10 CANAIS DO YOUTUBE PARA REFLETIR E EMPREENDER

O YouTube vai muito além da comédia e, até, das videoaulas. Canais com palestras e entrevistas sobre filosofia, empreendedorismo e psicologia também fazem parte da gama repleta de lições inclusa na maior plataforma de vídeos do mundo.

O YouTube também serve como escola, e isso não significa que videoaulas sejam as únicas opções. Seja sobre aspectos mais voltados para o autoconhecimento ou seja em relação à vida financeira, profissionais de diversas áreas mais subjetivas passaram a ‘mostrar a cara’ na plataforma de vídeos para compartilhar vozes e dicas com os internautas. 

É misturando os universos de empreendedorismo e da filosofia, que surge uma lista com canais do YouTube para refletir e empreender, exemplificando como as várias ideias da psicologia podem se unir ao desejo de organizar também o lado dos negócios.

Imagem relacionada

Confira 10 canais repletos de ‘papo cabeça’
que dão suporte e acréscimos
para decisões profissionais e pessoais:

1. Endeavor / Ted Talks Brasil

Para os apaixonados por inspirações profissionais e ideias inovadoras, os canais do TED Talks Brasil e da Endeavor reúnem palestras inspiradoras que contam histórias de vida e compartilham críticas sociais e teses consideradas como importantes pelas bancadas de seleção.

ENDEAVOR: Endeavor é a maior organização do país de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto. O Day 1 é um dos principais projetos inclusos na Endeavor. Nele, empreendedores contaram suas histórias sobre o ‘dia 1’, o momento em que perceberam que algo grande estava prestes a acontecer e, antes disso, fazem um apanhado das suas dificuldades e, após, dos aprendizados.  

TED TALKS BRASIL: A TEDx Brasil é uma versão independente de uma das conferências mais importantes e inovadoras do mundo, a TED (tecnologia, entretenimento e design). Essa é uma ONG criada nos EUA, em 1984, e ela tem o intuito de propagar ‘ideias que merecem ser compartilhadas’. Entre os palestrantes internacionais das conferências estão Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da Google, Billy Graham e diversos ganhadores do Prêmio Nobel.

2. Me Poupe!

O canal de Nathalia Arcuri aborda diversas dicas e esclarecimentos sobre finanças pessoais, economia simplificada, consumo consciente e enriquecimento lícito. Além dos pontos agregados no espaço, ainda existem séries de postagens como a Vale ou não Vale?, que acontece no blog do Me Poupe! No segmento, Nathalia destrincha sobre brechós e outros locais de compras, citando as suas experiências e de outras pessoas e dando dicas sobre como economizar ainda mais em espaços semelhantes (impulsionando o fato de que “comprar menos, é ter mais”).

Em alguns momentos, as indicações emitidas nos vídeos podem parecer clichês, mas na totalidade acabam recebendo novas singularidades, com indicações práticas. O canal é enriquecedor e, obviamente, serve para inspiração, não precisando ser seguido à risca, mas servindo de meio para autoconhecimento, novas experiências e testes que podem mergulhar em outros âmbitos dos caminhos.

Os vídeos novos são inclusos no canal às segundas-feiras e quinta-feiras, às 12h.

3. Seja uma Pessoa Melhor

Canal feito por uma pessoa que se declara como um amante de desenvolvimento pessoal. Os vídeos trazem resenhas de livros de autoajuda, ideias e dicas de estudo de forma indicada como ‘simples e animada’. Apesar da não aparição do autor dos vídeos narrados, a dinâmica das edições ilustradas (em estilo draw my life) e a sensação de proximidade não ficam de fora para quem acompanha. As produções curtas são um prato cheio para reflexões relacionadas a todos os possíveis âmbitos da vida, indo desde quesitos profissionais (empreendedorismo) até as questões amorosas.

Como a própria apresentação afirma: “o canal é para quem sabe que sempre pode ser melhor”. Os vídeos incluem contos curtos, metáforas, fábulas e diversas formas que geram lições e críticas rápidas. Apesar do tom de conselheiro, o canal traz curiosidades, dicas e fatos que se mesclam às visões apresentadas mais poeticamente, formulando possibilidades a serem escolhidas pelos seguidores.

Novos vídeos filosóficos são colocados no canal em todas quartas, às 17h; e nos domingos, às 11h.

4. Casa do Saber

O centro de debates e disseminação de conhecimento de São Paulo e Rio de Janeiro chegou ao YouTube. A Casa do Saber traz pensadores contemporâneos de destaque que abrangem impulsionamentos para suas vertentes mais pessoais e profissionais em vídeos feitos para endossar ideias e questionar certezas. Ciência, cinema, artes, filosofia, história, psicologia, relacionamentos e outros temas formulam os pilares dos debates. 

Os novos vídeos acontecem as terças-feiras e quintas-feiras, às 10h.

5. O Lugar

O lugar é uma comunidade online para pessoas dispostas a fazer o trabalho (diário, paciente e às vezes sujo) da transformação. Cada pessoa é desafiada a se familiarizar com seu mundo interno, compartilhando reflexões com o pé no chão do cotidiano. Dentre as perguntas feitas aos convidados (sejam eles brasileiros ou não), estão, por exemplo: ‘O que é felicidade genuína?’ e  ‘Como aproveitar os problemas nos relacionamentos, no trabalho, nas finanças, na vida em geral, em um caminho de florescimento humano?’

Um vídeo novo é lançado a cada semana.

6. Café Filosófico 

O Café Filosófico é um dos mais tradicionais programas da TV Cultura. Contudo, foi a internet que duplicou a sua fama. O programa convida toda semana algum autor, filósofo, sociólogo, psicólogo ou cientista político para falar sobre algum tema dentro da sua respectiva área de conhecimento. Diferente dos outros canais indicados nesta listagem, os vídeos do Café Filosófico costumam ser bem longos, mas isso ocorre pela pluralidade de subtemas pontuados.

Os vídeos novos chegam ao ar em todas as quintas-feiras.

7. MOVA

O canal MOVA versa sobre espiritualidade, filosofia e psicologia. Com linguagem simples e leve, além vídeos no estilo de vlogs, o canal também inclui trechos de palestras, reportagens e até pequenos documentários produzidos pela MOVA Filmes. Apesar de contar com vários nomes nas apresentações, o mais famoso deles tem sido o da monja Coen, que passou a apresentar grande parte dos vídeos.

Novos vídeos são lançados semanalmente.

8. Cortella (+Leando Karnal)

Mario Sergio Cortella é um dos mais conhecidos filósofos da atualidade. Escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, aborda as questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea. É autor de vários livros, entre os quais está Por que Fazemos o que Fazemos?, no qual ele analisa a vida profissional na contemporaneidade.

A novidade fica para o canal de YouTube próprio do autor que, desde meados de 2018, compartilha seus ensinamentos também em curtos vídeos na plataforma. A promessa de Cortella é de vídeos novos em todas as segundas e quintas.

Um canal semelhante é o do filósofo Leandro Karnal.

9. Trip TV

O canal Trip TV traz reportagens sobre temas contemporâneos e filosóficos. Os vídeos incluem, por exemplo, perfis de pessoas consideradas interessantes pelos curadoradores, além de entrevistas que ajudam a refletir. “Do skate à literatura, do protesto à meditação, da música ao sexo”, é assim que a própria equipe do Trip define as produções.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: