5 LUGARES (QUASE) SECRETOS PARA RELAXAR E MEDITAR EM SALVADOR

Jardins, museus, parques e arredores de lagoas se misturam em uma lista repleta de opções para quem quer achar um canto de paz e segurança para relaxar na capital baiana. Sinta a conexão com a natureza e, de quebra, ainda veja muitas opções extras pelo texto.

A capital baiana é sinônimo de alegria, movimento, ritmos e um gingado contagiante, mas a vibrante Salvador também tem espaços que são um convite para momentos de relaxamento e paz.

A correria da vida moderna provoca situações de estresse, cansaço e ansiedade que pedem uma pausa no corpo e na mente para reencontrar o equilíbrio.

A prática da meditação, por exemplo, que é uma técnica que surgiu no Oriente, tem como um dos princípios a busca pela concentração e pela elevação da mente humana. Além de promover o relaxamento do corpo, ela reduz as tensões e gera uma profunda paz interior.

A meditação pode ser feita dentro de casa ou ar livre em contato com a natureza, o que amplia a sensação de bem-estar. A técnica vem sendo cada vez mais difundida no Ocidente e adotada por muitos em razão dos benefícios para a saúde física e mental.

Existem locais famosos na capital baiana para quem quer relaxar ou praticar a meditação em uma mistura de tranquilidade, contato com a natureza e ambientes nada desertos, já que os movimentos humanos acontecem sempre nesses espaços.

A Ponta de Humaitá, que sempre traz um elogiado pôr do sol, o Farol da Barra (principalmente na parte do fundo dele) e o Parque da Cidade são alguns desses lugares.

Mas o NÃO ÓBVIO foi para além desses cantos já famosos e reuniu uma lista de lugares pouco óbvios e de paz em Salvador.

Com ar livre e segurança, veja lugares que passeiam por lagoas, parques, jardins e cachoeiras regados ao verde e harmonia da natureza. Confira as indicações, sem ordem de preferência.

☌ Aproveite e confira também a lista do NÃO ÓBVIO de locais não óbvios com aulas de yoga em Salvador. Veja também o compilado de 11 lugares não óbvios para apreciar a vista e o pôr do sol em Salvador. Uma das dicas é curtir o terraço do espaço Glauber Rocha.

1. Jardins do Museu Costa Pinto | @museucostapinto


O Museu Costa Pinto é uma das surpresas culturais da capital baiana e seus jardins são um deleite para os olhos e um convite a pausa e relaxamento em meio ao agito de Salvador.

A antiga mansão em estilo colonial americano de 1958, situada no Corredor da Vitória, abriga o acervo de Carlos de Aguiar Costa Pinto e Margarida Ballalai Costa Pinto. O conjunto mantém vivas as histórias de três séculos de arte, cultura e literatura.

Um dos destaques do Museu é a coleção de pratarias, composta por peças religiosas, civis e regionais que fica entre uma das maiores do Brasil, junto com a coleção de jóias.

Em 2000, após um período de revitalização, o museu passou a investir na realização de exposições temporárias, palestras, cursos e ciclos de cinema, entre outros eventos.

O espaço, rodeado por jardins e com paisagismo de tirar o fôlego, esbanja harmonia entre suas palmeiras majestosas e fontes belíssimas que fazem do refúgio de paz a escolha ideal para relaxar ou meditar em contato com a natureza.

☌ Endereço: Av. Sete de Setembro, 2490 – Vitória, Salvador – BA, 40080-001
☌ Telefone: (71) 3336-6081
☌ Horário: de segunda à sábado, das 14h às 19h. O Museu fecha aos domingos e terças-feiras.
☌ Entrada: R$ 10 e estudantes pagam meia.
☌ Saiba mais aqui: Facebook

☌ Veja também a lista do NÃO ÓBVIO de museus que são mais que museus em Salvador (CLIQUE AQUI) e descubra mais cantos semelhantes para relaxar.

Uma das dicas da lista é curtir o jardim, o terraço e outros espaços do Palacete das Artes.

2. Lagoa do Abaeté | Pelo Instagram


As dunas de areia branca abraçam as águas de coloração escura da Lagoa do Abaeté, criando um cenário natural de beleza surpreendente.

A natureza da Bahia esconde lugares mágicos que transportam qualquer um para momentos de plena paz interior e que parecem bem longe do burburinho da cidade.

A Lagoa do Abaeté, situada no bairro de Itapuã, é um desses cenários mágicos de Salvador: cidade conhecida pelo agito, mas que também convida para a pausa.

A área de proteção ambiental das Lagoas e Dunas do Abaeté é parte do Parque Metropolitano, criado em 1980 e que abriga o Centro de Atividades, Museu Casa da Música, Casa das Lavadeiras, lanchonetes, artesanato e playgrounds.

Suas águas de tonalidade verde e escura são reflexo da vegetação nativa que envolve a Lagoa de aproximadamente cinco metros de profundidade. No seu entorno crescem também orquídeas, cajueiros e coqueiros.

A vastidão das dunas de areias brancas e a vista para a lagoa misteriosa são um cenário convidativo para os amantes da meditação ao ar livre ou para quem quer apenas relaxar e curtir os sons da natureza.

☌ Endereço: Rua Alto do Abaeté, Itapuã, Parque Metropolitano, Salvador – BA, 41610-510
☌ Telefone: (71) 3375-9665
☌ Horário: sempre aberto
☌ Entrada Gratuita
☌ Saiba mais aqui: Facebook

3. Parque São Bartolomeu | @parquesaobartolomeuoficial


O Parque São bartolomeu é pura energia no Subúrbio de Salvador, sendo um refúgio de encantos naturais onde a cidade respira e inspira a conexão com a natureza e a busca do equilíbrio entre corpo e mente.

O Parque São Bartolomeu fica localizado entre o bairro de Pirajá e a Enseada do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e conta com um Centro de Referência que promove oficinas de capoeira, teatro, dança, músicas, palestras, ensaios, trilhas, visitas guiadas e apresentações no local.

O lugar compreende a área de preservação ambiental da Bacia do Rio do Cobre junto a uma represa, quedas d’água e trilhas históricas que foram parte de caminhos percorridos nas batalhas pela Independência do Brasil.

São Bartolomeu possui também valor religioso, conhecido por ser santuário do candomblé. O local abriga rituais da religião afro-brasileira e algumas cachoeiras do parque receberam nome de orixás, entre elas, Nanã, Oxum e Oxumaré.

O Parque São Bartolomeu é repleto de significados e história em uma área verde de belezas naturais, ideal para quem quer respirar ar puro na capital baiana sem perder o alto astral do lugar.

☌ Endereço: Parque São Bartolomeu-Pirajá, Salvador-Ba, 40490-104
☌ Telefone: (71) 3401-0245
☌ Horário: sempre aberto.
☌ Entrada Gratuita
☌ Saiba mais aqui: Facebook

4. Parque ZooBotânico | @zoosalvador


O Parque ZooBotânico conta com uma vasta área verde que é um verdadeiro refúgio ecológico no centro da capital baiana. No lugar é possível desfrutar das sensações de vastidão, calma e alegria.

O Parque ZooBotânico é um óasis em plena área urbana de Salvador. Localizado no bairro de Ondina, o complexo abriga fauna, flora, museu, biblioteca e o horto que surgiu a partir do originário orquidário do parque.

Em seus aproximadamente 250.000 m² de área verde, do qual fazem parte o remanescente secundário de Mata Atlântica, ou Mata do Zoo, o visitante tem acesso aos 3.000m de pista de passeio pelo parque, rodeado de belezas naturais surpreendentes em um clima de tranquilidade e segurança.

O local é referência em pesquisas de fauna e flora, além de ações que envolvem a preservação de espécies animais em extinção, bem como educação ambiental e paisagismo.

A natureza bem cuidada e preservada do parque faz do local, além de uma área de lazer, o ambiente ideal para a meditação ao ar livre em contato com a natureza ou mesmo uma caminhada silenciosa respirando o ar puro do lugar bem no coração de Salvador.

☌ Endereço: Parque Zoobotânico de Salvador, Rua Alto de Ondina s/nº, Ondina – Salvador – Ba, 40170-110 
☌ Telefone: (71)116.7954 / 3116.7953 
☌ Horário: aberto de terça a domingo e feriados, das 8h30 às 17h
☌ Entrada Gratuita
☌ Saiba mais aqui: Facebook | Site

5. Passeio Público | Pelo Instagram


O espaço, que viveu seu auge no século XIX, ainda preserva um certo charme e as árvores originais que dominam a cena do lugar majestosamente convidam para um momento de calma em meio à bucólica paisagem.

O Passeio Público fica localizado em uma área nobre da capital baiana, no bairro de Campo Grande e ainda é possível avistar, de lá, a Baía de Todos os Santos.

O espaço é considerado um museu a céu aberto por seu valor arquitetônico e paisagístico no cenário urbano da cidade, além de ser a casa do Teatro Vila Velha.

Tombado pelo Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), o Passeio fica ao lado do Palácio da Aclamação, antiga residência dos governadores da Bahia.

No Passeio Público, uma exposição permanente de painéis em suas paredes e muros retratam as mudanças urbanas e arquitetônicas da primeira capital do Brasil.

O lugar também sedia eventos culturais, gastronômicos e artísticos

Nesse recanto histórico, recheado de memórias, à sombra de suas palmeiras grandiosas, é possível parar por um momento para meditar ou simplesmente contemplar, resgatando a harmonia interior e aliviando o estresse do cotidiano.

☌ Endereço: Av. Sete de Setembro, S/N – Campo Grande, Salvador – BA,  40080-001
☌ Horário: sempre aberto
☌ Entrada Gratuita
☌ Saiba mais aqui.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: