprar em um prazer tão grande quanto o sexo. Assim, abriu a primeira loja de departamentos de Londres, conhecida como Selfridges.

Situada em 1909, período em que as mulheres inglesas com poder aquisitivo começavam a se modernizar e a aproveitar mais a liberdade social, a produção acompanha diversos âmbitos da vida de Selfridge e seus ensinamentos sobre administração e publicidade.

☌ Onde assistir: Netflix (4 temporadas).

4. Empire / Música

Resultado de imagem para empire serie
Foto: Divulgação

Descrita como um drama familiar situado no mundo do império hip-hop, a série Empire foca em um magnata da música e dono de uma gravadora, Lucious Lyon (Terrence Howard, de Homem de Ferro). Taraji P. Henson (Person of Interest) interpreta a ex-esposa e sócia de Lyon, Cookie, e Gabourey Sidibe (de American Horror Story) também faz parte do elenco.

Na trama, Lucious não teve uma caminhada simples. Ele é um rapper que saiu das ruas e prosperou na música. Dono da gravadora Empire, ele contruiu um império no meio musical. Quando descobre ter uma grave doença, ele decide eleger um de seus três filhos  – Andre (Trai Byers), Jamal (Jussie Smollett) ou Hakeem (Bryshere Y. Gray) – para ocupar seu trono. Ao mesmo tempo, Cookie (Taraji P. Henson), sua afiada ex-esposa, retorna depois de passar 17 anos na prisão disposta a recuperar tudo que perdeu. Mas Lucious tem um passado obscuro do qual não pode fugir.

A produção traz músicas originais e outras já conhecidas do público, contando com o rapper Timbaland como compositor e também produtor musical da atração.

☌ Onde assistir: Fox (5ª temporada em exibição).

• Mesma profissão: Nashville

Imagem relacionada
Foto: Divulgação

Nashville é a capital e também a segunda cidade mais populosa do estado norte-americano do Tennessee, mas, os sonhos que ecoam nela vai muito além do seu tamanho. O local é conhecido como berço da música country e foi lugar de início de cantores e compositores de sucesso, como é o caso da artista (que hoje é do pop) Taylor Swift.

É no local verídico que a história fictícia acontece. Na série, que conta com seis temporadas, a cantora Rayna Jaymes (Connie Britton) vê sua carreira desandar, enquanto a novata Juliette Barnes (Hayden Panettiere) brilha nos holofotes. Para piorar, ela enfrenta uma crise no casamento com Teddy Conrad (Eric Close) e precisa lidar com a constante presença de um antigo amor, Deacon Claybourne (Charles Esten), que é também o guitarrista da sua banda. O cenário musical de Nashville conta ainda com jovens que buscam por um lugar na indústria, como Scarlett O’Connor (Clare Bowen), Avery Barkley (Jonathan Jackson) e Gunnar Scott (Sam Palladio).

☌ Onde assistir: Sony (finalizada em 2018).

5. Silicon Valley / Programação

Resultado de imagem para Silicon Valley série
Foto: Divulgação

Ambientada no Vale do Silício, região da Califórnia fértil em inovações tecnológicas e científicas, a série mostra um grupo de desenvolvedores que cria novo um programa com o objetivo de impressionar um bilionário excêntrico do ramo tecnológico.

Na produção, que traz toques de comédia, Richard (Thomas Middleditch), Big Head (Josh Brener), Gilfoyle (Martin Starr) e Dinesh (Kumail Nanjiani) são programadores tão inteligentes quanto introvertidos. Eles trabalham na companhia Hooli, no Vale do Silício, e vivem sob a “custódia” de Erlich, um milionário que os deixa morarem em sua casa de graça – desde que ele ganhe 10% dos lucros dos projetos dos garotos.

Após a falha de um investimento do capitalista Peter Gregory (Christopher Evan Welch), Richard parece destinado a permanecer em seu trabalho medíocre na companhia, fundada pelo megalomaníaco Gavin Belson (Matt Ross). Quando Mônica (Amanda Crew), chefe de operações de Gregory, e Jared (Zach Woods), executivo, percebem o valor do algorítmo criado por Richard, uma disputa de ofertas surge entre Belson e Gregory, e Richard fica no meio.

☌ Onde assistir: HBO (5ª temporada em exibição).

6. Abstract: The Art of Design / Designer

Imagem relacionada
Foto: Divulgação

Série documental e original da Netflix, a produção destaca artistas na área de design. A obra apresenta como os designers, de diversas faixas etárias, precisam ser inovadores e trabalham hoje em uma variedade de disciplinas que impacta todos os aspectos da vida.

Indo da arquitetura à fotografia, os profissionais, que têm suas vidas exibidas na Abstract: A Arte do Design (em tradução livre), criam tendências que vão muito além de facilitar o dia-a-dia das pessoas. É olhando para o futuro que eles moldam o mundo e inspiram a vida de todos. A série foi criada pelo ex-editor chefe da revsita Wired (prestigiada como referencial em inovação e criatividade), Scott Dadich.

☌ Onde assistir: Netflix (2ª temporada ainda não garantida).

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é jornalista, escritora, youtuber e editora-chefe (além de criadora) do Não Óbvio. A jovem de 23 anos é autora de seis livros e, além de escrever no Não Óbvio, é também colunista do jornal Correio da Bahia e faz análises de filmes, séries e músicas no seu canal de YouTube e blog Sem Quases. A poetisa, contista e cronista ficou conhecida na web, principalmente, pelas suas frases, que circulam em plataformas como Pinterest e Instagram. Brunt descreve a si como uma apaixonada por metáforas e entrelinhas, além de ter como maior prazer o de compartilhar tudo o que encontra de mais intenso e menos óbvio por aí.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: