7 FILMES NÃO ÓBVIOS COM FINAIS SURPREENDENTES

Longas com roteiros inteligentes que guardam relevações e viradas inesperadas com o poder da surpresa até os últimos minutos. Conheça filmes que vão do suspense psicológico ao drama e garantem críticas sociais, emoções e um queixo caído para o telespectador.

Para aqueles que adoram ser surpreendidos, o cinema nos contempla com poderosas narrativas capazes de deixar bocas abertas. Sem roteiros clichês ou rasos, existem filmes inteligentes, repletos de temas relevantes e que garantem uma variedade de emoções para, de quebra, o ponto final ainda ser com uma grande revelação ou um desfecho inesperado. 

E se engana quem acha que só os filmes de suspense e terror podem guardar eletrizar os telespectadores até os minutos finais. Tramas de diversos estilos, que abordam temas como superação, depressão e perdas estão na nossa lista para provar o contrário. 

Filmes aclamados pela audiência como Garota Exemplar e o recente Corra! ganharam notoriedade com seus roteiros cheio de reviravoltas e finais impactantes.

Com dramas, suspense psicológico, ação e mistério, conheça seis longas selecionados pelo NÃO ÓBVIO (sem ordem de preferências) que formulam críticas sociais e cumprem a tarefa de guardar fortes emoções até o final.

1. Terapia de Risco 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Abrindo nossa lista, o longa Terapia de Risco é um suspense psicológico que acompanha a história de Emily Taylor (Rooney Mara), uma jovem que ao lidar com o retorno de seu marido (Channing Tatum) libertado da prisão, toma diversos remédios para o tratamento contra depressão. 

A medicamentação a base de remédios tarja preta inclui um novo medicamento com forte campanha do laboratório, que paga ao psiquiatra para testá-lo em seus pacientes. As mudanças no tratamento acabam manifestando efeitos colaterais que trazem consequências bruscas e irreversíveis na vida do casal. 

Com direção de Steven Soderbergh e roteiro assinado por Scott Z. Burns, o longa prende a atenção do espectador com personagens enigmáticos e descobertas alucinantes que mudam o rumo da história.

☌ O filme está disponível online pelo YouTube, Google Play, Itunes e Net NOW.

Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Rooney Mara, Channing Tatum, Jude Law 
Gênero: Crime/Drama/Mistério
Duração: 1h46
Lançamento: 08 de fevereiro de 2013 (EUA)

2. Incêndios

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O longa Incêndios é uma co-produção canadense-francesa e nos apresenta a história de descobertas de uma familia que tem sua vida inteira transformada com a morte da progenitora Nawal (Lubna Azabal). Seus filhos, o casal de gêmeos Jeanne (Mélissa Désourmeaux-Poulin) e Simon Marwan (Maxim Gaudette) são surpreendidos ao receber de testamento uma carta com revelações do passado misterioso da mãe.

E assim começa a jornada de Jeanne, que parte para o Oriente Médio (região de origem da mãe) em busca de respostas para a história de sua família. Durante sua trajetória de investigações, a trama presenteia os espectadores com muitas revelações em uma narrativa envolvente que se mistura com a guerra civil instalada no local e seu final impactante garante sua presença na nossa lista. 

Baseada na peça homônima de Wajdi Mouawad, o longa foi indicado para o Oscar 2011 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

☌ O filme está disponível online pela Itunes.

Direção: Denis Villeneuve
Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette
Gênero: Drama/Mistério/Guerra
Duração: 2h11
Lançamento: 25 de fevereiro de 2011 (BRA)

3. Dois Coelhos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Único longa nacional da lista, Dois Coelhos narra a história de Edgar (Fernando Alves Pinto), que após uma temporada nos Estados Unidos, volta para o país com um elaborado plano para ganhar dinheiro prejudicando políticos e criminosos. 

Com um roteiro não linear, a trama constrói o plano do protagonista sem revelar muitas informações para o espectador e guarda reviravoltas para o desenrolar da história. 

Escrito e dirigido por Afonso Poyart, o filme conta com referências da cultura pop e efeitos visuais que transformam cenas em jogos de videogames e desenhos em quadrinho. Com uma montagem rápida e trilha sonora certeira, o longa é cheio de ação com explosões, perseguições e tiroteios.

☌ O filme está disponível online pela Globo Play e Globo SAT Play.

Direção: Afonso Poyart
Elenco: Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini, Caco Ciocler 
Gênero: Ação/Suspense
Duração: 1h48
Lançamento: 10 de janeiro de 2012 (BRA)

4. Oldboy 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Talvez conhecido do grande público pelo remake americano produzido em 2013, Oldboy ganha espaço na nossa lista com sua versão original e muito mais poderosa, que se tornou um clássico do cinema sul-coreano.

O longa narra a história de Oh Dae-Su (Min-sik Choi), um homem que é raptado e mantido em cativeiro durante 15 anos. Cheio de mistério, ele é libertado e começa uma obsessiva jornada por vingança.

Com um roteiro inteligente e cheio de pistas, a narrativa consegue prender o espetador do começo ao fim e surpreendente com grandes reviravoltas, sequências de ação e muita violência.

☌ Adquira o DVD do filme.

Direção: Chan-wook Park
Elenco: Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang 
Gênero: Ação/Drama/Mistério
Duração: 2h
Lançamento: 21 de novembro de 2003 (Coreia do Sul)

5. Vidas à Deriva

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Baseada em fatos, Vidas à Deriva conta a história do casal Tami Oldham e Richard Sharp, dois aventureiros que partem em um iate do Taiti, maior ilha da Polinésia Francesa, até a cidade San Diego, nos Estados Unidos. No caminho, o romance se transforma em tragédia quando a dupla é atingida por uma violenta tempestade, consequência do Furacão Raymond. 

Estrelado por Shailene Woodley e Sam Claflin, o roteiro mistura flashbacks e cenas do jovem casal em alto-mar para embalar a narrativa dramática de superação e luta pela sobrevivência, e guarda uma emocionante revelação para surpreender o público. 

Dirigido pelo cineasta islandês Baltasar Kormákur, o longa teve 90% das filmagens feitas no oceano, um exigência do próprio diretor para captar as emoções cruas na interação dos protagonistas com a natureza. 

☌ O filme está disponível online pelo YouTube, Google Play, Net NOW e Itunes

Direção: Baltasar Kormákur
Elenco: Shailene Woodley, Sam Claflin, Jeffrey Thomas
Gênero: Ação/Aventura/Biografia
Duração: 1h36
Lançamento: 01 de junho de 2018 (EUA)

6. Lembranças

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Robert Pattinson(Tyler)

Lembranças aborda a história de Tyler Hawkins (Robert Pattinson), um jovem de classe alta que vive na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e renega todo o dinheiro da família em busca de um rumo para sua vida.

Depois de envolver-se em mais uma confusão e ser preso, o jovem é convencido pelo amigo Aidan (Tate Ellington) a se aproximar da universitária Ally Craig (Emile de Ravin) em um infantil plano de vingança.

Entenda melhor as mensagens e entrelinhas do filme clicando aqui. O drama aborda perdas, descobertas e reflexões sobre a vida podendo surpreender e emocionar.

☌ O filme está disponível online pela Netflix, YouTube, Google Play e Itunes.

Direção: Allen Coulter
Elenco: Robert Pattinson, Emilie de Ravin, Caitlyn Rund
Gênero: Drama/Romance
Duração: 1h53
Lançamento: 12 de março de 2010 (EUA)

7. A Chegada

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Com grande destaque no Oscar 2017, A Chegada é um filme de ficção científica e explora uma história cheia de mistério que começa quando doze espaçonaves alienígenas aterrissam em doze locais diferentes na Terra. 

É então começa o trabalho da linguista Louise Banks (Amy Adams), chamada por militares para traduzir os sinais e desvendar as mensagens enviadas pelos alienígenas. Contando com uma grande equipe e realizando uma série de experimentos e pesquisas, Louise é presionada na busca por respostas. O que ninguém imagina é a revelação por trás desse contato, que nos convida para uma reflexão sobre escolhas, tempo e crenças. 

Segunda indicação da lista do diretor franco-canadense Denis Villeneuve (Incêndios), o longa recebeu o Oscar na categoria Melhor Edição de Som e foi indicado a mais 7 categorias:  Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Arte.

☌ O filme está disponível online pelo YouTube, Google Play, Net NOW, Itunes e TeleCine Play.

Direção: Denis Villeneuve
Elenco: Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Gênero: Drama/Mistério/Ficção Científica
Duração: 1h56
Lançamento: 11 de novembro de 2016 (EUA)

Esta lista recebeu colaboração de Catarina Barbosa.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: