5 MUSEUS DE SALVADOR QUE SÃO MAIS QUE MUSEUS

Descubra museus em Salvador que vão muito além das exposições e obras de arte. Cinemas, feiras de artistas independentes, cafeterias criativas, espetáculos teatrais e shows são somente alguns dos outros projetos que esses espaços abrigam.

Exposições fixas, transitórias, de longa duração e/ou mais breves, tomam o espaço de diversos dos museus soteropolitanos. Muitos deles, porém, vão além das obras de arte e mostras, trazendo, ainda, outros projetos culturais inerentes, como cafeterias criativas, cinema, palcos teatrais e famosos estilos de shows, a exemplo do JAM no MAM (explicado abaixo, no item 3). Feiras, palestras e outros eventos também são aderidos pelos espaços.

Imagem relacionada

Confira a lista de museus
que são mais que museus
na capital baiana:

1. Palacete das Artes

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Fábio Marconi/Divulgação

O Museu Rodin Bahia, também chamado de Palacete das Artes Rodin Bahia, tem o primeiro e o segundo piso dedicados às coleções do escultor francês Auguste Rodin, considerado o progenitor da escultura moderna.

O espaço também é constituído pela Sala Contemporânea Mario Cravo Jr., que abriga exposições temporárias de importantes artistas no cenário das artes plásticas da Bahia, do Brasil e outros países. Nos jardins, além de árvores centenárias e espécies diversas de flora nativa, estão quatro esculturas, em bronze, do escultor Rodin, adquiridas pelo Governo do Estado da Bahia.

Solar Café é uma das opções para além das mostras do museu
Foto: Fábio Marconi/Divulgação

Além de museu:

➔ O Palacete, em sua área externa, conta com o Solar Café, cafeteria do local que possui ambiente refinado, com área coberta e externa, em meio às árvores e ao gramado do espaço. Com bancos acolchoados para além das mesas, a cafeteria serve pratos variados, como saladas, crepes (incluindo sem glúten), sucos, cafés e roskas com cachaça artesanal.

➔ A loja de souvenirs do Palacete disponibiliza diversos artefatos artísticos, como pratos feitos de barro e cerâmica, canecas e outros utilitários, além de pequenas esculturas.

➔ Em frente à loja do local, é fácil de encontrar, durante a semana, arte sendo feita na hora, principalmente por artesãos que produzem o que é vendido no espaço.

➔ Além dos projetos fixos, o Palacete costuma receber diversas feiras de impresso.

Aulas, como de yoga e tango, também são costumeiras no local, que costuma formular temporadas fixas dos cursos. Para verificar datas das próximas feiras e aulas, clique aqui ou ligue para o Palacete.

SERVIÇO:
☌ Endereço: R. da Graça, 284, Graça
☌ Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 13h às 19h; e sábado e domingo, das 14h às 18h
☌ Telefone: (71) 3117-6987

2. Museu Geológico da Bahia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Divulgação

O Museu Geológico permite ao público conhecer a história geológica e o patrimônio mineral da Bahia. Possui um dos maiores acervos de rochas, de minerais, de pedras preciosas e de fósseis da Bahia, com mais de 20 mil peças, proporcionando aos seus visitantes uma viagem no tempo geológico através das suas exposições temáticas: Meteoritos, Universo/Sistema Solar, Minerais, Rochas, Recursos Minerais, Minerais e Rochas Industriais, Artesanato Mineral, Garimpo, Minerais Radioativos, Energia dos Cristais, Gemas, Petróleo,Otto Billian, Rochas Ornamentais e Fósseis.

Inaugurado em 4 de março de 1975, atualmente vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE do Estado da Bahia, o Museu é um centro de pesquisa, divulgação e preservação do patrimônio geológico da Bahia, que desenvolve projetos de cunho científico, educativo e cultural.

Além de museu:

➔ O museu possui um auditório, com capacidade para 125 pessoas, que é equipado com projetor de slides, sistema de som digital e recursos tecnológicos. O espaço, em geral, é destinado a atividades educativas e eventos culturais e científicos. Para saber a programação ou reservar para eventos, entre em contato com o estabelecimento.

➔ De terça-feira a domingo, o auditório funciona como o Cinema do Museu, com uma programação predominante de filmes de arte. A programação pode ser conferida aqui.

➔ O espaço conta também com uma cafeteria à sombra de centenária mangueira, de onde se pode apreciar um mural do artista plástico Juarez Paraíso. 

SERVIÇO:
☌ Endereço: Avenida Sete de Setembro, 2195, Vitória
☌ Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 13h às 18h; e sábado e domingo, das 13h às 17h
☌ Telefone: (71) 3336-3498

3. Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Divulgação

Considerado o principal espaço para a arte contemporânea da Bahia e um dos mais importantes do país, o MAM acumula um público aproximado de 200 mil pessoas por ano. As suas cinco salas expositivas costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior.

Nas exposições fixas podem ser encontradas pinturas, esculturas, fotografias e desenhos de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri.

Além de museu:

➔ Na área livre do museu, além da vista para a Baía de Todos os Santos, um palco para shows costuma receber um dos eventos mais famosos da cidade: o JAM no MAM. Ponto de encontro garantido de músicos locais, o projeto vem atraindo artistas de todo o mundo que, de passagem pela Bahia, encontram ali um espaço democrático para ouvir Jazz com “sotaque baiano” e exercitar a arte da improvisação ao lado da banda Geleia Solar e de músicos profissionais que são referência no mercado local.

Para acompanhar a programação do JAM no MAM: clique aqui. É possível também conferir vídeos do projeto no canal de YouTube oficial:

Acesse o canal oficial

➔ O MAM conta com uma oficina de arte que oferece cursos abertos de pintura, técnicas de gravura, cerâmica, desenho, papel artesanal e escultura à toda comunidade. Dentro do projeto surgiram, ainda, expansões como o ‘MAM Abraça Crianças’, que traz aulas de pinturas e outras artes para os pequenos. Para saber mais informações sobre novas aberturas de oficinas, basta acompanhar através da página do Facebook.

➔ O museu ainda conta com um auditório, que pode ser reservado para apresentações artísticas ou outros eventos culturais.

SERVIÇO:
☌ Endereço: Av. Contôrno, s/n – Dois de Julho
☌ Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 13h às 18h
☌ Telefone: (71) 3117-6139

4. Museu de Arte da Bahia (MAB)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Museu de Arte da Bahia (conhecido pelo acrônimo MAB) foi fundado em 1918 e é o mais antigo museu da Bahia, além de um dos dez primeiros fundados no Brasil. O espaço possui um acervo composto por aproximadamente 5 mil obras de grande valor histórico e artístico.

A coleção é formada pela reunião de diversas obras coletadas na Bahia desde meados do século XIX, como as de Jonathas Abbott e de Góis Calmon, ambas adquiridas pelo governo baiano. 

O espaço abarca pinturas da escola baiana e de artistas estrangeiros, datadas do século XVI em diante. Assim, obtendo artes representativas do período colonial, além de amplo conjunto de artes decorativas, com peças brasileiras, europeias e orientais.

Dentre as peças, estão porcelanas europeias e orientais, joias, moedas, fotografias, manuscritos e prataria.  Além disso, o museu possui também um acervo documental, composto por fotografias, mapas e correspondências.

Além de museu:

➔ O local atualmente conta um auditório, no qual passou a oferecer apresentações de música, teatro e poesia, sendo as apresentações teatrais as mais costumeiras.

➔ Palestras e reuniões de clubes de literatura, por exemplo, também podem ser marcadas no espaço.

SERVIÇO:
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340, Corredor da Vitória
☌ Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira, das 13h às 19h; e sábado e domingo, das 14h às 18h
☌ Telefone: Sem telefone (apenas página do Facebook)

 5. Fundação Casa de Jorge Amado

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Divulgação

A Fundação Casa de Jorge Amado é uma instituição cultural, totalmente aberta à visitação, que conta com várias atividades e um núcleo de pesquisas, com documentação sobre o próprio Jorge Amado, Zélia Gattai e a literatura baiana.

O espaço apresenta exposições sobre Amado e, objetivando incentivar o hábito da leitura e a disseminação da arte da literatura, a Fundação realiza doação de livros para instituições, salas de leitura, bibliotecas e universidades. 

Além de museu:

➔ O local conta com uma cafeteria que é rodeada por uma exposição com capas e curiosidades sobre obras de Jorge Amado.

➔ O espaço dá destaque a cursos, seminários, oficinas, ciclos de conferências, palestras, lançamentos de livros e discos, além de exposições com enfoque nos temas literários, artísticos e das ciências humanas. O local costuma receber tais eventos culturais quando movimentos artísticos (como feiras literárias) estão ocorrendo no Pelourinho. É possível, porém, reservar o espaço para projetos em outros momentos .

➔ A Fundação ainda conta com uma loja física, que disponibiliza livros de Jorge Amado e de Zélia Gattai, vídeos sobre a Bahia e sobre orixás, camisetas com desenhos de ilustradores da obra de Jorge Amado, bonés, shorts, canetas, porcelanas com desenhos dos livros e personagens do escritor, postais, cartazes, entre outros objetos. Uma verdadeira série de produtos relacionados ao universo amadiano e à cultura da Bahia. Acesse a loja virtual.

SERVIÇO:
Endereço: Largo do Pelourinho, 15, Pelourinho
☌ Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 10h às 18h
☌ Telefone: (71) 3321-0070

Extra: Casa do Benin

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Divulgação

Inaugurada em 1988, a Casa do Benin resultou do intercâmbio mantido entre a Bahia e o país africano Benin, através da cidade de Cotonou. Assim, o estabelecimento abriga acervo artístico e cultural afro-brasileiro.

Após uma reforma executada pela arquiteta Lina Bo Bardi – que manteve as linhas externas do casario secular, mas modernizou os espaços – a casa abriga uma rica coleção de objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde veio a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo Baiano.

A maior parte do acervo foi colecionada pelo antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger em suas andanças pelo continente africano. O espaço abriga também exposições temporárias e oficinas artísticas.

Além de museu:

➔ O espaço recebe diversos movimentos culturais, como espetáculos de dança e oficinas artísticas. Para ficar por dentro, entre em contato com o estabelecimento.

SERVIÇO:
Endereço: Baixa dos Sapateiros, 7, Pelourinho
☌ Horário de funcionamento: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h
☌ Telefone: (71) 3202-7890

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: