10 CANAIS DO YOUTUBE COM INSPIRAÇÕES E DICAS PARA ESCREVER MELHOR

Professores de gramática, escritores renomados, donos de editoras e outros profissionais elaboram dicas para quem deseja entrar no universo da escrita criativa ou apenas para quem quer aprimorar o próprio vocabulário e a produção textual. Com canais lúdicos e até alguns que trazem textos recitados para inspirar, confira uma lista especial que pode induzir a escrita a ser meio simples na sua rotina.

Escrever é um dos melhores meios para fixar e organizar ideias. Quem elabora uma redação prazerosa sem grandes dificuldades, acaba ganhando mais de meio caminho andado para aguçar a própria criatividade em diversas outras áreas, além de facilitar a disciplina diária.

De tal forma, é fácil perceber o quanto a escrita é tema de suma importância não somente para alunos que desejam produzir bem no ENEM, para quaisquer graduandos ou para escritores de plantão. É algo que pode ser aprimorado por qualquer ser humano, bastando um empurrão e, hoje, o YouTube pode ser um dos melhores deles.

Resultado de imagem para book illustration digital gif

Canais com profissionais de diferentes áreas da literatura deixam produções gratuitas para quem quer embarcar no universo da escrita criativa ou apenas receber dicas para produzir textos com mais fluidez.

Com dicas diretas para autores que desejam levar melhorias para a própria carreira e com temas que podem servir para qualquer pessoa, o NÃO ÓBVIO preparou uma lista de canais do YouTube nada óbvios que podem ajudar você a aprimorar suas elaborações textuais:

1. Ficçomos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O canal Ficçomos é gerenciado pela carioca Wlange Keindé, estudante de Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

A jovem de 21 anos, que escreve em sites como Ficção em Tópicos e Wattpad, pesquisa e estuda conceitos próprios da literatura e da escrita, além de casos literários de diversos cantos do mundo. A partir dos conhecimentos que aprofunda, a youtuber elabora análises, dando dicas práticas para novos autores e para qualquer um que deseje uma escrita mais criativa e fluída.

Wlange aborda métodos e técnicas comprovadas, como o Snowflake para a criação e organização de um roteiro literário.

O canal Ficçomos traz quadros como um específico de Gramática, de criação e compreensão de Poesias e de um guia especial sobre plataformas digitais para escritores como o Wattpad. Uma playlist de vídeos apenas para escritores iniciantes também não fica de fora.

☌ Em geral, o canal é atualizado uma vez por semana.

2. Carreira Literária

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Fundadora da editora Oito e Meio, editora com foco na publicação de escritores brasileiros contemporâneos, Flávia Iriarte é também editora, publisher, escritora e empresária do meio editorial.

Em meio aos seus projetos, está o Carreira Literária, comunidade online voltada para a profissionalização de escritores, editores e outros profissionais ligados à literatura. O Carreira ganhou a sua versão para canal de YouTube, no qual traz vídeos voltados para dicas de escrita criativa e para publicação – e divulgação – de livros.

Para quem não é escritor, o canal continua sendo um meio de aprendizado diferenciado. Os estudos de casos feitos por Flávia, bem como os vídeos repletos de exemplos, podem dar suportes para quem deseja divulgar quaisquer outros produtos pela web ou para quem apenas deseja escrever com maior tranquilidade.

Por vezes contando também com convidados, o canal une palestras, minicursos, treinamentos ao vivo e vídeos semanais sobre criação literária e o mercado que circunda o tema.

☌ Em geral, o canal é atualizado uma vez por semana.

3. Bel Rodrigues

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Bel Rodrigues é graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduanda em Criminologia. A youtuber acumula mais de 629 mil inscritos no seu canal e, nele, traz conteúdos voltados diretamente à literatura.

Dentre os diversos vídeos, é possível encontrar recomendações e resenhas de livros, além de comparativos entre obras literárias e cinematográficas. Um quadro específico somente para dicas de escrita também não fica de fora. A youtuber, inclusive, tem bagagem para tratar do tema não somente por ser leitora assídua e por ter feito cursos que incrementam compreensões. Ela também é autora dos livros 13 Segundos e Amor nos Tempos de Likes.

Filmes, séries de TV e criminologia são outros dos assuntos abordados, que podem servir como incrementos para quem deseja mergulhar na escrita criativa. Bel elabora críticas sobre as narrativas de diversas obras e, no âmbito da criminologia, conta casos reais que podem servir como meio para aguçar curiosidades e compreensões humanas.

No canal é também possível encontrar playlists sobre autores diversos, com vídeos que tratam de vidas e obras dos artistas, o que também pode ser um prato cheio para novos formatos e inspirações.

☌ O canal é atualizado uma vez por semana.

4. Toda Poesia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Com direção geral de Guilherme L. Pina, o projeto Toda Poesia não se trata do livro de Leminski, apesar de carregar o mesmo título. O canal é focado nos registros de pessoas recitando seus poemas preferidos ou versos de autoria própria. São atores, escritores e cidadãos diversos que se misturam pelo canal de vários rostos e várias vozes.

Com imagens em preto e branco, o projeto já acumula mais de 200 vídeos e a maioria conta com leituras de textos de grandes nomes da poesia nacional, como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Manoel Bandeira e Vinícius de Moraes.

Seja para autores iniciantes ou apenas para quem deseja fazer leituras de uma forma mais lúdica, o espaço pode ser meio ideal para que o universo poético sirva como inspiração e aprendizado.

☌ O canal é atualizado uma vez por semana.

5. Vilto Reis

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Autor do romance Um Gato Chamado Borges, livro finalista do Prêmio SESC 2015, tendo contos publicados em diversas revistas online, o autor Vilto Reis esteve na equipe do site Homo Literatus, além de participar de outros projetos como a RUSGA – Cursos Para Escritores, Editora Nocaute e a Revista Pulp Fiction.

Atualmente, o escritor apresenta o podcast 30:MIN, também sobre literatura, e tento mantém o seu canal de Youtube atualizado. Nos vídeos,
Vilto apresenta a sua rotina de escritor em vlogs, ainda apresentando um quadro com dicas práticas para autores. Com listas do que indica que um autor não faça ou com temas como: Como Construir um Bom Final, o youtuber pode dar suporte também para aqueles que somente buscam produzir melhores redações.

No canal, Vilto também têm mantido as dicas para escritores através do quadro A Arte da Ficção, no qual se baseia no livro do autor David Lodge para apresentar métodos criativos – os quais explica e incrementa nas produções.

☌ Em geral, o canal é atualizado duas vezes por semana.

6. Professor Neslon

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O professor Noslen Borges é formado em Letras, com enfoque em Português e Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Com mais de 10 anos experiência em docência, o profissional trabalha com gravação de videoaulas, pré-vestibulares e ensino médio. Em paralelo aos projetos digitais e presenciais, Noslen mantém também o seu trabalho de educação à distância em universidades.

Com dinamismo, o professor também apresenta aulas variadas no seu canal de YouTube, que acumula mais de dois milhões de inscritos. Nele, além de tirar dúvidas de gramática, com quadros especiais para assuntos como Sintaxe e Semântica, Noslen também dá aulas completas de Literatura, abordando temas como Trovadorismo e Barroco.

As aulas são sempre bem objetivas, ainda que aprofundem os tópicos principais de cada assunto. Entre 10 a 15 minutos, o vídeo chega ao seu fim. Os mais longos, contam com 20 minutos (e olhe lá). Dentro do próprio canal do professor, é possível também encontrar vídeos com exercícios diversos.

☌ Em geral, o canal é atualizado duas vezes por semana.

Imagem relacionada

Seguindo a mesma linha lúdica de ensino online e gratuito do professor Noslen, outros canais de YouTube ensinam Gramática e aprofundam temas à parte, como a produção literária e história de vida de alguns autores renomados.

Confira outros três canais para ter aulas completas através da plataforma de vídeos:

7. Redação Online

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

8. Textando Português

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

9. Redação e Gramática

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

10. Sem Quases

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A jornalista e escritora que aqui vos fala está reativando o próprio canal de YouTube, no qual aborda, principalmente, análises das simbologias dos filmes, das séries e das músicas (clipes e letras).

No canal Sem Quases, que é também um blog vinculado do NÃO ÓBVIO, já deixei dicas para divulgações dos trabalhos de escritores e blogueiros, além de vídeos com poesias e textos recitados que podem servir como meios para inspiração criativa.

Em breve, um quadro com mais textos recitados estará sendo constantemente atualizado no canal, bem como mais vídeos sobre a vida de escritor(a) irão surgir.

Apesar dos temas diretos não aparecerem com frequência atualmente, a análise de simbologias de artes e tramas diversas também já serve como porta criativa para novas narrativas e visões sobre construção de roteiro.

☌ Em geral, o canal é atualizado uma vez por semana.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: