10 ANIMAÇÕES EMOCIONANTES PARA ASSISTIR COM A FAMÍLIA

Animação não é sinônimo de filme infantil. Mensagens extraordinárias e que podem tocar ainda mais adultos do que crianças também estão presentes. Confira produções profundas e que prometem arrancar lágrimas enquanto assiste em família ou sozinho(a).

Filmes animados podem trazer mensagens profundas e tocantes para adultos, assim como para qualquer faixa etária.

O estúdio norte-americano Pixar é um dos mais reconhecidos quando o assunto é animações que mexem com o coração dos mais velhos e que, muitas vezes, trazem mensagens que podem ser ainda mais impactantes para quem já não é criança (ainda que os filmes possam ser assistidos por todos).

Divertida Mente é um dos exemplos mais tocantes e inteligentes dos últimos tempo. Escrito com a ajuda de psicólogos, a produção mostra as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente e mostrando a importância de valorizar todas as emoções e saber passar por elas.

São tramas assim que, revestidas pelos traços coloridos e animados, abordam temas complexos como valorização da família, amizade, amor e crescimento. 

Para fugir dos títulos mais conhecidos por toda a criançada, assim como pelos adultos que podem se surpreender, o NÃO ÓBVIO selecionou produções animadas repletas de lições e que podem ser grandes companhias durante este período de isolamento social.

Confira na lista (sem ordem de preferências), longas mais conhecidos e outros já não tão lembrados que podem fazer sua família refletir, repensar e derrubar algumas lágrimas no final:

VEJA TAMBÉM: 6 filmes de animação para o público adulto. | 10 canais de YouTube que disponibilizam curtas-metragens. | 5 curtas-metragens para assistir com as crianças e dar play agora mesmo.

1. VIVA: A VIDA É UMA FESTA


Vencedor de duas estatuetas do Oscar, incluindo o de Melhor Filme de Animação, Viva: a Vida é Uma Festa apresenta Miguel, um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família, que desaprova seu sonho.

Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos atrás. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

A valorização da família, assim como a importância da empatia, os processos de luto (não o ignorando) e a importância de questionar o mundo e lutar pelo que acredita aparecem no longa em conexão com diversas outras mensagens profundas. Emocionante, o filme da Disney–Pixar tem momentos divertidos e aventurescos intercalados com esses mais introspectivos, além de trazer pontos curiosos como detalhes sobre a cultura latina.

Onde assistir: Google Play | YouTube
Duração: 1h45min
Lançamento: 2018
Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina
Dublagem: Anthony Gonzalez (VIII), Benjamin Bratt, Gael García Bernal
Nacionalidade: Estados Unidos

2. TÚMULO DOS VAGALUMES


Mais pesado e denso (com classificação para 12 anos), Túmulo dos Vagalumes trata sobre a Segunda Guerra Mundial, a exibindo sob o olhar dos irmãos Setsuko e Seita. A produção é considerada um clássico e uma das mais vistas no Japão.

Ainda crianças, esses irmãos têm o pai convocado como soldado e a mãe acaba falecendo no bombardeio, os fazendo ir morar com parentes. Assim, os dois personagens lidam com fome, solidão e desesperança enquanto estão a espera pelo retorno incerto do pai que está no front da batalha.

O longa abala qualquer emocional e que pode ser a melhor pedida para adultos que querem assistir a uma animação sozinhos. É uma obra que discute lados desumanos para tratar da importância da empatia e de outras temáticas sociais positivas.

EXTRA! Quando foi lançado inicialmente, O Túmulo foi passado ao lado de Meu Amigo Totoro (que ganhou até uma versão da Disney e fica aqui como uma dica extra), também extremamente aclamado. Ambos os filmes abordam a relação entre irmãos vivendo momentos difíceis de suas vidas, mas com atmosferas e estilos totalmente diferentes. 

Onde assistir: filme legendado
Duração: 1h30min
Lançamento: 1988
Direção: Isao Takahata
Dublagem: J. Robert Spencer, Ayano Shiraishi, Veronica Taylor
Nacionalidade: Japão


VEJA NA FOTO ABAIXO ACRÉSCIMOS EXTRAS QUE POSTAMOS NO INSTAGRAM | @nao.obvio


3. DOIS IRMÃOS: UMA JORNADA FANTÁSTICA


Estreia de 2020, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica não podia ficar fora da lista, ainda que já esteja sendo bastante comentado. É uma boa pedida para deixar na lista e assistir quando tudo voltar a ser seguro para todos.

Na cidade de New Mushroomton, em que a magia parece ficar cada vez mais distante por conta do advento da tecnologia, dois irmãos elfos embarcam numa missão para descobrir se ainda existe magia no mundo. 

Ao mesmo tempo, Ian, o irmão mais novo, ganha um cajado mágico de aniversário, que pode trazer o falecido pai de volta a vida por 24 horas. Mas, ao tentar realizar a façanha, apenas metade do corpo é transformado. É aí que a aventura começa, com Ian e Barley Lightfoot. 

A ideia do filme veio de Dan Scanlon, diretor do filme, que perdeu o pai quando ainda era pequeno e desde então não se lembra dele. 

Dois Irmãos não é considerado um filme extremamente inovador, já que traz uma fórmula usada em roteiros de filmes anteriores dos estúdios Pixar. Mas isso não significa que o filme seja menos do que outros. Na verdade, é emocionante e arranca lágrimas de todos no final.

Ian e Barley reforçam a ideia de fraternidade, confiança e amor entre irmãos e amigos, além da importância de tratar todos com o mesmo respeito (tratando de humildade e mais temas nas entrelinhas).

O mundo em que vivem traz – com elfos, centauros, dragões, fadas e outros seres fantásticos – diversas metáforas críticas sobre o nosso planeta atual. Com reflexões sobre a tecnologia e outros alertas para a nova geração, as lições são os diferenciais de Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.

Onde Assistir: ainda nos cinemas.
Duração: 1h42min
Lançamento: 2020
Direção: Dan Scanlon
Dublagem: Tom Holland, Chris Pratt, Julia Louis-Dreyfus
Nacionalidade: Estados Unidos

4. KUBO E AS CORDAS MÁGICAS


Kubo e as Cordas Mágicas foi uma estreia tão emocionante e poderosa que chegou a ser indicado ao Oscar, em 2017, nas categorias Melhor Filme de Animação e Melhor Efeitos Visuais. Apesar de não ter levado nenhum dos prêmios, recebeu o BAFTA de Cinema de Melhor Animação. 

Considerado uma das melhores animações de 2016, o filme conta a história de Kubo, um jovem com poderes mágicos que vive com a mãe no alto de um penhasco. Todos os dias pela manhã, o garoto vai até a vila contar histórias com seu shamisen (instrumento de três cordas), dando vida a pequenas dobraduras de origami. 

Certo dia, ao correr perigo contra o espírito maligno chamado Rei da Lua, Kubo parte numa missão para encontrar a armadura mágica de seu falecido pai, um lendário guerreiro ninja. Durante a jornada, ele conta com a ajuda de uma macaca e um besouro.

O enredo pode parecer infantil, mas a mensagem cativa tantos os pequenos quanto os grandes. 

Kubo e as Cordas Mágicas é uma história sensível, sobre a individualidade e preciosidade humana. Fala sobre quem somos e como encaramos o mundo; como proporcionamos alegria a quem amamos, mesmo tendo defeitos e imperfeições.

Para os críticos, este é um longa tocante, não previsível, com um roteiro que foge dos clichês. O filme foi feito em stop motion e é considerado o mais complexo produzido pelo estúdio Laika – responsável pelos filmes Coraline e o Mundo Secreto e BoxTrolls.

Onde assistir: o filme não está disponível em plataformas de streaming.
Duração: 1h41min
Lançamento: 2016
Direção: Travis Knight
Dublagem: Charlize Theron, Art Parkinson, Matthew McConaughey, Ralph Fiennes, George Takei, Rooney Mara
Nacionalidade: Estados Unidos

5. ILHA DE CACHORROS


Cachorros estão banidos da ilha de Megasaki: é o que a lei assinada pelo prefeito da cidade diz. 

O jovem Atari Kobayashi é separado de seu melhor amigo, bem como outros cidadãos da cidade. Mas, ele, inconformado com o decreto, rouba um jato e decide ir atrás do melhor amigo Spots no lixão de Megasaki, para onde os cães foram exilados.

Atari Kobayashi é um menino japonês de 12 anos que mora na cidade Megasaki. O prefeito da cidade, aprova uma lei que proíbe que cães habitem a cidade, devido a um vírus que afetou apenas os animais.

Ilha de Cachorros é a segunda animação do diretor norte-americano Wes Anderson (O Fantástico Sr. Raposo). Assim como em sua primeira longa animada, o cenário e personagens foram feitos com material real, ou seja, marionetes de madeira e massinha de modelar. São 24 fotos para criar um segundo de movimento.

A fantástica produção fez de Ilha dos Cachorros um grande filme. Questões sociopolíticas, xenofobia e regimes totalitários são abordados. 

Enquanto Atari parte na busca de seu amigo, dentro da cidade um grupo se movimenta contra o prefeito corrupto e autoritário que a lidera. No lixão, a rotina dos cachorros é evidenciada. Destaque, inclusive, a personificação dos animais, uma metáfora a pessoas que vivem em condições precárias. 

Ilha de Cachorros é mais dinâmico e menos emocional. O filme foi premiado no Festival de Cinema de Berlim.

Onde Assistir: YouTube
Duração: 1h42min
Lançamento: 2018
Direção: Wes Anderson
Dublagem: Bryan Cranston, Liev Schreiber, Edward Norton, Scarlett Johansson, Greta Gerwig, Bill Murray
Nacionalidade: Estados Unidos

6. O RAPAZ E O MONSTRO


O Rapaz e o Monstro é um filme delicado e reflexivo, como a maioria das animações japonesas são. 

Após perder a mãe e ser entregue a um casal de guardiões que parecem não ligar para o garoto, Ren foge de casa e, sem querer, vai parar num mundo cheio de monstros. Lá, o líder da cidade irá passar seu reinado para um guerreiro forte e destemido. Kumatetsu é um dos candidatos. 

É neste contexto que os dois personagens se trombam. Assim, Kumatetsu e Ren tornam-se mestre e aprendiz. O único problema é que ambos são explosivos e têm gênio forte. Enquanto Kumatetsu é teimoso e rude, Ren é irritadiço e está confuso com a sua própria situação. Conforme o passar dos anos, eles aprendem a lidar com as imperfeições alheias e a amizade é fortalecida.

O Rapaz e o Monstro mostra como laços interpessoais são importantes para que as pessoas possam, acima de tudo, amadurecer, característica visível em Kumatetsu e Ren no decorrer do longa. O respeito é a base para que uma relação se desenvolver.  

A mensagem do filme é transmitida com louvor e emoção; e fica nas mãos do diretor Mamoru Hosoda, considerado um dos mais importantes do gênero. Hosoda é conhecido por produzir filmes com personagens comuns, com hábitos e problemas; o que faz com que a identificação, por parte do espectador, seja muito mais sutil. 

Onde Assistir: Netflix
Duração: 1h59min
Lançamento: 2015
Direção: Mamoru Hosoda
Dublagem: Kōji Yakusho, Shōta Sometani, Aoi Miyazaki, Suzu Hirose
Nacionalidade: Japão

7. OPERAÇÃO BIG HERO


Um dos personagens mais carismáticos da Disney, Baymax chega para deixar mensagens sobre lutar pelo bem, cuidar dos outros para estar cuidando de si, zelar pelas amizades, ser independente sem cortar laços, além de outros tantos valores fundamentais para o público em crescimento. Mas, olha, não foram poucos os adultos que afirmaram ficar com o rosto molhado em algumas das cenas.

O longa apresenta uma cidade high-tech de San Fransokyo, lá está o prodígio da robótica Hiro Hamada, que vê a paz local ser ameaçada por forças poderosas enquanto tenta entender o robô Baymax, feito para cuidar da saúde das pessoas. Hiro e Baymax vão se unir a um time de combatentes inexperientes, mas determinados a enfrentar os inimigos e salvar o paraíso futurista da destruição.

O filme também vai mostrar o quanto cada um tem seus pontos fortes e fracos, sendo que o esforço é sempre o que vale mais.

Onde Assistir: Google Play | YouTube
Duração: 1h42min
Lançamento: 2014
Direção: Don Hall, Chris Williams (II)
Dublagem: Kéfera Buchmann, Marcos Mion, Robson Nunes
Nacionalidade: Estados Unidos

8. PACHAMAMA


Original da Netflix, Pachamama tem arte mais doce, cheia de cores e formas do que outros filmes citados na lista. Por mais que tenha traços mais infantis, o longa aborda assuntos complexos, como política, cultura e colonização.

Pachamama se passa durante o período em que a colonização espanhola tomava o Peru e o Império Inca. Quando uma estatueta é misteriosamente roubada de uma pequena vila na Cordilheira dos Andes, Tepulpai e Naira partem numa aventura para trazer o artefato de volta, na companhia de uma lhama e um tatu bola.

Pacha significa “o todo”, ou seja, a interação entre a Terra, o céu, Lua, Sol e estrelas e o mundo dos mortos. Tepulpai, que quer ser xamã quando crescer, precisa aprender esta tradição. 

A busca pelo artefato junto à amiga Naira, é também uma aventura de aprendizagem. Pachamama mostra o cultivo de tradições, a importância do altruísmo e a construção de laços.

A riqueza cultural do filme é derivada de uma pesquisa de 14 anos feita pelo diretor Juan Antin. Assim, além de ser fidedigno as tradições peruanas, dá força e relevância as crenças cultivadas na região.

Onde Assistir: Netflix
Duração: 1h12min
Lançamento: 2019
Direção: Juan Antín 
Dublagem: Andrea Santamaria, India Coenen, Saïd Amadis, Marie Christine Darah, Alex Harrouch, Vincent Ropion, Gérard Surugue
Nacionalidade: França, Canadá, Bélgica

9. DINOSSAURO


Dinossauro mostra a jornada do iguanodonte Aladar para encontrar outros seres de sua espécie. Devido a uma série de acontecimentos, o ovo em que nasceu foi separado de sua raça e Aladar precisa agora encontrá-los em meio à uma chuva de meteoros flamejantes e à cada vez maior escassez de água.

A produção exibe acontecimentos reais (como a forma com a qual os dinossauros foram extintos) com toques da ficção e mistura aspectos que podem ser encaixados como alertas para o que virá a ocorrer com o planeta a depender das atitudes humanas.

Amizade, família, cuidado com a natureza, cuidado com os idosos, valorização das pequenas coisas e muitas outras mensagens surgem no longa.

Onde Assistir: não está disponível nos streamings.
Duração: 1h22min
Lançamento: 2000
Direção: Mathias Malzieu
Dublagem: Fábio Assunção, Monica Rossi, Malu Mader
Nacionalidade: EUA

10. JACK E A MECÂNICA DO CORAÇÃO


Jack e a Mecânica do Coração é uma animação francesa baseada no Livro La Mécanique du cœur (Mecânica do Coração), lançado em 2007 e escrito por Mathias Malzieu, que é roteirista, diretor e voz do personagem principal, Jack.

Filme com estilo gótico, cores sóbrias e visual mais obscuro, a trama mistura drama e aventura. 

No século XIX, Jack nasce num dia tão frio que seu coração é congelado. A parteira, Madeleine, observando a gravidade de situação, substitui o coração do menino por um relógio cuco.

Ao completar 10 anos, Madeleine permite que Jack conheça o mundo sob três regras: não tocar em seus ponteiros, nunca ficar nervoso e, a mais importante, nunca se apaixonar.

A animação é lembrada por sua trilha sonora tocante e visual estilo Tim Burton. Jack e a Mecânica do Coração fala sobretudo sobre o amor. Correspondido ou não, amar dói; não ser amado machuca.

Onde Assistir: Netflix
Duração: 1h34min
Lançamento: 2013
Direção: Mathias Malzieu
Dublagem: Mathias Malzieu, Grand Corps Malade, Jean Rochefort
Nacionalidade: França, Bélgica

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: