5 SÉRIES NÃO ÓBVIAS QUE DEIXAM AQUELA VONTADE DE VIAJAR

Diversos cantos do mundo são apresentados em detalhes dentro de tramas envolventes. Seja no passado ou no presente, conheça roteiros que fazem dos cenários partes fundamentais para as obras e que ajudam o telespectador a viajar sem sair de casa.

Para alguns, uma boa viagem pode estar sendo sinônimo de uma nova agitação; para outros, pode ter a ver com a culinária ou atmosfera romântica. Existem, ainda, aqueles que se motivam a ir para novos cantos para conhecer museus, obras de arte, lugares históricos e narrativas empolgantes. Mas seja qual for o perfil do viajante ou o destino, fato é que belas paisagens dentro de boas tramas sempre atiçam a curiosidade e a vontade de sair do lugar.

Seja para quem quer vivenciar amores e perigos em um novo destino ou para quem deseja cantos mais relaxantes e repletos de detalhes históricos e artísticos, existem tramas que podem iniciar as viagens antes mesmo que as malas de qualquer telespectador fique pronta.

Foi misturando paixões como bons roteiros e belos cenários que o NÃO ÓBVIO separou séries com enredos e paisagens fascinantes para quem quer se apegar à histórias tanto quanto aos diferentes cantos do mundo. Confira:

DICAS EXTRAS:

1. Uma dica extra é conferir também a famosa série Outlander, que apresenta viagens no tempo tanto quanto um foco interessante em cenas passadas na Inglaterra do século XX e na Escócia de 1743. A trama romântica e repleta de críticas sociais está disponível na Netflix. Veja mais sobre ela clicando aqui.

2. Outra dica extra é ficar de olho na série Irmãos Freitas, que conta a trajetória de Popó, tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe. A trama se passa em Salvador (Bahia) e está sendo transmitida no canal Space aos domingos, às 22h.

3. Para quem quer uma segunda indicação de série nacional, a obra Coisa Mais Linda é outra mais conhecida da Netflix. Ela traz uma outra visão do Rio de Janeiro, se passando nos anos 50.

Fique agora com a nossa lista oficial:

1. The Romanoffs | Diferentes cantos do mundo


Apesar deste trailer não estar legendado, a série pode assistir dublada ou com legenda no streaming indicado

Lugares, sotaques e culturas diferentes são os ingredientes que potencionalizam o charme e encanto de The Romanoffs – antologia de oito episódios, com cerca de 80 minutos cada.

A premissa inusitada, que serve de fio condutor dos episódios, está em acompanhar histórias contemporâneas sobre a vida de personagens que acreditam ser descendentes ou relacionados à família aristocrática russa Romanoffs, que dá título à obra.

A obra amarra essa ideia ao apresentar diferentes cantos do mundo em cada uma das histórias distintas dessas pessoas que pesquisam sobre seus passados. A trama, por exemplo, apresenta o assassinato da família antiga e a lenda da fuga de Anastácia Romanoffs: narrativa que já rendeu uma bela animação.

Acompanhando os supostos herdeiros do nome real, a série traz uma fina ironia ao retratar a elite e burguesia e sua decadência. Por ser uma antologia, cada episódio funciona de maneira independente, oscilando por diferentes gêneros, indo desde o drama até o terror.

The Romanoffs também aborda temáticas como xenofobia, solidão, crise de relacionamentos, conflitos, relações de poder, privilégios, busca pelas aparências e também pelo autoacontecimento em tramas que trazem crimes, viagens, problemas no casamento e divisão de heranças.

O grande destaque está na forma com que os cenários se entrelaçam aos enredos. A fotografia, apesar de reinventada a cada episódio, faz um bom trabalho em realçar a beleza de cada lugar visitado pelos personagens.

A série foi gravada em sete países ao redor do mundo, em três diferentes continentes, tendo locações como Paris, Cidade do México, Londres e Nova York.

Uma curiosidade é a obra é criada, dirigida e roteirizada por Matthew Weiner, reconhecido pelo trabalho na famosa série Mad Men. A produção, portanto, possui o estilo, a elegância e o trabalho detalhado de produção que é marca registrada do diretor.

Disponível em: Amazon Prime Video
Ano: 2018
País: Estados Unidos
Quantidade de temporadas: 1
Quantidade de episódios: 8 episódios
Finalizada? Sim

2. Crônicas de São Francisco | Califórnia (EUA)


Fugindo da crise da meia-idade de sua vida criada em Connecticut, Mary Ann retorna para a casa de sua família. “Você vai saber se é o certo para você“, dizia o anúncio que fez a personagem escolher a pensão de Anna Madrugal ao se voltar para a charmosa São Francisco, cidade mais populosa da Califórnia, nos EUA.

Assim começa Crônicas de São Francisco, que se passa dezoito anos após o fim da inovadora Tales Of The City – seriado baseado na saga de livros homônima do escritor Armistead Maupin: pioneiro no modo como retratava a cultura LGBTQI+.

A nova minissérie apresenta, portanto, novas histórias vivenciadas tanto por antigos personagens da série original quanto também por novos. É possível, no entanto, de assistir a trama sem ter visto a anterior.

No início da minissérie, o telespectador é convidado para a festa de aniversário de 90 anos de Anna Madrugal, a simpática e forte proprietária do endereço Bárbara Lane, 28, onde se situa uma espécie de pensão na qual moram os personagens da trama.

Lá, é possível acompanhar o retorno de Mary Ann (moradora da Barbara Lane na série original) após estar afastada por 23 anos e o seu reencontro com seus amigos e sua família, principalmente com o seu ex-marido e com a filha que abandonou.

A partir daí, há o aprofundamento das histórias, dos dramas, dos reencontros, dos mistérios e das paixões dos moradores, que formam uma inusitada família. E assim, é possível se sentir cada vez mais dentro das paredes de madeira do casarão, nas movimentadas ruas da cidade e nas mais excêntricas festas.

A serie aborda questões de relacionamentos amorosos, familiares, questões relativos à perdão, amor, culpa, magoas, amizade, embates geracionais e também à temas mais relacionadas ao universo LGBTQI +, como as descobertas da sexualidade e a resistência necessária para sobreviver frente ao vários modos de machismo e a LGBTfobia da sociedade.

A trama não poderia ter local mais adequado do que São Francisco, reconhecida mundialmente pelo seu histórico de conquistas e movimentos LGBTQ+, como uma das maiores e mais famosas paradas Gay do mundo.

Guiada por tramas e personagens empolgantes, a série apresenta bem ruas, parques, casarões apreciando a vista das colinas, bondinhos, fachadas em arquitetura vitoriana e também a vida noturna e as mais exóticas festas na animada cultura LBT da cidade. Tudo isso acompanhado de uma bela fotografia com cores vibrantes. São Francisco, aqui, é mais do que um belo cenário, sendo também o palco que possibilita narrativas e abriga o coração da Barbara Lane.

Vale destacar o 8º episódio da temporada, intitulado Dias de Pequenas Concessões, que transporta para uma São Francisco dos nos 1950 para apresentar a história de uma jovem Anna Madrugal, que está enfrentando a transfobia e os dilemas de ser transexual em um contexto no mínimo desafiador e, criando em meio à dores, o seu lar.

A foto de abertura desta matéria é reprodução de uma cena desta série.

Disponível em: Netflix
Ano: 2019
País: Estados Unidos
Quantidade de episódios: 10 episódios
Finalizada? Até o momento sim. A Netflix ainda não divulgou planos para uma segunda temporada.

3. Genius: Picasso | Espanha e França


É possível aprender e deduzir muito sobre países, localidades e cidades a partir da arte que foram produzidas naquele determinado local, assim como através das histórias de personalidades em que lá viveram. Assim é o caso de Picasso, por exemplo: o pintor espanhol, cuja vida foi retratada na segunda edição da série Genius. A trama, inclusive, apresentou a vida de Einstein na primeira temporada.

Agora em Picasso, protagonizado pelo ator Antônio Bandeiras, a obra funciona como uma minissérie que conta curiosidades e detalhes da vida do pintor. Acompanhando seus amores, paixões, casamentos, conquistas, seus métodos de criação e aventuras, a trama apresenta paisagens da Espanha e França pelos olhos, cores e formas do protagonista.

A fotografia faz um belo trabalho na construção da narrativa ao trazer diferentes nuances de cores e luzes a cada fase da vida do personagem. A produção brinca ora com cores fortes, onde o vermelho vibra, ora com tons terrosos, onde o marrom e o amarelo carregam o drama de memórias. Algumas vezes os tons de azul, verde e luz natural também surgem aproveitando detalhes das belezas das paisagens.

Ao assistir a série é possível, além de mergulhar na biografia, aproveitar um pouco da reconstrução da atmosfera dos lugares, praças, praias, bares e histórias que inspiraram a arte de Picasso, o que instiga a vontade de conhecer e aproveitar ainda mais os espaços pelos quais o artista passou.

Disponível em: National Geographic e também foi transmitida pela TV Cultura
Ano: 2018
País: Estados Unidos
Quantidade de temporadas: 1
Quantidade de episódios: 10
Finalizada? Sim. A série Genius, que tem diversas temporadas com novos temas, porém, pode ter continuações abordando a vida de outras personalidades.       

4. Versailles | Versalhes (Europa)


Para quem busca definir os próximos destinos através da bagagem histórica do local, de seus museus, arquitetura, móveis, antiguidades e lendas: esta serie pode ser uma ótima opção para deixar um gostinho de viagem ao passado na boca.

Uma das mais icônicas obras da arquitetura francesa é palco (e basicamente personagem) da trama retratada por Versailles. A série se inicia com a decisão do rei Luís XIV de transformar a residência de caça do falecido pai em um luxuoso palácio e centro político da monarquia Francesa.

As três temporadas mergulham, a partir daí, na construção do espaço e nos personagens que vivem entre tramas de jogos poder, relações de opressão, crimes, intrigas políticas, dramas, futilidades, relacionamentos familiares, casos amorosos e paixões arrebatadoras. Assim, é possível acompanhar pouco a pouco Luís XIV se transformar no famoso rei Sol – símbolo do absolutismo francês e autor da conhecida frase “O estado sou eu“.

A narrativa também apresenta subtramas bem construídas para os outros personagens, que vão dos moradores do palácio, membros da nobreza e serviçais até o irmão do rei, Monsieur Philippe d’Orleans, com quem ele mantém uma relação turbulenta.

Mas, em meio aos acontecimentos históricos, o cenário se destaca na trama. Não apenas com belas paisagens e extravagantes detalhes, mas também com a representação da construção de um dos mais belos palácios da Europa, que é o que move muitas das relações propostas na obra. É possível visualizar etapas de seu planejamento, as greves que marcaram a obra e os surpreendentes jardins sendo erguidos.

Para representar a obra e o palácio inacabado, a equipe da série realizou filmagens nas áreas internas e externas do Palácio de Versailles e viajou também para outras localidades entre elas o Castelo de Champs-sur-Marne, o Castelo de Janvry e o castelo de Maisons-Laffitte. As imagens são um verdadeiro espetáculo.

A fotografia da série é outro elemento fundamental para compor a atmosfera do enredo. A obra surge lavada e acinzentada ao retratar a vida dos franceses que não pertenciam a nobreza e os momentos mais tensos da narrativa; ela fica, ainda, dourada e vívida quando a intenção é destacar a vida e os luxuosos hábitos da monarquia.

Para os amantes de moda, vale a pena destacar também o impressionante figurino, que sofre leves gradações ao longo das temporadas, se tornando cada vez mais audacioso.

Disponível em: Netflix
Ano: 2015
País: Canadá, França, Reino Unido e Estados Unidos
Quantidade de temporadas: 3
Quantidade de episódios: 30
Finalizada? Sim

5. O Tempo Entre Costuras | Marrocos (Tânger e Tetuã) e mais cantos do mundo


A mistura entre história e toques de moda que atravessam a dica anterior também se faz presente em O Tempo Entre Costuras que, com uma pitada a mais de romance, ação e mistério, cria um clima leve e quase novelesco.

A mais famosa da lista é ambientada em meados dos 1930, meses antes do início da Guerra Civil Espanhola, e apresenta os dramas, amores e aventuras vividos por Sira Quiroga, jovem de Madri que, após receber uma herança, desiste de um casamento e de uma vida teoricamente bem planejada para seguir seu coração e o homem por quem se apaixonou, indo até Marrocos.

Mas as coisas não saem como o esperado e, para sobreviver sozinha em um lugar desconhecido, ela acaba se envolvendo em intrigas políticas durante um período de tensas relações entre países e guerras. Aqui a costura e a moda servem como plano de fachada para tramas de espionagem e jogos de poder.

A série é uma adaptação do romance homônimo escrito por Maria Dueñas. Assim como no livro, a história é um romance livremente inspirado em acontecimentos históricos, que mistura ficção e enredos criativos à nomes que realmente existiram, como as personagens Rosalinda Fox e Juan Luis Beigbeder.

Filmada em diferentes locações, como Madri, Tânger, Tetuã e Lisboa, a série apresenta uma bela fotografia com muita luz natural, paleta viva e brilhante, cenários incríveis e figurinos impecáveis. A trama envolve e apresenta cores, texturas, paisagens naturais e detalhes da arquitetura que encantam.

Fica o destaque especial para as cenas passadas em Tânger e Tetuã, onde a caracterização dos cenários e elementos de época (entre eles, os belíssimos papéis de parede e móveis) mostram um pouco mais do visual e costumes de cada lugar que visitado, pelas ruas, através dos carros, com as modas e até pela leveza dos tecidos.

Disponível em: Netflix
Ano: 2013
País: Espanha
Quantidade de temporadas: 1
Quantidade de episódios: 11 episódios
Finalizada? Sim

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: