6 PERFIS DO INSTAGRAM COM DICAS FINANCEIRAS PRÁTICAS E RÁPIDAS

Saiba como fazer dinheiro extra sem sair de casa, veja ideias para reorganizar sua vida financeira, para investir e muito mais. De quebra, confira e-books, monitorias, cursos, grupos e mais produtos gratuitos disponibilizados por arrobas que ajudam a lidar com a crise.

Em tempos de crise, é preciso repensar os investimentos, a organização financeira em casa e todos os cálculos a longo prazo. No momento em que esta matéria está sendo escrita, a economia mundial está desestabilizada devido ao coronavírus. Segundo o Fundo Monetário Nacional (FMI), o ano de 2020 será marcado por uma forte recessão global.

O PIB da América Latina cairá 5%, de acordo com o Instituto Internacional de Finanças (IIF). Especialistas brasileiros, inclusive, apontavam uma mudança no cenário econômico brasileiro, prevendo uma aceleração e duplicação no crescimento em 2020. 

Contudo, hoje, os índices estão abaixo do que foi previsto. A ONU indicou que o PIB brasileiro crescerá apenas 1,7% este ano.

Neste momento de crise geral é fundamental gerir dinheiro da maneira correta. Sobretudo com a taxa Selic alcançando seu valor mínimo de 3,75%. Desta maneira, é importante rever dívidas e investir na educação financeira.

O Covid-19 trouxe o pânico, mas também reforçou a necessidade de rever custos, negociar pagamentos e dívidas e começar, aos poucos, a investir dinheiro visando o seu futuro.

VEJA TAMBÉM: 5 empresas de Salvador que podem ajudar o seu negócio em tempos de crise.

VEJA TAMBÉM: 10 sites para ganhar dinheiro com a sua arte. | 5 sites para ganhar dinheiro sem sair de casa.

Para ajudar neste momento ou em qualquer outro (de crise mais pessoal, inclusive), o NÃO ÓBVIO listou seis perfis do Instagram que trazem dicas para você economizar durante o período da quarentena. Neles, é possível aprender de maneiras práticas e rápidas dicas de como poupar, reorganizar sua vida financeira e prosperar.

No YouTube, uma das dicas é acompanhar o canal Me Poupe!, criado pela jornalista Nathalia Arcuri. Em vídeos dinâmicos, ela ensina o bê-a-bá do mundo dos investimentos e, é claro, fala sobre como cortar inúmeros gastos desnecessários do orçamento. Confira (sem ordem de preferências):

1. @BORAFICARRICA | THAMIRES NUNES E YASMIN MORAIS


Thamires Nunes (@thatanunesjs) e Yasmin Morais (@yasminmtavares) se uniram em 2019 com o objetivo de trazer paz a sua vida financeira. 

Para as parceiras de Instagram, é preciso criar e investir em hábitos novos. Segundo o Bora Ficar Rica, existe uma sequência de atos que ajudam a poupar dinheiro. Primeiro é necessário cortar gastos e quitar dívidas. Procrastinar não é uma opção.

É preciso haver planejamento, organização e priorização dos seus principais objetivos. Assim, o dinheiro é direcionado para onde faz sentido. Tudo isso é sucintamente explicado em postagens cleans no feed e vídeos no IGTV. 

O Bora Ficar Rica é um perfil crucial para o momento de quarentena. Elas dão ideias para ganhar dinheiro sem sair de casa, como gastar menos utilizando diversas técnicas, como cortar gastos e muito mais.

Thamires e Yasmin sempre indicam livros para você mudar seus hábitos financeiro. De quebra, toda semana elas divulgam as intituladas missões semanais, para que os seguidores comecem a mudar, pouco a pouco, suas vidas financeiras.

☌ O Finanças Femininas tem uma planilha financeira gratuita, destinada àqueles que querem acompanhar seus gastos e controlar o direcionamento do próprio dinheiro.

2. @SAMIA.FINANCAS | SÂMIA VASCONCELOS


O Sâmia Finanças aborda questões voltadas a mudança do mindset, finanças e investimentos em geral.

Segundo Sâmia, para começar a investir e alcançar o sucesso é preciso ter consistência. Assim sendo, a educadora financeira ajuda quem quer superar barreiras e seguir na realização das suas metas. 

Com linguagem clara e mostrando que primeiro é preciso investir em si mesmo, Sâmia dá suporte para que dê o pontapé inicial, abordando questões como a importância da reserva de emergência e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Além disso, Sâmia Vasconcelos fala sobre os diversos tipos de investimentos disponíveis; ensina a economizar cortando gastos, como organizar seu orçamento mensal e até mesmo como fazer renda extra.

Fundamental para o momento atual, ela está ensinando na prática, em seu canal no YouTube e também no IGTV, como investir dinheiro, passo a passo.

☌ Para receber dicas de finanças diariamente é possível participar do seu grupo no Telegram.

3. @MULTIPLIQUE.EF | ÍTALA DOS ANJOS


CEO do @multiplique.ef, Ítala dos Anjos conseguiu pagar uma dívida de R$ 150 mil e desde então se tornou investidora.

Para ajudar outras pessoas a seguirem um caminho financeiro próspero, Ítala compartilha dicas no seu perfil para quem está passando por perrengues, mas quer começar a investir.

Para além das postagens no feed, ela publica vários vídeos curtos no IGTV do arroba. Neles, Ítala ajuda o seguidor a perceber o que o faz perder dinheiro e como mudar sua vida financeira de uma vez por todas, de forma motivacional.

Durante o período de crise, ela tem se dedicado a produzir conteúdos voltados a economia de dinheiro e crescimento pessoal. Para ela, este é o momento certo para renegociar dívidas e começar a vida de investidor.

Além disso, ela também dá várias dicas para gosta de poupar em viagens.

☌ Para receber dicas extras, Ítala tem um grupo no Telegram. Recentemente ela liberou um curso especial gratuito chamado Quarentena da Riqueza.

4. @ECONOMISSES | SUSANA ROSA


Único Instagram internacional da lista, o Economisses é comandado pela portuguesa Susana Rosa. Neste caso, o dialeto não é uma barreira.

Su, como a mentora financeira é conhecida em sua página, mostra como é simples, possível e fácil começar. Segundo ela, a melhor pessoa para gerir seu dinheiro é você mesmo – mas é preciso entender quais são seus objetivos e possibilidades disponíveis.

No Economisses é possível encontrar dicas aos compradores assíduos de plantão e explicações sobre quais hábitos empobrecem, como conseguir descontos e como organizar as finanças pessoais.

Por causa do covid-19 e a consequente quarentena, Su está fazendo uma série de postagens com intuito de ajudar quem está passando por uma situação complicada.

Assim, ela conta como administrar o dinheiro durante o surto mundial, o lado positivo desse momento, como poupar dinheiro e até como fazer compras no supermercado.

Para Su, este é o momento certo para organizar sua vida financeira, estipular objetivos e direcionar parte do seu dinheiro para cada um deles, sem esquecer, é claro, da importância da reserva de emergência.

☌ Também é possível acompanhar o Economisses por seu site oficial, cheio de dicas e mentorias.

5. @FINANPRATICA | RAFAEL SCARAMELLI


O perfil do Rafael Scaramelli é um pouco mais complexo do que os outros, por falar, muito mais, sobre investimentos na prática. Ou seja, seu perfil é para aqueles que já investem em ações. Mas, Finanprática também possui dicas valiosas aos que estão entrando no mundo dos investimentos.

De todo modo, Rafael ajuda você a cuidar melhor das suas finanças, reforçando a importância da reconstrução do seu mindset financeiro. 

Rafael mostra, dentre tantas dicas, como alcançar o sucesso, começar um negócio, economizar e usar o décimo terceiro.

Para ele, este é o momento certo para entender quais sãos suas principais despesas e como controlá-las ou cortá-las, procurar fontes de renda alternativa e renegociar dívidas.

Por isso, durante este período, Rafael tem criado conteúdos que te ensinam a administrar melhor seu dinheiro, disponibilizados tanto no Instagram, pelo IGTV, quanto pelo YouTube. São vídeos bem explicativos.

☌ Em seu perfil, Rafael disponibiliza planilhas e e-books para quem quer começar a investir.

6. @COMPRANDOMEUAPE_OFICIAL | BRUNA DALCIN


Bruna Dalcin (@brunadalcin) é educadora financeira e CEO do Comprando meu Apê. Desde 2010 no ar, ela ajuda, sobretudo, casais a conquistarem imóveis próprios e alcançar outros sonhos.

À vista disso, Bruna foca nos que desejam ter seu próprio lar, dando dicas de inspiração, decoração e finanças. De 2017 para cá, ela adotou um novo modelo de postagens no Instagram, passando a compartilhar dicas financeiras.

Mesmo que seu nicho seja pessoas que querem ter o próprio lar, seus posts se aplicam a todos que têm metas financeiras, ainda mais os que estão preocupados durante o período de quarentena.

Atualmente Bruna está compartilhando conteúdo especial sobre finanças durante o surto de Covid-19. Logo, ela mostra como encontrar oportunidades em meio à crise, como funcionam os saques do FGTS e traça quais são os tipos de investimentos existentes.

☌ Para quem gostou, ela também tem um canal no YouTube em que conta melhor sua história, fala sobre finanças e organização.

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: