16 SÉRIES DE REFORMAS E DECORAÇÃO PARA INSPIRAR

Decorar é forma de autoconhecimento e de organização. Visando a praticidade e a criatividade, séries nacionais e de outros cantos do mundo, sempre com toques de reality show, formulam dicas de decoração que podem ir desde a tentativa de economizar até dicas arquitetônicas ou de como tirar fotos mais atrativas dos ambientes. Confira produções nada óbvias e outras que podem ser mais conhecidas por quem é fissurado no assunto.

Decorar é misturar utilidades práticas com poesia. A decoração pode ajudar a organizar o interior de alguém, assim como pode expressar muito sobre a personalidade de cada um. É óbvio que nem sempre ela fica como foi sonhado, já que o bolso pode apertar e o tempo de dedicação pode não ser permitido pela vida corrida.

Resultado de imagem para gif decor illustration online

Mas algumas séries de TV, muitas com o cunho de reality show, trazem como missão justamente a possibilidade de deixar um lar mais próximo do que o morador sonhou.
Foi com vertentes assim que títulos como Irmãos à Obra e Ordem na Casa, ambas disponíveis na Netflix, se tornaram sucessos.

Com dicas para organizar e decorar a casa, seja ela do tamanho que for, o NÃO ÓBVIO separou produções que trazem especialistas e histórias com conteúdos para os mais variados gostos, tanto no Brasil quanto em outros cantos do mundo.

As obras formulam dicas que podem ir desde como tirar fotos mais atrativas dos ambientes até tutoriais de Faça Você Mesmo. Confira produções nada óbvias e outras que já podem ser mais conhecidas por quem é fissurado no assunto.

1. Decora | GNT

Todas as imagens são de divulgação ou reprodução dos programas indicados

A produção Decora atualmente é apresentada pelo arquiteto Maurício Arruda, que a cada semana procura melhorar a organização e a vida das pessoas através da reforma de um dos cômodos das casas.

Tendo como mote a organização, os projetos do profissional costumam visar melhoras práticas para muito além da estética, mas sem também a deixar de lado. Os moradores sempre recebem a reforma pronta ao final e costumam ficar surpresos e emocionados com as mudanças executadas pelo arquiteto.

Uma das novidades da última temporada são os efeitos da computação gráfica, que agora são também utilizados e apresentados por Arruda no decorrer dos planejamentos.

☌ Ano: 2011 – presente. 
☌ Temporadas: 13 | em continuação.
☌ Quantidade de episódios: em torno de 20 por temporada.
☌ Finalizada? Não.
☌ Disponível em: GNT Play. | trechos no canal Casa GNT.
Na TV: terças, às 21h30 | quartas, às 2h, 6h45, 18h05 e 19h.

2. Do Velho ao Novo | Discovery Home & Healt

A série Do Velho ao Novo mostra como o casal Chip e Joanna Gaines transforma casas decadentes, mas com grande potencial, em vitrines que ajudam a revitalizar bairros inteiros.

Cada episódio exibe todo o processo de busca e reforma de uma casa, com dicas práticas dos dois para inspirar os espectadores que também têm vontade de fazer algumas mudanças em seus lares, sejam sutis ou mais drásticas.

☌ Ano: 2018 – presente. 
☌ Temporadas: 02 | em continuação.
☌ Quantidade de episódios: em torno de 13 por temporada.
☌ Finalizada? Não.
☌ Disponível em: Discovery Brasil Play. | trechos no canal Discovery Home & Healt.
Na TV: quintas, às 10h44 (no Discovery Home & Healt).

3. Reforme na Baixa, Fature na Alta | Netflix

Na série original da Netflix, a designer de interiores Genevieve Gorder e o especialista em mercado mobiliário Peter Lorimer viajam pelos Estados Unidos para reformar imóveis de aluguel pouco atrativos a turistas, transformando-os em negócios lucrativos e com uma decoração de cair o queixo.

Na série, os proprietários recebem insights dos profissionais sobre como melhor fotografar, anunciar, administrar e receber os hóspedes. Dicas de restaurantes e lojas locais também são incluídas. Os episódios contam, por exemplo, com uma casa flutuante em Seattle, Washington, uma de pedra no Brooklyn, em Nova York, e um quartel de bombeiros em Washington, D.C.

Um outro ponto bacana da série é que as dicas de marketing deixadas podem servir como alertas para quaisquer empreendedores, com detalhes que podem ser vistos como analogias para outras formas de como lidar com clientes, por exemplo.

☌ Ano: 2018 – 2018. 
☌ Temporadas: 01.
☌ Quantidade de episódios: 8.
☌ Finalizada? Segunda temporada ainda não confirmada.
☌ Disponível em: Netflix.

4. Olho Mágico – Reforma de Vizinhos | GNT

E se você tivesse que decorar um cômodo da casa do seu vizinho ou tivesse que entregar o seu lar para que ele fizesse a decoração? São essas as questões que inspiram o reality Olho Mágico.

Eles são vizinhos próximos, conhecem os hábitos uns dos outros e compartilham um pedaço de suas vidas cotidianas. Moram no mesmo condomínio, vila ou prédio. Suas vidas são diferentes, mas as plantas de suas casas são iguais, e hoje ambos precisam da mesma coisa: redecorar um de seus cômodos.

Em cada episódio de Olho Mágico, dois ambientes com plantas idênticas vão sofrer a intervenção de um profissional que vai fazer um melhor aproveitamento do espaço de acordo com o perfil de cada morador. Renata Bartolomeu, Carolina Wambier e Leila Bittencourt compõem o trio de decoração da série e serão responsáveis pelas transformações.

Sem qualquer briefing mais detalhado do dono da casa, o trabalho será feito de acordo com o que cada um imagina ser o melhor para o outro. O nível de cumplicidade e amizade entre os participantes é o que vai determinar os erros e acertos das empreitadas.

Repleta de dicas práticas sobre decoração e reformas, Olho Mágico irá mergulhar no universo da convivência humana, revelando o quanto de nossa personalidade pode transparecer nos objetos que compõem nossa casa. Erros e acertos nas intervenções compõem a série que mistura decoração e relacionamento, onde a diversão pode estar esperando na porta ao lado.

☌ Ano: 2015 – 2018. 
☌ Temporadas: 3.
☌ Quantidade de episódios: em torno de 40 por temporada.
☌ Finalizada? Sem nova temporada confirmada.
☌ Disponível em: GNT Play.

5. Incríveis por Dentro | Netflix

A frase “nunca julgue um livro pela capa” pode parecer batida, mas surge com uma nova face na nova série documental da Netflix. A ideia da produção Incríveis por Dentro é explorar casas normais em vizinhanças que podem aparecer não serem nada além do que se espera, mas que, por dentro, possuem decorações surpreendentes.

Durante cada episódio, são apresentadas duas casas já construídas e também uma construção é acompanhada desde o planejamento do projeto até o final.

Cada fragmento da reforma ou construção do espaço exibem a personalidade e as paixões dos respectivos moradores. Na série, é possível acompanhar detalhes como um aquário gigante, um museu de Sci-Fi e até uma coleção de bonecos de filmes de terror. 

A obra também traz moradores que escolheram lugares diferentes para transformar em um lar, como um barco, um contêiner ou uma igreja antiga.

☌ Ano: 2018 – 2018. 
☌ Temporadas: 01.
☌ Quantidade de episódios: 12.
☌ Finalizada? Sem nova temporada confirmada.
☌ Disponível em: Netflix.

6. Santa Ajuda | GNT

Economia, sustentabilidade e ambientes funcionais. Assim é feita a base da série Santa Ajuda, que traz soluções para aquela bagunça que poucos saberiam, de cara, como resolver. Apresentado pela atriz Micaela Góes, o programa traz soluções práticas, geralmente baratas e sempre viáveis para organizar o espaço e, consequentemente, o dia a dia de quem mora no local.

No programa é possível aprender a reutilizar peças, a comprar em lojas populares, além de ver ideias criativas sobre aproveitamento de espaço, como dicas para deixar o ambiente pequeno com uma sensação de estar mais amplo.  

☌ Ano: 2011 – presente. 
☌ Temporadas: 11.
☌ Quantidade de episódios: em torno de 13 por temporada.
☌ Finalizada? Não.
☌ Disponível em: GNT Play. | trechos no canal GNT.
Na TV: terças, às 21h.

7. As Casas Mais Extraordinárias do Mundo  | Netflix

Casas suspensas, construídas em ambientes pouco habitados, presas em um penhasco ou enterradas na terra. Em As Casa Mais Extraordinárias do Mundo, o arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin viajam pelo mundo em busca de casas fora do óbvio com construções e decorações completas.

Estados Unidos, Portugal, Suíça e Japão são alguns dos cantos do mundo por onde a produção passa. A maioria dos projetos residenciais apresentados acabam estando em locais exorbitantes, mas o bacana é conferir a tentativa dos arquitetos para que algo ecologicamente correto seja feito.

☌ Ano: 2017 – 2018. 
☌ Temporadas: 02.
☌ Quantidade de episódios: 12.
☌ Finalizada? Não. Terceira temporada confirmada.
☌ Disponível em: Netflix.

8. Missão Design | GNT

No reality apresentado por Fernanda Paes Leme, a cada episódio, três designers se enfrentam a missão é criar um cômodo dentro de um contêiner, de 3x4m, usando objetos, novos ou usados, que estejam dentro de um orçamento bem limitado.

Após as elaborações, um time de jurados avalia e decide o vencedor da rodada, usando critérios como consciência ambiental, criatividade, bom uso dos materiais, do tempo e do dinheiro.

☌ Ano: 2018 – presente. 
☌ Temporadas: 01 | em continuação.
☌ Quantidade de episódios: não definido.
☌ Finalizada? Não.
☌ Disponível em: GNT Play. | trechos no canal Casa GNT.
Na TV: quintas, às 18h | sextas, às 23h30.

9. The Great Interior Designs Challenge | Netflix

O reality show britânico The Great Interior Designs Challenge consiste em uma competição anual, na qual designers de interiores amadores devem transformar completamente alguns cômodos, com orçamento e tempo bastante apertados.

A série começa com apenas quatro designers amadores, que reprojetam uma sala em um prédio histórico, geralmente aqueles que foram convertidos em apartamentos ou residências. Um dos estilistas é eliminado no final do episódio, e o segundo e terceiro episódios continuam até que um designer amador seja o finalista em questão.

Em seguida, o show traz quatro novos designers e repete o ciclo. Em vez de um dilúvio de 16 designers que recebem introduções no nível da superfície, é possível conhecer de forma aprofundada quatro de cada vez.

☌ Ano: 2014 – presente. 
☌ Temporadas: 04 (02 na Netflix).
☌ Quantidade de episódios: em torno de 15 por temporada.
☌ Finalizada? Não.
☌ Disponível em: Netflix.

10. Grand Designs | Netflix

Voltado para casas diferentes do que é costumeiramente visto na cultura do local, o seriado britânico Grand Designs mostra todo o processo de construção e/ou reforma – dos desejos dos moradores até o produto final.

Apresentado pelo designer, escritor e apresentador Kevin McCloud, o foco fica para projetos arquitetônicos construídos do zero, que são incomuns e muitas vezes elaborados. Em meio aos casos, os episódios também não fogem da decoração como um dos pontos principais.

Além da parte de arquitetura e construção, os episódios também se aprofundam na saga das famílias. Em muitos deles, é possível acompanhar a angústia das pessoas por colocar todas as economias em um projeto, além de lidar com as divergências entre os objetivos e a alegria de realizar o sonho.

☌ Ano: 1999 – presente. 
☌ Temporadas: 18 (apenas a 14ª na Netflix).
☌ Quantidade de episódios: em torno de 8 por temporada.
☌ Finalizada? Sem nova temporada confirmada.
☌ Disponível em: Netflix.

11. Cabanas Nada Básicas (Cabins in the Wild) | Netflix

Para quem busca inspirações para ambientes pequenos, a série Cabanas Nada Básicas pode ser um meio para dicas e imagens que gerem outras ideias.

Nos episódios da primeira temporada, o engenheiro Dick Strawbridge e o artesão Will Hardie visitam oito cabanas elaboradas para um hotel pop-up no País de Gales e constroem a nona por conta própria, indo dos detalhes decorativos até os ângulos arquitetônicos em si.

☌ Ano: 2017 – 2017. 
☌ Temporadas: apenas a 1ª temporada na Netflix.
☌ Quantidade de episódios: 4.
☌ Finalizada? Sem nova temporada confirmada.
☌ Disponível em: Netflix.

12. House Hunters International | HGTV

A série House Hunters mostra indivíduos, casais e famílias que estão à procura da casa ideal. O programa se concentra na experiência emocional de encontrar e comprar um imóvel e em cada episódio revela todo o processo de busca.

Já House Hunters International, é um spin-off que apresenta as buscas e compras dessas moradias em outros países (diferentes de onde vieram os personagens reais e principais de cada episódio). Imagine as tensões de negociação em uma língua estrangeira, por exemplo.

Nas primeiras temporadas da série, os preços e locais nunca foram mencionados, o que é modificado no spin-off. O show ainda revista os compradores em sua nova casa algumas semanas ou meses depois, onde eles descrevem as mudanças que fizeram e o efeito que a nova casa tem em sua vida.

☌ Ano: 2006 – presente. 
☌ Temporadas: 88 | em continuação.
☌ Quantidade de episódios: em torno de 15 por temporada.
☌ Finalizada? Não.
☌ Disponível em: HGTV Play.

13. Mais Cor, Por Favor | GNT

É possível transformar ambientes usando as cores e as próprias mãos. É nisso que acredita Thalita Carvalho, publicitária, especialista em trabalhos manuais e blogueira. Na série Mais Cor, Por Favor!, a cada episódio Thalita vai conhecer a história de um personagem (ou grupo) que esteja em busca de uma transformação na decoração da área externa de sua casa.

Enquanto trabalha, Thalita ensina o passo a passo de como reformar e construir móveis, pintar paredes e produzir objetos decorativos. Tudo com muita criatividade e pouco orçamento.

Para as transformações no estilo “faça você mesmo”, Thalita vai mostrar que uma rede de amigos pode ser muito útil. E provar que qualquer um é capaz de fazer a reforma de sua casa, mesmo que não tenha experiência alguma com trabalhos manuais.

O projeto ainda conta com Gabriela Pileggi, forma em Direito, que decidiu mergulhar no mundo das plantas após um curso de florista. Hoje ela cuida do paisagismo do Mais Cor, Por Favor.

☌ Ano: 2018 – presente. 
☌ Temporada: uma | renovada para mais duas. 
☌ Quantidade de episódios: 13.
☌ Finalizada? Não.
☌ Disponível em: GNT Play.

14. O Mundo Segundo os Brasileiros | Band

O programa de TV O Mundo Segundo os Brasileiros percorre os diversos roteiros turísticos do mundo, desde os mais visitados até os menos explorados. Para a apresentação, o telespectador acompanha a visão de brasileiros residentes, que apresentam como é o dia a dia nos destinos visitados.

Cultura, culinária e detalhes diversos de arquitetura e design de cada lugar ficam nos tópicos principais sempre apresentados. Referências para decoração que podem inspirar em qualquer canto do mundo não ficam de fora das oito temporadas produzidas, com mais de 141 cidades retratadas.

☌ Ano: 2011 – 2018. 
☌ Temporadas: 08.
☌ Quantidade de episódios: 141 no total.
☌ Finalizada? Sem nova temporada confirmada.
☌ Disponível em: Vídeos Band. | canal de YouTube O Mundo Segundo os Brasileiros.

15. Casa Brasileira | GNT

Casa Brasileira é uma série documental que traz as visões dos mais importantes arquitetos e designers do país. A cada episódio, os profissionais falam de seus projetos, suas influências e escolhas, sempre refletindo sobre o jeito brasileiro de morar.

Diversos clientes famosos e admiradores de suas trajetórias também falam da relação com arquitetura e decoração. Com direção de Alberto Renault, a obra é um passeio pelos hábitos, tradições e particularidades da arquitetura e do design do país.

☌ Ano: 2010 – presente. 
☌ Temporadas: 7.
☌ Quantidade de episódios: em torno de 13 por temporada.
☌ Finalizada? Não.
☌ Disponível em: GNT Play.
Na TV: domingos, às 21h30.

16. Secrets of Great British Castles | Netflix

Secrets of Great British Castles é uma série de documentários de história britânica produzida pela Sideline Productions e agora disponibilizada na Netflix. Nela, o historiador Dan Jones explora o apogeu das mais famosas construções britânicas.

A série, porém, não fica somente no âmbito arquitetônico e aborda o dia a dia dos ilustres moradores dos castelos e outros locais apresentados, aprofundando a relação das construções com a cultura.

☌ Ano: 2015 – 2016. 
☌ Temporadas: 2 (1 temporada na Netflix)
☌ Quantidade de episódios: 12 no total (6 na Netflix).
☌ Finalizada? Sem nova temporada confirmada.
☌ Disponível em: Netflix.

Outras séries sobre arquitetura e decoração disponíveis na Netflix são: The Art of Design (veja na nossa lista de séries não óbvias sobre diferentes profissões); Everyday Miracles e Big dreams, Small Spaces (focada em jardins).

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: