10 SÉRIES BRASILEIRAS QUE VÃO MEXER COM O SEU EMOCIONAL

Séries e minisséries nacionais com cargas emotivas de peso têm remexido os corações do público. Elas vão desde temas como a velhice e a complexidade dos relacionamentos amorosos duradouros até problemáticas sobre a falta de justiça nacional. Conheça séries não óbvias que prometem ser melhores do que muitos papo-cabeças, mas que deixam também bagagens para lições de vida e veias questionadoras.

Assim como tramas de diversos cantos do mundo estão mostrando as forças das produções para além das americanas (como é o caso da espanhola Merlí), o Brasil tem comprovado cada vez mais o potencial da sua veia reflexiva e crítica em obras que não caem no estilo comédia pastelão.

下雨 GIF - Raining Rain GIFs

Com séries atuais e de diversos estilos narrativos, as tramas nacionais têm emocionado públicos e quebrado preconceitos voltados para a própria cena cinematográfica brasileira. Pensando na importância de acabar com paradigmas e disseminar obras do país que trazem fortes cargas de inteligência e moral, o NÃO ÓBVIO separou séries e minisséries que vão desde questões sobre relacionamentos amorosos até críticas ao sistema de justiça global.

Confira as indicações sem ordem de preferências (inclusive, algumas das tramas com roteiros mais bem elaborados estão pelo meio da lista, a exemplo de Justiça e Sessão de Terapia):

1. Os Experientes | Minissérie

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Todas as fotos utilizadas são de reproduções com cenas das séries

A velhice é um tema delicado, que ainda chega carregado de estereótipos. A fase da vida é muito vista como sinônimo impotência, enquanto, na realidade, pode estar inclusa em aspectos como perceber a inexperiência em determinadas áreas ou lidar com o redescobrimento e a inovação.

Foi pensando em quebrar paradigmas sobre a temática e trazer lições de vida variadas que a série Os Experientes uniu quatro histórias independentes, mas que se ligam por meio das reflexões de seus personagens. Os quatro protagonistas vivem dramas pessoais durante a velhice e discutem sobre a vida em si, pontuando também as doçuras e amarguras da etapa de vida.

Apesar de ter um segundo episódio analisado negativamente pela crítica, a série traz outras tramas elogiadas, como é o caso da primeira, que apresenta Yolanda (Beatriz Segall), uma senhora que se torna refém quando o banco onde está é assaltado por Kléber (João Cortês) e seus companheiros. A ideia do episódio é a de mostrar a forma como uma pessoa de idade é subestimada pela sociedade.

O terceiro episódio – e mais elogiado da obra – apresenta Napoleão (Juca de Oliveira), um advogado bem sucedido, mas endurecido por suas perdas pessoais, que é informado por seu médico (Lima Duarte) que tem apenas doze meses de vida. O roteiro vai focar na relação entre pai e filho, envolvendo pendências e fechamentos de ciclos.

A série foi indicada ao Emmy Internacional 2016 na categoria de melhor Minissérie e de Filme para a TV. Em setembro de 2018, a Globo reprisou o primeiro episódio da série como forma de homenagem à Beatriz Segall, que faleceu no mesmo mês devido a complicações respiratórias.

Ano: 2015 – Renovada
Quantidade de temporadas: 1 temporada (com 4 episódios)
Foi finalizada? A série já teve a sua 2ª temporada confirmada (comprevisão de lançamento ainda para 2019)
Onde assistir: Globoplay

Veja aqui uma lista de filmes que também quebram estereótipos sobre a velhice.

2. Do Amor | Série

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Em Do Amor, a trama acompanha os encontros e desencontros do casal formado por Luana, mais conhecida como Lulu (Flor), e Pio (Armando Babaioff). Ela é uma fotógrafa e designer que trabalha em uma agência de publicidade; ele é um professor de filosofia que despertou os sonhos românticos de Bárbara (Diana Herzog), sua aluna.

Lulu e Pio se conheceram por acaso em uma esquina do Rio de Janeiro e voltaram a se ver, por acaso, em uma festa junina. A partir de então, teve início um relacionamento que sofre seus altos e baixos até chegar ao seu fim, ilustrando a poesia e o realismo mesclados na obra.

Com melancolia e uma trilha sonora elogiada pela crítica, a série foca em exibir as possíveis e diferentes etapas de um relacionamento. Na abertura, o título da trama aparece unindo as palavras: doamor. Assim, a série brinca com os sentidos entre a necessidade de se doar para amar e também de permitir certas dores para alcançar, inclusive, o amor-próprio.

A trama, criada e estrelada pela atriz brasileira Maria Flor, vai, ainda, passear entre as relações de amizade dos protagonistas, em questões LGBT e entre os futuros amores que podem percorrer os seus caminhos após uma separação.

Foto: Reprodução

Ano: 2012 – 2014
Quantidade de temporadas: 2 temporadas (cada uma com 13 episódios)
Foi finalizada? A série foi finalizada.
Onde assistir: assistir trechos gratuitamente: Multishow| assistir completa: Globoplay

Leia aqui um texto que traz mensagens semelhantes as da série.

3. Doce de Mãe | Minissérie

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Reprodução

A série Doce de Mãe, derivada do filme homônimo (de 2012), narra as aventuras de Dona Picucha (Fernanda Montenegro), uma senhora espirituosa e divertida, que emociona a todos com suas lições vida.

No auge dos seus 85 anos, Dona Picucha sempre causa grandes confusões pelo seu jeito irreverente. Ela é mãe de 4 filhos: Silvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Suzana (Mariana Lima).

Após surgirem desconfianças de que seu falecido marido Fortunato (Francisco Cuoco) teve uma filha fora do casamento, Picucha resolve se mudar para um asilo, o que movimenta as realidades de toda a família.
A mudança para o novo lar movimenta a rotina dos moradores do local, sendo que os hábitos de Picucha revolucionam o dia a dia dos moradores da casa de repouso.

Em meio às morais e ao bom-humor da idosa – que ensina o valor da criança interior –, aparece Rosa (Drica Moraes), filha de uma antiga babá de Picucha, e que teve as mensalidades da faculdade pagas por Fortunato. Coincidência? Sem levantar suspeitas, a matriarca começa a investigar essa possibilidade e acaba afetando a vida de seu filho Silvio.

A série acaba, junto às críticas sociais e diversas entrelinhas tocantes, misturando comédia e drama e fazendo com que os lembretes dos filhos para os pais e de todas as estruturas familiares dos telespectadores sejam envolvidas.

A série foi vencedora do Emmy Internacional 2015 na categoria comédia e Fernanda Montenegro foi indicada pela segunda vez como melhor atriz por interpretar a mesma personagem.

Ano: 2014
Quantidade de temporadas: 1 temporada (com 14 episódios)
Foi finalizada? A série foi finalizada.
Onde assistir: Globoplay

4. Os Irmãos Freitas | Série

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Acelino ‘Popó’ Freitas é um ex-pugilista e político brasileiro, tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe. Com a série Os Irmãos Freitas, a vida de Popó vai entrar no mundo da ficção.

Dirigida e roteirizada pelo baiano Sérgio Machado e com exibição do Canal Space, a produção trará locações em regiões turísticas de Salvador e da periferia de São Paulo. Para assumir o papel do protagonista da obra, foi escalado o ator Daniel Rocha.

A série promete traçar a trajetória de Popó desde quando saiu da cidade Salvador, na Bahia, até se tornar o seis vezes campeão mundial de boxe. A trama também vai abordar as divergências com o irmão mais velho Luis Cláudio, o primeiro grande boxeador da família. A relação acaba exibindo momentos complexos que envolvem inveja e mensagens sobre trabalho em equipe.

Não é de hoje que o ringue é utilizado como cenário principal em filmes para simbolizar os lados mais violentos e emocionantes da vida. Longas e séries que abordam guerras, em muitos casos, conseguem atingir o mesmo tom metafórico para quem souber olhar as lições de maneira mais poética. É pontuando o ambiente de luta como uma grande gama de mensagens figuradas sobre etapas para o alcance de um determinado objetivo que a obra sobre Popó fica como uma boa promessa do ano.

☌ A série ainda não tem trailer disponibilizado.
Ano: 2019 (ainda sem data definida de estreia)
Quantidade de temporadas: 1ª temporada contará com oito episódios
Foi finalizada? A série ainda vai ser iniciada.
Onde assistir: Canal Space

5. Justiça | Minissérie

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Tudo bem. Esta indicação não é tão não óbvia. A minissérie foi totalmente transmitida na Globo e alcançou uma boa audiência. Mas, para os que não lembravam da trama ou pouco souberam sobre ela, aqui vai a dica.

A obra apresenta: um local, um dia e quatro histórias. A morte da filha pelas mãos do próprio namorado enciumado pesa no coração da professora Elisa (Deborah Bloch), que não consegue superar o assassinato de Isabela (Marina Ruy Barbosa) e se torna obcecada com a noção de se vingar de Vicente (Jesuíta Barbosa).

Do outro lado, a família de Fátima (Adriana Esteves) vive em harmonia até que o policial brutal Douglas (Enrique Diaz) e sua namorada Kellen (Leandra Leal) se mudam para a casa ao lado. Quando o cachorro do casal morde o filho mais novo de Fátima, ela acaba cometendo um crime na intenção de proteger suas crianças.

Douglas, vingativo, planta drogas na posse de Fátima e a incrimina, mandando-a para a prisão por sete anos. Já Rose (Jéssica Allen) vai para a cadeia por estar com drogas na balada sem saber ter uma história vinculada ao casamento de Maurício (Cauã Reymond) e Beatriz (Marjorie Estiano).

A relação do casal se estilhaça quando Bia é atropelada por Antenor (Antonio Calloni) um político corrupto que foge sem prestar socorro. Beatriz, tetraplégica, pede para seu marido lhe tirar a vida, pois não poderia mais dançar balé, que era o seu maior sonho. Pelo crime, Mauricio vai preso, e sai da cadeia decidido a se vingar de Antenor.

Tais histórias vão percorrer lições diversas que discutem a moral, a ética e a complexidade do perdão. Entre as polêmicas que dividem opiniões pelo mundo, a série critica os sistemas nacionais e globais com as burocracias e outras problemáticas envolvidas. Afinal, a justiça feita pelos que detém o poder é mesmo justiça?

Ano: 2016
Quantidade de temporadas: 1 temporada (com 20 episódios)
Foi finalizada? A série foi finalizada.
Onde assistir: Globoplay

6. 1 Contra Todos | Série

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A série 1 Contra Todos apresenta Cadu (Julio Andrade), que é um advogado dedicado e que preza pela verdade e pela justiça acima de tudo. Com uma esposa grávida do seu segundo filho e recentemente desempregado, ele vê sua vida mudar completamente quando é acusado e condenado à prisão após ser confundido com o maior traficante de drogas do Brasil.

Na cadeia, Cadu adota uma nova postura para poder sobreviver e decide se comportar como o criminoso que todos já acreditam que ele seja. No entanto, além de colecionar inimigos, sua decisão afeta drasticamente as vidas das pessoas que ele ama.

Assim, a trama 1 Contra Todos traz mensagens firmes sobre a necessidade de ser autêntico para não se perder de si (e das oportunidades que poderia ter), enquanto apresenta a dificuldade de ser singular em meio aos preconceitos sociais e trata o país como uma bagunça, em uma tentativa de crítica interessante não só para o público brasileiro.

Ano: 2016 – Presente
Quantidade de temporadas: 3 temporadas (cada uma com 8 episódios)
Foi finalizada? A série está confirmada para a 4ª temporada.
Onde assistir: FOX

7. Assédio | Minissérie

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Em Assédio, com a ajuda de uma jornalista, um grupo de mulheres se une para denunciar os abusos sexuais que sofreram por parte de um respeitado médico: Roger Sadala (Antonio Calloni), especialista em medicina reprodutiva e famoso na alta sociedade. Tudo começa quando uma delas rompe o silêncio, inspirando as outras vítimas a construírem uma rede de apoio mútuo com sede de justiça.

A série, que é inspirada em casos reais, apresenta diversas críticas ao machismo, à cultura do estupro e a importância de não tratar a vítima (de casos equivalentes) como culpada em nenhuma hipótese.

A história principal e real que inspirou a trama foi do amigo de celebridades como Hebe Camargo e Roberto Carlos, Roger Abdelmassih . Sua popularidade atravessava as fronteiras do Brasil, até o dia em que sua secretária quebrou o silêncio sobre as investidas sexuais do patrão em 2008. 

Ano: 2018
Quantidade de temporadas: 1 temporada (com 10 episódios)
Foi finalizada? A série foi finalizada.
Onde assistir: Globoplay

8. Velhas Amigas | Minissérie

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A série Velhas Amigas passeia por Higienópolis, bairro ícone de São Paulo que carrega dramas e segredos familiares. Os problemas do passado testam então a força do elo entre três velhas amigas: Lurdinha, Maria Antônia e Violeta.

A série se passa em dois momentos, na adolescência das amigas, nos anos 70, e na atualidade, em 2018. Explicando os traumas antigos das protagonistas, a obra passeia entre amores do passado que ressurgem, decisões profissionais e outros aspectos enfrentados pelas mulheres no universo contemporâneo.

Sempre com enfoque nas amizades construídas, a obra traz a importância de lembrar que: depender é também ser independente e crescer é também não seguir em frente.

Ano: 2018
Quantidade de temporadas: 1 temporada (com 13 episódios)
Foi finalizada? A série foi finalizada.
Onde assistir: Netflix

9. Sessão de Terapia | Série

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Sessão de Terapia já foi indicação aqui do NÃO ÓBVIO na lista de séries não óbvias sobre diferentes profissões. Mas a dica não poderia deixar de aparecer novamente, já que a GloboPlay surpreendeu os telespectadores no final de 2018 com a notícia de que a emocionante trama teria retorno (saindo da GNT).

A quarta temporada vai trazer a atriz Morena Baccarin (de Homeland e Gotham) em seu primeiro papel na TV brasileira. Ela vai atuar ao lado de Selton Mello, que também assina como diretor.

A série nacional é baseada diretamente na série israelense BeTipul, além de ser inspirada na versão americana, In Treatment. A trama apresenta Theo Cecatto (Zécarlos Machado), um psicoterapeuta de meia-idade, e sua relação com seus pacientes, que comparecem diariamente em seu consultório, assim como na produção internacional.

A cada dia da semana, Theo atende um paciente diferente: às segundas, Júlia (Maria Fernanda Cândido), mulher que lida com o medo de relacionamentos e se declara apaixonada pelo terapeuta; às terças, Breno (Sérgio Guizé), atirador de elite aparentemente frio cujo erro durante uma operação tática passa a atormentá-lo; às quartas, Nina (Bianca Muller), adolescente ginasta que passa a frequentar a terapia após um acidente de trânsito; às quintas, o casal Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi), em pé de guerra por causa de problemas pessoais e uma gravidez desejada por um e indesejada por outro.

Às sextas, de maneira semelhante à série americana, Theo vai ao consultório de Dora Aguiar (Selma Egrei), psicóloga e orientadora sênior, e assume o papel de paciente, discutindo o que realmente pensa sobre seus pacientes e refletindo o quanto os problemas deles afetam a sua própria vida pessoal. Ao mesmo tempo, os segredos e dificuldades da relação entre os dois são aos poucos revelados. Paralelamente a isso, Theo vê sua vida familiar e seu casamento com Clarice (Maria Luísa Mendonça) desmoronarem aos poucos, o que influirá diretamente na maneira como analisa seus pacientes.

Ano: 2012 – Renovada
Quantidade de temporadas: 3 temporadas (cada uma em torno de 30 episódios)
Foi finalizada? A série foi renovada para a 4ª temporada (com previsão de estreia ainda para 2019)
Onde assistir: GNT Play | 4ª temporada, em breve, no GloboPlay

Saiba aqui sobre a série Psi, que também é nacional e trata de temas voltados à Psicologia.

10. A Menina Sem Qualidades | Minissérie

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A série A Menina Sem Qualidades é uma adaptação do romance alemão Spieltrieb, de Juli Zeh, que ganhou uma versão cinematográfica na Alemanha. Na série, Ana (Bianca Comparato) é uma jovem de 16 anos, filha de pais separados, que está mudando de colégio, após ter sido expulsa do anterior por agredir um colega. Sua inteligência e seu comportamento peculiar a fazem ser bastante solitária.

A realidade é dura para a protagonista, até que ela conhece Alex (Rodrigo Pandolfo), um jovem de 18 anos que adora testar as regras sociais e questionar o mundo. Juntos, eles resolvem ir além, ao decidirem pregar uma peça no professor de Literatura e Espanhol, Tristán (Javier Drolas).

Movida pela psicologia dos seus personagens e com uma obra que ilustra questões da juventude atual, a trama mostra o quanto Ana não é adepta de modismos ou das novas tecnologias mas, por outro lado, o quanto anseia por encontrar alguém com quem possa dividir seus interesses.

Passando por questões familiares e pelo desenvolvimento da maturidade da personagem principal, a série promete ser uma boa pedida para os que desejam discutir temas voltados para a nova geração ou a aspectos sociais variados que são discutidos pela série.

Ano: 2013
Quantidade de temporadas: 1 temporada (com 12 episódios)
Foi finalizada? A série foi finalizada.
Onde assistir: MTV

Além das tramas nacionais que já vinham tocando corações, novos lançamentos prometidos para 2019 também deixam a promessa de mexer com os emocionais dos telespectadores. Séries como Ninguém Tá Olhando, Aruanas, Mais Leve Que o Ar e Irmandade podem ser anotadas na agenda.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: