6 PALESTRAS BRASILEIRAS PARA INSPIRAR NOVAS ATITUDES EM 2020

Seja para sua vida pessoal ou profissional, palestras brasileiras relevantes podem abrir seus olhos para detalhes não óbvios que falam de meritocracia, dinheiro, empreendedorismo, hábitos e novas maneiras de causar destaques no mundo digital.

A conferência TED começou há 26 anos na Califórnia (Estados Unidos) e desde então apoia ideias que mudam o mundo através de múltiplas iniciativas. Já foram realizados mais de cinco mil eventos e as palestras selecionadas são transformadas em vídeos do TED Talks, os quais são disponibilizados na internet. 

Foi no TED Talks, por exemplo, que surgiram ideias hoje basilares nos estudos de qualquer profissional, como é o caso do Golden Circle (o Círculo de Ouro). A ideia buscou estudar como grandes marcas, como a Apple, se diferenciam e conquistam tamanho prestígio. Assim, o vídeo mostra a importância de começar a refletir sobre qualquer negócio a partir do ‘Por quê?’ e não do ‘Como?’.

Reforçando o pensamento de que ideias merecem ser compartilhadas, surgiu o TEDx. Um programa de eventos locais, organizado de forma independente que reúne diferentes convidados, que tem 18 minutos ou menos para compartilhar sua mensagem. 

E para esse começo de ano, o NÃO ÓBIVIO selecionou cinco mensagens de brasileiros que chegaram ao palco do TEDx e que trazem inovações para diferentes momentos de vida, seja para encorajar novas atitudes, ensinar ou causar reflexões pouco óbvias sobre assuntos importantes.

Reflita sobre meritocracia, se inspire para transformar seu projeto pessoal em negócio, encoraje a seguir sua vocação, descubra como ler mais e aprenda o que é uma Marca Nativa Digital, tudo de uma forma nada clichê. Veja abaixo:

1. Seja um Pato | Débora Alcântara


Empreendedora, formada em Relações Públicas, estrategista e especialista em branding e construção de marcas, a co-fundadora do Grupo Orna, Débora Alcântara, que é também Top Voice LinkedIN, explica o motivo da marca do seu grupo empresarial ser um pato.

Utilizando-se das metáforas que o símbolo pode trazer, Débora mergulha em reflexões sobre como patos são considerados desajeitados ou pouco produtivos, enquanto a realidade pode ser exatamente o oposto. Enquanto os filmes, os desenhos animados e outras artes colocam o estigma do pato enxergando apenas por um lado, Débora vai mostrar o que está por trás das camadas e vai quebrar paradigmas.

Com diversos exemplos e lições sobre ser multipotencial nos universos atuais, a palestrante exibe a importância de que todos busquem ser ‘um pouco patos‘: sabendo migrar, buscando proatividade e indo para muito além dos julgamentos.

☌ Conheça mais sobre o grupo Orna e as três irmãs de Curitiba, Bárbara (@barbaralcantara), Débora (@deboralcantara) e Julia (@julialcantara), clicando aqui

2. Menos eu, mais nós! | Ana Fontes


Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes é considerada uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela Forbes. Em 15 minutos, a empresária te convida a refletir e entender sobre privilégios, e ter consciência da nossa condição. A importância da comunidade, e o poder de transformar a sociedade quando pensamos no coletivo: menos eu, mais nós!

Ao conta sua história de vida e todas as suas dificuldades, Ana falar sobre meritocracia em um país tão desigual. Como é viver em um país em que apenas algumas pessoas tem privilégios enquanto outras são julgadas pela sua condição. E deixa seu recado: só podemos falar de meritocracia, quando nós partirmos do mesmo lugar. 

☌ Conheça a Rede Mulher Empreendedora, a primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, que tem como propósito empoderar empreendedoras economicamente, garantindo  independência financeira e de decisão sobre seus negócios e suas vidas.

3. Como transformar sua paixão em negócio e ganhar dinheiro | Juliana Wallauer


Publicitária e comunicadora, Juliana Wallauer é Co-Fundadora do podcast Mamilos, um dos mais ouvidos do Brasil. E para falar sobre paixão, trabalho e dinheiro, a empreendedora divide com o público a trajetória de sucesso de como transformou seu projeto pessoal, em sua fonte renda. 

Juliana conta como se desafiou a tirar seu sonho do papel, e sobre o processo de criação dos quatro pilares que mantêm o Mamilos no ar de forma gratuita. Com reflexões sobre comprometimento, erros e acertos, a comunicadora alerta sobre a importância da mulher falar sobre dinheiro. 

☌ Há 5 anos o podcast Mamilos debate temas polêmicos com empatia e respeito, ouça clicando aqui

4. Cigarra-formiga | Guta Stresser


A atriz e diretora Guta Stresser, 47, te convida para uma reflexão sobre o lugar da mulher no mundo e sobre o papel do artista no Brasil. Usando como base a narrativa de duas fábulas infantis, a curitibana conta sobre sua infância, de como descobriu cedo seu interesse pela arte e dos obstáculos que teve que enfrentar para conquistar seu espaço.

Abordando temas como vocação, talento, trabalho e esforço, a artista conta sobre o seu processo de sair da zona de conforto para seguir sua vocação e sobre os medos que enfrentou durante a trajetória.

☌ Acompanhe a artista pelas redes sociais e em seu canal do YouTube, que estreou no final de 2019. 

5. Como tornar a leitura um hábito diário | Pedro Pacífico


Com o objetivo de incentivar o amor pelos livros, Pedro Pacífico mostra como enxergar a leitura como um hábito diário mudou sua relação com a literatura e dá a resposta para a pergunta: como ler mais?

Advogado formado pela USP, Pedro é o criador e responsável pelo Book.ster, um dos maiores perfis brasileiros do Instagram dedicado aos livros. Com dicas, resenhas e comentários sobre suas experiências como leitor, o paulista divide com seu seguidores sua rotina e reforça a importância de incentivar e levar a literatura para o nosso dia-a-dia, nas conversas com amigos e colegas de trabalho.

☌ Além da página no Instagram, o Book.ster também está no YouTube. Confira

5. Marcas nativas digitais | Bárbara Alcântara


Co-Fundadora do Grupo Orna, Bárbara Alcântara divide com o público sua essência de empreendedora e seu conhecimento sobre as Marcas Nativas Digitais, esse novo conceito de negócio que convida os consumidores a construírem os novos produtos e o conceito da marca.

A curitibana explica sobre a diferença de presença digital e as características para ser considerada uma MND (marca nativas digital), nesse novo modelo de empresa, onde a venda é consequência, e não o foco. 

Idealizada junto de suas duas irmãs, o Grupo Orna hoje engloba quatro marcas (design, cuidado pessoal, gestão de marca e um café, localizado em Curitiba. 

☌ Conheça mais sobre o grupo Orna e as três irmãs de Curitiba, Bárbara (@barbaralcantara), Débora (@deboralcantara) e Julia (@julialcantara), clicando aqui

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: