5 EVENTOS DE CULINÁRIA PARA CURTIR TODOS OS ANOS PELA BAHIA

Conheça eventos na Bahia que vão do dendê ao chocolate e de Salvador até Ilhéus. Para todos os tipos de paladares, quebre estereótipos sobre a culinária baiana e descubra, ainda, os movimentos artísticos que acontecem nesses festivais fora dos clichês.

A fama do tempero da culinária baiana ultrapassa fronteiras e consegue, ainda, quebrar paradigmas ao ir para muito além dos estereótipos. Do dendê ao cacau, os sabores encantam.

E, se não há melhor forma de conhecer lugares e culturas do que provando um bom pedaço de sua gastronomia, descobrir os eventos voltados a ela pode ser um grande tesouro. Afinal, do litoral norte ao sul, a gastronomia baiana recheia os restaurantes, lanchonetes e barraquinhas e chega a invadir também festivais e eventos que promovem a arte e os sabores locais.

Para quem quer provar dos gostos baianos, o NÃO ÓBVIO foi além dos eventos mais famosos (como é o caso do Restaurante Week) e separou movimentos diversos em Salvador e outras charmosas cidades do interior.

Com mistura de arte, cultura, vistas poderosas e muitos outros toques extras, confira a lista especial:

1. Tempero no Forte | Em Praia do Forte e Salvador


Todo ano, há 14 edições, o festival Gastronômico Tempero no Forte encanta com sons, aromas e música o litoral norte da Bahia. O evento é sediado pela Vila Praia do Forte, localizada a menos de 80 km de Salvador, mas também ocorre em 28 estabelecimentos pelo litoral, de Arembepe à Lagoa Aruá.

O festival possui uma gama de atividades que visam fortalecer a culinária e cultura local. Além da estrutura gastronômica montada na vila, o evento conta com uma programação que prestigia a música instrumental, o artesanato, a dança, capoeira e festividades da região.

Outra atração do Tempero no Forte é a atividade Chef Recebe, onde restaurantes parceiros prestigiam o festival ao criarem pratos específicos para a ocasião, inspirados pela temática escolhida. Este ano o festival irá homenagear uma fruta brasileira muito conhecida sob o lema Caju, Castanha e Maturi.

A nova edição acontece entre os dias 28/11 e 08/12, na vila de Praia do Forte e região. É uma ótima pedida para aqueles que amam gastronomia e querem aprender mais nas aulas shows disponíveis ou mesmo para quem só quer curtir uma boa música e uma ótima comida em um ambiente charmoso.

Por conta de seu sucesso, o Tempero no Forte ultrapassou a linha verde e chegou também até a capital baiana sob o título Tempero Bahia – que está em sua terceira edição e ocorreu em agosto deste ano.

Onde: Vila Praia do Forte e estabelecimentos Parceiros no Litoral Norte
Quando (neste ano): entre os dias 28/11 e 08/12 deste ano
Custo: entrada gratuita
Mais informações: Site Oficial (clique aqui)

2. Festa de San Gennaro | Em Salvador


Quem não gosta de uma boa pizza e de um prato de massa quentinho? Para os amantes da culinária italiana, a Festa de San Gennaro, no Rio Vermelho, é uma atração imperdível. O evento que este ano teve a sua segunda edição em 14 de setembro se vincula ao Festival da Primavera de Salvador.

Idealizada pela proprietária do restaurante Pasta em Casa, a proposta do evento é fortalecer a gastronomia italiana na região, mesclando tudo aos toques baianos, além de resgatar o espírito de festa de em um dos bairros mais boêmios da capital baiana.

Neste ano, a festa ocupou as ruas Professora Almerinda Dutra e Borges dos reis, com a participação de 13 barracas de restaurantes parceiros, entre eles o Bella Napoli, Bottino e Buono Amici.

Além de boa comida, os visitantes também puderam encontrar uma programação musical variada que acolhia desde bandas voltadas ao público infantil, até grupo de chorinho.

Onde: Rua Professora Almerinda Dutra, no Rio Vermelho, em Salvador
Quando (neste ano): a última edição ocorreu em 14 de setembro
Custo: entrada gratuita. Os pratos variavam entre R$ 15 e R$ 35
Mais informações: Pasta em Casa (clique aqui)

3. Festival da Lagosta | Na Costa do Descobrimento de Santa Cruz


Uma bela praia e deliciosos frutos do mar são uma pedida quase infalível, não é mesmo? Para quem é fã dessa combinação, a costa do descobrimento Santa Cruz, especialmente a vila de Santo André, é palco do Festival da Lagosta, que há quatro anos está na programação permanente da região.

Idealizado pela jornalista Léa Penteado, a quarta edição do festival foi sediada em Santo André em outubro deste ano. Localizado em uma região que vive do turismo e da pesca, a ideia do festival é promover a culinária local e atrair mais visitantes em um período de baixa estação.

Durante o período do festival, todos os restaurantes da região produzem pratos específicos para cada edição. Só neste ano, 21 estabelecimentos da costa participaram. Ao final do festival é realizado uma cerimônia de premiação com diferentes categorias, desde o melhor atendimento ao melhor prato do projeto.

Onde: Vila de Santo André e estabelecimentos parceiros ao redor da Costa do descobrimento
Quando (neste ano): a ultima edição ocorreu entre os dias 11/10 e 20/10
Custo: Os preços variam de restaurante para restaurante
Mais informações: Facebook Oficial (clique aqui)

4. Chocolat Festival | Em Ilhéus


Em Ilhéus, a Princesinha do Sul, terra de Jorge Amado, conhecida por suas belas praias e pela plantação de Cacau, acontece, há 11 edições, um delicioso festival internacional de chocolate.

O evento visa fortalecer a presença baiana no mercado nacional e internacional de cacau e chocolates, além de estimular e prestigiar os agricultores, produtores, chocolateiros e chefs da região, abrigando desde produtos de agricultura familiar à grandes fábricas. Lá também é possível experimentar delícias de outros estados, regiões e países.

Aqueles que não resistem a uma boa dose de chocolate, poderão se fartar com barras, bombons, bolos, licores e outros doces, além de poder participar de palestras, cursos, workshops, assistir apresentações e até mesmo agendar visitas à fazendas de cacau na cidade.

Onde: Centro de Convenções de Ilhéus (Avenida Soares Lopes, Centro, Ilhéus)
Quando (neste ano): a última edição ocorreu entre os dias 18/07 e 21/07
Custo: entrada gratuita
Mais informações: Site Oficial (clique aqui)

5. Festival de Arte e Gastronomia | Em Serra Grande


O festival de arte e gastronomia de Serra Grande realizou sua terceira edição em outubro deste ano e já ganhou espaço na agenda cultural da região. O evento se consolidou a partir do esforço coletivo de moradores da Vila, que juntos conquistaram patrocínios e firmaram parcerias para a realização do projeto.

Assim, em meio a esse clima de coletividade e união, e cercado das belas praias de Serra Grande, surge um evento cuja a proposta é prestigiar a culinária, arte e artesanatos locais.

Com uma diversificada programação, o festival oferece além da degustação de delicias pensadas para o festival a partir dos eixos temáticos, palestras, oficinas, shows, rodas de conversas e feiras de artesanato.

Onde: Vila de Serra Grande
Quando (neste ano): a última edição ocorreu entre os dias 10/10 e 13/10 deste ano
Custo: entrada gratuita
Mais informações: Site Oficial (clique aqui)

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: