5 FILMES NÃO ÓBVIOS COM REFLEXÕES SOBRE O MUNDO DA MODA

Apesar de ser considerado tema fútil para muitos, a moda é instrumento de expressão, construção de cultura e geração de emprego, além de ter diversas outras importâncias. Para quebrar paradigmas sobre o assunto e gerar reflexões críticas, é possível ir muito além de tramas já conhecidas. Confira uma lista que vai da comédia até cinebiografias e que traz a moda nas entrelinhas principais das obras.

Quem nunca assistiu O Diabo Veste Prada? Quem nunca ouviu falar de Os Delírios de Consumo de Becky Bloom? Sex And The City e Bonequinha de Luxo também não ficam de fora de renomados títulos que apresentam críticas e curiosidades sobre o universo da moda. Porém, quando o assunto é este, a indústria cinematográfica vai muito além de tais filmes.

Apesar de ser considerada apenas item de necessidade para a maioria das pessoas e futilidade para outras tantas, roupas são ferramentas comunicadoras e instrumentos de expressão. Além disso, datam precisamente importantes períodos históricos e geram emprego para milhares de pessoas.

Resultado de imagem para gif moda

Respeitando a multiplicidade do assunto, o NÃO ÓBVIO foi em busca de filmes que não apenas têm a moda como tema central, mas que exploram o assunto de forma criativa e inteligente, mostrando as importâncias e possíveis reflexões críticas sobre o tema. Prepare a pipoca e confira a seleção:

1. Flor do Deserto

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Waris Dirie é uma top model e já estampou centenas de campanhas por aí. É bem provável que você já a tenha visto. Por trás da beleza dela, no entanto, há história de vida nada fácil. O filme Flor do Deserto é baseado na trajetória real de Waris.

Nascida na Somália, aos 4 anos ela teve seus órgãos genitais mutilados. Aos 13, estava prometida para um casamento com um homem de 60. Para escapar da situação, fugiu de casa, passou fome, sede e se machucou diversas vezes.

O filme é extremamente necessário para desconstruir a glamourização da moda e mostrar como existem inúmeras etapas desgastantes até alcançar uma posição estável no mercado. Preparem os lencinhos!

Direção: Sherry Hormann
Elenco: Liya Kebede, Sally Hawkins, Timothy Spall
Gênero: Biografia, Drama
Lançamento: 25 de junho de 2010

2. Fábrica de Sonhos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Quem mergulha profundamente no universo da moda, provavelmente tem apreço por sapatos. Um dos elementos mais importantes em qualquer produção que se preze, são eles os protagonistas do filme Fábrica de Sonhos (Kinky Boots, em inglês).

Imagine: uma família constrói um verdadeiro império no mercado, com sapatos incríveis. Do nada, o patriarca, que administrava tudo, parte à mil para o plano superior. Sobra para o filho dele a responsabilidade de gerir o negócio. O rapaz não dá conta, e chama um transformista de cabaré para ajudá-lo. O resultado disso? Sapatos eróticos! E mega charmosos.

O filme, além de ter a intenção de quebrar diversos tabus e preconceitos, exibe figurinos e calçados que podem servir de inspiração, enquanto mostra como funciona o processo produtivo e burocrático de uma fábrica.

Direção: Julian Jarrold
Elenco: Linda Bassett, Joel Edgerton, Chiwetel Ejiofor
Gênero: Comédia
Lançamento: 7 de julho de 2006

3. Supermodel

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Assim como Flor do Deserto, Supermodel também fala sobre a carreira de uma modelo negra. Apesar de não ser biográfico, ele trata do racismo estrutural presente na indústria de forma beeem real. Nada de luxo, zero glamour e uma sujeira que, quase sempre, fica embaixo do tapete.

Moradora do Brooklyn, em Nova Iorque, Chloe (Sessilee Lopez) é uma jovem que sonha em ser modelo, mas não tem condições financeiras pra isso, e nem maturidade. No decorrer do filme, ela vai evoluindo e, aos poucos, conquistando seu espaço.

Além de racismo, a trama aborda homofobia, machismo, violência contra a mulher e vício em drogas.

Direção: Shawn Baker
Elenco: Tyson Beckford, Sessilee Lopez, Tatyana Ali, Fat Joe
Gênero: Drama
Lançamento: 14 de junho de 2015

4. Green Book – O Guia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Se você assistiu ou leu algo sobre o Oscar 2019, já sabe que o longa levou a desejada estatueta de Melhor Filme. Mas, caso não tenha conferido a obra, pode não saber o quanto ela está relacionada ao tema principal desta lista.

Mais conhecido por contar a trajetória real do consagrado pianista Don Shirley, interpretado por Mahershala Ali, e abordar a amizade do artista com seu motorista, Tony Lip (Viggo Mortensen), bem como o racismo escancarado da década de 60, o filme conta com figurinos incríveis e apresenta a importância da moda para a época e para os personagens.

Elegantes e descolados na medida certíssima, os looks de Don chamam atenção durante o filme inteiro. Foco nos ternos e nos sapatos!

Direção: Peter Farrelly
Elenco: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini
Gênero: Drama, Biografia
Lançamento: 24 de janeiro de 2019

5. Grease – Nos Tempos da Brilhantina

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Você pode até não ser um grande fã dos tempos da brilhantina, mas não há como negar a influência que a moda dos anos 50 teve em toda a história da indústria. Basta olhar para as jaquetas de couro e as tão queridas modelagens de cintura alta que permanecem inabaláveis até hoje.

Ambientado em 1959, o filme Grease foi lançado em 1978 e narra o romance entre Danny Zuko, interpretado por John Travolta, e Sandy Olsson, vivida pela incrível Olivia Newton-John. Apesar de ser um clássico, os looks do longa tendem a ser um tanto ignorados, enquanto merecem atenção e apresentam o lado positivo e fundamental do tema principal da lista.

O filme vai além do estilo descolado da época e os figurinos têm uma importância primordial na compreensão da narrativa. Apesar da necessidade atual de quebrar estereótipos existentes em todas as fases humanas, a moda não deixa de ser apresentada como fundamento para apresentação de personalidades e traz também o seu lado de segmentar os grupos e revelar identidades de cada tribo.

Direção: Randal Kleiser
Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John
Gênero: Musical
Lançamento: 16 de Junho de 1978

Autor: Rafaela Fleur • @rafaelafleur

Jornalista extravagante, faz-tudo de moda e beleza, apaixonada por vermelho e tudo aquilo que brilha - de glitter a David Bowie. Baianíssima.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: