5 LISTAS COM FATOS MARCANTES E CURIOSIDADES DE 2013

Literatura, cultura pop e até memes se misturam em uma seleção que mescla fatos nostálgicos e curiosos para lá de especiais. Esse é o #TBT2013 preparado com as informações fora do óbvio que você já está habituado a encontrar por aqui.

Muita gente costuma dizer que recordar é viver. Mas há de se encontrar pessoas que não sabem o que essa frase quer dizer e sequer a ouviram antes. Por outro lado, é comum se deparar com alguém que não perde a oportunidade de resgatar um vídeo, uma foto ou até mesmo uma simples informação antiga a fim de reviver momentos de outrora. Afinal, não é à toa que a hashtag #tbt faz tanto sucesso por todo o mundo.

O fato de que a sigla TBT surgiu a partir da frase Throwback Thursday – a qual significa algo parecido com Quinta-feira do Retrocesso – não é mais uma novidade. O que poucas pessoas sabem é que essa não é uma prática tão atual. Na verdade, o termo Throwback Thursday é utilizado desde tempos remotos do Twitter. No entanto, a abreviação em forma de hashtag começou a ganhar mais força com o surgimento do Instagram em 2012.

Atualmente, #tbt figura entre as dez hashtags mais populares do Instagram. A tag é tão querida entre os internautas que há mais de 510 milhões de publicações utilizando-a. Isso sem contar com as variantes #tbt❤, #tbtzinho, #tbtzão, #tbtdasaudade, #tbfriday, #tbmonday e tantas outras amplamente utilizadas.

A nostalgia é uma característica tão marcante da sociedade high tech que deixou de ser um simples sentimento para se tornar uma estratégia mercadológica. Afinal de contas, busca-se cada vez mais os estilos vintage e retrô. Inclusive, até os grandes estúdios cinematográficos de Hollywood entraram na onda à la Vale a Pena Ver de Novo.

Há alguns anos, produtores de filmes e séries passaram a investir mais em histórias que se passam nas décadas passadas. Além disso, o mercado dos remakes e live actions está bombando. O resultado final costuma dividir a opinião do público, mas sabemos que essa prática não começou com o live action de A Bela e a Fera (em 2017) e não vai terminar com o remake de Convenção Das Bruxas (previsto para estrear em 2020).

Em meio a esse clima nostálgico, o NÃO ÓBVIO montou 5 listas com curiosidades e fatos marcantes de 2013. Na última, há até uma seleção de memes que bombaram naquele ano. Inclusive, alguns são constantemente reproduzidos até os dias hoje. Confira:

1. LITERATURA


1) J. K. Rowling inicia a publicação da sua primeira saga após Harry Potter

Os fãs do universo bruxo criado por J. K. Rowling provavelmente sabem que a autora iniciou a publicação de outra saga em 2013. Por outro lado, muitos leitores, até os que costumam passar horas em uma boa livraria, não fazem ideia de que a autora escreveu uma outra série. No entanto, é compreensível que várias pessoas não saibam disso, já que a obra foi publicada sob o pseudônimo Robert Galbraith.

Em O Chamado do Cuco, J. K. constrói uma atmosfera policial bem diferente da proposta que o seu público está acostumado. No livro, John Bristow se recusa a acreditar que a morte de sua irmã – a famosa modelo Lula Landry – foi um suicídio. Por conta disso, ele contrata o detetive Cormoran Strike para investigar a morte da topmodel. Strike então embarca no mundo dos ricos, famosos e milionários em uma trama com muito suspense e mistério.

A propósito, essa saga serviu de base para Strike, uma série britânica transmitida em 2017. Strike foi produzida pela BBC One e distribuída pela HBO. Veja um teaser acima.

2) Biografia de Marighella vence o Prêmio Jabuti

Quem gosta de cinema e sempre acompanha as principais notícias do Brasil, já deve ter lido ou escutado alguma coisa a respeito da polêmica em torno do lançamento do filme Marighella. Entretanto, poucas pessoas sabem que o longa-metragem dirigido por Wagner Mora leva para as telonas uma história que saiu vitoriosa na premiação literária mais importante do país.

Em 2013, Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo – escrito por Mário Magalhães – venceu na categoria Biografia do Prêmio Jabuti. O livro, o qual foi publicado pela Companhia das Letras, conta a história de Carlos Marighella, um militante comunista soteropolitano que fundou o maior grupo armado que lutou contra a ditadura militar.

3) Felipe Neto marca o início dos youtubers no mercado editorial

Nos últimos anos, os livros publicados por youtubers foram pauta de acaloradas discussões pelo Brasil. Apesar de muitos questionarem a qualidade dessas publicações, é injusto afirmar que o resultado dessa prática foi puramente negativo. Afinal, muitas crianças e adolescentes só se interessaram por ler um livro (ou pelo menos comprá-lo) durante esse período. Mas poucos se lembram que o Felipe Neto foi o primeiro youtuber a escrever e publicar um livro no Brasil.

Ao contrário do que muitos pensam, o livro do Felipe Neto não é uma biografia. Na verdade, Não Faz Sentido!: Por Trás da Câmera apresenta os bastidores do canal do autor no YouTube: desde o processo de criação até a conquista do sucesso.

Em um vídeo publicado em seu canal, em 2016, Felipe Neto diz que demorou dois anos escrevendo o livro. O autor não queria publicar algo por dinheiro, mas para fazer alguma diferença na vida do leitor. Ele também afirma que livros de Youtubers passaram a ser escritos, literalmente, da noite para o dia – visando apenas o retorno financeiro.

2. CINEMA E TV


1) Breaking Bad entra para o Guinness Book

Que Breaking Bad foi uma série de sucesso, em todos os aspectos, todo mundo sabe. A série teve uma ótima audiência, agradou os críticos e venceu inúmeros prêmios importantes. Mas nem mesmo os fãs da série devem saber que Breaking Bad está no Guiness World Records.

Em 2013, a série que conta a história do químico Walter White entrou para o famoso Livros dos Recordes como a série mais bem avaliada de todos os tempos.

2) Recordes etários marcam o Oscar

A cerimônia do Oscar 2013 ficou marcada por uma grande coincidência. Dentre as concorrentes ao prêmio de Melhor Atriz, estavam Emmanuelle Riva e Quvenzhané Wallis. Riva se tornou a mulher mais velha a disputar a estatueta nessa categoria. Ao passo que a sua concorrente Wallis se consagrou como a atriz mais jovem a concorrer ao Oscar.

Enquanto Quvenzhané Wallis tinha apenas nove anos naquela ocasião, Emmanuelle Riva já era uma consagrada veterana no auge dos seus 85 anos. Nenhuma das duas levou o prêmio para casa, mas ambas entraram para a história da premiação cinematográfica mais importante do mundo.

3) Primeiro filme nacional 3D, com atores, estreia no Brasil

Em Hollywood, as produções cinematográficas produzidas com tecnologia tridimensional já são uma realidade um pouco antiga. Mas foi apenas em 2013 que os atores brasileiros foram assistidos pela primeira vez em um filme 3D. Se puder… Dirija! foi protagonizado por Luís Fernando Guimarães e dirigido por Paulo Fontenelle.

Nesse longa-metragem, João é um pai ausente que resolve passear com filho. Mas quando João percebe que está atrasado para ir buscar a criança na casa da ex-mulher, ele resolve pegar o carro de uma cliente emprestado. Nessa empreitada, o protagonista vai ter que líder com vários imprevistos para aproveitar um dia de diversão com filho.

4) Pela primeira vez na história, uma série da internet ganha um Emmy

Não há como falar sobre Cinema e TV, em 2013, sem citar as plataformas de Streaming. Foi nesse ano que surgiu House of Cards, uma série que agradou não só o público, mas também a crítica. Essa produção foi reconhecida com o prêmio de Melhor Direção em Série Dramática no Emmy – a premiação que é conhecida como Oscar da televisão.

House of Cards é um drama político ambientado em Washington e repleto de jogos de poder e corrupção. Francis Underwood, o protagonista da trama, é um congressista frio e ambicioso que não mede esforços para manipular as pessoas e controlar tudo ao seu redor. Tudo isso para satisfazer a sua ânsia por cada vez mais poder.

3. CULTURA POP


1) Skyfall é a primeira canção da franquia de James Bond a ganhar o Oscar

Os filmes de James Bond são um verdadeiro sucesso da história do cinema. A série 007 já rendeu mais de 20 filmes nos últimos 50 anos. A franquia sempre foi muito prestigiada e chegou a ganhar as estatuetas do Oscar de Melhor Edição de Som (1965) e Melhores Efeitos Visuais (1966).

Mas foi em 2013 que o filme do agente secreto mais famoso do mundo recebeu o primeiro Oscar de Melhor Canção Original por Skyfall – música composta por Paul Epworth em parceria com Adele, a intérprete da canção. A música venceu vários outros prêmios e a Adele levou para casa o primeiro (e até então único) Oscar da sua carreira.

2) Beyoncé grava clipe em Trancoso, na Bahia

A indústria musical já está acostumada a se surpreender com a Beyoncé. Há anos, a cantora costuma lançar músicas, videoclipes, álbum visuais e até filmes completos sem investir um centavo em marketing. A cantora simplesmente surpreende a mídia e vira notícia por todo o mundo. Foi justamente isso que aconteceu, em dezembro de 2013, quando a Beyoncé lançou seu álbum visual homônimo.

Beyoncé é o quinto álbum de estúdio da cantora norte-americana. O disco conta com 14 músicas e 17 clipes inéditos, sendo que um deles foi gravado no Brasil. A maioria das cenas do clipe de Blue – música que homenageia a filha de Beyoncé com o rapper Jay-Z – se passa em Trancoso, na Bahia. Nas imagens do vídeo, é possível ver a cantora interagindo com moradores do local, jogando futebol com a camisa do Brasil e curtindo a sua filha.

3) Lorde bate recorde da parada Alternative Songs nos Estados Unidos

Se você não passou o ano de 2013 em uma bolha, deve ter escutado (pelo menos uma vez) a música Royals – da cantora e compositora neozelandesa Lorde. A música foi um sucesso absoluto e garantiu vários prêmios à artista, incluindo o Grammy de canção do ano.

O êxito de Royals fez Lorde se consagrar, aos 17 anos, como a mais jovem artista a ocupar o primeiro lugar da Billboard Hot 100. Com essa música, ela também se tornou a artista feminina a permanecer mais tempo no topo da Alternative Songs – uma parada musical estadunidense. Royals ficou em primeiro lugar por sete semanas. Até então, a recordista era Alanis Morissette, a qual ficou cinco semanas no topo dessa lista com “You Oughta Know”.

4) “Morre” a musa do público teen, Hannah Montana

Algumas pessoas podem até dizer que usar a palavra morte é um exagero, mas era dessa forma que a mídia se referia à Hannah Montana em 2013. Inclusive, a própria Miley Cyrus afirmou, durante uma entrevista, que a sua personagem havia sido assassinada.

Tudo começou quando a Miley lançou We Can’t Stop em meados de 2013. Naquele momento, o público foi pego de surpresa e ficou mais do que claro que a imagem da garotinha adolescente não existia mais. Depois desse momento, a cantora protagonizou uma polêmica atrás da outra – envolvendo drogas, nudez, performances com conotação sexual e aparições provocantes.

Mas foi com o clipe de Wrecking Ball – considerado por muitos como o lançamento do ano – que a artista passou, literalmente, a sua mensagem. Em um vídeo poético e impactante, a Miley de 2013 chegou como uma bola de demolição para abalar a indústria pop mundial.

4. TECNOLOGIA


1) Venda de smartphones supera a de celulares

Atualmente, as pessoas não conseguem nem se imaginar sem um smartphone. Os celulares inteligentes se tornaram um equipamento importantíssimo para finalidades que vão muito além da interação e da distração em redes sociais. Há pessoas que utilizam esses aparelhos para se informar, organizar a vida financeira e até trabalhar.

Contudo, mesmo diante dessa relação de clara dependência, as pessoas não costumam se questionar como isso começou. De fato, não há como saber como e quando cada pessoa se tornou tão vinculada a essa tecnologia. Mas, segundo a International Data Corporation, foi em maio de 2013 que a venda de smartphones superou a do celular tradicional no Brasil – resultado que se repetiu, no mesmo ano, em vários outros países pelo mundo.

2) WhatsApp supera o Messenger

Não foi só o celular tradicional que perdeu espaço em 2013. De acordo com pesquisa do On Device, nesse mesmo ano, o WhatsApp se tornou o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil. Antes dessa virada, o app mais popular entre os brasileiros era o Messenger, que é vinculado ao Facebook.

A propósito, é preciso frisar que essa pesquisa constatou que a maioria dos usuários não costumava utilizar apenas um aplicativo. Enquanto o WhatsApp era utilizado por 72% das pessoas, o Messenger estava sendo desfrutado por 49% dos quase 4 mil entrevistados.

3) Facebook tenta comprar o Snapchat por três bilhões de dólares

Os jovens que têm um Smartphone há pelo menos seis anos, com certeza já baixaram o Snapchat – ou pelo menos ouviram falar no aplicativo. A proposta dos stories (vídeos curtos que ficam disponíveis por 24 horas) logo caiu no gosto do público. O Snapchat então se tornou um fenômeno no meio digital.

Todo esse sucesso preocupou as redes sociais concorrentes e o Facebook tentou comprar o app por três bilhões de dólares. No auge do sucesso, o Snap não aceitou a proposta. Então, com o passar do tempo, o Instagram (que pertence ao Facebook) foi disponibilizando recursos muito parecidos com os do Snapchat.

A atualização de agosto de 2016 foi a mais polêmica. Com o surgimento dos Stories, o Instagram disponibilizou recursos idênticos aos do Snap. Apesar disso, o Snapchat está sempre criando filtros inovadores e pensando em novas estratégias para lidar com a concorrência.

4) Primeiras televisões 4K são comercializadas no Brasil

Quem já está acostumado a ouvir falar em TVs 8K provavelmente nem se lembra quando a tecnologia anterior surgiu. No Brasil, a venda de televisões 4K – aparelho que conta com 3.840 pixels x 2.160 pixels – começou em 2013.

Na época do seu lançamento no país, o Marketing girava em torno do fato de que é preciso juntar os pixels de quatro TVs Full HD para igualar a marca da sua sucessora. Entretanto, o preço de uma televisão com resolução 4K não era nem um pouco atrativo. Os modelos mais baratos (os de 55 polegadas) custavam mais de R$ 10 mil. Atualmente, é possível comprar TVs com a mesma tecnologia por menos de R$ 2 mil.

5. OS MEMES DO ANO


1) Harlem Shake

Originalmente, Harlem Shake é uma música que foi lançada em 2012 pelo músico Baauer. No entanto, no ano seguinte, o Harlem Shake se transformou em um meme viral. Pessoas de todos os cantos do mundo postavam vídeos dançando a música da forma mais aleatória e inusitada possível. Confira uma seleção com dez dos vídeos que mais fizeram sucesso.

2) Taylor Swift I Knew You Were Trouble ft. Cabra

Logo no início de 2013, o vídeo de uma cabra fazendo uma participação no clipe I Knew You Were Trouble, da Taylor Swift, quebrou a internet. O vídeo fez muito sucesso e a cabra passou a figurar em feats com diversos cantores. No YouTube, é possível encontrá-la cantando com Justin Bieber, Alicia Keys, Sia e vários outros artistas.

3) A Fazenda 6

Quem gosta de memes ou de reality shows com certeza já assistiu algum vídeo da sexta edição de A Fazenda. Essa edição foi tão emblemática que os internautas chegaram a fazer uma petição solicitando que A Fazenda 6 entrasse para o catálogo da Netflix.

O meme “pra mim, é uma honra vocês não gostarem de mim porque glorifica que eu sou diferente” é apenas um dos que bombam até hoje nas redes sociais – especialmente no Twitter. A mesma participante falou a amplamente replicada frase desse vídeo: “amiga, não tem como te defender”.

4) Inês Brasil no Telegrama Legal

Quem conhece a Inês Brasil sabe que ela é um meme ambulante. Em dado momento, a brasileira naturalizada alemã chegou a disputar o posto de rainha da internet com a Gretchen. A participação da Inês no Telegrama Legal deixa claro que ela é uma forte candidata ao posto.

No mesmo dia, Inês Brasil disse várias frases que ficaram muito famosas na internet. “Segura a marimba aí, mon amour” e “o que você tá fazendo? Um jogo comigo, garota?” são apenas dois dos jargões falados por ela no mesmo quadro. Confira os melhores do programa:

5) As frases de Félix em Amor à Vida

Eu fiz um skate com a tábua dos dez mandamentos para merecer sofrer tanto? Devo ter sambado no Santo Sepulcro para merecer passar por isso. Será que eu fiz churrasco com a única vaca da arca de Noé para ser tratado assim?

Essas são apenas algumas das frases que foram faladas por Félix, em 2013, durante a novela Amor à Vida. O personagem de Mateus Solano era o vilão da novela de Walcyr Carrasco. No entanto, o humor de Félix caiu no gosto do público brasileiro. Ele se tornou muito querido e a sua figura virou um grande meme.

Durante a exibição da novela, os internautas criaram contas no Instagram dedicadas ao humor ácido do personagem. Um dos perfis criados naquela época foi o @felixbichamah. Nesse ig eles compartilhavam algumas das frases ditas por Félix e criavam novos jargões que certamente seriam ditos por ele. Confira, neste vídeo, um compilado de posts com o humor ácido à la Félix:

6) Chloe

Você pode até não saber que o nome dessa menina é Chloe, mas provavelmente já cansou de ver seu rosto super expressivo pela internet. Até porque, ela é um meme muito popular até entre os modernos stickers do WhatsApp.

O que as pessoas não sabem é que isso não é uma foto, é o frame de um vídeo que foi postado no canal Lily & Chloe Official em setembro de 2013. Trata-se de um vídeo com a reação de duas irmãs ao descobrirem que vão à Disney. Confira:

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: