8 SÉRIES PARA QUEM GOSTA DE CRIAR VÁRIAS TEORIAS

Esqueça aquelas tramas de crimes ou suspense com fórmulas batidas. Com muito drama, mistério e até fantasia, essas séries são excelentes surpresas para quem adora teorizar. Inclusive, ainda que sejam não óbvias, a internet está cheia de teorias sobre elas.

Quem ama assistir série sabe que as histórias se tornam ainda mais empolgantes quando o roteiro põe o público para pensar e refletir. Diante de enredos bem pensados, os espectadores tendem a criar teorias que vão desde a relação dos personagens no passado até as possíveis tramas do futuro.

No contexto atual do Brasil, no qual 66% da população utiliza as redes sociais (de acordo com o relatório Digital 2019 da We Are Social), as teorias surgem de uma forma ainda mais especial. Para começar, a interação das pessoas proporciona que a união de ideias e habilidades resulte no que os especialistas chamam de inteligência coletiva.

É justamente por conta disso que dificilmente as teorias se desenvolvem a partir das ideias de uma única pessoa. Em alguns casos, essa cultura participativa ganha proporções tão grandes que as teorias acabam ditando o rumo das tramas. E isso fica ainda mais evidente quando as histórias fazem uso de fan service (serviço para os fãs).

Para quem não sabe, fan service diz respeito ao ato de acrescentar cenas, diálogos, fatos ou quaisquer outros elementos às narrativas apenas para agradar os fãs. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, esse termo não é tão moderno assim, já que as pessoas falam em fan service desde a década de 1970.

Dentre os exemplos mais recentes, o que melhor ilustra tudo isso é Game of Thrones. Além do público ter criado inúmeras teorias a respeito das profecias da série, por exemplo, muitos acreditam que certas decisões dos roteiristas só serviram para uma coisa: corresponder às expectativas dos fãs.

Para entrar nesse clima, o NÃO ÓBVIO fez uma lista que vai muito além de crimes e do esquema de ‘quem matou quem‘. Para quem quer enredos originais e criativos, conheça séries ideais para teorizar. Como algumas delas ainda não foram finalizadas, esta pode ser uma ótima oportunidade para compartilhar especulações inteligentes por aí.

Já pensou se a sua teoria viraliza e os roteiristas abraçam a ideia?

SE AINDA NÃO VIU, COMECE POR ESSAS:


Uma dica extra é a série The Affair, que já foi indicada aqui e que traz diversos suspenses. Muito além de um assassinato, a trama faz o espectador se perguntar como o caso da trama começou, como tudo chegou naquele ponto, o que levou certas pessoas a agirem de maneiras que não pareciam ter a ver com elas (e por aí vai).

É bacana também lembrar de séries como Dark, Mr. Robot (lembrete do leitor Matheus Peleteiro) e Outlander (já foi indicada aqui), que são bastante conhecidas e trazem muitas possíveis teorias.

1. THE LEFTOVERS


Após um aparente arrebatamento simultâneo que faz 2% da população mundial desaparecer, o chefe de polícia Kevin Garvey tenta levar esperança para o povo da sua pequena cidade. Entretanto, Kevin também precisa aprender a lidar com a perda da própria família.

O público pode até ficar perguntando como as pessoas simplesmente desapareceram e acabar criando inúmeras teorias em volta disso. De fato, essa situação é bastante curiosa e perturbadora. No entanto, o que realmente torna essa trama intrigante é a decisão de focar em quem ficou para trás.

The Leftovers se inicia com um clima de luto e, aos poucos, fica cada vez mais complexa e acaba se tornando um grande quebra-cabeça enquanto pontua reflexões metafóricas e diversas sobre as relações humanas e os fechamentos de ciclos.

Onde assistir: HBO
Gênero: Drama + Mistério
Número de temporadas: 3 (finalizada)
Lançamento: 2014
Elenco: Justin Theroux, Amy Brenneman, Christopher Eccleston, Liv Tyler, Chris Zylka
Nacionalidade: Estadunidense

2. ARUANAS


Em Aruanas, três mulheres unem as suas forças e habilidades para liderar uma ONG ambiental que luta especialmente contra crimes praticados na Amazônia.

Natalie Lima Melo é jornalista e ajuda a dá visibilidade às questões ambientais. Luísa Laes se infiltra aonde for preciso para conseguir as provas dos crimes. E a advogada Verônica Muniz cuida de qualquer problema jurídico que venha a surgir.

Diante das ameaças cada vez mais urgentes e perigosas que põem em risco os povos indígenas e manauaras, essas três mulheres precisam se mudar para Cari, no interior da Amazônia.

Nesse processo, a estagiária Clara vai ganhar cada vez mais espaço dentro desse grupo que convive o tempo inteiro com mistérios, surpresas e até traições. Mas, no momento, o maior desafio da ONG é conciliar os problemas pessoais com as estratégias de enfrentamento à uma grande mineradora.

Onde assistir: Globoplay
Gênero: Drama
Número de temporadas: 1 (e com segunda temporada confirmada)
Lançamento: 2019
Elenco: Debora Falabella, Leandra Leal, Taís Araújo, Camila Pitanga, Luiz Carlos Vasconcelos, Thainá Duarte
Nacionalidade: Brasileira

3. SOMEWHERE BETWEEN

As pessoas costumam dizer que uma mãe faria qualquer coisa por um filho. Mas ninguém imaginaria que uma delas seria capaz até de voltar no tempo. Na verdade, nem a própria Laura Price sabe como ou porque ela recebeu uma segunda chance.

Laura é uma produtora de telejornal que, após o assassinato da filha, volta dez dias no tempo. Apesar de não fazer a menor ideia de quem é o assassino e quais são os seus motivos, Laura sabe exatamente como e onde Serena irá morrer.

Mesmo diante da vantagem temporal, a produtora vai ter muita dificuldade para conectar todas as informações e manter a filha a salvo. Mas uma coisa é certa, não há como Laura fugir do trágico destino sem desvendar todos os mistérios.

A propósito, Somewhere Between foi inspirada na série Coreana God’s Gift: 14 Days. Mas o público defende que a produção norte-americana foi muito inteligente e bem acertada. Inclusive por ter reduzido o número de episódios de 16 para 10 – o que tornou a história mais concisa e objetiva.

A série, porém, recebeu o alerta de diversos espectadores, que afirmam que tudo ficaria ainda mais interessante se a redução fosse maior. Afinal, a trama pode ser um pouco lenta de início, mas os últimos episódios são todos bastante elogiados.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama + Mistério
Número de temporadas: 1 (finalizada)
Lançamento: 2017
Elenco: Paula Patton, Devon Sawa, JR Bourne, Aria Birch, Serge Houde
Nacionalidade: Estadunidense

4. THE SOCIETY


Quando as pessoas adultas desaparecerem misteriosamente da cidade de West Ham, os adolescentes não pensam duas vezes antes de organizarem festas. Após a ressaca, porém, eles percebem que os adultos desapareceram de fato e que estão isolados do mundo. Eles precisam, então, agir com mais maturidade e coletivamente para encontrar uma forma de sobrevivência sozinhos.

Como os adultos sumiram misteriosamente? Quem poderia imaginar uma sociedade organizada apenas por jovens? O que eles farão para lidar com isso? Esses são apenas uns dos questionamentos que os espectadores se farão ao longo da trama.

No entanto, o que torna essa história ainda mais envolvente é a forma como uma “nova sociedade” começa a ser organizada. Até porque, a disputa por poder e um crime inesperado vão abalar a convivência do grupo.

No canal de YouTube Sem Quases, que é vinculado ao NÃO ÓBVIO, Vanessa Brunt analisa metáforas da série que fazem críticas sociais e aponta que os jovens podem ser vistos, na verdade, como todo o lado imaturo da política e sociedade dos EUA e de outros cantos do mundo, como do próprio Brasil.

Nos últimos episódios, a série, que já tem segunda temporada confirmada pela Netflix, vai ficando ainda mais madura e essas analogias vão fazendo sentidos mais poderosos. O foco passa a ser mais políticos e as reflexões obtidas são diversas. Confira a crítica a partir de 02:08 no vídeo abaixo.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama + Mistério
Número de temporadas: 1 (e com segunda temporada confirmada)
Lançamento: 2019
Elenco: Kathryn Newton, Gideon Adlon, Sean Berdy, Natasha Liu Bordizzo, Jacques Colimon, Olivia DeJonge
Nacionalidade: Estadunidense

5. SPIN OUT


Se você costuma analisar o catálogo da Netflix, já deve ter visto o banner dessa série, e provavelmente não deu muita bola. Mas, sem dúvida, Spin Out é um drama cheio de camadas e personagens complexos que te farão refletir bastante.

Kat Baker é uma patinadora muito talentosa que chegou a ser considerada a melhor da sua geração. Kat sempre foi elogiada não apenas pela técnica, mas por dançar com a alma, por transmitir um sentimento visceral. Entretanto, a sua vida muda completamente após um acidente durante uma apresentação.

Após o acidente, Kat passa a não ter mais coragem de executar os saltos complexos e sente que o seu futuro na patinação foi arruinado. Mas quando surge a oportunidade de patinar em dupla, Kat vê a esperança renascer em sua vida.

Além de lidar com os desafios da patinação em dupla, Kat precisa administrar um relacionamento extremamente turbulento com a mãe – a qual sofre de um transtorno bipolar e precisou abandonar a patinação artística após uma gravidez indesejada.

Marcada por traumas e segredos, essa história provoca o espectador a criar inúmeras especulações a respeito do passado e do futuro não só dessa família, mas das outras pessoas que compõem a trama.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama
Número de temporadas: 1 (e com segunda temporada confirmada)
Lançamento: 2020
Elenco: Kaya Scodelario, Willow Shields, Evan Roderick, Will Kemp, Amanda Zhou
Nacionalidade: Canadense

6. SIREN


Em Siren, série ambientada em Bristol Cove (local que ficou conhecido como o lar das sereias), a chegada de uma garota fará as pessoas perceberam que nem tudo nas histórias mitológicas é realmente um mito.

Ryn, a visitante misteriosa, é uma sereia que vai abalar as estruturas da pacata cidade enquanto procura por Donna, sua irmã recém capturada. Apesar de Ryn contar com a ajuda dos biólogos marinhos Ben e Maddie, a união desses dois universos não vai ser nada amistosa.

Na verdade, a “guerra” entre a terra e o mar vai tomar um rumo cada vez mais perverso e tortuoso. Até porque, nessa história, não há lugar para a imagem romantizada da sereia amável e boazinha. Muito pelo contrário, já que Siren resgata a concepção da sereia sensual e agressiva.

No meio dessa maré turbulenta, também se encontram Xander, um pescador decidido a desvendar os mistérios do mar, e Helen, uma mulher que demonstra saber muita coisa a respeito das sereias. Eles vão ajudar a construir o clima de mistério perfeito para quem gosta de criar várias teorias.

Onde assistir: Globoplay
Gênero: Drama + Fantasia
Número de temporadas: 2 (e com terceira temporada confirmada)
Lançamento: 2018
Elenco: Eline Powell, Alex Roe, Fola Evans-Akingbola, Ian Verdun, Rena Owen
Nacionalidade: Estadunidense

7. MANIFEST


Após sobreviver a uma forte turbulência no voo 828 Montego Bay e chegar ao solo com segurança, um grupo de pessoas descobre que a viagem – que aparentemente demorou algumas horas – na verdade durou cinco anos.

Como o avião foi dado como desaparecido para o resto do mundo, suas famílias sequer tinham esperança de encontrá-los com vida. Diante dessa “segunda chance”, todos vão enfrentar inúmeros desafios durante o processo de adaptação à nova realidade.

Ao longo da trama, os passageiros (e os espectadores) vão percebendo que essa viagem esconde muitos mistérios. E é justamente nesse clima que as grandes surpresas abrem precedente para a criação de teorias cada vez mais complexas e instigantes.

Onde assistir: Globoplay
Gênero: Drama
Número de temporadas: 2 (terceira temporada ainda não confirmada)
Lançamento: 2018
Elenco: Melissa Roxburgh, Josh Dallas, Athena Karkanis, J.R. Ramirez, Luna Blaise, Parveen Kaur
Nacionalidade: Estadunidense

8. THE CROSSING | ENTRE DOIS MUNDOS


Basta olhar para premissa da série The Crossing para entender que há como propor inúmeras reflexões a partir dessa trama. Nessa história, 47 pessoas em situação de refúgio chegam até uma pequena cidade norte-americana enquanto fogem de uma guerra que devastou o mundo 250 anos no futuro.  

Mesmo depois de sobreviverem a uma guerra que se arrasta há séculos, essas pessoas talvez tenham que lidar com uma guerra que pode se iniciar a qualquer momento justamente por conta da sua chegada.

É nesse clima de conflito e mistério que se inicia uma complexa investigação para compreender por que isso está acontecendo e como essas pessoas voltaram no tempo. Ao mesmo tempo, o público também se pergunta o que essas pessoas querem e se há outros viajantes do tempo disfarçados pela cidade.

Onde assistir: Globoplay
Gênero: Suspense + Ficção Científica
Número de temporadas: 1 (a série foi cancelada e não houve opção de retorno até então)
Lançamento: 2018
Elenco: Steve Zahn, Natalie Martinez, Tommy Bastow, Sandrine Holt
Nacionalidade: Estadunidense

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: