7 ESCRITORES QUE COMPARTILHAM FRASES E TEXTOS CURTOS NO INSTAGRAM

Frases e textos curtos podem fugir dos clichês e apresentar profundidades que uma grande quantidade de linhas talvez sequer consiga alcançar. Autores brasileiros da nova geração brincam com poucas palavras na maior rede social de fotos do mundo e tocam almas com as entrelinhas feitas. Conheça sete escritores não tão óbvios assim para ler pelo Instagram.

Quem disse que um texto curto ou uma frase não podem ser profundos e repletos de entrelinhas? Apesar dos clichês que muito circulam a internet (e que não deixam de ter suas importâncias), existem diversos trabalhos objetivos com as palavras que fogem do óbvio.

Vários desses escritos, inclusive, surgem dos próprios perfis dos autores, que conquistam seguidores através de textos curtos, poesias e frases, com potenciais reflexivos, criativos e motivacionais.

Seguindo temas como sentimentos e atitudes cotidianas, os trechos filosóficos podem servir como um abraço virtual, muitas vezes confortando angústias. Várias dessas frases inspiradoras estão acessíveis, por exemplo, na maior rede social do mundo, podendo ser salvas no celular, compartilhadas com os amigos e repostadas no feed.

Com temáticas que vão além do romanticismo (o que, lembrando: não significa algo negativo), escritores surpreendem ao apresentar seus escritos de forma nada convencional.

Pensando na facilidade da leitura e dos compartilhamentos de tais produções, o NÃO ÓBVIO garimpou sete perfis não tão óbvios de escritores brasileiros no Instagram que trazem textos, poesias e frases inspiradoras (sem ordem de preferências):

1. Fafeth | @fafeth

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Redator publicitário, o soteropolitano Felipe Queiroz, 29, criou o projeto Poesia de Post, conhecido por quem já passou em ruas da capital baiana e viu paredes coloridas que levam suas frases em colagens. “São pedaços de poesias autorais de um enorme livro que nunca lancei”, conta o escritor.

Com mais de 13 mil seguidores no Instagram, o poeta brinca com os sentidos das palavras, as partindo ou ressignificando. Nos temas abordados com criatividade em frases ou curtos poemas, estão os relacionamentos amorosos, os abusivos e críticas sociais diversas – que abordam, por exemplo, a necessidade da quebra de preconceitos.

“O sem sobra de dúvidas, assombra.”

Acompanhando as frases, as legendas recheadas por Felipe também não ficam de fora e, por vezes, o autor faz acréscimos com maiores textos nos acompanhamentos das imagens.

“Sapatão não pisa em ninguém.”

Além das frases postadas em fundos coloridos e personalizados, o escritor ainda conta com uma loja de quadros, imãs e camisas. Os produtos contam com as frases autorais e podem ser adquiridos pelo próprio Instagram, no perfil @usepoesiadepost.

Nos Stories, o poeta compartilha ainda mais frases próprias, além de outros escritos com autorias diversas que conseguem inspirá-lo. Fotos de leitores que fazem cliques com suas frases pelas ruas baianas também não ficam de fora das capturas compartilhadas por 24 horas. Além disso, os produtos da loja do projeto também aparecem vez ou outra como divulgações extras.

2. Vanessa Brunt | @vanessabrunt

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Escritora, jornalista, amante de fotografia e youtuber, Vanessa Brunt, 23, é conhecida pelas suas frases nada clichês, espalhadas por toda a internet e compartilhadas também no seu perfil do Instagram.

Suas fotos autorais ganham legendas especiais, com frases sobre partidas, chegadas e estadias prolongadas de afetos. Por vezes, seus escritos aparecem estampados na sua própria pele, sendo muitos trechos de seus livros, como Entre Chaves e Depois Daquilo.

“Tropeçamos é nas pequenas pedras.

Montanha a gente escala.”

Com muita brincadeira com as palavras (assim como o primeiro indicado da lista), a autora conquista um público de mais de 24 mil pessoas no perfil do Instagram, sem contar as outras redes sociais, onde alcança leitores de todo o Brasil e Portugal.

“Transbordo em tudo. Fico onde couber.”

“Tem coisa que só vira flor quando a gente cor-ta.”

“Ir também é ficar.”

As principais temáticas do seu perfil são relacionamentos amorosos, amor-próprio, universo cinematográfico, eventos culturais, escrita e muita literatura. Em seus Stories é possível sempre encontrar críticas e dicas sobre filmes, séries, arte, eventos literários e lugares para ir em Salvador/Bahia. As críticas, inclusive, também aparecem no seu canal de YouTube.

A artista também divulga mais algumas frases e trechos no perfil @semquases, que leva o nome do seu blog. Recentemente, a autora lançou, junto com a marca @cicloscoletivo, uma coleção de ecobags e cadernos com algumas das suas frases estampadas. Os produtos são completamente artesanais e sustentáveis, podendo ser adquiridos diretamente no Instagram da loja.

3. @tempofeio

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Apesar do nome, o perfil Tempo Feio só compartilha coisas lindas, desde textos, frases e poesias até fotografias de viagens e céu estrelado, tempo bom. O compilado de imagens é uma mistura de fotos poéticas com as poesias feitas pelas próprias palavras do autor. Basta rolar um pouco o feed para conhecer alguns dos cliques mais coloridos e capturados.

Logo na noção do título, por exemplo, já é possível observar uma das poesias transmitidas, a de que por trás da chuva, há sempre os ganhos das perdas.

Com escritos desenhados à mão ou rasgados em pedaços de papel impresso, Filipe, escritor do perfil que pouco compartilha informações pessoais para além dos trechos, conquistou mais de 70 mil seguidores através do seu olhar e sensibilidade diante das paixões humanas.

“Cada ano que passa

ela fica ainda mais bonita

acho que o tempo

também se apaixonou.”

As temáticas das postagens variam entre relacionamentos amorosos, amizades, liberdade, escolhas e crescimento pessoal. O que chama atenção é a sua forma criativa de apresentar as produções, com fotografias quase sempre autorais e completamente inspiradoras.

Uma das dicas é ir também nas fotos marcadas do perfil, onde é possível relembrar algumas das frases antigas ou rabiscos de seguidores com trechos do autor.

“Se perde comigo

tá todo mundo perdido

com você qualquer lugar é norte.”

Nos seus Stories, é possível encontrar indicações de livros, natureza e recortes de viagens incríveis que o escritor faz pelo país, como a ida ao Pico do Papagaio, Agulhas Negras e Serra da Mantiqueira.

4. Isadora Sofia | @euisadorasofia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Isadora Sofia é escritora, ilustradora, diretora de arte e amante de fotografia. Seu perfil inspira mais de 120 mil pessoas, conquistadas através do seu jeito peculiar de unir desenhos e fotos às palavras escritas.

“A culpa foi minha

em ver em você o amor

que eu sempre quis

e você seria

incapaz

de me dar

– ilusão.”

Suas postagens transitam em temáticas voltadas a relacionamentos abusivos, amorosos, desilusões, amor-próprio, liberdade, mudanças, ansiedade e autoestima.

Suas ilustrações autorais dão um toque a mais nas frases e textos curtos, que por vezes transbordam nas legendas e proporcionam aos seus leitores mais tempo em suas palavras.

“E se um dia arrancarem

todas as minhas pétalas

ainda me restarão

as raízes.”

Nos seus Stories é possível conferir dicas de beleza, finalização de cabelo cacheado, fotos e vídeos de gatos e cachorros, obras literárias, receitas, itens de papelaria, pintura, wallpapers com artes autorais, declamação de poesias e, ainda, conteúdo religioso.

5. Morgana Alencar | @morganamalencar

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Autora de Um Blend de Nós e Esta Mensagem foi Apagada, Morgana Alencar, 23, conquista os seus mais de 12 mil seguidores do Instagram através de fotos autorais, com frases que se transformam em textos nas legendas.

“Você abusava dos verbos querer e amar,

enquanto eles apenas faziam seu trabalho na frase.”

A autora aposta em relacionamentos amorosos como a temática principal das suas produções literárias, mas o seu olhar curioso desperta inspiração para falar de qualquer coisa, como tatuagens, liberdade, viagens, escrita e sonhos.

“Eu tentava convencer você de que arrumar a cama era algo útil. Dizia que só encontrava a posição perfeita para dormir quando os lençóis estavam esticados em uma superfície lisa e sem ondulações. Você insistia em manter a (nossa) cama desarrumada e, curiosamente, comecei a ter noites melhores de sono.”

Morgana também se inspira em outros artistas e não deixa de compartilhar seus trechos favoritos de livros, músicas e séries, como The Affair. Embora seja do Maranhão, a autora se mudou para São Paulo há dois anos e nos Stories dá dicas de lugares para passear pela capital paulista, além de indicar obras literárias que tocaram o seu coração.

6. Fabi Luize Caldas | @_fabilu

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Arte ilustrada e arte escrita se misturam no perfil de Fabi Luize, 23. Para além de ilustrações, as próprias letras (feitas à mão) da artista são com fontes autorais e personalizadas que brincam com os desenhos das palavras, as dando ainda mais sentidos.

Apesar de compartilhar muitas frases com formatos imagéticos próprios, diversas delas são de outros autores, como é o caso de compositores como o cantor Saulo ou de outros nomes solicitados pelos seus mais de 30 mil seguidores. Mas, ainda assim, Fabi não deixa de escrever quotes totalmente autorais, que também são compartilhados no perfil.

“O que busquei e não encontrei, me tornei.”

Além de brincar com frases e desenhos, a artista ainda faz a junção com a paixão pela fotografia, muitas vezes ampliando a poesia dos escritos com cliques próprios, nos quais inclui os trechos reflexivos.

Nos cliques mais compartilhados pela designer e, principalmente, nas frases autorais de Fabi, estão temas como autoconhecimento, amor-próprio e energias positivas. Gentileza e a noção de que só fica o que ainda vai fazer sentido são alguns dos subtemas.

Fabi ainda espalha as suas frases autorais por aí também em produtos como canecas, bolsas e capas de pequenos cadernos, que são vendidas em lojas soteropolitanas ou na @fabilustore. É possível conhecer as opções clicando nas imagens dos produtos divulgadas pelo perfil.

Nos Stories, a artista compartilha críticas sociais e outras dicas artísticas, envolvendo ilustrações e mais frases, por exemplo.

7. Lua Ferreira | @soul_de_lua

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Amante da poesia, Lua Ferreira, 35, inspira mais de 70 mil seguidores com suas frases e textos curtos, que provocam nada menos que reflexão e gatilhos de mudança.

Falando sobre o que muitas vezes é difícil de colocar no papel, a escritora não se demora ao encaixar verdades em seus versos, que terminam sendo dedicados pelos seus seguidores a muitos outros – nos comentários.

“Parte de mim é corpo

a outra, maior, voo.

Sou um ser alado,

minhas asas sou eu quem faço;

matéria incorruptível

mais forte que o aço.

E, se me jogo,

renasço,

não desfaço.

Nesse espaço intangível,

meu voo é livre

e, além de mim,  

só entra quem consinto.”

Abordando relacionamentos amorosos, a autora também vai até faltas, amor-próprio, desenvolvimento pessoal, feminino, sonhos, liberdade, autoestima e tudo o que vê pelos seus olhos de pura arte.

Nos seus Stories, é possível vê-la declamando poesias, cantando e fazendo indicação de outros artitas. Dentre as produções, algumas fotos pessoais aproximam os leitores de sua personalidade, que pode ser melhor explorada em seu perfil pessoal @lua.eu.sou onde também solta alguns versos, compartilha trechos de suas leituras e seu estilo de vida.

EXTRAS! Você também pode ganhar tempo e inspiração no Instagram se deliciando com frases e textos curtos dos perfis @andarilla_, @rogerioorogerio, @bruno_rpi e @elizzabarreto (a autora que aqui vos fala).

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: