7 FILMES NÃO ÓBVIOS PARA CHORAR RIOS

Para quem busca se emocionar com narrativas profundas, conheça sete tramas que fogem das listas costumeiras vistas por aí e que abordam as adversidades da vida, perdas, doenças degenerativas, relações humanas, consequências de guerras e muitas lições.

Chorar pode ser um meio de força e não de fraqueza. Longas como Divertida Mente têm tentado cada vez mais exemplificar a importância de saber se jogar nas lágrimas em certas situações – para assim sair delas com mais sorrisos. E é com tal noção que muitas tramas chegaram nas telonas marcando corações por emocionarem o público.

Seja por causa do clima, um dia ruim no trabalho ou um término de relacionamento, produções que geram reflexões ao ponto de gerar lágrimas podem ser as melhores para deixar o dia mais leve.

Filmes como Ponte para Terabítia e o alternativo Anomalisa são conhecidos por emocionar o público de diferentes maneiras. Assim como os dois, produções que vão para muito além dos romances ou das nostalgias, conseguem ser profundas e tocar a alma.

Para quem quer terminar de conferir uma trama ficando em posição fetal e refletindo sobre a vida e, ainda assim, ganhando diversas inspirações, confira obras sobre a maneira de encarar a perdas, de lidar com objetivos, de melhorar as relações humanas e de querer ligar para quem deu saudade.

Veja esses e outros variados temas em filmes que não são tão conhecidos pelo grande público, mas que valem um lencinho tanto quanto outros famosos. Confira:

Veja também uma lista de filmes sobre cachorros para chorar mais!

1. 100 metros

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Baseado na história real do espanhol Ramón Arroy, o longa 100 Metros narra a trajetória do publicitário sedentário que é diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos de idade. No início do tratamento, Ramón ouve de outro paciente que em pouco tempo não conseguiria sequer caminhar 100 metros. 

O filme acompanha a jornada de sofrimento com as limitações nos movimentos e na fala, e sua superação, que são vencidas com a ajuda do esporte. Ramón resolve participar de um Ironman: a mais famosa e desafiadora prova de triathlon do mundo (3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida).

Para se preparar, e por insistência de sua esposa, o protagonista passa a ter o sogro como seu instrutor em sua recuperação física e treinos. A relação difícil dos dois acaba se transformando com a proximidade.

Com o mantra render-se não é uma opção, a narrativa aborda temas como sonhos, dedicação e a força de acreditar, mesmo quando tudo parece perdido. É a sugestão para quem quer se emocionar com uma história real sobre superação, resiliência e a vontade de fazer a vida valer à pena. 

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Direção: Marcel Barrena
☌ Elenco: Dani Rovira, Karra Elejalde, Alexandra Jiménez
☌ Gênero: Drama/Biografia
☌ Duração: 1h48
 Lançamento: 10 de março de 2017 (BRA)

2. Sete Minutos Depois da Meia-Noite

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Dirigido pelo espanhol Juan Antonio Bayona, Sete Minutos Depois da Meia-Noite é baseado no romance homônimo escrito por Patrick Ness, que também assina o roteiro do longa e aborda a história de Conor O’Malley (Lewis MacDougall), um garoto de 12 anos, que encontra refúgio de seus problemas no mundo da fantasia.  

Abalado pela doença da mãe (interpretada por Felicity Jones), o jovem começa a perder o sono ao ter  pesadelos sobre a possibilidade de perdê-la. Em uma noite, exatamente sete minutos após a virada do dia, ele recebe a visita de um monstro em forma de uma árvore gigante que irá mudar a relação de Conor com a vida. 

Os dois resolvem fazer um trato: o monstro irá contar três histórias e, em troca, Conor irá falar sobre si. Durante todas as noites, vista após visita, ao verbalizar o que sente e vive, o jovem começa a entender e encontrar sua força para superar as dificuldades da vida. 

Um drama poético e intimista sobre perdas, coragem e dor. Que utiliza o mundo da fantasia para demostrar a complexidade da vida e a maneira como o ser humano lida com as adversidades. 

☌ Onde assistir: Netflix, Youtube Filmes e Google Play
☌ Direção:  J.A. Bayona
☌ Elenco: Lewis MacDougall, Sigourney Weaver, Felicity Jones 
☌ Gênero: Drama/Fantasia
☌ Duração: 1h48
 Lançamento: 5 de janeiro de 2017 (BRA)

3. Mary & Max – Uma Amizade Diferente

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Escrito e dirigido por Adam Elliot, a animação australiana em stop motion Mary & Max – Uma Amizade Diferente, narra a comovente história de uma improvável amizade entre uma menina australiana e um americano de meia-idade, que sofre de Síndrome de Asperger

Os dois protagonistas têm suas vidas cruzadas quando a solitária Mary Dinkle escolhe um nome aleatório na lista telefônica e, motivada por uma dúvida infantil decide escrever ao nova-iorquino Max Jerry Horowitz. 

Junto à carta, alguns desenhos e uma barra de chocolate. O suficiente para começar uma linda história de amizade que segue a troca de cartas durante 20 anos.

Um drama sobre solidão e o valor da amizade. Sobre a ingenuidade dentro de temas complexos e a importância da empatia, ao entender as dificuldade de quem enfrenta a vida com a Síndrome de Asperger. 

☌ Onde assistir: Looke e NetMovies
☌ Direção:  Adam Elliot
☌ Elenco: Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana  
☌ Gênero: Drama/Animação
☌ Duração: 1h32
 Lançamento: 16 de abril de 2010 (BRA)

5. Amor

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O sensível longa Amor acompanha a trajetória do casal de idosos Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), que vivem sozinhos em uma casa confortável em Paris, na França. A história se torna dramática quando Anne sofre um acidente vascular cerebral (AVC) e precisa fazer uma cirugia. 

É o início de uma nova fase da vida para o casal. Anne volta para casa com sequelas, seu lado direito está paralisado. Em sua luta para conservar sua autonomia e sabendo da condição degenerativa, Anne faz o difícil pedido para que seu marido não a leve de volta ao hospital.

Com temas como a perda da capacidade de cuidar de si mesma, lucidez e solidão, o longa é um doloroso retrato sobre sobre companheirismo e aceitação, que emociona ao despertar reflexões sobre envelhecer.

Vendedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013 e indicado em outras 4 categorias, incluindo Melhor Atriz para Emmanuelle Riva e Melhor Filme. 

☌ Onde assistir: Google Play
☌ Direção:  Michael Haneke
☌ Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert 
☌ Gênero: Drama/Romance
☌ Duração: 2h07
 Lançamento: 18 de janeiro de 2013 (BRA)

4.Túmulo Dos Vagalumes

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Produção dos Studio Ghibli, a animação Túmulo dos Vagalumes narra a história dos irmãos Setsuko e Seita, que vivem no Japão e perdem tudo durante a Segunda Guerra Mundial. 

Os dois acabam num abrigo isolado na floresta, onde lutam contra a fome e doenças e se divertem com as luzes dos vaga-lumes. Com momentos dolorosos, de uma luta desesperada para sobreviver, o longa mostra como a guerra pode afetar cruelmente a vida das crianças. 

Sobre esperança, relações humanas e a indiferença. Uma crítica a guerra e à violência que ela traz para a vida das pessoas. Comovente e arrasador. 

☌ Onde assistir: adquira o DVD
☌ Direção:  Isao Takahata
☌ Elenco: Tsutomu Tatsumi, Ayano Shiraishi, Akemi Yamaguchi 
☌ Gênero: Drama/Animação
☌ Duração: 1h29
 Lançamento: 24 de novembro de 1989 (BRA)

6. Um Momento Pode Mudar Tudo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A trama de Um Momento Pode Mudar Tudo acompanha a história de Kate (Hilary Swank), uma pianista clássica que recebe o diagnóstico da esclerose lateral amiotrófica (mesma doença explorada em 100 metros, primeiro filme citado na lista).

Aprendendo a lidar com as mudanças e necessitando de cuidados, Kate decide contratar contratar Bec (Emmy Rossum), uma estudante sem experiência e perspectiva em sua carreira, como sua curadora.

O filme explora uma jornada de desconstrução e amizade, que no meio de tantas diferenças encontram o caminho de cuidado e amor. Também impulsiona a reflexão sobre as formas de tratamento, e como a sociedade e os padrões pré formados podem influenciar na vida do paciente que sofre com uma doença degenerativa. 

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Direção:  George C. Wolfe
☌ Elenco: Hilary Swank, Emmy Rossum, Josh Duhamel
☌ Gênero: Drama
☌ Duração: 1h42
 Lançamento: 02 de abril de 2015 (BRA)

7. Beasts of No Nation

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Lançado em 2015, o primeiro longa com produção da Netflix, Beasts of No Nation é um drama baseado no livro homônimo e aborda a história do Agu (Abraham Attah), uma criança que mora em um país em guerra. Separado de sua família, o menino é encontrado por um grupo de guerrilheiros e transformado em soldado. 

Uma história trágica e brutal que impacta ao retratar as consequências de uma guerra civil e o destino de crianças e jovens em meio a realidade que vivem.

Recebeu uma indicação para o Globo de Ouro 2016, com Idris Elba concorrendo na categoria Melhor Ator Coadjuvante.

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Direção:  Cary Joji Fukunaga
☌ Elenco: Abraham Attah, Emmanuel Affadzi, Ricky Adelayitor 
☌ Gênero: Drama/Guerra
☌ Duração: 2h17
 Lançamento: 16 de outubro de 2015 (BRA)

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: