5 LISTAS PARA CONHECER ILHAS, RESTAURANTES E MAIS PELA BAHIA

Conheça ilhas que vão das mais badaladas da Bahia até as mais tranquilas, veja docerias de rua inspiradas em diferentes países e saiba muitas outras curiosidades na nossa extensão repleta de listas especiais.

Ilhas nada óbvias para conhecer turistando pela Bahia, docerias de rua fora dos clichês em Salvador, restaurantes que abrem espaço para que você produza o seu evento cultural de graça e marcas artesanais produzidas por mulheres são apenas algumas das pautas das últimas listas feitas na extensão do NÃO ÓBVIO.

Para quem não está por dentro: o site do NÃO ÓBVIO não ganha produções somente por aqui. Parceiro do jornal Correio da Bahia e do portal iBahia, dois maiores veículos digitais e informativos do Norte e Nordeste do país, o projeto ganha uma extensão também pelas mãos da própria criadora e editora-chefe, Vanessa Brunt

A jornalista traz, em sua coluna do jornal Correio, uma extensão com listas especialmente produzidas para o veículo parceiro e o NÃO ÓBVIO, por vezes, compartilha aqui algumas das produções especiais criadas. A diferença é que nas matérias para o parceiro, o foco fica apenas para mostrar artistas, pessoas inspiradoras, locais, projetos e eventos baianos.

☌ Confira a primeiraa segunda e a terceira parte postadas aqui no site com as primeiras listas da coluna.

As listagens exclusivas do @nao.obvio para o Correio trazem um top 5 a cada semana, com novas e frescas descobertas pela Bahia. 

O NÃO ÓBVIO, então, reuniu cinco das últimas listas lançadas nessa extensão própria para apresentar aqui as curiosidades caçadas e listadas para além do próprio site. Confira abaixo as introduções de cada uma delas e os links de acesso.

Para acompanhar e ler todos os textos da coluna daqui para frente clique aqui.

1. Cinco ilhas paradisíacas e nada óbvias para conhecer pela Bahia | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Além das praias e opções culturais diversas da capital, a Bahia é recheada de ilhas que conseguem atender as vontades de diferentes públicos. Das cheias de festas e eventos até aquelas que são mais tranquilas, as ilhas paradisíacas vão para muito além das já famosas.

Boipeba, Itaparica, Mar Grande e Frades são quatro das mais conhecidas pelos turistas e baianos, mas existem opções para fugir dos clichês e descobrir outras belezas e roteiros. Para quem deseja uma fuga da vida urbana, separei para a nossa coluna de todas as quartas-feiras uma lista especial com várias dessas ilhas nada óbvias.

Algumas são apenas para conhecer através de passeios que duram um dia e outras são feitas para receber hóspedes à vontade. E ainda tem mais! Até ilha privada que só aceita festas de casamento e grandes eventos entrou no compilado como curiosidade. Confira na lista completa.

VEJA A LISTA!

2. Cinco docerias de rua para se sentir em uma cafeteria na Bahia | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Nem sempre tirar os doces da dieta pode ser a opção mais saudável (saiba mais clicando aqui). Afinal, a alegria de provar um sabor adociçado pode servir como pausa para relembrar os lados mais leves da vida. Como costumo dizer, pausar é sempre também estar fazendo.

Não é difícil, porém, encontrar os restaurantes especializados em doces, tortas e mais sabores açucarados dentro de shoppings ou em outros estabelecimentos bombadeardos de barulhos. Na lista de hoje, vamos fugir dessas opções e falar apenas de docerias que podem ser encontradas nas ruas da capital baiana.

O NÃO ÓBVIO já apresentou cafeterias criativas de Salvador (clique aqui para conferir), mas existem cantos repletos de doces diferenciados que podem deixar também aquele gostinho de se sentir em uma cafeteria – seja pelo aconchego do ambiente, pelas bebidas quentes e geladas ou até pelo próprio café aparecer no cardápio.

Conheça docerias não óbvias que podem nos fazer viajar para outros países, adocicar a vida com possibilidades pouco encontradas por aí e que, inclusive, contam com opções variadas de salgados para quem quer também equilibrar os gostos. Tem até opção vegana!

VEJA A LISTA!

3. Cinco espaços gastronômicos para fazer seu evento cultural de graça em Salvador | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Espaços gastronômicos da capital baiana se misturam com arte em suas mais diversas formas. Eles vão das apresentações musicais e dos quadros feitos na hora até os lançamentos de livros e as rodas de conversa. Para o público, é a oportunidade de respirar mais cultura. Para os artistas ou palestrantes, é a chance de ter um local diferenciado para apresentar seus conteúdos sem ter que pagar nada.

O público que for pelo evento, continua a pagar pelos pedidos que fizer separadamente, mas nada de custos extras nem para o organizador do projeto e nem para quem for acompanhar. 

Como escritora e produtora de conteúdo residente em Salvador, sei o quanto pode doer a caça por um espaço bacana que possa atrair ainda mais públicos para um evento artístico. Por outro lado, existem restaurantes, bares e cafeterias que têm provado o quanto é mito essa ideia de que os movimentos poéticos e criativos não acontecem como antes na cidade.

A nossa lista desta quarta-feira serve para quem quer fazer programações que vão até tarde da noite ou para aquelas que prometem começar logo cedo. Não importa o horário e nem o paladar, a diversidade dos indicados promete agradar gregos e troianos. Confira os locais que trazem sabores nada óbvios e que abrem portas para diferentes tipos de eventos culturais.

VEJA A LISTA!

4. Cinco marcas artesanais com produtos costurados por mulheres baianas | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Pode parecer um grande clichê a repetição de que lugar de mulher é onde ela quiser, mas continua sendo (ainda) fundamental relembrar que seja costurando, desenhando ou inovando no universo da marcenaria, qualquer mão feminina tem a capacidade de criar bem o que desejar, assim como uma mente masculina.

Pode ser óbvio para alguns, mas é importante frisar essas afirmações, já que preconceitos ainda permanecem fincados nas sociedades com vestígios patriarcais. Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, mostra que a desigualdade salarial entre homens e mulheres continua. Mesmo com uma queda no desequilíbrio entre 2012 e 2018, as trabalhadoras ganham, em média, 20,5% menos que os homens no Brasil.  

Na Bahia, porém, a independência financeira feminina tem se mostrado crescente através das realidades de mulheres empreendedoras que são, hoje, as próprias chefes. Misturando arte e negócio, elas fazem o trabalho criativo e braçal para cada produto vendido pelas marcas que elas mesmas fundaram e comandam.

DA BAHIA PARA O BRASIL
Com envios para todo o país, essas mulheres produzem desde pequenos itens de decoração e utilitários até móveis completos e peças de moda. Bordando, costurando, tricotando ou modelando objetos, elas têm ampliado públicos com trabalhos cada vez mais personalizados e exclusivos. 

Confira cinco marcas fora do óbvio e com diferentes propostas que são voltadas para itens costurados ou feitos manualmente de diversas formas por mulheres líderes com veias poéticas e arretadas.

VEJA A LISTA!

5. Cinco sites que mapeiam espaços culturais e artistas baianos | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Quem nunca quis conhecer um novo artista baiano e não soube por onde começar a busca? Quem nunca quis saber de todos os espaços culturais da própria cidade e não achou um compilado completo e confiável? Pois foi com o intuito de acabar com esses problemas que os sites de mapeamentos surgiram. 

Indo das artes plásticas à capoeira, a Bahia é repleta das mais variadas expressões culturais e para organizar melhor os tantos artistas e ambientes da rica região, profissionais se uniram em plataformas digitais e fazem curadorias constantes para organizar, em listagens, essas pessoas e esses locais. 

Na coluna, já tivemos uma lista de sites para ler e conhecer novos autores da literatura baiana (clique aqui para ler) e é possível, dentro do compilado, acessar alguns sites repletos de mapeamentos curiosos. Mas, e quando se trata de músicos ou simplesmente de artistas visuais diversos? São outros temas assim que aparecem nos variados sites indicados abaixo, criados para que você encontre com maior facilidade os diferentes espaços culturais ou as pessoas artísticas que estão pela terra que vai além do axé.

VEJA A LISTA!

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: