5 MARCAS SUSTENTÁVEIS E BAIANAS PARA SEGUIR NO INSTAGRAM

Roupas, quadros, mochilas e diversos objetos podem ser adquiridos dentro de um consumo consciente, que coopera para que menos lixo seja acumulado no mundo. Conheça 5 marcas baianas sustentáveis de diferentes seguimentos e com propostas criativas.

Em 2017, 1,2 mil toneladas de lixo foram retiradas das praias de Salvador apenas no primeiro mês do ano. A informação foi compartilhada pela prefeitura da cidade, que precisou lidar, no início deste ano, com 18 praias sendo apontadas como impróprias para banho pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O estudo apontou locais de Periperi a Piatã – passando por Ondina, Rio Vermelho, Pituba, Patamares e Boca do Rio – dando alertas para o acúmulo de lixo.

Mas o alerta não ficam somente para a Bahia. No Brasil, a quantidade de lixo acumulado supera os 770 gramas que vão diariamente para as lixeiras de cada japonês. A produção de lixo por habitante é semelhante à de países desenvolvidos, mas o modo de descarte ainda é pouco sustentável, já que cada brasileiro gera em média 1 kg de lixo por dia e poucos são os que formulam reciclagens após.

Resultado de imagem para gif lixo

Indo para além, o mundo inteiro recebeu um recado sobre a gravidade da situação a nível global quando a Fossa das Marianas foi atingida por um saco plástico. Repleto de vidas marinhas que se desenvolvem às altas pressões, o local, pouco estudado, é o mais profundo dos oceanos e, até então, estava intacto dos estragos causados pelo acúmulo de lixo humano. 

O CONSUMO CONSCIENTE

Uma das saídas para melhorar as realidades alarmantes, é o consumo consciente. Ele acontece quando o consumidor foca na sustentabilidade, ou seja, em gerar menos lixo, além de ter uma responsabilidade social.

Além disso, o termo também inclui a noção de uma dor menor no bolso, ainda que determinados utensílios sejam mais caros do que outros do mercado. O gasto menor ocorre porque o foco do consumo consciente fica para produtos que sejam refis ou reutilizáveis, o que gera menos necessidade de adquirir itens semelhantes.

Os materiais de marcas sustentáveis (geralmente recicláveis e/ou com poucas e estudadas extrações da natureza), também são aqueles que fazem valer uma vida mais longa para os produtos adquiridos. É com essa linha de consciência que as cinco marcas baianas desta lista apresentam seus projetos e suas vendas de formas criativas e repletas de mensagens reflexivas para a população.

Resultado de imagem para instagram cel gif

No Instagram, as marcas apresentam propostas e produtos com cliques profissionais e criativos, inspirando também para novos formatos imagéticos e dinâmicas de divulgação.

1. Outside | @sououtside

Fotos: Reprodução/Instagram


A indústria do petróleo não deixou de ser a principal vilã da poluição. Mas o segundo lugar nesse ranking ainda pertence à indústria da moda. Foi pensando na problemática e na possibilidade de gastar menos dinheiro em meio à crise do país, que Priscila Brito, consultora de estilo, criou a Outside em Salvador. A marca trata de um guarda-roupa compartilhado, que disponibiliza peças para serem alugadas.

A ideia segue o consumo colaborativo, aquele em que se tem acesso às peças sem que haja a aquisição de um novo produto. Com bijuterias e peças femininas de estilos e tamanhos variados, as associadas podem pegar qualquer uma emprestada e, a depender do plano, leva para casa de um a seis itens por mês.

“Um dos piores fatos de tudo isso é lembrar que, no mínimo, 30% do armário de cada pessoa é ocioso. As pessoas nem lembram o que tem ali. Aí não usam, não cuidam, a roupa envelhece, é jogada fora…”, alerta Flávia Brito, uma das donas da marca.

☌ No Instagram, a marca compartilha as peças de roupas e os demais itens que estão disponíveis. Além disso, a Outside também inclui dicas de estilo e, por vezes, divulga sessões de bate-papo que levam profissionais para tratar de temas como Armário Inteligente.

2. Soul Dila | @souldila


Fotos: Reprodução/Instagram

Marca sustentável de moda feminina e masculina, a Soul Dila nasceu na capital baiana com a proposta de trazer o que os sócios entendiam como algo sem muita representatividade no universo da moda: a cultura baiana.

Idealizada em 2008, a empresa conta atualmente com oito pontos de venda, incluindo uma loja em Sergipe e uma loja virtual. Frases e expressões típicas da Bahia, como “Oxente” e “Porreta”, estampam camisetas, bonés e outros acessórios da marca.

Além de garantir produtos com a vida útil mais demorada, e feitos com materiais sustentáveis, a marca exibe preocupação com questões sociais e aposta em ações como a “liquidação troca de roup””, que consiste em emitir  descontos para clientes através da troca de roupas usadas.

☌ No Instagram, a marca divulga os diversos produtos em meio a cenários baianos e, em geral, sendo utilizados pelos próprios clientes. A Soul Dila posta também indicações de eventos e ações que apoia.

3. Avatim | @avatimoficial


Fotos: Reprodução/Instagram

Uma empresa criada em Itabuna e que acredita no equilíbrio como força motivadora da vida e que vive em harmonia com a natureza. É assim que se descreve a Avatim, marca hoje com franquias por todo o Brasil e que busca inspiração no meio ambiente para criar diferentes aromas e produtos revitalizadores para harmonizar corpo, mente e ambiente.

A marca cria essências para o bem-estar, como cremes (esfoliantes, hidratantes e outros) com funções diferentes, perfumes e itens variados, como ecobags e refis recicláveis para produtos diversos. Com as criações feitas, a Avatim busca resgatar o valor das raízes brasileiras, já que delas é que retiram os elementos. Tudo é feito sem extrair o que pode ser prejudicial para os ciclos de vida, ou seja, sem testes em animais e/ou outras agressões ao meio ambiente.

Apesar de não disponibilizar, por enquanto, vendas através da internet, a Avatim está com sedes presentes pelo Brasil, indicadas no site oficial – o qual também explicita os produtos com detalhamentos –. Além disso, a loja emite a opção de revendedores para chegar até o cliente.

☌ No Instagram, a marca divulga os novos produtos, explicando suas utilidades com detalhamentos e fotos que trazem a natureza como plano de fundo.

4. Compostar | @compostar

Fotos: Reprodução/Instagram

A marca Compostar converte o lixo orgânico em adubo, visando não somente a diminuição do lixo nas ruas e praias, mas também evitando que um acúmulo de detritos fique nas próprias mãos (e casa) do cliente. Joana Kalid, criadora da marca, dá aulas sempre que vende um novo produto e explica ao consumidor como utilizar a compostagem da melhor maneira. “É tudo natural. Criamos um tipo de horta, com pequenas minhocas que ficam apenas ali e vão se alimentar dos resíduos”, explica.

Além da compostagem natural, a marca soteropolitana ainda vende ecoestojos (com garfos e outros itens) para reduzir o consumo de descartáveis, canudos reutilizáveis para evitar a utilização dos de plástico e outros objetos.

☌ No Instagram, a marca compartilha alertas de lixo acumulado pelo mundo, amor pela natureza em cliques de paisagens e, obviamente, os produtos vendidos.

5. Euzaria | @euzaria

Fotos: Reprodução/Instagram

Livre de testes em animais e com produtos que reaproveitam reciclagens, a marca Euzaria, criada em Salvador, foca em roupas, calçados, ecobags e quadros, além de incluir diversos projetos sociais.

Imagine se tudo o que você comprasse, além de ajudar o meio ambiente, também ajudasse, diretamente, outra pessoa que necessita? Essa é a proposta que vem unida a cada venda do projeto, já que tudo o que é adquirido pelo consumidor, além de ser sustentável, serve como meio de suporte para algum morador de rua, criança com poucas condições financeiras para estudar e/ou quesitos semelhantes.

Em alguns casos, os produtos vendidos têm parte dos lucros convertidos em aulas artísticas para crianças de Simões Filhos, por exemplo. Na compra de alguns produtos menores, o que fica como troca é uma árvore plantada. Caso você adquira um tênis, alguma pessoa que necessita, irá ganhar um igual ao que você adquiriu.

Os itens, além dos detalhes conscientes, ainda carregam nas artes diferentes frases e/ou desenhos com reflexões singelas e que disseminam mais gentileza, respeito e busca de sentidos, captando as angulações mais positivas de todas as coisas.

Para saber mais sobre a Euzaria (explicando cada troca que ocorre a cada produto comprado) e sobre as noções de Capitalismo Consciente, basta entrar no site oficial.

☌ No Instagram, a marca compartilha os produtos, cenários baianos (principalmente naturais) e as frases para além das que estão estampadas nos itens à venda.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: