7 DOCUMENTÁRIOS NACIONAIS COM LADOS NÃO ÓBVIOS DA MATERNIDADE

Com temas para se informar e refletir, confira produções que mostram a realidade de ser mãe no Brasil. Abandono parental, diferentes visões sobre partos,as transformações de vida e a volta ao trabalho são apenas algumas das pautas.

Com diferentes ângulos sobre a maternidade, conheça histórias que mostram lados pouco romantizados sobre a realidade que é ser mãe no Brasil. 

A maternidade contada por mulheres reais, desde a indagação do grande tabu de que todas as mulheres nasceram para ser mãe, as vulnerabilidades e dúvidas sobre a realidade dos partos no país, as angústias e inseguranças, a retomada da carreira e os desafios das mães-solo.

Veja produções valiosas e necessárias para refletir, repensar conceitos e gerar identificação para muitas mulheres que lidam todo dia com os desafios da maternidade. 

Conheça nossa seleção com sete documentários nacionais, que estão disponíveis online através de streamings ou de forma gratuita pelo YouTube. Confira: 

☌ Depois de conferir a lista abaixo, não deixe de conhecer a seleção do NÃO ÓBVIO com 5 filmes que abordam de forma realista o universo da maternidade, que reúne longas com histórias emocionantes que representam as diversas facetas do ser mãe.

1. Lugar De Mulher


Abrindo nossa lista, o documentário Lugar De Mulher apresenta entrevistas com especialistas da ciência à religião e conta histórias de mulheres para aprofundar um dos grandes tabus do universo feminino: as mulheres não precisam ceder a pressões sociais e nem se sentir preparadas para ser mães.

Comandado por Mariana Weickert, o filme conta com a participação da mãe e avó da apresentadora, para mostrar óticas diferentes de como a vida da mulher mudou.

Disponível online pela Globosat Play

Disponível em: Globosat Play
Ano: 2018
Duração: 1h

2. Nascer no Brasil


Produzido e dirigido pela publicitária Bia Fioretti, o documentário Nascer no Brasil dá voz aos números da pesquisa homônima, coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que realizou um inquérito epidemiológico sobre parto e nascimento em hospitais públicos e privados em todas as regiões do Brasil. 

Um retrato da realidade do país, abrindo espaço para a verdade de mulheres a respeito dos efeitos das intervenções obstétricas no parto e explorando suas motivações para a escolha do nascimento do filho.

A produção aborda temas importantes sobre os traumas e benefícios de cada procedimento, e os excessos nas intervenções e descaso com pacientes que são negligenciadas.

Para os depoimentos, foram ouvidas 74 pessoas, entre mães, pais e profissionais de saúde, em 23 instituições públicas de saúde e da área suplementar em 12 cidades do país.

O conteúdo é dividido em duas partes, com os subtítulos de Parto, da violência obstétrica às boas práticas (20 minutos) e Cesárea, mitos e riscos (17 minutos).  

É possível assistir ao material gratuitamente pelo YouTube (parte 1 e parte 2) ou adquirir o DVD por R$ 10. 

Disponível em: YouTube (parte 1 e parte 2) e DVD
Ano: 2014
Duração: 37 minutos

3. Odeio a Maternidade, Amo meu Filho


Produzido e apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Unesp (Campus de Bauru-SP), o documentário Odeio a Maternidade, Amo meu Filho explora com depoimentos a pressão da sociedade sobre o significado e a glamurização da maternidade.

Disponível gratuitamente no YouTube, é possível acompanhar narrativas que propõe o debate sobre os padrões da sociedade, e sobre a escolha de mulheres que decidiram não serem mães. 

Com produção de Carol Balduci de Melo, o filme é dedicado a todas as mulheres do Brasil.

Disponível em: YouTube
Ano: 2017
Duração: 40min

4. Mães Solteiras


Mães Solteiras é um documentário produzido e idealizado pelo jornalista Ulisses Rocha que apresenta com depoimentos, histórias de mulheres de diferentes décadas, que romperam paradigmas da sociedade e se tornaram mães.

O filme aborda assuntos importantes e muito presentes na realidade brasileira, que são o abandono e a submissão masculina. A produção ainda proporciona reflexões sobre a vida das mulheres que criam seus filhos sem a presença do pai biológico.

Sem recursos públicos, Ulisses Rocha contou a colaboração de profissionais para tornar o projeto realidade e decidiu não comercializar o filme. O material está disponível gratuitamente pelo YouTube, para que o maior número de pessoas possa ter acesso as histórias. 

Disponível em: YouTube
Ano: 2014
Duração: 1h20min

5. Mães de Alma e Cuia


Com o compromisso de tornar o fardo da maternidade mais leve, o documentário Mães de Alma e Cuia reúne depoimentos de mulheres sobre os desafios da trajetória de se tornar mãe.

Produzido por Victoria Libos, o curta dá voz as mulheres que não se sentem representadas pelo modelo de maternidade estereotipado e idealizado pela sociedade. 

Lançado em 2016, as narrativas continuam atuais e prometem gerar identificação para futuras e atuais mães, expondo as dificuldades a insatisfações do universo materno.

Disponível em: YouTube
Ano: 2016
Duração: 21 min

6. O Renascimento do Parto


Baseada na frase de Michel Odent: para mudar o mundo, primeiro é preciso mudar a forma de nascer, o documentário O Renascimento do Parto questiona o o crescimento alarmante de partos cesáreos e o distanciamento do parto natural e humanizado.

Com depoimentos de especialistas e apresentando histórias de mulheres do mundo inteiro que tiveram diferentes experiências com o parto natural, o filme contesta e promove a reflexão sobre o modelo obstétrico atual. 

Produzido de forma independente, o projeto arrecadou mais de R$ 143 mil via crowdfunding, que garantiu sua estreia nos cinemas comerciais. Em 2018, o filme lançou mais duas sequências, que também estão disponíveis pela Netflix. Confira: O Renascimento do Parto 2 e O Renascimento do Parto 3

Disponível em: Netflix, YouTube, Itunes e NOW
Ano: 2013
Duração: 1h30min

7. Do Ventre à Volta


O documentário Do Ventre à Volta registra o retorno da cantora Pitty aos palcos, um ano e meio após se afastar do trabalho para se dedicar a maternidade. 

Lançado e disponibilizado gratuitamente no YouTube em 2018, o curta acompanha a rotina da artista e expõe seus questionamentos e dificuldades em conciliar a nova rotina de mãe com a carreira. 

Assista o material disponibilizado no canal do YouTube da baiana: clicando aqui

Disponível em: YouTube
Ano: 2018
Duração: 14 minutos

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: