5 MINISSÉRIES BASEADAS EM OBRAS DE AGATHA CHRISTIE EM STREAMINGS

A Rainha do Crime, escritora best-seller conhecida pelos finais fora do óbvio, continua tendo várias das suas obras adaptadas para a TV. Para quem ama ficar de queixo caído com muito mistério e suspense, esta lista promete ser um tesouro completo.

A surpresa é algo que todos buscam alcançar em algum momento, afinal, é uma das sensações mais genuínas e impactantes. Mas o que poucos sabem é que esse sentimento também é biologicamente importante, até mesmo para o cérebro. Além de intensificar as emoções humanas, dar prazer e melhorar os relacionamentos, as surpresas são capazes de aprimorar a memória.

É também por conta disso que filmes, livros e séries com acontecimentos inesperados são tão queridos entre os cinéfilos, leitores e serianáticos. Inclusive, há uma seleção com 7 filmes não óbvios com finais surpreendentes aqui no site. Afinal, quem não gosta de ficar boquiaberto com uma boa história?

Se você não perde a oportunidade de ler um romance policial que pode deixar o seu queixo caído, sabe que não há como falar sobre tramas surpreendentes sem citar Agatha Christie (1890 – 1976). A famosa escritora britânica, que não por acaso é conhecida como a Rainha do Crime, chegou a publicar mais de oitenta livros ao longo da sua carreira – a maioria deles é repleto de suspense, mistério e, obviamente, muitas surpresas.

Consagrada como a romancista mais bem-sucedida de todos os tempos, Agatha Christie só vendeu menos exemplares do que a Bíblia e Shakespeare – de acordo com o Guinness World Records. Juntas, as suas obras somam mais de 4 bilhões de cópias vendidas. O seu livro mais popular, E Não Sobrou Nenhum, já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo.

Alguns críticos consideram que adaptar as histórias da Agatha Christie não é uma tarefa fácil. Entretanto, obras audiovisuais e espetáculos teatrais baseados em suas tramas são produzidos desde a década de 1920.

Muitas dessas produções, porém, são pouco conhecidas pelo grande público, ainda que ele inclua leitores de Christie. Foi para ajudar quem quer tramas curtas e surpreendentes, assim como quem é fã de Agatha, que o NÃO ÓBVIO montou uma lista com 5 minisséries baseadas em obras da autora. Todas elas foram produzidas pela BBC e estão disponíveis online. E se é uma história criada pela Rainha do Crime, você já sabe: o final é completamente fora do óbvio.

E, atenção! Não paramos por aí e, ao final da lista, há também uma dica turística especial. Confira:

1. E NÃO SOBROU NENHUM


Infelizmente, como essas minisséries não são muito populares no Brasil, nenhum dos trailers dessa lista é legendado. Por outro lado, você vai poder poder assistir às séries com legenda e até mesmo dubladas.

Em Não Sobrou Nenhum, oitos pessoas desconhecidas são convidadas a ir até uma ilha. Cada uma delas foi convocada com um propósito específico, mas assim que chegam lá, começam a notar um clima estranho. O que elas não sabem é que cada uma ali é responsável por um crime, sem que tenham sido condenadas.

Para começar os acontecimentos esquisitos, como os anfitriões Sr. e Sra. U.N. Owen não estão presentes, todos os convidados são recepcionados por dois funcionários suspeitos. Mas mesmo imersos em um ambiente extremamente misterioso, eles decidem aproveitar a estadia na ilha e na mansão.

O grupo fica apavorado, porém, quando os versos do Conto Doz Dez Soldados – o qual aparece por toda a casa – começam a virar realidade.

Se você não conhece o desfecho dessa história, certamente vai ficar de queixo caído no último episódio. Mas até quem já leu o livro da Agatha Christie vai ter a chance de ganhar envolvimento e surpresas com essa adaptação, já que a fotografia é elogiada e o elenco sustenta com maestria o clima de suspense da obra original.

O CONTO DOS DEZ SOLDADOS (que guia toda a produção)

Dez soldadinhos saem para jantar, a fome os move;
Um deles se engasgou, e então sobraram nove.

Nove soldadinhos acordados até tarde, mas nenhum está afoito;
Um deles dormiu demais, e então sobraram oito.

Oito soldadinhos vão a Devon passear e comprar chiclete;
Um não quis mais voltar, e então sobraram sete.

Sete soldadinhos vão rachar lenha, mas eis
Que um deles cortou-se ao meio, e então sobraram seis.

Seis soldadinhos com a colmeia, brincando com afinco;
A abelha pica um, e então sobraram cinco.

Cinco soldadinhos vão ao tribunal, ver julgar o fato;
Um ficou em apuros, e então sobraram quatro.

Quatro soldadinhos vão ao mar; um não teve vez,
Foi engolido pelo arenque defumado, e então sobraram três.

Três soldadinhos passeando no zoo, vendo leões e bois,
O urso abraçou um, e então sobraram dois.

Dois soldadinhos brincando ao sol, sem medo algum;
Um deles se queimou, e então sobrou só um.

Um soldadinho fica sozinho, só resta um;
Ele se enforcou,

E não sobrou nenhum.

Onde assistir: Globosat Play + Now
Número de episódios: 3
Lançamento: 2015
Direção: Craig Viveiros
Elenco: Maeve Dermody, Charles Dance, Douglas Booth
Nacionalidade: Reino Unido
Obra original: E Não Sobrou Nenhum

2. TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO


Em Testemunha de Acusação, Leonard Vole é um jovem casado que começa a se relacionar com a senhora Emily French – uma rica mulher viúva. Pouco tempo depois dessa relação começar, Emilly é assassinada em sua própria casa. Leonard então se torna o principal suspeito do crime – especialmente por conta do testamento, o qual o aponta como herdeiro da falecida.

Como neste caso a obra original é um conto, nem teria como produzir uma série com muitos episódios. Inclusive, as três partes não foram separadas na Amazon Prime – assim o público pode assistir tudo de uma vez só. Até porque, quando uma pessoa começa a ler ou assistir uma história da Agatha Christie, dificilmente consegue parar.

A propósito, se você é uma pessoa mais retrô, vai adorar assistir ao filme de 1957. Apesar de o longa não dispor dos recursos tecnológicos modernos, a adaptação é um clássico e está disponível no Telecine Play.

Onde assistir: Prime Video
Número de episódios: 3
Lançamento: 2016
Direção: Julian Jarrold
Elenco: Billy Howle, Andrea Riseborough, Monica Dolan
Nacionalidade: Reino Unido
Obra original: Testemunha de Acusação

3. PUNIÇÃO PARA A INOCÊNCIA


Após o assassinato de Rachel Argyll, um dos seus filhos – o problemático Jack Argyll – logo é preso pelo crime. Mas quando um misterioso cientista aparece na cidade, um ano e meio depois, parece que o crime finalmente vai ser desvendado e o mistério acabará.

Aos poucos o telespectador vai descobrindo que Rachel Argyll tinha uma personalidade muito forte e colecionava situações de desafeto com a família. Logo, qualquer um dos moradores da casa teria bons motivos para matá-la.

Onde assistir: Globoplay
Numero de episódios: 3
Lançamento: 2018
Direção: Sandra Goldbacher
Elenco: Alice Eve, Anna Chancellor, Anthony Boyle, Bill Nighy
Nacionalidade: Reino Unido
Obra original: Punição Para a Inocência

4. OS CRIMES ABC


Nessa lista, Os Crimes ABC é a única série protagonizada pelo famoso detetive francês Hercule Poirot. Nessa história, Poirot tenta desvendar o mistério por trás dos assassinatos cometidos por um serial killer que, por matar as vítimas em ordem alfabética, fica conhecido como ABC.

Ao agir metodicamente, o assassino sempre deixa uma pista no local do crime. Aos poucos, cria-se uma histeria coletiva e as pessoas ficam desesperadas. Entretanto, o desconhecido serial killer comete uma falha trágica quando instiga o detetive Hercule Poirot a encontrá-lo a qualquer custo.

Onde assistir: Globoplay
Numero de episódios: 3
Lançamento: 2018
Direção: Sarah Phelps
Elenco: John Malkovich, Rupert Grint, Andrew Buchan
Nacionalidade: Reino Unido
Obra original: Os Crimes ABC

5. SÓCIOS NO CRIME


Em Sócios no Crime, duas histórias de mistério são desenvolvidas ao longo de uma única minissérie. Os três primeiros episódios foram adaptados a partir do livro O Adversário Secreto. Enquanto os episódios finais baseiam-se na história de M ou N?.

Nessa trama, o jovem casal Tuppence Cowley e Tommy Beresford acaba se envolvendo em uma história que os coloca no meio de uma trama de espionagem. E como Tuppence é uma mulher aventureira e Tommy é um homem cauteloso, o equilíbrio entre as suas personalidades enriquece muito essas histórias que são repletas de mistério, suspense e ação.

Onde assistir: Globosat Play + Now
Numero de episódios: 6
Lançamento: 2015
Direção: Edward Hall
Elenco: David Walliams, Jessica Raine, James Fleet, Matthew Steer
Nacionalidade: Reino Unido
Obra original: O Adversário Secreto + M ou N?

EXTRA:

The Mousetrap está em cartaz, em Londres, há quase 70 anos


Se você planeja ir a Londres em algum momento da sua vida, provavelmente vai poder assistir uma peça emblemática que foi escrita pela própria Agatha Christie. Em cartaz no teatro desde 1952, a história de A Ratoeira (The Mousetrap) foi escrita para o rádio, em 1947, e publicada em 1950. Entretanto, o conto Três Ratos Cegos é proibido na Inglaterra até os dias de hoje.

O livro não poder se vendido por lá justamente para evitar que a disseminação de algum spoiler a respeito da revelação do assassino estrague a experiência dos espectadores. Inclusive, já é uma tradição que, após o espetáculo, o elenco e o público façam um acordo: eles não podem revelar o desfecho da trama para ninguém. Dessa forma, todas as apresentações são marcadas pela surpresa coletiva no gran finale.

Assim como E Não Sobrou Nenhum, Três Ratos Cegos também possui uma outra inspiração artística. O conto é baseado em uma música infantil homônima, mas definitivamente não foi escrito para crianças.

Nessa história, assim que Molly e Giles recebem os primeiros hóspedes em sua casa, eles ficam ilhados durante uma nevasca. Mas o que os preocupa de verdade é a seguinte informação: a última pista sobre um assassino à solta é que ele estava indo para lá. Então, quando um assassinato acontece (em um ambiente isolado como esse) todos se tornam suspeitos de um crime.

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: