5 SÉRIES NÃO ÓBVIAS PARA QUEM QUER TREINAR O ESPANHOL

As produções audiovisuais são grandes aliadas para aprender e treinar habilidades diversas voltadas para um idioma. Indo do drama até a comédia e das tramas biográficas até as mais fantasiosas, conheça uma lista com séries não óbvias que ajudam no ganho de vocabulário espanhol e em conhecimentos sobre as culturas de outros países.

Nos dias de hoje, aprender uma segunda língua abre portas para oportunidades de emprego, traz liberdade na comunicação em viagens e possibilita o acesso a uma gama maior de fonte de informação.

No topo dos idiomas mais procurados pelos brasileiros para aprender está o espanhol, uma das línguas mais faladas do mundo e idioma oficial em 21 países. E, apesar de parecer semelhante, a língua é bem diferente do português e conta com muitas variações.

O processo de fluência, como para todo idioma, depende de muito estudo e determinação. E por que não tornar essa caminhada mais lúdica? Assistir séries em espanhol traz vários benefícios para o aprendizado.

Melhor entendimento e compreensão oral do idioma, ampliação do vocabulário e conhecimento das expressões idiomáticas de cada país são algumas das vantagens para avançar e praticar os conhecimentos através de tramas criativas e instigantes.

Com o sucesso da produção espanhola La Casa de Papel, disponível na Netflix, séries que trazem o espanhol como idioma principal vêm ganhando maior destaque e conquistando a audiência.

Pensando no suporte que as tramas sequenciadas podem dar para o ensino da língua, o NÃO ÓBVIO selecionou 5 produções que levam o idioma para quem quer treinar as habilidades, aprender do zero ou até saber mais sobre fatos culturais que envolvem a língua. Confira:

1. A Casa das Flores 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Todas as imagens desta lista são de reproduções ou divulgações das séries indicadas

A comédia mexicana e original Netflix acompanha a vida dos De la Mora, uma família rica e tradicional que vê seu maior segredo ser revelado logo nos primeiros minutos do episódio inicial. Recheada de muito drama familiar, a trama segue monstrando os esforços da matriarca para manter a imagem da família perfeita.

Criada por Manolo Caro, a série faz jus a sua origem e é a indicação certa para quem tem saudade de acompanhar um bom dramalhão mexicano. A comédia dramática conta com os principais ingredientes que tornaram o folhetim do país tão conhecido: exageros, traições, consequências e reviravoltas.

A produção é protagonizada por Verónica Castro, estrela mexicana conhecida no Brasil como a protagonista da clássica telenovela Os Ricos também Choram, primeira trama mexicana exibida no Brasil pelo SBT. E, apesar de ter muitos elementos clássicos, a narrativa acerta em trazer elementos atuais para na história e trata de pautas como bissexualidade, narcotráfico e machismo.

Por tratar de assuntos presentes no cotidiano, é uma boa opção para iniciantes no idioma, que podem praticar vocabulário mais simples do dia a dia e começar a colocar em prática os aprendizados da língua espanhola.

Ano: 2018 – presente.
Temporada: uma | renovada para mais duas.
Quantidade de episódios: 13.
Finalizada? Não.
Disponível em: Netflix.

2. História de un Clan

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Inspirada na história real que ocorreu na Argentina dos anos 80, a série acompanha o enredo macabro dos Puccios, uma família de criminosos que sequestra pessoas ricas e as mantêm em cativeiro no porão de casa. Encabeçado por Arquimedes, o patriarca convenceu a família inteira a participar de seus planos e conseguiu manter os crimes em segredo por anos.

A trágica história, que marcou o município de San Isidro, zona norte da região metropolitana de Buenos Aires, virou livro e ganhou destaque em uma adaptação para os cinemas, O Clã, com produção de Pedro Almodóvare direção de Pablo Trapero. O filme fez história ao se tornar uma das maiores bilheteria de todos os tempos na Argentina e marcar a volta dos hermanos na disputa pelo Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Tamanho sucesso despertou a curiosidade da audiência, fazendo com que pouco tempo depois estreasse a sua versão para a televisão. Transmitida pela rede televisiva Telefe em seu país de origem, a trama foi exibida no Brasil pela TNT e hoje está presente no catálogo da Netflix Brasil.

Dirigida por Luis Ortega, o drama se destaca por boas atuações e pelo clima tenso que prende o espectador desde o primeiro episódio.

Ano: 2015.
Temporada: uma.
Quantidade de episódios: 11.
Finalizada? Sim.
Disponível em: Netflix.

3. El Ministerio del Tiempo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Uma mistura de fatos históricos com fantasia deu origem ao drama espanhol El Ministerio del Tiempo, que acompanha uma instituição governamental autônoma e secreta que tem como missão preservar a história do país.

Segundo a trama, o ministério, que tenta ser escondido pelo governo, controla as portas que levam a viagens no tempo e que mostram marcos de diferentes épocas. A função do ministério seria, principalmente, a de impedir intrusos que desejam modificar a história do local.

Criada pelos irmãos Pablo e Javier Olivares, o enredo convida o espectador para uma viagem no tempo e conta com várias aparições de figuras históricas, como a de Amélia Folch, a primeira mulher a cursar uma universidade na Espanha. Um prato cheio para os amantes de história, já que a série apresenta de forma lúdica eventos importantes dos acontecimentos do país.

Lançada em fevereiro de 2015 pelo canal espanhol La 1., atualmente está presente no catalogo da Netlix Brasil e, graças à visibilidade online, a terceira temporada ganhou um investimento maior.

O drama é uma boa oportunidade para introduzir o espanhol europeu ao seu repertório e, de quebra, já ficar mais por dentro de fatos culturais que envolvem a língua.

Ano: 2015 – presente.
Temporada: três | renovada para a quarta.
Quantidade de episódios: média de 10 por temporada.
Finalizada? Não.
Disponível em: Netflix e GloboSat Play.

4. Juana Inês

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Inspirada em fatos reais, o drama retrata a fascinante história de Juana Inés de la Cruz, escritora e poeta mexicana. A série se inicia com Juana que, não contente com o destino que deveria seguir, busca mudar seu futuro através de um lugar na corte. Com sua sagacidade, a personalidade chamou a atenção da vice-rainha da Nova Espanha e se tornou sua dama de companhia.

Autodidata, Juana é símbolo da força da mulher, que precisou lutar e provar por muitas vezes sua capacidade. Foi alvo de privações, humilhações, investigações e se manteve firme, questionando dogmas religiosos e o papel feminino na sociedade.

Dirigida por Jimena Saldaña, a série original Netflix vale sua curta maratona e privilegia os espectadores com diálogos ricos e encantadores que prendem a audiência com maestria.

Ano: 2016.
Temporada: uma.
Episódios: sete.
Finalizada? Sim.
Disponível em: Netflix.

5. Una historia Necesaria

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Ganhadora do Emmy Internacional 2018 de Melhor Série de Curta Duração, a produção de televisão chilena convida o público a conhecer 16 histórias reais de homens e mulheres, prisioneiros e desaparecidos durante a ditadura militar no país (1973-1990).

Com depoimento de parentes, amigos e testemunhas, a série recria as histórias e tem como missão a necessidade preservar a memória dos protagonistas, que até hoje não foram encontrados.

A investigação da produção se baseou em documentos jurídicos e testemunhos de parentes para reviver a histórias dos desaparecidos. O diretor, Hernán Caffiero, usou cenários reais nas gravações, sempre com a preocupação de retratar e ambientar a época. Com uma excelente fotografia e edição intensa, a série se faz necessária para debates atuais.

Com episódios curtos, de cerca de 5 minutos, a produção é poderosa e cumpre seu papel ao emocionar o espectador. Infelizmente, porém, a trama ainda não possuiu legendas em português e pode acabar servindo mais para aqueles que já desejam testar todo o conhecimento obtido da língua espanhola.

O projeto foi financiado pela CNTV e produzido pela Tridi Films em conjunto com a Escola de Cinema do Chile. Foi exibida em 2017, pelo canal 13 Cable e teve sua estreia no simbólico 11 de setembro, quando completou 44 anos do golpe militar. Logo depois, a série foi disponilizada online pelo site da CNTV e no YouTube, no canal da produção. 

Ano: 2017.
Temporada: uma.
Quantidade de episódios: 16.
Finalizada? Sim.
Disponível em: CNTV e YouTube.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: