5 LUGARES PARA CURTIR ORLANDO ALÉM DOS PARQUES

Uma cidade que parece ter saído de um conto de fadas, jardins exuberantes e repletos de eventos, locais com esportes e shows, cantos para provar de sabores com climas interioranos, museus e corridas para assistir são apenas algumas das opções que estão em Orlando para além dos parques.

Com o final do ano e a temporada de férias ficando cada vez mais próxima, os sonhos de viagens podem aflorar. E seja para quem está com o bolso mais folgado e vai viajar internacionalmente ou para quem pretende ir um dia, Orlando é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros no país norte-americano.

A outrora pacata cidade americana situada na Flórida, tornou-se a capital do turismo nacional e internacional nos Estados Unidos por abrigar os parques temáticos que garantem diversão para a toda a família em um mundo de magia e encantamento.

Desde 1965, quando iniciou a construção do maior parque temático do mundo, o  Magic Kingdom, de Walt Disney, a cidade virou sede de um universo dos sonhos e abriga, hoje, atrações como o Hollywood Studios, Universal Studios, Animal Kingdom, Islands of Adventure e Discovery Cove.

Mas não é apenas nos parques ou nas lojas onde estão os maiores encantamentos de Orlando. A cidade está, ainda, recheada de passeios surpreendentes fora do roteiro convencional, garantindo uma experiência de viagem inusitada e enriquecedora (principalmente para quem vai fazer a visita por uma segunda vez).

Orlando conta com uma localização privilegiada que permite estender a viagem pela terra do Tio Sam e explorar lugares incríveis além da região dos parques. O NÃO ÓBVIO resolveu ajudar no roteiro fora dos clichês e garimpou jardins exuberantes, cidades próximas que parecem mágicas, locais com esportes para assistir ou jogar, espaços onde acontecem shows e muito mais (como até um autódromo). Confira, sem ordem de preferências:

1. A pitoresca Saint Augustine | Pelo Instagram


Saint Augustine é a cidade mais antiga dos EUA e fica no norte da Flórida, a apenas 170 km de Orlando, aproximadamente 1h45 de carro. O pequeno balneário é mais uma opção fora da rota tradicional dos parques e é ideal para quem quer explorar os arredores de Orlando.

O local é um pequeno paraíso recheado de atrações turísticas que encantam adultos e crianças em cenários poéticos desenhados pelo mar e pelo património histórico, que abriga construções com mais de 300 anos.

Diferente das tradicionais cidades americanas, referências em modernidade, Saint Augustine convida para um passeio pela história em suas ruas estreitas, características da colonização espanhola na região. No centro antigo, por exemplo, estão os prédios históricos que revelam o passado e remetem a uma viagem de volta no tempo.

A Old Town surpreende com atrações inesperadas como passeios de charrete ou de trem e a Bridge of Lions. Decorada com esculturas de leões, a ponte abre e fecha, como a Tower Bridge de Londres. Além de revelar vistas belíssimas da cidade, ela dá acesso a Oldest Wooden Schoolhouse, uma das escolas mais antigas das Américas, e a Flagler College, faculdade de arte instalada no luxuoso prédio do hotel Ponce de Leon, que era frequentado pela aristocracia americana.

Além da riqueza cultural, Saint Augustine é o cenário perfeito para relaxar à beira-mar ou apreciar o pôr do sol em praias quase desertas, recortadas por extensas faixas de areia fina e vegetação nativa, responsáveis pelo visual selvagem do lugar. O Pier em Saint Augustine Beach garante vistas e fotos incríveis.

A foto de abertura desta matéria é da cidade indicada.

Vale a pena levar as crianças para visitar o Pirate & Treasure Museum, em Saint Augustine. O lugar revive o auge da era de ouro da pirataria na região e leva pais e filhos para uma viagem divertida no tempo e novas descobertas sobre as histórias de piratas e tesouros.

☌ Onde comer: Spanish Bakery Café. A casa serve delícias gastronômicas com referência da culinária espanhola.
 Preço: entrada gratuita
Como chegar: a partir de Orlando, pegue a I-4 E. Saia na saída para pegar a I-95 N em direção à Daytona Beach / Jacksonville. Pegue a saída 311 para a FL-207 em direção à St. Augustine Beach / Palatka
☌ Mais Informações: Consulte o site

2. Os Jardins do Harry P. Leu Gardens | @leugardens


Explorar os 20 hectares dos exuberantes jardins do Harry P. Leu Gardens é um programa diferente para a família passar um dia em Orlando, seja fazendo um piquenique ou curtindo as belezas e eventos que o lugar proporciona em contato com a natureza.

Os jardins tropicais ficam a poucos minutos do centro da cidade e convidam os visitantes a se perderem entre os majestosos carvalhos centenários e os caminhos sinuosos do parque que revelam uma paisagem colorida por diferentes espécies de flores e plantas.

O Leu Gardens abriga o maior jardim de rosas formal da Flórida e conta, ainda, com o Leu House Museum, uma casa restaurada do século XIX, listada no Registro Nacional de Lugares Históricos.

Harry P. Leu Gardens oferece, ao longo do ano, aulas e oficinas de horticultura, paisagismo e artes plásticas para crianças e adultos, além disso os jardins sediam concertos de jazz e blues ao ar livre, além de exibições de filmes e outras atrações como estórias para crianças.

Devido aos danos causados ​​pelo furacão Irma, o histórico Leu House Museum está fechado para restauração e reparos. No momento, o site oficial não dispõe de data para reabertura da casa ao público.

☌ Endereço: 1920 N Forest Ave, Orlando, 32803, Fl, EUA
 Preço: entrada gratuita na primeira segunda-feira do mês. Nos outros dias paga-se uma taxa de $ 10 para adulto e $ 5 para crianças entre 4 a 17 anos. Crianças menores de 3 anos têm entrada gratuita.
☌ Mais Informações: Instagram, Facebook e site.

3.  Plant Street Market | @plantstreetmarket


Para fugir do lugar comum e fazer uma programação diferente regada a sabores e clima interiorano, uma boa pedida é visitar o Plant Street Market, em Winter Garden, a apenas 20 km a oeste da área dos parques temáticos de Orlando e da International Drive.

O mercado trabalha com o conceito farm to table (da fazenda à mesa), oferecendo opções gastronômicas variadas, de pizza e hambúrgueres a sushi e culinária vegana.

O mercado comunitário está localizado no centro histórico de Winter Garden e abriga 20 fornecedores de produtos naturais, orgânicos e artesanais, dentro de um charmoso galpão centenário, que fica cercado por áreas verdes e belos carvalhos.

O Plant Street Market fica aberto sete dias por semana e busca oferecer aos visitantes uma experiência única, com produtos de qualidade e refeições que vão do café da manhã ao jantar em um ambiente descontraído e familiar.

Com mesas ao ar livre, o lugar convida para uma boa prosa entre amigos desfrutando da uma atmosfera.

O mercado é sede da premiada Crooked Can Brewing Company, cerveja artesanal produzida no local, que tem em seu calendário eventos como a Oktoberfest. Na cervejaria, tonéis gigantescos são expostos aos visitantes por uma parede de vidro. Já no balcão, as torneiras jorram nos copos 12 tipos de cervejas, de claras a escuras, passando por maltadas a versões cítricas.

☌ Endereço: 426 W Plant St, Winter Garden, 34787, Fl, EUA
 Preço: entrada gratuita, paga-se o consumo no local
☌ Mais Informações: Instagram, Facebook e site

4. Daytona International Speedway | @disupdates


Os amantes da velocidade e da adrenalina podem fazer um pit stop nos circuitos do vibrante Daytona International Speedway, em Orlando, na Flórida. O autódromo é mais uma das atrações surpreendentes para quem quer explorar Orlando além dos parques.

Situado em Daytona Beach, a aproximadamente 80 km de Orlando, o lugar impressiona por sua área gigantesca e pela estrutura moderna e arrojada que abriga GPs nacionais e internacionais, desde sua inauguração: em 1959.

O autódromo recebe, entre outras, a Daytona 500, a mais importante corrida da NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing). Além disso, os circuitos são palcos de modalidades que conquistam fãs mundo afora, como o Motocross e Superbike.

A gigante área do Speedway hospeda, além do calendário de corridas, eventos de grande porte que incluem concertos, shows de carros, sessões de fotos, testes de veículos de produção e treinamento de motocicletas da polícia.

O Daytona International Speedway oferece a oportunidade de conhecer de pertinho os bastidores de uma corrida de carros em diferentes opções de tours pelas instalações do autódromo.

Entre elas, está um tour que leva o visitante para conhecer o Museu do Daytona International Speedway, onde se encontra uma das maiores coleções mundiais de troféus e carros de corrida.

Além disso, o outódromo proporciona a experiência ímpar e carregada de emoção e adrenalina que é dirigir um Nascar pelas pistas do circuito redondo.

Os ingressos para quem deseja assistir uma corrida ou participar da Nascar Racing Experience ou mesmo fazer o tour pelo local devem ser comprados com antecedência no site oficial, que disponibiliza informações sobre datas e opções de compras. A Nascar disponibiliza para compras fotos e filmagens para imortalizar as lembranças da Racing Experience

☌ Endereço: 1801 W International Speedway Blvd, Daytona Beach, FL 32114, EUA.
 Preço: os preços da Nascar Racing Experience variam de acordo com a opção escolhida, entre $ 135 + taxas a $ 259.99. Para as outras opções consulte o site.
☌ Mais Informações: Instagram, Facebook e site.

5. Jogos de Basquete NBA | @orlandomagic


Assistir a um jogo de basquete em Orlando é uma experiência inesquecível, já que o momento é muito mais do que um jogo, formando um espetáculo grandioso que impressiona até quem não gosta do esporte. A organização do evento, a animação do público e os shows que acontecem nos intervalos são uma festa para os olhos, além da vivência da cultura local.

O basquete é um dos esportes preferidos pelos americanos seguido pelo hóquei, futebol e beisebol. Os times de basquete da NBA (National Basketball Association) são conhecidos mundialmente pelo talento dos jogadores e a NBA é considerada a principal liga de basquete no mundo.

Os jogos acontecem no estádio de Amway Center, a casa do Orlando Magic, localizada em Downtown Orlando, o charmoso centrinho da cidade que abriga atrações culturais e uma vibrante vida noturna.

A temporada de basquete em Orlando vai de novembro a junho, mas o Orlando Magic, time local, também realiza jogos fora de época.

Os ingressos podem ser comprados facilmente pela internet no site da liga e a compra deve ser realizada com antecedência. Também no site estão disponíveis informações sobre as temporadas, tipos de ingresso e dias de jogos em Orlando.

☌ Endereço: 400 W Church St #200, Orlando, Florida, EUA.
 Preço: os preços variam de acordo com a opção escolhida, entre elas, estão opções de grupo, luxo – all inclusive e as mais simples.
☌ Mais Informações: Instagram, Facebook e site.

EXTRA: Top Golf Orlando |@topgolf


O complexo de bar-restaurante e campo de golfe reúne delícias gastrônomicas, esporte e diversão para a família ou grupo de amigos. Você não precisa ter experiência no esporte para se jogar no TopGolf de Orlando. A ideia é se divertir até mesmo com as tacadas erradas.

O jogo de golf funciona como o boliche, onde até seis jogadores ficam de frente para o campo, arriscando nas tacadas enquanto, no local, saboreiam os drinques e a gastronomia da casa. Em uma telinha ao lado da mesa, o placar mostra a pontuação do jogo.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: