5 FILMES QUE ABORDAM DE FORMA REALISTA O UNIVERSO DA MATERNIDADE

Os conflitos sobre ser mãe são universais e geram identificação para muitas mulheres. Em meio ao tema, porém, existem diversos preconceitos. No entanto, obras cinematográficas, das nacionais às internacionais, apresentam as diversas facetas da maternidade de forma realista. Confira cinco filmes não óbvios e emocionantes que trazem a luta diária de mães lidando com diferentes instâncias.

A vida de uma mãe é feita de muitos altos e baixos. Desde a gravidez até a vida adulta de seus filhos, as mulheres lidam com alegrias e dramas provenientes dessa relação.

Histórias que abordam temas relacionados com a maternidade já foram retratados em diversas produções. Feitos para emocionar, divertir e se identificar, o cinema tem um poderoso papel ao retratar a vida real e, apesar de reunir todos esses sentimentos, tem o papel também de apresentar críticas e reflexões sobre o tema.

A noção de que a maior força vem da vulnerabilidade, aparece nessas tramas que exibem a multiplicidade de cada mulher dentro de si e as diversas vertentes que surgem unidas ao ser mãe.

Com os Dia das Mães de 2019 cada vez mais próximo, o NÃO ÓBVIO separou cinco filmes nada clichês que conseguem representar as diversas facetas do ser mãe e que, em algum aspecto, vão lembrar a sua. Confira:

1. Benzinho

Lançado em 2018, o longa do diretor Gustavo Pizzi conta a história de Irene (Karine Teles), uma mulher comum de 38 anos que está terminando seus estudos, lutando pelo seu trabalho e cuida de seus 4 filhos. Morando em Petrópolis (RJ) com seu marido (Otávio Müller), vê sua vida mudar quando seu primogênito Fernando (Konstantinos Sarris) é convidado para jogar handebol na Alemanha. 

Um filme sobre mudanças que aborda temas importantes como dificuldades financeiras, relacionamentos problemáticos, feminismo e a síndrome do ninho vazio. Se você é mãe, prepare-se para se identificar e se emocionar com a história de transformação da personagem. 

O longa está disponível para compra ou aluguel no NOW

Direção: Gustavo Pizzi
Elenco: Karine Teles, Otávio Müller, Adriana Esteves
Gênero: Drama
Lançamento: 23 de agosto de 2018
Duração: 1h38

2. Mulheres do Século 20

Ambientado no sul da Califórnia no fim da década de 1970, o filme narra a história de Dorothea (Annette Bening), mãe divorciada que lida com as dificuldade de criar seu filho adolescente, Jamie (Lucas Jade Zumann). Para essa missão, ela reúne outras duas mulheres: Abbie (Greta Gerwig), inquilina da casa, e Julie (Elle Fanning), a melhor amiga do garoto.

Indicado a Melhor Roteiro Original no Oscar 2017, o longa acompanha a transformação do adolescente e aborda com um olhar sensível as dificuldades enfrentadas pela mãe, que por conta da diferença de idade, se considera incapaz de criar seu filho sozinha.   

A foto de abertura desta matéria é a reprodução de uma cena do filme.

O filme está disponível para compra e aluguel em diversas plataformas, escolha a sua preferida: Telecine Play, Itunes, Google Play e NOW

Direção: Mike Mills 
Elenco: Annette Bening, Elle Fanning, Greta Gerwig
Gênero: Comédia dramática  
Lançamento: 20 de janeiro de 2017 (EUA) e 30 de março de 2017 (BRA)
Duração: 1h59

3. Tully

Do mesmo diretor (Jason Reitman) e roterista (Diablo Cody) de Juno, a maternidade volta a pauta na nova parceria da dupla, o longa Tully. Lançado em 2018, o filme narra a trajetória de Marlo (Charlize Theron), mãe de 2 crianças e grávida da 3. Um história sobre maternidade, que retrata a realidade e os detalhes que antecedem e sucedem a chegada do bebê.

Sobrecarregado com os cuidados com os filhos e as tarefas domésticas, Marlo é surpreendia pelo irmão com um presente: uma babá para cuidar das crianças durante a noite. Entra em cena Tully (Mackenzie Davis), que apesar da desconfiança inicial de Marlo, acaba criando um vínculo único com a mãe das crianças. Com humor e muitas críticas, o filme conquista por retratar mulheres da vida real, fácil de se identificar.  

O longa está disponível online para compra ou aluguel no Now, Itunes e Google Play

Direção: Jason Reitman 
Elenco: Charlize Theron, Mackenzie Davis, Ron Livingston 
Gênero: Comédia dramática 
Lançamento: 04 de maio de 2018 (EUA) e 24 de maio de 2018 (BRA)
Duração: 1h36

4. Como Nossos Pais 

Estrelado por Maria Ribeiro, o longa narra a história de Rosa e expõe o dilema da mulher moderna que se desdobra para lidar com suas obrigações pessoais e profissionais. Mãe de duas meninas pré-adolescentes, com problemas no casamento e infeliz na carreira, ela se vê pressionada a cumprir o papel de mulher forte e sem falhas até que uma revelação de sua mãe muda o rumo de sua história. 

Com direção de Laís Bodanzky e atuações poderosas, o filme provoca reflexões ao retratar as relações familiares, as questões maternais de Rosa e os conflitos em seu relacionamento com sua mãe.

Em 2017, o filme foi o grande vencedor do 45º Festival de Cinema de Gramado levando seis prêmios: Melhor Filme, Direção, Atriz para Maria Ribeiro, Ator para Paulo Vilhena, Atriz Coadjuvante para Clarisse Abujamra e Montagem para Rodrigo Menecucci

Está disponível online para compra ou aluguel em diversas plataformas: TeleCine Play, Itunes e Now

Direção: Laís Bodanzky 
Elenco: Maria Ribeiro, Clarisse Abujamra, Paulo Vilhena
Gênero: Drama
Lançamento: 31 de agosto de 2017
Duração: 1h46

5. Minha Mãe é Uma Viagem 

Da mesma diretora de A Proposta, Anne Fletcher, Minha Mãe é Uma Viagem conta a história Joyce (Barbra Streisand), uma mãe super controladora que embarca com seu filho Andy Brewster (Seth Rogen) para uma viagem de carro ao redor dos Estados Unidos. 

Um filme leve, que conquista ao retratar a figura materna de forma autêntica e cômica e cria laços com o espectador ao apresentar os conflitos de convivência entre mãe e filho.

Está disponível para compra e aluguel no Itunes.

Direção: Anne Fletcher
Elenco: Barbra Streisand, Seth Rogen, Julene Renee 
Gênero: Comédia dramática 
Lançamento: 19 de dezembro 2012 (EUA) e 25 de Janeiro de 2013 (BRA)
Duração: 1h35


Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: