11 LUGARES NÃO ÓBVIOS DE SALVADOR PARA APRECIAR A VISTA E O PÔR DO SOL

Alguns locais são clássicos para curtir o pôr do sol em uma bela vista na capital baiana. Mas, para quem deseja fugir do óbvio, existem diversas outras opções, indo desde as totalmente gratuitas até aquelas que trazem acréscimos para o momento, como a união com a gastronomia local. Confira uma lista com opções especiais para aproveitar a mistura de cores do céu. Mesmo se você for baiano da gema, algumas das indicações devem surpreender a sua agenda.

Quem é baiano, já sabe. Alguns locais são clássicos para curtir o pôr do sol soteropolitano. As praias da Barra, o Farol da Barra, o Solar do Unhão (que conta com o Jam no Mam) e a Ponta de Humaitá – dito por muitos como o lugar mais belo para assistir as cores do ceú e as luzes do Forte de Monte Serrat ao entardecer – são alguns dos espaços mais recomendados de basicamente todas as listas da capital.

Resultado de imagem para sunset gif animated

Mas, para quem deseja fugir do óbvio, existem diversas outras opções, indo desde as totalmente gratuitas até aquelas que trazem acréscimos para o momento, como a união com a gastronomia local. A dica é chegar nos locais sempre, no máximo, às 16h, para dar tempo de aproveitar a mistura de tonalidades que o céu baiano pode apresentar.

Sabendo que o pôr do sol é uma pedida ideal para momentos românticos, para os que desejam apenas relaxar sozinho(a)s, para os que querem repensar e escrever ou apenas para quem deseja contemplar com a família e os amigos algo sempre inovador, o NÃO ÓBVIO, então, garimpou opções diferentes, trazendo ideias para todos os estilos e gostos em uma lista sem ordem de preferências. Confira:

1. O terraço do Glauber Rocha

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Cafeteria, cinema (do Espaço Itaú), livraria (LDM) e diversos toques artísticos e poéticos se misturam no Glauber Rocha, que traz suas grandes janelas de vidro dando espaço para vistas de prédios históricos no Centro de Salvador.

Mas o que nem todos aproveitam ao passarem pelo canto – que ainda traz um museu ao lado – é o terraço. Basta subir poucas escadas para chegar em uma das vistas mais poderosas da capital baiana. De lá, é possível ver o mar com diversos barcos coloridos, as árvores e o pôr do sol brincando, ainda, com o movimento dos carros na rua da frente.

A mistura entre as construções antigas, a natureza, a Baía de Todos os Santos e o ritmo urbano, faz da paisagem ainda mais especial quando a noite começa a cair.

Apesar de não ter móveis (como cadeiras ou mesas) no terraço do local, é possível brincar pelo vasto espaço liso e sentar pelo chão, caso seja do agrado. Fato é que o ângulo dado para a ampla visão, em um espaço ao ar livre e em uma altura que não dá medo para os que a temem, já faz valer.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? Não é necessário pagar para entrar e aproveitar. Pagamentos são feitos apenas na cafeteria, no cinema e na livraria (para quem for consumir algo).
☌ Endereço: Praça Castro Alves, s/n – Centro
☌ Horário de funcionamento: das 12h30 às 21h, em todos os dias da semana.
☌ Telefone: (71) 3011-4706
Facebook

2. Blue Praia Bar

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Localizada na praia do Buracão, a Blue Praia Bar é um pedaço do paraíso entre a área urbana do Rio Vermelho. Com uma das melhores vistas para o mar do Rio Vermelho e um cardápio requintado, o ambiente é aconchegante e romântico.

É possível deitar em largos colchões enquanto aprecia a paisagem ao ar livre e do alto. Lá debaixo, onde ficam as mesas, ainda é possível curtir a areia e a praia, finalizando o dia com o pôr do sol tomando a lateral do espaço. Para os que desejarem usufruir do cardápio enquanto continua nos colchões, a possibilidade também fica aberta.

No menu do local, estão receitas baianas e mediterrâneas de pescados, além de drinques. Como toque final, ficam ainda as frases espalhadas pelas paredes e pelo chão do espaço, além de música leve e contínua no ambiente.

ATENÇÃO! Na Blue, o pôr do sol não aparece logo em frente às mesas e, como ele fica na lateral do ambiente, não é possível vê-lo completamente, mas a vista natural com o sol ao lado pode fazer o momento valer tanto quanto nos outros indicados da lista.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? É necessário consumir algo da cozinha para aproveitar o espaço.
☌ Endereço: R. Barro Vermelho, 310 – Rio Vermelho
☌ Horário de funcionamento: das 10h às 18h de domingos até quintas-feiras; e das 10h às 20h de sextas-feiras até sábados.
☌ Telefone: (71) 3034-3054
Instagram | Facebook

3. Café Terrasse Aliança Francesa | Atualizado abaixo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Aliança Francesa é uma organização sem fins lucrativos que oferece cursos de francês, juntamente com programação cultural. No espaço, é possível encontrar a cafeteria do local em um terraço com vista especial para o mar (da Baía de Todos os Santos) e para o pôr do sol.

O espaço serve cafés, bebidas geladas, salgados, crepes e outras opções. Tudo é sempre mesclado com música ambiente, já que as programações culturais são diversas e sempre incluem o lado sonoro. Por vezes, por exemplo, é possível acompanhar apresentações do estilo chorinho.

De quebra, ainda é possível passear pela Aliança, conhecendo as suas exposições, os livros disponíveis próximos à cafeteria e outros aspectos culturais.

ATENÇÃO! Três dias após esta postagem, o espaço anunciou a sua mudança de local. O Café passará a ser em outro ambiente e ainda não foi informado ou definido o que será feito no espaço pertencente à Aliança Francesa (que prossegue como indicação para quem deseja apreciar a vista). Para acompanhar as novidades – e descobrir também onde será o novo local do Café –, acesse a página do Facebook do projeto (veja aqui o post sobre a mudança) e as redes sociais da Aliança.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? Não é necessário consumir para aproveitar a vista.
☌ Endereço: Av. Sete de Setembro, 401 – Barra
☌ Horário de funcionamento: 10h às 21h de segundas-feiras até sábados.
☌ Telefone: (71) 3012-1584
Instagram | Facebook

4. Porto dos Livros

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Porto dos Livros e a sua vista especial já foram indicações do NÃO ÓBVIO na lista de livrarias de Salvador para achar raridades contemporâneas. Mas, falando de locais pouco usuais para aproveitar os melhores ângulos visuais da cidade, a dica não poderia ficar de fora.

Música, poesia, teatro e diversas expressões artísticas são mescladas no Porto. Em meio às grandes janelas que trazem a vista para o Porto da Barra, um dos principais cartões postais de Salvador, o espaço disponibiliza mais de 15 mil livros, revistas, discos de vinil, CDs e DVDs. O local, porém, recebe não apenas quem deseja adquirir livros, mas também quem está buscando um canto para estudar, trabalhar, fazer uma reunião ou tomar um café.

Para quem deseja inspiração artística, o local conta com uma vasta programação cultural, como é o caso dos saraus aos domingos. O espaço ainda inclui frases soltas pelas paredes, como é o caso do quadro da imagem acima, que cita: “A poesia existe para que você se entregue, mas não se renda“. É em meio a tal tranquilidade poética que é possível sentar em almofadas ou nas cadeiras para aproveitar o entardecer.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? Não é necessário consumir para aproveitar o local.
☌ Endereço: Av. Sete de Setembro, 3564 – Porto da Barra
☌ Horário de funcionamento: das 10h às 19h de terças a sextas; e sábado, das 10h às 17h. Domingo o espaço abre quinzenalmente, às 17h: para o sarau.
☌ Telefone: (71) 3015-0093
Instagram | Facebook

5. Bahia Marina

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Nem todos que passam pela Bahia Marina – que fica próxima ao Solar do Unhão (local também recomendado para ver o pôr do sol) – lembram que o local é aberto para quem desejar curtir o pôr do sol ou apenas a vista da noite com as lanchas e os restaurantes iluminados na beira do mar.

O local, que inclui píer (mais de um) e é feito, principalmente, para atracar lanchas, reúne diversos restaurantes com estilos culinários diferentes. O Soho, por exemplo, conta com uma extensa varanda acima do mar.

O mais recente dos restaurantes do espaço é o Balada Mix. Sempre com música no ambiente, a rede contemporânea oferece sucos e sanduíches naturais, açaí batido com integrais e lanches rápidos do dia a dia.

Apesar de ter uma cobertura, o Balada é aberto em todas as laterais, ficando grudado com um píer da Bahia Marina e dando a impressão de que está sustentado pelo mar.

Além dos restaurantes, lojas com ferramentas naúticas também ficam inclusas no espaço.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? Não é necessário consumir para aproveitar o local, mas, caso ocupe a mesa de algum restaurante, é preciso fazer algum pedido.
☌ Endereço: Av. Lafayete Coutinho, 1010 – Comércio
☌ Horário de funcionamento: aberto 24 horas.
☌ Telefone: (71) 3320-8888
Facebook

6. Porto dos Tainheiros

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Porto dos Tainheiros é repleto de diferentes espaços para apreciar a vista. São diversos os restaurantes que circundam o local, como é o caso do Tijupá. Mas, para quem não fizer questão dos pratos ou quitutes, é possível parar na rua e sentar na mureta para apreciar o colorido dos barcos parados no mar da Ribeira.

Em meio ao vai e vem dos pescadores, logo depois do Porto dos Tainheiros está a famosa e tradicional Sorveteria da Ribeira, criada em 1931. O local disponibiliza mais de 60 sabores de sorvetes de frutas tropicais e exóticas.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? Não é necessário consumir para aproveitar o local.
☌ Endereço: Av. Sete de Setembro, 3564 – Porto da Barra
☌ Horário de funcionamento: das 10h às 19h de terças a sextas; e sábado, das 10h às 17h. Domingo o espaço abre quinzenalmente, às 17h: para o sarau.
☌ Telefone: (71) 3015-0093
Instagram |Facebook

7. Pedra da Sereia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Conhecida pelo seu clima boêmio, a rua da Pedra da Sereia reúne bares com uma visão privilegiada do pôr do sol. O espaço fica na parte alta da cidade, no Rio Vermelho.

Além dos restaurantes, existem também as pousadas e hotéis que trazem varandas brincando na beira da praia. Uma das opções para quem quer curtir o entardecer enquanto aproveita também a gastronomia, é o restaurante Pedra da Sereia. Descontraído e repleto de pescados, o local tem terraço aberto junto à orla e música ao vivo.

Também existe o hostel Albergue Pedra da Sereia, conhecido por sua vida noturna. Ele fica a 2 minutos (a pé) da praia no Oceano Atlântico Sul e também fica a 3,7 km do farol do Museu Náutico da Bahia. Com redes por dentro e por fora, o espaço é feito para curtir o clima praiano e para apreciar as paisagens.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? Não é necessário pagar para aproveitas as vistas do local, mas existe a possibilidade de ir aos restaurantes ou ficar hospedado.
☌ Endereço: R. Pedra da Sereia – Rio Vermelho
☌ Horário de funcionamento: depende do restaurante ou hotel.

8. Acqua Café

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O restaurante Acqua Café está localizado em dois espaços de Salvador. Com sede no Jardim dos Namorados e na Ladeira da Barra, é a segunda opção que traz a vista para o mar e para o pôr do sol.

Em ambas as sedes, o restaurante oferece dois ambientes: o externo e o interno, sendo o externo sempre feito com uma grande varanda, que disponibiliza a vista local. Na área externa da Barra, por exemplo, as mesas ficam em um piso flutuante acima da água marinha.

Um plus para os clientes é a música ao vivo, que conta por vezes, por exemplo, com um violonista. Com garantia de uma atmosfera ainda mais agradável, mesmo no ambiente interno, o espaço traz duas caixas acústicas e couvert artístico sai por R$ 5 por pessoa.

No cardápio ficam disponíveis petiscos, entradas, saladas e crepes. Além disso, existe uma seção dedicada apenas à culinária japonesa, com sushis e temakis. Os shakes e as sobremesas também não ficam de fora das opções. É possível fazer reservas no site.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? É necessário pagar o couvert artístico de R$ 5 por pessoa.
☌ Endereço: Av. Sete de Setembro, 3244 – Barra
☌ Horário de funcionamento: das 16h às 0h, de segundas até quintas; das 12h às 01h nas sextas e sábados; e das 12h às 23h aos domingos.
☌ Telefone: (71) 3019-1635
Instagram | Facebook

9. Estação de Plataforma

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

No melhor estilo Harry Potter tropical da coisa, uma boa opção para se passar o fim da tarde em um programa que pode desfrutado por toda a família, está a Estação de Plataforma.

Para visualizar o pôr do sol e as belezas do lugar, basta embarcar no trem do subúrbio. A espetacular Ponte São João e o mar da Baía de Todos os Santos brindam o caminho.

Durante o passeio, é possível visualizar diferentes tipos de construções e de artes grafitadas. No decorrer, ainda é possível apreciar o bairro da Ribeira e a Baía de Itapagipe, além dass famosas palmeiras imperiais.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? O valor da passagem custa apenas R$ 0,50, independente da estação.
☌ Endereço: R. Almeida Brandão, 33 – Plataforma
☌ Horário de funcionamento: das 6h às 20h de segundas até sextas; e das 6h às 19h30 aos sábados.

10. Restaurante Bora Bora

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O restaurante Bora Bora é uma conhecida barraca de praia à beira-mar com diversos pratos e porções, como frutos do mar, caldos, sucos e caipirinhas. É possível curtir a vista da areia ou nas mesas do próprio espaço, que se aproximam da água.

Rodeada de vegetação rasteira, coqueiros e cactos, a praia localizada tem características de praia do interior. Com um mar de águas verdes e claras, o local chama a atenção pelo cenário paradisíaco.

Com ondas fortes, a praia costuma ser frequentada por surfistas e adeptos dos esportes aquáticos. Existem, ainda, várias formações rochosas que criam verdadeiras piscinas naturais. Na ponta, ao longe, é possível avistar o lindo Farol de Itapuã. 

O local possui chuveiros, banheiros e diversos locais para deitar, sentar e escolher o tipo de conforto que deseja.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? Não é necessário consumir para aproveitar o local, mas, caso ocupe uma mesa, é preciso fazer algum pedido.
☌ Endereço: R. Vinícius de Moraes, S/N – Itapuã
☌ Horário de funcionamento: das 9h às 17h, em todos os dias.
☌ Telefone: (71) 3023-5018
Instagram | Facebook

11. Bar Recanto da Lua Cheia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Uma casa com varanda coberta, vista panorâmica do mar e música ao vivo formula o Bar Recanto da Lua Cheia. Próximo à Igreja do Bonfim e ao lado do Panorâmico, que serve como ponto de referência, o bar traz uma vista especial para aproveitar o pôr do sol soteropolitano.

Com mesas que dão a impressão de estarem em um piso sustentado pelo mar, o restaurante oferece moquecas, casquinhas de siri e outros pratos variados.

SERVIÇO:
Precisa pagar para ir? É necessário consumir para aproveitar o local.
☌ Endereço: R. Rio Negro, 2 – Monte Serrat
☌ Horário de funcionamento: das 11h às 18h nas quartas e quintas; das 11h às 19h nas sextas; das 10h às 19h nas no sábado; das 10h às 17h nos domingos e nas terças.
☌ Telefone: (71) 3315-1275
Instagram | Facebook

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: