7 CURTAS PARA ASSISTIR AGORA E DESCOBRIR MAIS SOBRE A SUA CIDADE

Como serão as cidades do futuro? O que pensam as pessoas que fazem arte de rua hoje? Como são as vidas dos cantos esquecidos de algumas cidades? Estas são apenas algumas das perguntas respondidas por curtas disponíveis no YouTube para você dar o play.

Não é à toa que representações diversas das cidades pulsam tanto em obras de fotógrafos, escritores, atores e outros artistas. Elas falam com qualquer um que passa. Por meio das suas ruas, artes que surgem em diferentes cantos, fachadas, muros, praças, monumentos e construções, a cidade conta histórias, narra casos, escuta, pinta imagens, cria sentidos e significados.

Não é difícil encontrar, por exemplo, filmes que chegam a ter a cidade para muito além de um simples cenário. Ela se transforma em um verdadeiro personagem em romances, dramas, comédias ou histórias de ação.

Imagem relacionada

Mas nem sempre é preciso horas para contar boas histórias e abordar temáticas fora dos clichês. É com poucos minutos que curtas-metragens são ótimas opções para entreter e ampliar perspectivas em meio à correria do dia-a-dia.

O NÃO ÓBVIO, portanto, separou vídeos para você dar o play agora mesmo e sair de casa com novos olhares para curtir a sua cidade ou qualquer outra que for visitar. Com curiosidades sobre Confira abaixo uma lista de cinco curtas, disponíveis no Youtube, para ver a cidade sob novas óticas.

1. The Future of Cities


Como serão as cidades do futuro? Idealizado e realizado por Oscar Boyson, em colaboração com o The Nantucket Project, The Future of Cities é um documentário sobre urbanidade, fruto de uma intensa pesquisa, que envolveu diferentes colaboradores e perpassou diversas cidades.

A ideia é promover um debate sobre quais modelos de cidade desejamos e quais necessitamos para um desenvolvimento sustentável nos próximos anos. Assim, Oscar Boyson percorre o mundo em busca de entender os problemas, soluções e tecnologias desenvolvidas em diferentes países.

Em um ritmo frenético e cheio de referências à cultura pop, o documentário propõe questionamentos e discute questões referentes a problemas urbanos, criação de tecnologia, valorização das tecnologias e saberes locais e desenvolvimento sustentável.

☌ Não esqueça de ativar a legenda do vídeo para assistir.

☌ Direção: Oscar Boyson
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2016
☌ Duração: 18 minutos

2. Arquitetura e o Ballet da Rua


Arquitetura e o Ballet da Rua é um curta que apresenta o Rio de Janeiro como um cenário para debater os modos como a arquitetura e o urbanismo interferem na vida dos moradores e na ocupação dos espaços públicos da cidade.

O modo como os edifícios e condomínios são planejados afeta a cidade para além da estética e da paisagem urbana. Diz muito sobre o modo como as pessoas se conectam entre si e também com o meio que as cerca, o modo como ocupamos, pensamos e entendemos a cidade.

Assim , de forma poética, retratando diferentes bairros da capital carioca, o curta discute o papel da arquitetura na construção de projetos de cidade.

O filme foi realizado pela Caradua Produções em parceria com a Urbana Rede de Pesquisa, a Universidade Federal Fluminense (Uff) e o CAU-RJ.

☌ Direção: Nina Tedesco
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2015
☌ Duração: 16 minutos

3. Grafiti Dança


Vencedor como Melhor Animação do Júri Popular de São Paulo no Anima Mundi em 2013, o curta exibe uma proposta criativa ao animar ilustrações de Grafiti nos muros de São Paulo.

Ao som de um bolero, o filme encanta ao fazer ilustrações percorrerem e dançarem pela cidade, em um ballet inusitado e divertido. De modo poético, a animação aborda a cidade como palco vivo, onde a arte pulsa e habita.

O curta pode trazer um novo olhar sobre as artes urbanas, além de rechear os telespectadores com as críticas e diversas reflexões sociais que as artes mostradas apresentam.

☌ Direção: Rodrigo EBA!
☌ Gênero: Animação
☌ Lançamento: 2013
☌ Duração: 6 minutos

4. A Céu Aberto


A Céu Aberto apresenta a cidade de Porto Alegre sob a perspectiva de artistas urbanos que enxergam na cidade um cenário de experimentação e expressão.

O filme acompanha as intervenções artísticas que se utilizam de elementos do cotidiano urbano para criar obras de arte nas ruas e ressignificar objetos.

Trazendo depoimentos, aliados as imagens das intervenções, levanta questionamentos sobre a arte, a democratização da arte, os usos e apropriações do espaço.

☌ Direção: Alexandre Kumpinski
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2008
☌ Duração: 7 minutos

5. Babilônia Norte


Dirigido por Renan Montenegro, o curta apresenta a relação que alguns moradores de Brasília estabelecem com a curiosa quadra comercial 205/06 da Asa Norte da cidade, no plano piloto, apelidada de Babilônia Norte.

Projetada pela arquiteta Doramélia da Motta, a quadra se estrutura em um design peculiar, com arcos geométricos e passarelas subterrâneas, cuja execução não se deu como planejado, se tornando uma região esquecida da cidade e ficando conhecida como “quadra estranha”.

No entanto, interessados por sua esquisitice, alguns moradores e artistas se empenharam em encontrar novos modos de ocupar e dar sentido à quadra, revitalizando-a.

O curta é feito para gerar reflexão sobre quaisquer cantos esquecidos das cidades, que podem ser espaços transformados em tesouros, principalmente se mostrar diferentes visões e vozes.

☌ Direção: Renan Montenegro
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2013
☌ Duração: 15 minutos

6. Pajerama


Melhor Curta de Animação do FestCine Amazônia e do Festival de Curtas de Sergipe, ambos em 2008, Pajerama é uma obra ficcional que traz reflexões sobre como o modelo ocidental de cidade se relaciona com o meio em que se insere.

A trama conta, portanto, com um debate (cada vez mais atual) sobre a necessidade do equilíbrio entre preservação e progresso. É uma obra para abrir olhares sobre construções desenfreadas e outros tantos pontos ditos como evolutivos na cidade. Será que são mesmo?

A história gira em torno de um índio que é surpreendido por um turbilhão de experiências ao se deparar com o surgimento de elementos estranhos em sua floresta.

Com discussões dos mistérios de tempo e espaço.

☌ Direção: Leonardo Cadaval
☌ Gênero: Animação/ Ficção
☌ Lançamento: 2008
☌ Duração: 9 minutos

7. SobreViver


A cidade é para todos? SobreViver é um curta documentário tocante que levanta questionamentos acerca do direito à moradia digna. A cidade retratada no filme é um ambiente de conflitos, desigualdade e precarizações.

Nele, os depoimentos de moradores de ocupações no Rio de Janeiro, líderes de movimentos sociais e ativistas, revelam aspectos da realidade cotidiana de quem vive a luta pela moradia com dignidade, sob as constantes ameaças de reintegração.

☌ Direção: Amanda Tavares e Equipe. Produzido no curso Narrativas e linguagem Audiovisual – Módulo documentário, sob supervisão geral de Bia Marques
☌ Gênero: Documentário
☌ Lançamento: 2016
☌ Duração: 13 minutos

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: