5 SÉRIES DE ROMANCE NADA ÓBVIAS

Drama, comédia, antologia e até romance de época se misturam em uma lista com diferentes visões sobre o amor romântico. Dos casais que demoram a perceber seus sentimentos aos que já vivem juntos, conheça tramas pouco conhecidas que mergulham na complexidade das relações.

Os ideais sobre amor e relacionamentos mudaram com o passar do tempo, ganhando formas mais maduras e, até, exigentes. As tramas televisivas passaram a seguir cada vez mais as novas visões mais empoderadas e realistas e, ainda quando certas cenas mais dramáticas chegam, uma boa história de amor continua conseguindo lugar nos corações dos românticos.

É difícil definir qual a origem das histórias de amor. Sabe-se que desde a Antiguidade Clássica, as mitologias gregas e romanas trazem relatos de Eros – a representação do amor romântico – e de divindades responsáveis por ele, como Afrodite e Vênus. Além disso, dentro da mitologia clássica é possível encontrar inúmeras narrativas, principalmente tragédias, das quais o amor foi um elemento fundamental.

Essas histórias não se perderam com o tempo e continuram sendo narradas, gerando um infinidade de outras e assim por diante. Fossem nos contos populares, nas canções trovadoristas, nas peças Shakesperianas, nos romances burgueses ou nas nossas telenovelas brasileiríssimas, um bom romance sempre teve a capacidade de reunir público, encantar o imaginário e a fazer a audiência suspirar.

O NÃO ÓBVIO foi, portanto, caçar tramas que abraçam as visões mais atuais ou que apresentam algum amor de época com mais veracidade. Confira séries que vão da tensão à comédia e apresentam o amor e os relacionamentos através de diferentes perspectivas – mostrando que não existe uma única forma de se amar romanticamente.

1. You’re The Worst

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Gretchen (Aya Cash) e Jimmy (Chris Geere) são horríveis. Profissionais horríveis, amigos horríveis, familiares horríveis e basicamente pessoas horríveis. Ele é um escritor britânico fracassado e ela é a pior executiva de relações pessoais que Los Angeles já conheceu. Tudo o que os dois possuem em comum é o fato de serem totalmente egocêntricos e autodestrutivos. No entanto, essas duas pessoas complicadas acabam se conhecendo em um casamento e, por mais improvável que possa parecer, resolvem tentar construir um relacionamento.

You’re the Worst é uma deliciosa comédia, com aquela dose perfeita de drama, sobre pessoas e relacionamentos que estão longe de serem perfeitos. Apesar de um tanto áspera e cínica – a música de abertura diz claramente “eu vou te deixar de qualquer maneira. Você vai sair direto por aquela porta, eu vou assistir você ir embora” –, a série também conta com momentos fofos e realmente investe tempo em desenvolver a relação do casal protagonista.

A trama mostra que mesmo essas duas pessoas, que jamais se tornarão modelos de moralidade, podem aprender a amar e se tornarem um pouco melhores no processo, mergulhando mais na honestidade. Uma série para quem gosta de romances, mas prefere um sabor agridoce.

Ano: 2014 – 2019.
Temporadas: Cinco.
Finalizada? Sim.
País: EUA
Disponível em: FOX Premium

2. Kurt Seyit ve Şura

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Kurt Seyit é um tenente mulherengo, inconsequente e aclamado pela sociedade, sendo o filho mais velho de um rico proprietário de terras da Criméia Turca. Seyit participa de um baile em São Petersburgo e faz uma aposta com seus amigos: Beijará a primeira menina que entrar na sala. Sura é a filha caçula de uma família nobre russa e chega antes da alta sociedade no baile. Quando Sura entra no salão de baile, ambos sentem algo à primeira vista, o que inicia um romance repleto de obstáculos.

Em uma época de pouca liberdade, o casal vai ter que lutar pelo direito de escolha. O pai de Seyit , Mirza Eminof, quer que o seu filho case com uma mulher turca muçulmana para garantir a prole. Por outro lado, a família de Sura quer que ela se case com homem rico e nobre da Rússia. O amor de ambos é testado pela guerra, mas também comprometido devido às intrigas de outros personagens, como Petro Borinsky e Baronesa Lola. 

A série é baseada na série de livros de mesmo nome, da escritora turca Nermin Bezmen. A trama foi baseada na história real da família de Bezemen.

Inspirada na sequência de livros Kurt Seyit ve Şura, da escritora turca Nermin Bezmen, a série acompanha Kurt Seyit , um tenente inconsequente, e Sura, a filha caçula de uma família da nobreza russa. Os dois se apaixonam à primeira vista, dando início a um relacionamento repleto de drama, obstáculos e romantismo.

Kurt Seyit ve Şura é uma aposta para os amantes de séries de época e de histórias de amor tradicionais. Aquele tipo de narrativa novelesca em que é preciso sofrer bastante antes do final feliz. Ideal para quem ama romances proibidos e toda a emoção que vem com eles.

Ano: 2014
Temporadas: Uma.
Finalizada? Sim.
País: Turquia
Disponível em: Netflix

3. Dates

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Uma dramédia sobre primeiros encontros e tudo de bom, ruim, constrangedor e absurdo que pode acontecer durante um deles. Dates possui um formato quase antológico e em cada um de seus episódios acompanha um casal que está se conhecendo pela primeira vez. A partir desse primeiro encontro, tudo pode acontecer.

De episódios fofos aos dramáticos, passando por aquele que são bastante cômicos, a série apresenta um leque interessante de situações e reflexões sobre essa busca por amor e conexão que, de algum modo, une e move a todos.

Ano: 2013
Temporadas: Uma.
Finalizada? Sim.
País: Reino Unido
Disponível em: adquira o DVD

4. Melissa & Joey

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A série Melissa & Joey acompanha Melissa (Melissa Joan Hart), a filha rebelde de uma família de políticos, que acaba precisando cuidar dos sobrinhos adolescentes, após um escândalo envolvendo a irmã e o cunhado. Incapaz de assumir essa nova responsabilidade sozinha, ela contrata Joey ( Joey Lawrence) , que está desesperado por um emprego, como uma espécie de babá e, assim, essas quatro pessoas se tornam uma improvável família.

Melissa & Joey é uma comédia fofa, inteligente e engraçada. Os protagonistas são basicamente aquele casal “que não sabe que é um casal” desde o primeiro episódio e todo desenvolvimento da relação dos dois é muito bonito e, claro, cômico. Além disso, a trama ainda também foca bastante em temas como família e amizade. O tipo de série que aquece o coração e provoca sorrisos involuntários.

Ano: 2010 – 2015.
Temporadas: Quatro.
Finalizada? Sim.
País: EUA
Disponível em: Hulu | Freeform

5. Little Things

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Em Little Things conhecemos Kavya (Mithila Palkar) e Dhruv (Dhruv Sehgal), um casal jovem e apaixonado que divide o apartamento, as contas e os altos e baixos de uma vida na agitada cidade de Mumbai. A sinopse pode parecer simples, e de fato é, revelando uma história que encanta justamente por narrar o cotidiano de um casal estável e que já está junto quando somos apresentados a ele.

Não há nada de exagerado, dramático ou absurdo por aqui e é justamente esse o diferencial da série. Durante as duas temporadas lançadas até o momento, vemos Kavya e Dhruv passarem pelas mais comuns das situações – afinal quem nunca ficou em casa em um domingo, chorando por filmes da Disney, enquanto as redes sociais insinuavam que todos os seus amigos estavam se divertindo muito mais? – e lidarem juntos com elas.

Little Things apresenta um relacionamento real e maduro, que poderia ser o de qualquer pessoa, e mostra como até mesmo receber uma mensagem do amado, em um dia horrível no trabalho, pode ser o mais doce e romântico dos gestos. A beleza, afinal, está nas pequenas coisas.

Ano: 2016 – presente.
Temporadas: Duas.
Finalizada? Sem próximas temporadas ainda confirmadas.
Disponível em: Netflix

Autor: Thaís Medeiros • @thais.medeiros.925

Thaís Medeiros tem 24 anos, é jornalista e mestranda em Comunicação Social. Mineira, sagitariana, louca dos signos e apaixonada por cultura pop.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: