6 LISTAS NÃO ÓBVIAS SOBRE ARTISTAS E EVENTOS BAIANOS

Ilustradores baianos para seguir no Instagram, livros de escritores com menos de 30 anos, fotógrafos que estão quebrando paradigmas e eventos culturais que se repetem mensalmente na capital. O que todas essas pautas têm em comum além de apresentarem os lados mais artísticos da terra do dendê? Todas elas estão na extensão do NÃO ÓBVIO feita para o jornal Correio e você pode conferir tudo com apenas um clique. Descubra essas e várias outras listagens curiosas.

O NÃO ÓBVIO não ganha produções somente no próprio site. Parceiro do jornal Correio da Bahia e do portal iBahia, dois maiores veículos digitais e informativos do Norte e Nordeste do país, o projeto ganha uma extensão também pelas mãos da própria criadora e editora-chefe, Vanessa Brunt.

A jornalista traz, em sua coluna do jornal Correio, uma extensão do NÃO ÓBVIO com listas especialmente produzidas para o veículo parceiro. A diferença é que nas matérias especiais, o foco fica apenas para mostrar artistas, pessoas inspiradoras, projetos e eventos baianos.

O site NÃO ÓBVIO traz também destaques para detalhes da Bahia (como locais nada clichês para conhecer pelo estado). É possível perceber, por exemplo, as duas abas singulares – sobre a Bahia – e grifadas de amarelo em meio às outras categorias (acima).

Como o site, porém, também abraça dicas para qualquer canto do Brasil, além de indicações voltadas para tecnologia, filmes, séries e outras áreas culturais, é possível encontrar temas baianos curiosos com ainda mais fervor na coluna referida.

Resultado de imagem para gif write

As listagens exclusivas do @nao.obvio para o Correio trazem um top 5 a cada semana, com novas e frescas descobertas dos lados mais artísticos da Bahia para os leitores.

O NÃO ÓBVIO, então, reuniu seis das listas já lançadas nessa extensão própria para apresentar aqui as curiosidades caçadas e listadas para além do próprio site. Confira abaixo as introduções de cada uma delas e os links de acesso.

Para ler todos os textos da coluna daqui para frente clique aqui.

1. Cinco ilustradores baianos para acompanhar pela internet

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Ilustração de Davi Caramelo, um dos indicados na lista especial

Seja nos papéis de parede das telas de celulares, em molduras pelas decorações da casa ou em inspirações compartilhadas em redes sociais, como o Pinterest, as ilustrações têm ocupado cada vez mais espaço nas admirações da nova geração. Afinal, “uma imagem pode valer mais do que mil palavras”.

Para uma escritora, pode até parecer difícil aceitar ou espalhar tal afirmação, mas, assim como uma frase pode acabar expressando mais do que um texto para uns, um desenho ou pintura pode emitir mais do que trocentos livros para outros. É incontestável. Os traços artísticos ilustrados são sempre poesias em um diferente formato.

Críticas sociais, problemáticas atuais, lições de vida e sentimentos diversos são expelidos nos desenhos, pinturas ou colagens que formam a noção do termo. E, se a Bahia é berço artístico de fortes legados da música e da literatura, quem disse que também não abrange novos nomes das artes ilustradas?

Veja um pouco do que a lista mostra na galeria abaixo:

BAIANOS QUE (AR-)RISCAM | VEJA A LISTA
Confira na lista cinco desses artistas da nova geração baiana que trazem suas fortes personalidades em diferentes temáticas principais e específicos tipos de traços.

2. Cinco livros de autores baianos com menos de 30 anos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Unsplhash/Divulgação

Apesar da complexa e dificultosa fase de trânsito entre um modelo tradicional e as novas formas de iniciar uma carreira literária, a Bahia não fica para trás quando o tema é lançamentos de livros de novos autores. Nomes contemporâneos estão se firmando pelo estado e também nacionalmente em meio aos percalços.

Como autora, com seis livros publicados, posso pontuar o quanto o processo agora é inverso ao que era costumeiro. Em geral, para um escritor fechar contrato com uma grande editora, é preciso unir uma vasta gama de leitores primeiro para, após, ter a chance da publicação. E, apesar da leitura dos mais jovens parecer escassa na capital baiana, no final de 2017 uma pesquisa da JLeiva Cultura & Esporte com participação do Datafolha, apurou que 72% dos soteropolitanos leram mais livros por ano do que foi apontado em outras 12 capitais.

A realidade, porém, não chega a mudar os problemas enfrentados. Na Bahia, ainda há a dificuldade de encontrar editoras que alcancem a distribuição para todo o país, mas existem autores que, ainda assim, tomam os seus lugares para além dos cantos onde nasceram.

OS NOVOS AUTORES | VEJA A LISTA
Enganam-se, porém, os que pensam que somente os mais velhos baianos avistam tal conquista. Jovens com menos de 30 anos também aparecem com seus nomes nas estantes de grandes livrarias e mostram o poder da crítica da nova geração indo da poesia à ficção. Conheça, na lista, alguns dos novos autores não óbvios para ficar de olho e saiba mais sobre as últimas obras lançadas por eles.

3. Cinco fotógrafos baianos que mostram a sensibilidade do nú artístico

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Divulgação/Unsplhash

Foi-se o tempo em que a nudez de uma mulher seria apenas sinônimo de objetificação feminina e de outros aspectos voltados a questões sexualizadas. Foi-se também o tempo em que homens mostrariam o seu corpo nu apenas para atrair o desejo alheio. Um corpo sem roupa (ou quase sem) pode ser metáfora para vulnerabilidade (que mais quer dizer força para aqueles que são fortes o bastante para entender), autoconhecimento, autoaceitação, amor-próprio e muitos outros quesitos que atualmente passam a ser melhor compreendidos – ainda bem!

Em meio a tais entendimentos sociais, o Instagram passou a ser ferramenta primordial para a disseminação da ideia do nu artístico e de debates que enaltecem o corpo –  principalmente feminino –  com outras angulações, que acabam mais voltadas para mensagens críticas e poéticas e menos atreladas ao lado sexual, ainda que haja sensualidade quando assim quiser o fotografado. Projetos nacionais como o @projeto365nus, por exemplo, passaram a normatizar mais a ideia com publicações que envolvem atrizes e influenciadores digitais.

Até no meu próprio Instagram, a polêmica por conta do tema se alastrou. Leia o meu desabafo sobre o caso.

NÃO PRECISA TIRAR TUDO
Não é difícil, portanto, perceber que tem sido crescente a aspiração quanto aos ensaios com pouca ou nenhuma roupa. São diversos os perfis na maior rede social de fotos do mundo comprovando o fato, como aqueles em que a loungerie é peça-chave ou em que pijamas e vestes mais ‘à vontade’ são postos em ação.

Ratificando os casos, o fotógrafo Diego Fernandes, do projeto @cotidianonu, explica que não necessariamente, para ser nu artístico, é necessário abrir mão das vestes:

“É sobre se conectar consigo mesmo e com a melhor versão que cada ser em si oferece. É superar a timidez e abrir espaço para a leveza envolver os ensaios”, afirma, explicando que qualquer roupa mais leve que faça a pessoa perder algum nível de bloqueio que teria antes do ensaio, já é válido para ser considerado como uma linha do nu artístico.

Apesar de concordarem em relação à fala de Diego, os fotógrafos divergem sobre o que seria o lado ‘artístico’ do nu que domina hoje as redes. “A pessoa pelada em uma foto não a torna arte. Pode ser apenas um nude, por exemplo. Quando ela está tirando aquela foto como um processo de autoconhecimento, aí sim”, explica Mariana Ayumi, 21. Já para Frederico Pimentel, o entendimento é outro:

“Basta o corpo nu estar presente para ser arte. O entendimento dele para além do lado sexual já é a arte necessária agora”, considera.

CRESCENTE E COMPREENDIDO
Quando indaguei para Ana Cláudia, estudante de Ciências Contábeis, 23, qual seria o motivo da sua vontade de fazer um ensaio de nu artístico, por exemplo, ela não pestanejou em responder:

“É uma forma de ampliar o autoconhecimento, de gostar mais de si, de descobrir mais da própria sensualidade e também de eternizar a casca da juventude que é tão efêmera, mas que é sempre mais do que isso”, exclamou a jovem. 

A visão masculina dos mais jovens também passou a ser modificada em muitos casos, como aconteceu com Oton Paraíso, 23. O jogador e professor de futebol, hoje em dia, enxerga os ensaios de nu artístico como algo admirável.

“Não muda nada em relação a caráter de alguém e as pessoas precisam entender isso. Muito pelo contrário, acho que é sinônimo de força e de querer fazer a diferença pra que os outros passem a entender que cada um é dono de si e das escolhas que faz para o próprio corpo”, conta o jogador.

Oton ainda complementa que, apesar das noções, não faria um ensaio, principalmente por trabalhar com crianças. “Ainda temos, por outro lado, que lembrar dos julgamentos sociais em alguns casos. Como trabalho com crianças, tomo esse cuidado”, conclui.

O fotógrafo Yuri Dultra, 29, analisa também que grandes preconceitos ainda precisam ser quebrados: “Tanto no masculino quanto no feminino existem preconceitos diferentes e absurdos. Porém, no masculino, um dos principais questionamentos é a sexualidade. Dizem: ‘Isso é coisa de viado.’ E não é! É coisa de gente livre que confia em si mesmo ou busca confiar em si”.

Para o profissional Marco Menezes, 25, o preconceito maior vai além do gênero e engloba outras questões. “Bastou estar fora do padrão ‘fitness’ que o julgamento pior começa”, pontua.

“Muitas pessoas dizem que vão começar a malhar antes de fazer um ensaio desses, mas a questão do crescimento desse tipo de foto é justamente pra que isso sequer precise ser considerado”, relembra o fotógrafo.

5 FOTÓGRAFOS BAIANOS QUE SE VESTEM DO NU ARTÍSTICO | VEJA A LISTA
Entre quebras de padrões e militâncias diversas envolvidas, fato é que a visão de um bom fotógrafo pode dar suporte para o processo de coragem e autoaceitação no momento de tirar as fotos com menos vestimentas. Pensando nisso, abrimos a nossa coluna (de todas quartas-feiras) com a lista de 5 fotógrafos soteropolitanos com contas do Instagram ativas e que merecem compartilhamentos.

Todos os profissionais trabalham com homens, mulheres, casais e quais mais tipos de seres humanos desejarem as fotografias. É possível que o cliente leve um acompanhante para todas as sessões. Confira na lista.

4. Cinco eventos culturais e mensais para nunca perder em Salvador

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Clique da Feira de Antiguidades de Salvador | Foto: Divulgação

Quem é baiano sabe. A Feira da Cidade (@a_feira) é um sucesso que alegra diversos dos finais de semana de quem tem o oxente na ponta da língua. Além dela, o Coreto Hype (@coretohype), com os seus diversos eventos, também não deixa de estar na lista de muitos. E novidades que reúnem artes variadas para quem quer comprar e contemplar também não deixam de surgir, como é o caso Feira da Sé (@feiradase), que agora acontece mensalmente na capital

Mas, quais são as feiras não tão óbvias assim que também misturam artes variadas pela terra do dendê e que surpreendem com oficinas e outros quesitos? E, para além das feiras, quais os eventos culturais e artísticos que se repetem sem demoras na cidade?

SUA VOZ TAMBÉM NAS ARTES | VEJA A LISTA
Para quem quer mostrar os próprios talentos ou apenas contemplar livros, apresentações de artistas ou produtos artesanais e retrôs, confira uma lista especial com (mais de) cinco indicações que vão desde clubes de livros até batalhas de poesias que se repetem quinzenalmente ou mensalmente em Salvador.

5. Cinco editoras baianas com livros para todos os gostos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Unsplash/Divulgação

O que é que a Bahia não tem? Muito além dos livros didáticos, editoras baianas têm renovado e conquistado seus espaços pela capital e pelo país com uma variedade de obras que vão da ficção até os livros mais repletos de imagens artísticas. Poesias, títulos infantis e diversas outras possibilidades ficam disponíveis nos catálogos de editoras nada óbvias.

Com a possibilidade de ajudar leitores a descobrirem novos autores baianos e nacionais, os acervos dos projetos locais chegam até a sair do universo virtual e vão alcançam também, em muitos dos casos, seus espaços físicos, como livrarias próprias ou stands espalhados por Salvador.

EDITORAS QUE SÃO LIVRARIAS ONLINE | VEJA A LISTA
Conheça cinco editoras baianas em uma lista que vai das mais recentes até as que já têm seus espaços consagrados no universo literário. No compilado, veja ainda opções de livros em destaque das indicadas, que misturam diversos gêneros literários e apresentam sites intuitivos com todas as vendas das suas obras.

6. Cinco marcas artesanais e baianas que personalizam tudo para os clientes

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Imagem de um dos cadernos artesanais da marca Cadernos Meio Fio, uma das marcas indicadas na lista | Foto: Divulgação

Cadernos com frases e ilustrações nas capas, produtos de papelaria em 3D, estojos, mochilas, biscuits, feltros, bolos e até doces. Qualquer um desses produtos pode ser personalizado com o estilo do cliente e todos ganham um toque ainda mais especial quando são totalmente feitos à mão.

Imagine ter um caderno com pessoas que você ama ilustradas na capa ou, ainda, poder dar de presente uma mochila com uma palavra estampada que tem a ver com aquela resenha interna que só você e a pessoa entendem. Se você é escritor, como eu, as dicas podem ajudar até a criar uma coleção especial e limitada para os seus leitores (com suas próprias frases).

Com itens exclusivos e repletos desses detalhes particulares, as marcas artesanais agora estão cada vez mais fáceis de serem encontradas. Basta um clique e qualquer uma das suas produções pode ser solicitada, acompanhada e adquirida pela internet.

E a Bahia não fica de fora dos charmes e das inúmeras possibilidades para quem quer um processo rápido e simples que leve a um resultado único para quem deseja comprar. Pensando nos artesãos que merecem suas minuciosas artes admiradas e no público que busca cada vez mais colocar mais dos próprios princípios nos objetos, a nossa lista de hoje surgiu de um garimpo especial que buscou lojas soteropolitanas com produtos criativos, de qualidade e, claro, com preço amigo.

COM A SUA CARA E PRONTO PELAS MÃOS | VEJA A LISTA
É possível deixar cada parte dos produtos do jeito que for almejado pelo cliente, indo desde as cores até os formatos. A dica é acompanhar as marcas indicadas pelo Instagram, onde também é possível fazer encomendas pelo Direct. Confira, na lista, as dicas artísticas e inspiradoras.

EXTRA! Aqui no próprio site já mostramos também uma lista de marcas artesanais baianas para acompanhar pelo Instagram.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: