5 CIDADES PELO MUNDO QUE MUDAM BASTANTE QUANDO CHEGA O NATAL

Com opções pelo Brasil e também em outros países, confira cidades que vão do frio ao clima tropical e que mudam programações e decorações para entrar no clima natalino. Veja os eventos culturais, espetáculos e muito mais para o momento repleto de luzes.

Com a chegada do Natal, as cidades, em geral, se vestem de luzes e cores para esperar a magia da data, que é celebrada no mundo todo pelos cristãos e não cristãos. A temporada de férias, marcada por festividades e comemorações entre amigos e familiares, inclui não somente a troca de presentes e brincadeiras como o Amigo Secreto, mas também detalhes de decoração tradicionais, como pinheiros brilhosos.

Mas existem cidades pelo mundo que entram no clima natalino e se transformam para além dos estilos de decorações iluminadas já conhecidas em muitos cantos. Com eventos curiosos e com uma nova cara em todos os cantos, elas revelam paisagens mágicas que encantam adultos e crianças.

E como o Natal está batendo nas portas, o NÃO ÓBVIO reuniu destinos especiais pelo Brasil e pelo mundo para quem ama a magia natalina e quer curtir os encantos das decorações e eventos de Natal com inúmeras atrações nada clichês.

Ainda dá tempo de programar passeios curtos ou mais longos e curtir a atmosfera natalina em cidades que inovam o clima a cada ano.

Conheça destinos que trazem uma programação recheada de espetáculos, eventos, luzes, trilhas sonoras, mercados de Natal, pistas de patinação, decorações sustentáveis e gastronomia de dar água na boca.

Seja para quem quer o clima frio ou para quem curte o mais tropical, veja as indicações: sem ordem de preferência.

1. Quebec (Canadá) | @quebeccite


A cidade que fica no leste do Canadá, tem como língua oficial o francês (mas por lá também pode se comunicar em inglês) e reflete a cultura e história da Europa. Assim como Salvador, ela se divide em Basse-Ville e Haute-Ville, ou seja, Cidade Baixa e Cidade Alta – a qual ostenta uma vista espetacular para o Rio Saint-Lawrence.

Quebec esbanja o charme do Velho Mundo e no fim do ano a magia do Natal toma conta da cidade e cria um clima de conto de fadas.

Quebec chama a atenção pelas suas ruas de pedras, o casario antigo e as igrejas históricas, além da imponente muralha que rodeia a cidade e domina a cena do lugar.

Construída pelos franceses para proteger o lugar de possíveis ataques, a muralha foi tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade por ser uma das únicas ainda existentes na América.

As vésperas do fim de ano, Quebec se ilumina e transforma a paisagem fria de inverno em cores e luzes que aquecem o coração e contagiam a todos com o espirito natalino.

Na cidade mais européia das Américas, a neve pinta de branco os elegantes telhados triangulares, revelando cenários encantadores que por si só já fazem da cidade um destino mágico para curtir as festas de fim de ano.

Além do visual belíssimo, a cidade oferece um show de luzes e decoração natalina em todos os cantos, passeios temáticos de Natal, apresentação de corais nas igrejas, espetáculos de danças e pistas de patinação, além dos mercados de natal recheados de delícias gastronômicas, bebidas quentes, presentes e enfeites originais.

☌ A cidade de Quebec é sem sombra de dúvida a cidade do Papai Noel, a magia do Natal permanece por lá o ano todo e você pode visitar e fazer comprinhas na Boutique do Natal mesmo fora da época natalina.

SERVIÇO:
☌ Onde comer: Le Bureau de Poste, com gastronomia saborosa a preços bons.
☌ Onde ficar: Les Lofts St. Joseph é ideal para viagens em família ou grupo de amigos com acomodações para até 4 pessoas e bom preço custo-benefício.
☌ Para mais informações de hospedagem, restaurantes, passeios e acesso, consulte o site | Facebook

2. Guararema (São Paulo) | @prefeituradeguararema


A tranquila Guararema fica a 80 km de São Paulo e além de ser um charmoso refúgio de beleza natural, a cidade se transforma de cabo a rabo para o Natal e ganha cenários iluminados e coloridos pela decoração natalina sustentável, feita a partir de materiais reciclavéis que criam estruturas surpreendentes e envolvem o lugar na magia da data.

A cidade se mobiliza durante todo o ano, em um trabalho conjunto de escolas e sociedade, para a arrecadação de garrafas pet e outros materiais recicláveis para levar a magia do Natal aos turistas e moradores locais.

O projeto de Natal sustentável em Guararema promove a conscientização ambiental e responsabilidade com o meio ambiente, além de gerar renda e emprego, favorecendo a economia e o turismo na cidade.

Todo material recolhido passa pelas mãos habilidosas de profissionais que atuam na pintura, modelagem e outros serviços, além da montagem das estruturas da decoração natalina, em segurança para o público apreciar esse belo espetáculo que mescla luzes, cores e formas inesperadas.

Em Guararema, praças, ruas e parques exibem uma decoração de Natal nada óbvia e um show de luzes que forma uma festa para os olhos de adultos e crianças. A cidade é um convite para curtir a magia da data no clima tropical do nosso Brasil.

☌ Para os turistas que vão á Guararema, a cidade conta com uma ampla programação cultural durante o mês de dezembro, com apresentações de grupos musicais, artistas de teatro e palhaçaria, além do Papai Noel, que recebe e encanta as crianças no Fundo Social de Solidariedade.

SERVIÇO:
☌ Onde comer: Cafeteria e Restaurante Roça&Poesia. Ambiente acolhedor com decoração rústica e delícias da gastronomia brasileira.
☌ Onde ficar: Vale do Sonho Hotel & Eventos e Pousada Calil, no centro da cidade.
☌ Para mais informações de hospedagem, restaurantes, passeios e acesso, consulte o site | Facebook

3. Blumenau (Santa Catarina) | @prefeiturabnu


A bela cidade catarinense de origem alemã também muda totalmente a paisagem para comemorar o Natal e o Parque Vila Germânica ganha programação especial com casa do Papai Noel, desfiles, mercado de natal, oficina de biscoitos natalinos, além de uma pista de patinação com neve artificial.

Blumenau fica no Sul do Brasil, no Vale do Itajaí. O município é um centro econômico com destaque nos setores têxteis, tecnológicos e de cervejas artesanais. Além disso, o charme da sua arquitetura, com construções no estilo enxaimel próprio da Alemanha, e o inverno rigoroso conferem a cidade um ar europeu.

A cidade mais alemã do Brasil também carrega a cultura de celebrar o Natal com uma programação bem ao estilo europeu, trazendo, além de uma decoração rica em detalhes e luzes, os mercados de Natal inspirados na tradição da Alemanha e oficinas de biscoitos natalinos que são uma atração a parte nas festividades da data e encantam o paladar e os olhos das crianças e dos adultos.

A magia do Natal invade Blumenau em um show de luzes e desfiles temáticos, acompanhados de música e muita animação. Entre as atrações se destaca, ainda, a roda gigante, que oferece uma vista extraordinária da Vila do Natal. O carrossel é outra opção que faz a alegria dos pequenos.

☌ A Vila de Natal, é um espaço dentro da Vila Germânica onde acontece a maioria das festividades do Natal, inclusive o lugar sedia a Casa do Papai Noel e demais atrações em 47 dias de programação para curtir a magia do Natal lúdico na cidade.

SERVIÇO:
☌ Onde comer: Senac Blumengarten, com buffet a quilo, e Choperia Bier Vila, que agrada os apreciadores do malte.
☌ Onde ficar: Hotel Ibis Blumenau e Pousada Vila Germânica, localizada em frente ao Parque Vila Germânica, onde acontecem os grandes eventos da cidade.
☌ Para mais informações de hospedagem, restaurantes, acesso e programação, consulte o site | Facebook

4. Domingos Martins (Espírito Santo) |@domingosmartinses


Em Domingos Martins, no Espírito Santo, a magia do Natal transforma a paisagem da cidade que é tomada pelo brilho natalino de cores e luzes. O município capixaba promove uma festa contagiante na mágica Vila de Natal, recheada de programação cultural, música e apresentações.

Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, é dona de belos cenários naturais, sendo conhecida como a cidade do verde. Localizada a apenas 42 km da capital do estado, Vitória, ela foi colonizada pelos alemães em 1846, e também abrigou imigrantes italianos.

As belezas naturais da cidade somadas aos traços da cultura européia que se faz presente na arquitetura e na culinária, fazem de Domingos Martins um paraíso na serra capixaba com paisagens deslumbrantes.

Quem vai a Domingos Martins não pode deixar de conhecer as trilhas do Parque Estadual da Pedra Azul , a região conta com ótima infraestrutura para um passeio regado a cultura, gastronomia e a belíssima natureza do lugar.

Fazendo jus à sua tradição de colonização européia, a cidade investe nas festividades natalinas e se veste de brilho para celebrar o Natal.

A decoração, que se estende por toda a cidade, ganha elementos novos a cada ano e, para este Natal, a inspiração vem dos contos dos
irmãos alemães Jacob e Wihelm (Irmãos Grimm), trazendo personagens como a Branca de Neve e Cinderela. 

Outra novidade nos festejos natalinos deste ano é uma loja de doces cenográfica. No espaço, as crianças (e adultos também) podem ajudar o Papai Noel a criar gostosuras natalinas.  

☌ A programação intitulada Brilho de Natal traz inúmeras atrações além das decorações surpreendentes que são um deleite para os olhos. Entre elas está uma pista de patinação no gelo para os que curtem aventura. Há, ainda, teatro, apresentação de corais, show itinerante e um presépio gigante confeccionado em madeira que será instalado na Praça Central da cidade (Praça Dr. Arthur Gerhardt).

SERVIÇO:
☌ Onde comer: Fritz Frida Restaurante e Chopperia: o lugar serve pratos inspirados na gastronomia alemã e arquitetura em estilo enxaimel.
☌ Onde ficar: Pousada Pouso do Barão, no centro da cidade, e Hotel Fazenda China Park, a 15km do Parque da Pedra Azul.
☌ Para mais informações de hospedagem, restaurantes, passeios e programação, consulte o site | Facebook

5. Nuremberg (Alemanha) | @nuernberg_de


A cidade alemã que mescla o Medieval ao Contemporâneo, transborda magia natalina em seus mercados de Natal, que unem tradição e originalidade nas mais belas decorações natalinas, além de entretenimento, gastronomia e muito vinho quente para aquecer no frio inverno alemão.

Nuremberg ou Nürnberg (em alemão) tem um dos maiores mercados de Natal da Alemanha e, além da sua beleza histórica e arquitetura medieval impressionante, a cidade se cobre de luzes e festa para celebrar o Natal colorindo com cores e aromas natalinos a paisagem do inverno em terras germânicas.

A cidade localizada no Sul da Alemanha a 170km de Munique, na região da Baviera, é cortada pelo rio Pegnitz em dois lados, São Sebaldo (Altstadt St. Sebald) e São Lorenço (Altstadt St. Lorenz), que são conectados por pontes medievais ao longo do percuso exibindo paisagens de cartão-postal.

Uma dessas vistas fabulosas de Nuremberg é o prédio em estilo medieval, preservado e lindamente situado sobre as águas do Rio Pegnitz, abrigo do do antigo Hospital, Heilig-Geist-Spital (Hospital do Espírito Santo). Hoje funciona um restaurante no complexo do local.

Na época de fim de ano, as luzes e a magia do Natal tomam conta da cidade, que oferece um mundo de atrações para adultos e crianças em seu tradicional mercado de Natal, o qual é inovado a cada ano com enfeites e delícias natalinas super originais produzidas pelas mãos dos talentosos artesãos locais.

Durante todo o período que antecede o dia 25 de dezembro, os locais e turistas que visitam o mercado podem assistir também apresentações de coral, bandas e peças teatrais que acontecem no palco logo em frente à catedral de Nuremberg, a Frauenkirche.

☌ O mercado é aberto na sexta-feira anterior ao primeiro domingo do Advento e vai até 24 de dezembro. Na abertura das atividades, uma jovem vestida de anjo representa o Christkind ou o Menino Jesus: segundo a tradição alemã quem traz os presentes não é o Papai Noel e sim o Menino Jesus. Veja mais sobre o Mercado de Natal no site.

SERVIÇO:
☌ Onde comer:Bratwurst Röslein, onde você pode experimentar a tradicional salsicha de Nuremberg. Além dos restaurantes, ela é servida nas barracas de rua, feiras e mercados da cidade (sempre acompanhada pela mostarda de sabor levemente picante).
☌ Onde ficar:Intercity Nuremberg, localizado próximo à estação central com preço econômico.
☌ Para mais informações de hospedagem, restaurantes, passeios e acesso, consulte o site | Facebook

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: