5 LISTAS PARA CONHECER MARCAS, FESTIVAIS E LOCAIS DE SALVADOR

Lojas que criam quadros personalizados, locais diferenciados de coworking na capital baiana, festivais de dança nada óbvios, marcas que produzem móveis artesanais e espaços culturais fora dos clichês são apenas algumas das pautas das nossas novas listas especiais que apresentam lados curiosos da quarta maior cidade do Brasil.

Locais diferenciados de coworking na capital baiana, festivais de dança nada óbvios, marcas que produzem móveis artesanais, lojas que criam quadros personalizados e espaços culturais fora dos clichês são apenas algumas das pautas das últimas listas feitas na extensão do NÃO ÓBVIO.

Para quem não está por dentro: o site do NÃO ÓBVIO não ganha produções somente por aqui. Parceiro do jornal Correio da Bahia e do portal iBahia, dois maiores veículos digitais e informativos do Norte e Nordeste do país, o projeto ganha uma extensão também pelas mãos da própria criadora e editora-chefe, Vanessa Brunt

A jornalista traz, em sua coluna do jornal Correio, uma extensão com listas especialmente produzidas para o veículo parceiro e o NÃO ÓBVIO, por vezes, compartilha aqui algumas das produções especiais criadas. A diferença é que nas matérias para o parceiro, o foco fica apenas para mostrar artistas, pessoas inspiradoras, locais, projetos e eventos baianos. 

O site NÃO ÓBVIO traz também destaques para detalhes da Bahia (como locais fora dos mais indicados para conhecer pelo estado). É possível perceber, por exemplo, as duas abas singulares – sobre a Bahia – e grifadas de amarelo em meio às outras categorias (acima). 

☌ Confira a primeira parte e a segunda postadas aqui no site com as primeiras listas da coluna.

Gif: Google Play Music

As listagens exclusivas do @nao.obvio para o Correio trazem um top 5 a cada semana, com novas e frescas descobertas dos lados mais artísticos da Bahia para os leitores. 

O NÃO ÓBVIO, então, reuniu cinco das últimas listas lançadas nessa extensão própria para apresentar aqui as curiosidades caçadas e listadas para além do próprio site. Confira abaixo as introduções de cada uma delas e os links de acesso.

Para ler todos os textos da coluna daqui para frente clique aqui.

1. Cinco lojas que criam quadros personalizados em Salvador | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Quadros são formas certeiras de exalar a própria personalidade pelos cantos. Com palavras, ilustrações, cores e outros detalhes artísticos, eles exibem poesias imagéticas que podem deixar qualquer espaço com mais sentido e afeto. O problema surge quando nenhuma obra vista por aí passa a exata mensagem que estamos buscando e, então, surge aquele desejo imenso de ter uma arte totalmente personalizada, com cada detalhe escolhido a dedo. 

Na capital baiana, diversas marcas fazem o sonho do quadro personalizado se tornar realidade e podem deixar a sua casa, a sua empresa ou qualquer outro local com muito mais singularidade e entrelinhas. Ama o trecho de uma música ou uma frase autoral que desejaria nas paredes? É só pedir. Gostaria de uma ilustração que represente algo que você ama? É só falar. Dá para escolher desde as cores até cada palavra. 

MAIS PRODUTOS E MAIS POSSIBILIDADES
Várias das indicadas vão, inclusive, para além das telas e molduras, trazendo também outras possibilidades de produtos que podem ser personalizados a partir do que o cliente solicitar.

☌ O mais bacana é que diversas das marcas enviam também para todo o Brasil.

TRANSFORME SEU LUGAR | VEJA A LISTA
Conheça as lojas que personalizam quadros com frases, ilustrações, cores e molduras escolhidas a dedo pelo cliente. Elas permitem contato e compras online rapidamente e podem ser acompanhadas pelo Instagram, também deixando em estoque diversos produtos já prontos para quem quer opções feitas.

2. Cinco espaços diferenciados de coworking em Salvador | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Imagine ter um escritório bem decorado e sem precisar que esquente a cabeça para arcar com despesas como móveis, recepção, manutenção, limpeza e contas de luz, água, condomínio e IPTU. Parece sonho? Pois é a realidade de diversos empreendedores brasileiros que têm apostado nos espaços de coworking para fugir dos riscos de procrastinação do homeoffice e para profissionalizar ainda o próprio negócio, podendo receber clientes em ambientes mais bem produzidos e preparados.

Esses espaços contam com toda estrutura que um escritório tradicional teria, porém tudo é compartilhado por todos os profissionais que viram clientes do local. Ou seja, optar pelo coworking significa ter uma mesa de trabalho em um ambiente compartilhado com outras pessoas. É ideal para quem quer aproveitar para fazer networking e/ou trabalhar em rede com outros profissionais. 

O estilo de projeto tem ganhado cada vez maior força na capital baiana, contando também com opções como as salas privativas, as quais funcionam como se fossem salas próprias, separadas, que apenas o cliente pagante do mês ou ano terá acesso, junto com seus funcionários. 

ENTENDA OS TERMOS
“É importante não confundir uma coisa com a outra. Existem três pontos importantes a serem separados: o espaço coworking, as salas privativas (que geralmente acontecem nos locais com proposta de coworking) e o Escritório Virtual”, pontua Ana Maria, gerente da Regus, um dos mais reconhecidos ambientes com escritórios colaborativos do país. 

Pensando em facilitar a vida das pequenas empresas, dos profissionais que trabalham de casa, dos empreendedores diversos de plantão e até dos estudantes que estão tentando escapar de alguma confusão em suas residências para poder focar nos livros, separei para a coluna desta quarta-feira cinco espaços de coworking em Salvador que são de confiança e repletos de diferenciais.

DOS GRATUITOS AOS PAGOS | VEJA A LISTA
Dos locais gratuitos aos pagos, conheça opções que contam com estúdios de audiovisual, aceleradoras para startups e muitas possibilidades de networking na capital baiana. É a solução para crescer o seu negócio sem precisar gastar tanto quanto gastaria adquirindo um espaço físico. 

3. Cinco marcas que produzem móveis artesanais em Salvador | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A confecção de peças totalmente feitas pelas mãos de artesãos também chega ao universo dos móveis na capital baiana. Marcas artesanais que produzem em baixíssima escala ou que fazem produtos especialmente personalizados para os clientes, formam a união de exclusividade e sustentabilidade para o público. 

Muitas vezes produzidos com materiais reciclados, como paletes, madeiras de demolição e outras fontes não-convencionais de matéria prima, os móveis artesanais apresentam a durabilidade e o conforto em peças cada vez mais repletas de detalhes e às vezes feitas sem o auxílio de nenhuma máquina.

Indo para além das residências, esses projetos têm servido cada vez mais a públicos diversos, como empresas e organizações de festas. E não para por aí, já que é possível de encontrar também, em meio aos móveis, diversos outros utilitários e itens decorativos menores nos estoques.

PERSONALIZE SEU CONFORTO | VEJA A LISTA
Confira cinco marcas de Salvador que trazem a possibilidade de uma decoração cada vez mais artística, sustentável e minuciosa para o seu ambiente. Confira mais fotos na lista e, de quebra, ainda siga no Instagram diversas das indicadas.

4. Cinco festivais de dança anuais em Salvador | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Dançar é fazer poesia e crítica com o corpo, é recitar um texto inteiro apenas com movimentos, é grito para ser visto. E, assim como a escrita, a ilustração e tantos outros formatos artísticos, ela não fica de fora de diversas almas que vão para além do axé e do pagode na Bahia, trazendo também eventos constantes que exibem apresentações coreografadas como tema principal. 

Festivais que acontecem em todos os anos na capital misturam diversos estilos da dança com outras atividades e expressões artísticas, como batalha de poesias, grafite, palhaçaria e teatro. Oficinas, feiras e batalhas de break são somente alguns outros detalhes que aparecem em diversos desses eventos que, em sua maioria, contam com programações gratuitas. 

Enganam-se, inclusive, aqueles que pensam que somente os grupos baianos fazem parte dos festivais que tomam a cidade ano após ano. Em vários dos casos, dançarinos e escolas internacionais também se misturam nos projetos.

MEXA-SE | VEJA A LISTA
Confira a lista com para que não perca nenhum dos festivais de dança nada clichês que acontecem na capital baiana. De quebra, ainda dá para conhecer e seguir pelas redes sociais diversos grupos de dança da cidade que foram citados pelo caminho no compilado.

5. Cinco espaços culturais para sair do óbvio em Salvador | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Museus que são mais que museus, espaços com cursos artísticos e diversos outros cantos da capital baiana inspiram arte – em todos os sentidos possíveis – e são sempre indicados aqui no NÃO ÓBVIO com detalhamentos curiosos.

Mas para os soteropolitanos de plantão ou para os turistas que já conferiram os principais pontos artísticos da cidade, onde mais seria possível assistir a uma peça de teatro, uma apresentação musical, uma mostra de cinema ou até mesmo uma outra exposição singular? Para responder facilmente a pergunta e tirar qualquer um das indicações clichês, basta conferir as cinco dicas da lista.

SEJA UMA ARTE DIFERENTE | VEJA A LISTA
Conheça espaços que contam com oficinas, visitas e apresentações de artistas globais e diversas atrações fixas. De quebra, ainda conheça locais da lista que trazem pitadas da gastronomia soteropolitana em meio às artes.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: