5 APLICATIVOS GRATUITOS PARA FACILITAR A VIDA DE QUEM AMA TER PLANTAS

Com informações e curiosidades, confira apps que ajudam e incentivam profundamente no cuidado com plantas ou até com hortas inteiras. Para mudar sua relação com o verde dentro e fora de casa, veja vídeos, e-books e outros indicados também dentro da lista.

Ter plantas em casa é uma ótima maneira de manter o ambiente mais leve, equilibrado e melhorar a qualidade do ar. Mas, para mantê-las bonitas e saudáveis, é necessário saber sobre seus cuidados. 

Cada espécie exige um tipo de atenção, com solo, poda e rega diferentes de uma para a outra. Assim, muitas vezes a falta de informação pode contribuir para a enfraquecimento da planta.

Precisa identificar o nome? Ter certeza que é a hora certa de adubar? E regar? Alguns aplicativos podem ajudar nessa missão e em muitas outras que envolvem curiosidades e cuidados com o verde do seu espaço. 

Se você já é apaixonado(a) por plantas ou pretende começar a cultivá-las em casa, O NÃO ÓBVIO selecionou cinco aplicativos, com funcionalidades interativas, que vão te ajudar a manter o verde saudável.

Descubra e contribua com informações, aprenda sobre o calendário de plantio e calendário de colheita, saiba sobre os diferentes procedimentos de cultivos, entenda mais sobre Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs) e muito mais. Confira:

☌ Para quem deseja se inspirar com imagens e mais dicas de cuidados, existe também a seleção do NÃO ÓBVIO com 5 perfis no Instagram para incluir mais verde na sua decoração

1. Plantit


São inúmeras as vantagens de cultivar uma horta em casa. Além da comodidade, plantar seus próprios alimentos e temperos garante mais saúde para suas refeições. 

E para ajudar e facilitar na hora de cuidar, o aplicativo Plantit serve de guia para os diferentes procedimentos de cultiva com sucesso. Aprenda como cuidar de ervas, hortaliças e até legumes orgânicos de forma caseira. 

Descubra informações sobre a exposição solar adequada, o tipo de solo, a estação do ano e em que pratos utilizar os produtos. E com a funcionalidade Os Meus Cultivos, é possível se registrar com o e-mail para guardar informações sobre os cultivos.

Com um linguagem pratica, o aplicativo foi desenvolvido por uma empresa portuguesa e tem como objetivo aumentar a variedades de plantas disponíveis por atualização. 

☌ Disponível gratuitamente, em português.
☌ Para iOS.

☌ Para quem deseja dicas de como começar uma horta, confira o vídeo Aprenda a fazer uma HORTA na CAIXA! (acima), disponível no canal da youtuber Marieli Mallmann.

2. Spreed


Outro aplicativo com a premissa de ajudar a cuidar da sua horta, Spreed vai te auxiliar com informações essenciais para o cultivo das plantas.

Acompanhe e monitore o crescimento de seus verdes para aumentar sua produção, sem perder a qualidade de seus frutos e assim reduzir o desperdício.

Com uma interface fácil, adicione suas hortaliças pela data de plantio e acompanhe pela % disponibilizada sobre a possível data da colheita, informações sobre a rega e adubagem. 

☌ Disponível gratuitamente, em português.
☌ Para iOS.

☌ Para acompanhar diariamente informações sobre o cultivo de uma horta caseira, confira o perfil @horta_em_casa_ (acima). Com seus mais de 82 mil seguidores, o espaço compartilha dicas e tutorais para incentivar o cultivo de alimentos em casa.

3. PlantNet


Outro aplicativo onde é possível identificar plantas por foto, o PlantNet está disponível de forma gratuita em inglês para celulares Android e iPhone (iOS). 

A ferramenta utiliza um banco de dados botânico com milhões de registros para conseguir identificar o nome da planta apenas com uma imagem. E para obter o resultado com facilidade, a plataforma dá dicas sobre como capturar as fotografias para facilitar a leitura pelo sistema.

Os usuários podem contribuir com o banco de dados ao confirmar se a sugestão apresentada corresponde com a foto enviada. Além do nome, são disponibilizadas informações científicas de cada espécie, como sua família e gênero.

PlantNet também funciona como projeto de ciência cidadã: as fotos enviadas são coletadas e analisadas por cientistas de todo o mundo para entender melhor a evolução da biodiversidade vegetal, e assim preservá-la melhor.

Sua última atualização foi feita em janeiro de 2019 e inclui melhorias e novos recursos.

☌ Disponível gratuitamente, apenas em inglês.
☌ Para iOS e Android.

☌ Para fazer em casa: confira o vídeo ADUBO CASEIRO fácil de fazer: receita pra TODAS as plantas (acima), da jardineira Carol Costa, e aprenda como aproveitar cascas, folhas, talos e outras partes de vegetais para adubar seus verdes.

4. Plantix


Disponível apenas em inglês, Plantix é um aplicativo para quem quer cuidar melhor de suas plantas. Uma enciclopédia completa, com informações sobre cultivo (irrigação, luz, plantio), enfermidades, soluções e fotos. 

Com o recurso de reconhecimento de imagens, Plantix é capaz de saber se suas plantas estão afetadas por algum tipo de doença, os passos para solucionar e uma explicação sobre o que causou e como evitar no futuro. 

O aplicativo também funciona de forma social, com uma comunidade de pessoas de todo o mundo que compartilham dúvidas e conselhos sobre cuidados.

Entre outros recursos oferecidos, estão o calendário de plantio, calendário de colheita e calendário de rega. Confira um pequeno vídeo explicativo (em inglês) de como utilizar a plataforma. 

☌ Disponível gratuitamente, apenas em inglês.
☌ Para Android.

Resultado de imagem para e-book Manual de Identificação de Mudas de Espécies Florestais.

☌ Para os apaixonados em conhecer e identificar novas espécies, confira o e-book Manual de Identificação de Mudas de Espécies Florestais. Produzido pelo Secretaria do Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro, o conteúdo está disponível de forma gratuita e apresenta informações simplificadas para rápida referência com espécies que obtiveram um maior destaque pela sua resposta nos processos de recuperação da cidade.

5. Info PANC


Único aplicativo nacional da lista, Info PANC foi criado por estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para auxiliar na disseminação de informações sobre as Plantas Alimentícias Não-Convencionais, as PANCs.

No Brasil, há uma variedade de espécies de plantas disponíveis para o consumo alimentar, que podem ser cultivadas em casa, mas que muitos ainda desconhecem. Para evitar esse desperdício, Thais Isbert, Thayná Lopes e Thales Macêdo desenvolveram a plataforma para o auxilia na identificação das espécies.

Como o nome já explica, por serem pouco consumidas na alimentação, muitas são descartadas por serem confundidas com pragas e ervas daninhas. Por isso a importância do aplicativo, para informar e garantir que o plantio seja aproveitado da melhor forma. 

☌ Disponível gratuitamente, em português.
☌ Para Android.

☌  Outra dica para quem tem interesse em aprender mais sobre as Plantas Alimentícias Não-Convencionais, confira o e-book Diga não ao desperdício & Panc’s, indicado na seleção do NÃO ÓBVIO de 6 e-books gratuitos com curiosidades sobre alimentação

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: