5 MINISSÉRIES ELETRIZANTES E ORIGINAIS DA NETFLIX

Casos reais, ficções repletas de clímax, crimes, segredos, suspense, mulheres fortes e muitas reflexões são envolvidas em minisséries originais da Netflix. Confira as mais eletrizantes e imperdíveis delas para quando quiser uma rápida maratona.

Qualquer série vira entediante e difícil de se conectar quando as tramas são cheias de clichês e personagens pouco carismáticos. Já os episódios mais lentos podem conquistar uma legião de fãs, mas não significa que a obra estará sendo mais poética ou profunda apenas por isso. Afinal, quem disse que produções cheias de clímax também não trazem uma profundidade de roteiro?

A questão é que mesmo com profundidade e excelente roteiro, uma uma maratona incansável de uma série com muitos episódios pode pesar na rotina corrida.

Para lidar com isso, uma saída bacana é optar por uma (ou várias) série curta, empolgante e que esteja disponível na Netflix – o serviço de streaming mais popular do Brasil. A propósito, para quem não sabe, essa plataforma norte-americana ultrapassou a marca de 10 milhões de assinantes no Brasil, em abril de 2019.

Foi pensando justamente nos serianáticos que adoram passar horas assistindo histórias envolventes (mas não têm tempo para assistir muitos episódios), que o NÃO ÓBVIO criou essa lista.

Aqui você encontra 5 minisséries eletrizantes ideais para maratonar em pouco tempo. O melhor de tudo é que você pode assistir qualquer uma delas em um final de semana – ou até mesmo em uma única tarde. Confira:

VEJA TAMBÉM: 6 minisséries não óbvias para maratonas em menos de 6 episódios.

VEJA TAMBÉM: 5 minisséries baseadas em obras de Agatha Christie em streamings.

VEJA TAMBÉM: 8 Séries leves e nada óbvias para acalmar os dias corridos.

1. A MENTE DO ASSASSINO: AARON HERNANDEZ


A mente do assassino Aaron Hernandez é uma série documental que conta a história do ex-jogador da NFL que foi acusado, em 2013, de assassinar três homens.

Dividida em três partes, a minissérie apresenta desde os depoimentos de pessoas próximas aos envolvidos nos crimes até os detalhes misteriosos a respeito do destino do jogador.

A série apresenta a história do protagonista: um homem que mesmo depois de uma juventude sofrida e conturbada, construiu uma família e se tornou referência no esporte. A trama vai além de tudo isso e mostra como, na verdade, a vida de Aaron sempre foi marcada por problemas com drogas, armas, homofobia e muita violência.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Documentário
☌ Número de episódios: 3
☌ Lançamento: 2020
☌ Elenco: Aaron Hernandez, Susan Candiotti, Dan Wetzel, Ryan O’Callaghan
☌ Nacionalidade: Estados Unidos

2. SEGREDOS DE NATAL


Antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro que a série Segredos de Natal está longe de ser como as clássicas histórias de Natal que a maioria das pessoas está acostumada.

Ambientada em um lugar pacato do literal da Alemanha, Segredos de Natal conta a história de uma família que se reúne na casa da matriarca Eva para celebrar o natal. Eva mora com a sua empregada Ljubica em uma casa que fica bem próxima ao mar.

Apesar de Sonja ser a mãe de Vivi e Lara, foi Eva que acabou assumindo as responsabilidades da criação das netas – que hoje já são adultas.

Sonja é uma mulher alcóolatra, que viveu relacionamentos conturbados e esconde alguns segredos. Mas a verdade é que ela não é a única pessoa que tem coisas a esconder.

Na verdade, Segredos de Natal aborda justamente isso: o encontro de mulheres fortes que acaba sendo marcado pelo fim de segredos e pela descoberta de mentiras.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de episódios: 3
☌ Lançamento: 2019
☌ Elenco: Corinna Harfouch, Christiane Pauls, Svenja Jung, Leonie Benesch
☌ Nacionalidade: Alemanha

3. COLLATERAL


Quando o entregador de pizza Abdullah Asif é atingido por uma bala perdida no sul de Londres, muitos acreditam que a sua morte foi mais uma infeliz fatalidade. Mas uma detetive suspeita que o tiroteio pode não ter sido um acontecimento aleatório.

Então, Kip Glaspie se propõe a investigar o caso e descobrir se há algo por trás do crime. Nesse processo, Kip vai se ver diante de uma conspiração que envolve coisas que ela nem poderia imaginar.

É nesse clima que questões com tráfico, contrabando, espionagem e conflitos políticos começam a aparecer e movimentar a trama. E a questão política se torna ainda mais latente porque o assassinato do refugiado sírio faz emergir discussões a respeito de terrorismo e políticas de imigração.

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de episódios: 4
☌ Lançamento: 2018
☌ Elenco: Carey Mulligan, Nathaniel Martello-White, Jeany Spark, Nicola Walker
☌ Nacionalidade: Reino Unido

4. GODLESS


Em Godless, após a antiga parceria entre Frank Griffin e Roy Goode se transformar em uma grande rivalidade, Roy acaba se escondendo em La Belle – uma pequena cidade habitada apenas por mulheres.

Enquanto isso, Frank aterroriza o Novo México em busca do seu ex-parceiro e promete acabar com a cidade que estiver escondendo o traidor.

Como quase todos os homens de La Belle morreram em uma explosão, à primeira vista, essa cidade pode até parecer um lugar indefeso, mas a força das mulheres que moram ali pode surpreender Griffin e a sua gangue.

Com um visual surpreendente, personagens bem desenvolvidos e tramas consistentes, essa minissérie foi uma das melhores produções da Netflix em 2017. Mas infelizmente Godless acabou não entrando para lista das séries mais aclamadas da plataforma. 

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de episódios: 7
☌ Lançamento: 2017
☌ Elenco: Jack O’Connell, Michelle Dockery, Scoot McNairy, Merritt Wever
☌ Nacionalidade: Estados Unidos

5. ALIAS GRACE


Baseado no livro Vulgo Grace, de Margaret Atwood (a mesma autora de O Conto da Aia), a história de Alias Grace se desenvolve a partir de dois assassinatos.

As mortes que marcam o início da trama são a da governanta Hannah Nancy Montgomery e o fazendeiro Thomas Kinnear. Ambos foram assassinados no dia 30 de julho de 1843, e os corpos foram encontrados no dia seguinte.

James McDermott e Grace Marks, empregados de Kinnear, foram declarados culpados pelo crime e condenados à morte. No entanto, enquanto James é levado para a forca, Grace acaba se envolvendo numa alegação de insanidade.

Ao longo da trama, a garota tem a oportunidade de contar a sua versão dos fatos e defender a sua inocência. Mas o que realmente movimenta a história são os constantes julgamentos da sociedade machista e patriarcal do século XIX (que infelizmente se parece muito com a do século XXI).

☌ Onde assistirNetflix
☌ Gênero: Drama
☌ Número de episódios: 6
☌ Lançamento: 2017
☌ Elenco: Sarah Gadon, Edward Holcroft, Rebecca Liddiard, Zachary Levi, Kerr Logan
☌ Nacionalidade: Canadá

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: