7 FILMES NÃO ÓBVIOS QUE SE DESENVOLVEM EM UM ÚNICO CENÁRIO

Supense, ficção científica, drama e até comédia se misturam em uma lista repleta de diálogos inteligentes e com roteiros nada clichês. Confira tramas sagazes que estão fora das mais conhecidas pelo público e que se passam praticamente em um único ambiente.

Escrever boas falas é essencial para a construção de um roteiro de sucesso. Alguns diálogos cinematográficos são tão marcantes e emblemáticos que fazem parte da história do cinema. Os filmes que se desenvolvem em um único cenário têm a oportunidade de explorar justamente tal característica, já que a trama acaba se desenrolando especialmente através das conversas entre os personagens.

Portanto, nada de pensar que uma obra desenvolvida em um único cenário vai ser automaticamente monótona. Pelo contrário: tais obras podem ter o poder de brincar ainda mais com os jogos mentais. E, quando o assunto são esses filmes que se passam em um único cenário, as pessoas mais nostálgicas provavelmente pensam logo em um clássico da sessão tarde: o longa-metragem Clube dos Cinco.

A galera cinéfila naturalmente pode lembrar também dos filmes 127 Horas (o qual indicamos como destaque – e é possível ganhar uma visão diferente sobre o filme clicando aqui), Mãe!, Cães de Aluguel, Jogo Perigoso, Janela Indiscreta e Atividade Paranormal.

CURIOSIDADE:

Explorar mais o diálogo é também uma ótima forma de enriquecer o produto final sem onerar o orçamento. O primeiro filme da série “Jogos Mortais” (2004), que se passa quase todo naquele famoso banheiro, é um bom exemplo disso. Com o orçamento de apenas US$ 1,2 milhão, o longa foi um sucesso mundial e faturou US$ 103 milhões.

O NÃO ÓBVIO foi, portanto, para além dos títulos mais famosos (como os citados acima) e caçou outras boas tramas que, com inteligência, se passam praticamente em um único cenário.

Veja a lista que vai do suspense até a comédia e que conta com diversas opções disponíveis na Netflix:

1. Coherence


Durante um jantar, oito amigos começam a falar sobre a proximidade de um cometa e sobre os rumores de que a passagem deste corpo celeste é capaz de trazer mudanças graves no comportamento das pessoas. Logo após a discussão, a luz acaba, e estranhos fenômenos começam a acontecer com os convidados, que passam a observar comportamentos diferentes uns nos outros e, sem saber em quem acreditar, questionam a noção de realidade.

No longa independente e com roteiro bem construído, discussões sobre as consequências das mudanças de prioridades e diversos aspectos éticos vão surgindo como pautas em meio ao processo de suspense. Quebras de confiança se mesclam a reflexões sobre a importância da constância em certos quesitos da vida.

Apesar do filme ter certos momentos em locais externos, mais de 90% dele é filmado dentro de uma única casa e, mesmo quando as cenas fora dela acontecem, tudo continua dentro de um mesmo condomínio e focando no ambiente das residências.

A imagem de capa desta matéria é reprodução de uma cena do filme Coherence.

Onde assistir: adquira o DVD
Gênero: Suspense + Ficção Científica
Duração: 1h 29min
Lançamento: 2013
Direção: James Ward Byrkit
Elenco: Nicholas Brendon, Hugo Armstrong, Emily Baldoni 
Nacionalidade: EUA, Reino Unido

2. Círculo


Apesar deste trailer não possuir legenda, a Netflix disponibiliza o filme legendado

50 pessoas completamente estranhas acordam em um cômodo escuro dispostas em um Círculo. E é ali mesmo onde tudo se desenvolve. Os componentes do grupo não sabem como chegaram até aquele lugar e muito menos se vão conseguir sair. A única coisa que descobrem é que estão em algum tipo de jogo e que, a cada rodada, precisam escolher alguém para ser executado.

Como no longa as pessoas mal podem se mover, os diálogos críticos e suas entrelinhas acabam ganhando o foco principal. Discussões a respeito de discursos manipuladores e reflexões sobre os sistemas globais que valorizam mais algumas vidas do que outras aparecem em pauta.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama + Suspense
Duração: 1h 26min
Lançamento: 2015
Direção: Aaron Hann e Mario Miscione
Elenco: Michael Nardelli, Carter Jenkins, Lawrence Kao, Allegra Masters e Julie Benz
Nacionalidade: Norte-americano

3. Perfeitos Desconhecidos


Apesar deste trailer também não ser legendado, a Netflix disponibiliza os três filmes com legenda

O filme Perfeitos Desconhecidos é o primeiro remake da versão italiana homônima lançada em 2016. No longa, um grupo de amigos se encontram para jantar e decidem iniciar uma “brincadeira” problemática. Os arquivos e mensagens recebidos por eles durante à noite vão ser compartilhados com todos que estão no apartamento (local onde todo o roteiro se desenrola).

Além de promover discussões sobre privacidade, o filme provoca reflexões a respeito de fidelidade e relações sociais intermediadas pela tecnologia. A propósito, há mais dois remakes dessa história na Netflix: Perfeitos Desconhecidos e Nada a Esconder – ambos de 2018.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama + Comédia
Duração: 1h 40min
Lançamento: 2017
Direção: Álex de la Iglesia
Elenco: Belén Rueda, Dafne Fernández, Eduard Fernández, Eduardo Noriega e Ernesto Alterio
Nacionalidade: Espanhol

4. Léo e Bia


Em 1973, durante a ditadura militar, um grupo de jovens sonhadores planeja viver de teatro. Os sete amigos, que moram em Brasília e são liderados por Léo, resolvem então levar adiante os ensaios de uma peça que tece comparações entre Jesus Cristo e o cangaceiro Lampião. E é durante o ensaio que tudo se desenvolve.

A trama se mistura com o roteiro da peça e passa a quebrar tabus (como a liberdade sexual) e a promover discussões políticas, religiosas e sociais. Os debates ocorrem especialmente por conta do contexto político repressivo e da situação da jovem Bia – integrante do grupo que é muito pressionada pela mãe.

A trilha sonora de Léo e Bia é composta por belas canções de letras poéticas escritas por Oswaldo Montenegro e interpretadas por grandes artistas como Ney Matogrosso, Sandra de Sá e Jorge Vercilo. As músicas, inclusive, são determinantes para a construção do clima artístico, inspirador e revolucionário da trama.

Onde assistir: Youtube
Gênero: Drama
Duração: 1h 37min
Lançamento: 2010
Direção: Oswaldo Montenegro
Elenco: Emílio Dantas, Paloma Duarte, Françoise Forton, Fernanda Nobre e Pedro Nercessian
Nacionalidade: Brasileiro

5. Toc Toc


Por conta de um atraso no voo, um médico não consegue chegar a tempo ao seu consultório. Em razão disso, enquanto o doutor não chega, pacientes portadores do transtorno obsessivo compulsivo (Toc) são obrigados a lidar com as estranhas manias um do outro.

Assim é formado o longa Toc Toc, que é uma comédia escrita e dirigida por Vicente Villanueva. O filme diverte com o enredo que se desenvolve na sala de espera do fictício Centro de Psciologia Conheça a Si Mesmo.

A obra vai debater sobre a origem de preconceitos e analisar a importância de quebrar julgamentos. Por sinal, vale a pena assistir ao longa pensando no que Caetano Veloso disse na canção Vaca Profana: “de perto, ninguém é normal“.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Comédia
Duração: 1h 36min
Lançamento: 2017
Direção: Vicente Villanueva
Elenco: Paco León, Alexandra Jiménez, Rossy de Palma, Nuria Herrero e Adrián Lastra
Nacionalidade: Espanhol

6. Doze Homens e Uma Sentença


Doze homens são encarregados de decidir, por unanimidade, a sentença de um jovem porto-riquenho acusado de matar o próprio pai. Apesar de todos precisarem se basear na máxima de que o réu é “inocente até que se prove o contrário“, apenas um jurado propõe que eles analisem os fatos com cuidado para evitar uma condenação injusta.

Apesar do filme ter sido lançado na década de 1950, os diálogos bem construídos conseguem retratar questões atuais, já que o juri age por emoção e ignora o princípio do benefício da dúvida. O longa, que se passe durante todo o processo do juri, traduz uma sociedade que prefere julgar o outro do que elucidar os fatos para fazer, de fato, justiça.

Onde assistir: Telecine Play
Gênero: Drama
Duração: 1h 35min
Lançamento: 1957
Direção: Sidney Lumet
Elenco: Henry Fonda, Martin Balsam e Lee J. Cobb
Nacionalidade: Norte-americano

7. O Convite


Em O Convite, o casal de namorados Will e Kira vão a um jantar na casa de Eden – mulher de quem Will se separou, dois anos antes, após a morte acidental de seu filho. Nesta ocasião, Will conhece o novo marido de Eden e revive coisas do passado. Durante o jantar, o namorado de Kira passa a suspeitar que os outros visitantes planejam algo contra contra ele.

Com debates sobre a força do passado, o suspense – que foi escrito por Phil Hay e Matt Manfredi – se passa quase todo na mesma casa e transmite tensão do começo ao fim.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Suspense
Duração: 1h 40min
Lançamento: 2015
Direção: Karyn Kusama
Elenco: Logan Marshall-Green, Tammy Blanchard e Emayatzy Corinealdi
Nacionalidade: Norte-americano

Esta lista contou com acréscimos de Vanessa Brunt, editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: