5 FILMES NADA ÓBVIOS DISPONÍVEIS NA NETFLIX PARA QUEM AMA DANÇA

Conheça tramas que não estão entre as mais conhecidas e que fazem críticas sociais com reflexões poéticas através de eletrizantes cenas de dança. Nesses longas de diversos cantos do mundo, os movimentos são pontos de foco dos bem embasados roteiros.

Quem nunca se sentiu inspirado(a) a dançar ao assistir Ritmo Quente? Ou reproduziu os famosos passos dançados por John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite? A verdade é que cenas coreográficas bem pensadas podem tornar qualquer filme ainda mais poético e repleto de mensagens nas entrelinhas. Em alguns casos, a dança não é apenas um elemento que compõe a trama, mas o fio condutor de toda a história.

As passagens dançantes dos filmes Cantando na Chuva, Grease e Flashdance entraram para a história do cinema. Mas se engana quem pensa que só os musicais possuem coreografias intensas, empolgantes e que acrescem a trama. Filmes como Pulp Fiction, O Lado Bom da Vida, Pequena Miss Sunshine e até As Branquelas contam com cenas de dança bem populares entre os aficionados por cinema.

Ela Dança, Eu Danço é um bom exemplo de que os cinéfilos podem dar bons espaços para obras em que a dança é posta no centro do roteiro. O primeiro longa-metragem da franquia, a qual já conta com seis histórias de sucesso, foi lançado em 2006. O filme pode até ter dividido a opinião dos críticos, mas a bilheteria foi satisfatória. Com a arrecadação de US$ 114,2 milhões, superou-se em quase dez vezes o orçamento de US$ 12 milhões.

Desde o século XVII, a dança é considerada uma arte. Apenas outras seis manifestações são tratadas com o mesmo prestígio na sociedade pós-moderna: música, pintura, escultura, literatura, arquitetura e cinema. E é também por unir características de diferentes expressões artísticas que os produtores cinematográficos conseguem produzir longas dançantes cada vez mais ricos e inspiradores.

Por saber o quanto a dança pode enriquecer histórias é que o NÃO ÓBVIO foi além dos títulos mais famosos e selecionou (sem ordem de preferências) filmes nada clichês para quem ama dança e cinema.

A melhor parte é que eles estão disponíveis na Netflix e você vai poder assistir hoje mesmo. Mas, atenção, porque ao final desta lista, há também uma dica bônus pra lá de especial. Confira:

1. Batalhas


Amalie é uma adolescente que mora em uma casa de luxo e leva uma vida muito confortável. Mas, apesar do esforço para realizar o sonho de se tornar uma bailarina, a garota não tem um bom desempenho no ballet. De acordo com a professora de Amalie, ela não transmite sentimento ao dançar, é como se estivesse completamente vazia.

Com a falência do pai, a aspirante a bailarina é transportada para um contexto socioeconômico muito diferente do que sempre esteve acostumada. É diante dessa nova realidade – com a vida literalmente fora do ritmo normal – que Amalie é apresentada ao universo do hip-hop por Mikael, com quem passa a viver um romance. Rapidamente, Amalie evolui como dançarina e passa a entender melhor o seu corpo e transmitir seus sentimentos através de cada movimento: do mais simples ao mais complexo.

O filme aborda aquela já conhecida mistura entre o ballet clássico e o hip-hop. Mas não se engane, apesar da temática comum, esse longa está longe de ser clichê e entediante. As reflexões das entrelinhas são inúmeras, a trilha sonora é empolgante, a atuação dos personagens é natural e a proposta das batalhas é muito poética. Até porque Amalie vive grandes batalhas internas ao mesmo tempo, especialmente entre a relação com as colegas do ballet e os seus próprios sentimentos.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama
Duração: 1h 35min
Lançamento: 2018
Direção: Katarina Launing
Elenco: Lisa Teige, Fabian Svegaard Tapia, Vebjørn Enger
Nacionalidade: Norueguês

2. ABCD (Any Body Can Dance)


A paixão de Vishnu pela dança é tão visceral que ela se tornou a razão do seu viver. Mas, quando Vishnu é demitido da companhia de dança que ajudou a construir, sua vida perde o sentido. Então, ele – que é considerado o melhor dançarino da Índia – cogita desistir de tudo e deixar Mumbai, a maior cidade do país.

No entanto, às vésperas da sua partida, Vishnu assiste a performance de jovens dançarinos na Batalha de Dança do festival de Ganesha e resolve mudar seus planos. Ele decide transforma-los em um grupo de sucesso apto a competir no Dance Dil Se, programa televisivo de muita fama e prestígio na Índia.

ABCD (Any Body Can Dance) foi dirigido e coreografado por Remo D’Souza – ator, dançarino, coreógrafo e diretor indiano. A propósito, o título do filme possui um trocadilho inteligente e interessante. Any Body Can Dance pode ser entendido como Qualquer Pessoa Pode Dançar ou Qualquer Corpo Pode Dançar.

Certamente, este longa é bem diferente dos filmes de dança que os cinéfilos mais comuns estão acostumados a assistir. Seja pela questão sociocultural, pelas danças envolventes ou pela trilha sonora aclamada em Bollyhoow, essa história tem tudo para te inspirar e fazer entender que o seu corpo também pode (e deve) dançar.

A recepção do filme foi tão boa que a história ganhou uma sequência em 2015. ABCD 2 foi indicado em oito categorias do Mirchi Music Awards – evento anual que homenageia e premia profissionais da indústria musical e cinematográfica da Índia. Felizmente, o longa também está disponível na Netflix e você pode assisti-lo através deste link.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama + Musical
Duração: 2h 23min
Lançamento: 2013
Direção: Remo D’Souza
Elenco: Prabhu Deva, Kay Kay Menon, Ganesh Acharya, Dharmesh Yelande
Nacionalidade: Indiano

3. I Dream Of Dance


“Dançarinos são os atletas de Deus”. É como essa frase de Albert Einstein que este poético filme documental se inicia. Trata-se de uma obra que conta a história de jovens bailarinos que estão se preparando para uma competição de muito prestígio nos EUA.

Eles fazem parte de uma das mais importantes companhias de dança do país e precisam passar por um processo de muito sacrífico. Mas eles também vivem rodeados de muito prazer e alegrias – a combinação perfeita para lidar melhor com os desafios que estão por vir.

Entretanto, essa história não é só sobre esses jovens, mas também sobre a professora deles. Denise Wall é uma mulher que respira dança e é apaixonada por inspirar os alunos e ajudá-los a mudar de vida. Essa característica de Denise é determinante para a construção da atmosfera inspiradora do documentário – o qual possui uma montagem surpreendente e coreografias muito poéticas e viscerais.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Documentário         
Duração: 1h 46min
Lançamento: 2018
Direção: Maria Demeshkina Peek
Elenco: Travis Wall, Denise Wall, Allison Holker
Nacionalidade: Norte-americano

4. O Poder do Ritmo


O Poder do Ritmo conta a história de DJ, um jovem que corre o risco de ir para a detenção por ter se envolvido em um tiroteio. Para evitar esse trágico destino, esse talentoso dançarino de rua precisa se matricular em uma universidade para negros – onde vai se manter com o dinheiro do seu trabalho como jardineiro.

Em um ambiente repleto de pessoas que pertencem a uma realidade completamente diferente da sua, DJ sente dificuldade para se enturmar. Mas quando April o apresenta a competição de dança ‘stepping’, ele finalmente se encontra e passa a integrar um dos grupos – especialmente para tentar conquistá-la.

Repleta de camadas, essa história aborda temáticas importantes e muito atuais. Além das boas doses de romance e animação, o filme também se destaca por fazer o público refletir como a arte é fundamental para os cidadãos, especialmente para os que pertencem às minorias sociais. E é claro, o longa é embalado por coreografias que, assim como o protagonista da trama, têm muita força e personalidade.

A história de DJ agradou os espectadores e rendeu várias indicações em premiações famosas entre o público jovem. O filme chegou a concorrer em quatro categorias do Teen Choice Awards (Melhor Atriz de Drama, Melhor Filme de Drama, Revelação Masculina e Melhor Dança) e em duas do MTV Movie Award (Melhor Beijo e Melhor Revelação).

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama + Romance
Duração: 1h 54min
Lançamento: 2007
Direção: Sylvain White
Elenco: Columbus Short, Meagan Good, Chris Brown, Ne-Yo, Brian J. White
Nacionalidade: Norte-americano

5. The Way We Dance


Fleur é uma menina que foi criada com a família em uma loja de tofu e sempre gostou de dançar. Mas é no momento em que entra na faculdade que a garota se torna integrante do BombA, o grupo de dança mais famoso por lá. Neste novo contexto, Fleur precisa lidar com os sentimentos de um amor não correspondido e o principal objetivo da equipe: derrotar os rivais Los Rooftoppers.

Quando Fleur conhece Alan, inicia-se uma relação de amor e quase ódio que passa a mudar ainda mais a sua vida. Inclusive, essa nova amizade é determinante para a construção de uma trama cheia de idas e vindas. Essas reviravoltas fazem a protagonista enfrentar vários desafios e se questionar até onde pode ir pelo seu sonho.

As danças e os personagens foram bem construídos de acordo com a proposta contagiante do filme. E o ponto mais alto do longa são as coreografias teatrais inspiradoras que são embaladas por uma trilha sonora convidativa e dançante.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama         
Duração: 1h 50min
Lançamento: 2013
Direção: Adam Wong
Elenco: Cherry Ngan, Babyjohn Choi, Janice Fan, Lok Man Yeung
Nacionalidade: Chinês

DICA BÔNUS: Dançando para a Vida


Se você é fã de Harry Potter, precisa assistir a esse longa-metragem. Mas calma. O enredo dele em nada tem a ver com a história do bruxo mais querido do mundo. A única coisa em comum entre esses filmes é o destaque que foi dado a Emma Watson. A atriz – que viveu a famosa Hermione nos cinemas – encarna a sua segunda personagem nas telonas. Em Dançando para a Vida, Emma é a protagonista Pauline Fossil.

Baseada em um livro homônimo de Noel Streatfeild (de título original: Ballet Shoes), essa obra cinematográfica conta a história das irmãs Pauline, Petrova e Posy Fossil. Elas foram adotadas pelo paleontólogo Gum – o qual vive com a sobrinha órfã Sylvia e sua babá Nana.

Depois que Gum desaparece e deixa as meninas com dinheiro suficiente para apenas cinco anos, elas percebem que a rotina comum está com os dias contados. Para lidar com a situação, Sylvia resolve que elas vão começar a receber inquilinos. E são justamente os novos moradores que vão iniciá-las na vida artística.

Como a medida adotada por Sylvia não é suficiente para prevenir a falência, as três irmãs passam a se virar, cada uma do seu jeito. Mas obviamente o teatro e a dança são duas artes que sempre as acompanham ao longo da trama.

Com muito ritmo e leveza, Dançando para a Vida aposta na construção de uma dramaticidade muito especial e bem diferente do clima de competição dos filmes dessa lista. Aqui, os amantes de música podem apreciar uma musicalidade muito agradável não só nas cenas de dança, mas no espírito das personagens.

Onde assistir: Adquirindo o DVD para assistir em alta definição
Gênero: Drama
Duração: 1h 24min
Lançamento: 2007
Direção: Sandra Goldbacher
Elenco: Emma Watson, Richard Griffiths, Lucy Boynton, Yasmin Paige
Nacionalidade: Britânico

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: