10 CANAIS DO YOUTUBE QUE DISPONIBILIZAM CURTAS-METRAGENS

Seja em formato de animação ou em outros estilos, curtas-metragens tocantes, aterrorizantes ou até imensamente informativos são focos de canais do YouTube não óbvios que disponibilizam as tramas. Com obras para todos os públicos, conheça mais de 10 projetos que trazem as breves produções completas e ainda assista, agora mesmo, alguns dos curtas liberados.

Não é necessário dedicar muito do próprio tempo para devorar uma trama tocante, aterrorizante ou até imensamente informativa. Talvez, justamente por tal motivo, os filmes com duração de até 30 minutos (que, em geral, duram cinco) se espalham pela web e ganham seus espaços no YouTube cada vez mais. Em muitos dos casos, eles acabam, inclusive, alcançando um nível viral.

Seja em formato de animação ou em outros estilos, a maioria dos curtas-metragens disponíveis atualmente são feitos para qualquer idade. Em geral, os que trazem animações, inclusive, geralmente são de caráter crítico-social e acabam ganhando utilizações em escolas ou empresas que desejam inspirar equipes.

Resultado de imagem para movie start gif

Mas não é somente caçando pelas redes sociais, pelo Google ou por pesquisas soltas no YouTube que é possível encontrar as breves produções.

Canais de YouTube de diversos cantos do mundo são focados apenas em disponibilizar curtas-metragens. Alguns são de produtoras específicas ou até de artistas que produzem os seus próprios projetos. Vários são atualizados constantemente e trazem, ainda, curtas novos e inéditos na plataforma.

Sem ordem de preferência, veja a lista com mais de 10 canais, que vão desde os compilados focados em curtas nacionais até os que misturam animações e outros estilos:

1. Steve Cutts

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

O animador freelancer e ilustrador londrino Steve Cutts mantém o seu canal de YouTube repleto de curtas-metragens próprios. O artista costuma lançar produções não para um público infantil, mas para uma audiência geral e mais madura, já que suas obras fazem críticas sociais (globalmente relevantes) com diversas entrelinhas e metáforas em meio a mensagens diretas.

Apesar de Cutts ter como língua nativa o inglês, os curtas do profissional não costumam incluir nenhum diálogo. É possível, portanto, compreendê-los com facilidade.

Para quem tem receio de que os curtas sem falas deixem a desejar, é bom frisar que diversos deles são tão intensos quanto muitos dos que aglomeram variadas frases. Quem lembra da obras de minutos da Pixar, que costumam aparecer pouco antes de diversos dos filmes da empresa de animação (a exemplo de Piper), sabe bem o quão tocantes podem ser.

Apesar de não atualizar o canal com uma periodicidade definida, o retorno de Cutts a ele é certo. Um dos últimos vídeos do canal (indicado acima), por exemplo, chegou a completar um ano de postado, mas há três meses Steve, que faz muito o uso do 4D, retornou com um novo curta para o público.

Veja a lista: 13 curtas-metragens de animação para assistir e refletir agora mesmo no blog Sem Quases, parceiro do NÃO ÓBVIO. No link, está uma breve análise do curta Happiness, que é indicado acima (a crítica é de Vanessa Brunt, a editora-chefe do NÃO ÓBVIO).

2. Curta Dia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

O canal Curta Dia seleciona curtas-metragens brasileiros que fazem críticas em meio a noções que seriam de ‘simplicidades’ da vida. Assim, o canal costuma ilustrar o quanto existe o simples no complexo e o complexo no simples. São diversas as mensagens em todos os curtas, que buscam trazer reflexões para uma vida mais intensa, lembrando que intensidade não é sinônimo de imprudência.

Apesar de não ter atualizações novas há quatro anos e não há previsão de retorno, o Curta Dia chegou a acumular mais de 20 curtas publicados, que permanecem disponíveis para qualquer usuário.

Vinculado do Curta Dia, existe ainda o projeto Kids DIA, que mistura os quadros de músicas e histórias para crianças, seguindo a linha educativa e com personagens criados especialmente para a programação, que leva o nome de Os Mambous.

3. Zealous Creative

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

A Zealous Creative – que, apesar de não ser brasileira, também segue a linha de produções sem falas – , é uma empresa especializada em curtas animados que segue um design bastante específico.

O estilo do personagem Zero (da produção indicada acima), por exemplo, é aparente em diversos outros curtas-metragens do grupo, que se tornaram virais on-line, receberam 37 prêmios do festival internacional de cinema e foram indicados para um AFI australiano e um Oscar.

Zero é dito por eles como um dos maiores orgulhos da equipe, já que tem sido usado nas escolas do mundo para ensinar questões de justiça social.

Outro dos produtos reconhecidos da Zealous é o curta The Maker, que tem atraído seguidores e inspirou uma diversidade de projetos de fãs, incluindo ilustrações, pinturas, fantasias e até um um jogo.

As reflexões nos curtas da marca são diversas e a produtora ainda investe na criação de livros e demais projetos que envolvam arte e criatividade.

4. ETheCGBros

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

Assim como no caso do canal de Steve Cutts, apesar de ser estadunidense, o TheCGBros, que é atualizado com frequência, costuma incluir diversos curtas-metragens que não contêm nenhum diálogo – principalmente no caso dos de animação, o que o torna acessível para todos os cantos do mundo.

Além das animações, o canal, que inclui tramas de variadas distribuidoras, ainda acrescenta, nos vídeos disponíveis, curtas no estilo live-action. Apesar de não disponibilizar as obras com legendas, é possível captar os significados de muitas das tramas apenas pelas cenas elaboradas, ainda que o espectador não entenda a língua com clareza.

Curiosidade: É possível encontrar, nos comentários do vídeo indicado acima, diversos usuários indicando as lições que puderam captar no curta.

5. Especial da Disney: Descobrindo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

Em setembro de 2018, a Disney Brasil anunciou um novo projeto adentrado ao seu canal de YouTube. A gigante estaria disponibilizando conteúdos especiais de 12 princesas. Com formato dinâmico, os vídeos contarão os clássicos contos de fada do estúdio em cerca de cinco minutos.

Cada curta, portanto, apresenta a história de uma personagem diferente, ressaltando suas maiores características para inspirar as crianças da nova geração.

É bacana lembrar que nos últimos anos a Disney tem assumido um caráter mais feminista, construindo protagonistas como Merida, que não tem o casamento como uma prioridade. Filmes como Malévola – que terá, inclusive, uma sequência – também passaram a dar foco a outros tipos de amores, como o da família e dos amigos, sendo as prioridades das obras.

6. Emcurtando Curtas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

Dando destaque a curtas-metragens nacionais, seja os de animação ou os de linha mais documental, o canal Emcurtando Curtas aglomera mais de 12 produções, indo de obras lançadas em 2010 até as 1986.

Apesar de não ter atualização há sete anos, o projeto deixa a disponibilização de vídeos que são, em sua maioria, raros e difíceis de encontrar em outros cantos da web.

A obras podem dar suporte para estudos, análises históricas profundas ou pode servir como um entretenimento recheado de conteúdos também reais.

7. Pixar Shorts

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

Quem nunca assistiu um curta-metragem da Pixar antes de um longa com uma das suas animações nos cinemas? Os curtas, em sua maioria, são repletos de lições de moral e reflexões que podem gerar bons papos entre pais e filhos ou entre seres humanos de quaisquer faixas etárias.

Apesar de muito conhecidos, são poucas as pessoas que já assistiram a todos os curtas da produtora. Muitas, inclusive, não sabem da existência do quadro que traz apenas as obras completas de pouca duração. O mais bacana é que os vídeos sequer precisam de legenda, já que não utilizam de falas.

Acima, é possível conferir o compilado completo (iniciando com uma rápida apresentação de chamada).

8. Curtas da Vida

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

Com projetos feitos em diversos cantos do mundo, o Curtas da Vida não traz o tal título à toa. A ideia do canal é sempre compilar animações ou projetos com atores que tragam mensagens gerais para a vida como um todo.

O curta acima, por exemplo, faz crítica a uma geração que não lembra o quanto pausar é também estar fazendo. É possível ver uma breve análise dela clicando aqui.

Apesar da em atualização do canal, que teve o último vídeo postado há sete meses, já são mais de 15 curtas disponibilizados. Em geral, o canal não passa mais de dois meses sem retornos.

Um projeto semelhante no YouTube é o Curtas Metragens, que traz diversos realizadores e diretores em misturas no canal. O compilado de vídeos traz em geral, curtas de animação e que não têm diálogos, assim como também os que contam com atuações.

9. The YouTube Screening Room

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

O YouTube lançou o canal Screening Room, onde são publicadas quatro curtas-metragens de 15 em 15 dias. Na lista, são encontrados, principalmente, obras com atores reais, sendo poucas de animação. Diversos dos curtos filmes em causa já foram premiados em certames internacionais. 

São diversos estilos de reflexões, críticas e mensagens nas pequenas tramas emitidas, porém, a maioria conta com diálogos e não trazem legendas em português. Ainda assim, para aqueles que sabem bem a língua americana, o compilado pode ser um deleite.

O ponto negativo, de fato, do projeto, são os vários vídeos bloqueados no Brasil. Apesar das restrições, porém, são diversas as opções que ainda ficam disponíveis para quem está em âmbito nacional.

Acima, é possível conferir todo o compilado de curtas do canal.

10. Produtora Mar de Ideias

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

A produtora de conteúdo audiovisual independente, situada no Guarujá, é ativa desde 2011 e lançou o curta-metragem Beijo de Novela como um dos seus primeiros trabalhos. Após, a marca foi selecionada em vários festivais, sendo também premiados.

Foi dentro de tal realidade que a Mar de Ideias decidiu organizar e criar a própria estrutura de trabalho, criando o canal de YouTube como um dos suportes para exibir os seus projetos audiovisuais.

Os curtas da produtora, apesar de muitas vezes darem a impressão amadora por conta de atuações não tão bem preparadas, não deixam a desejar por equilibrarem a força nos temas e críticas feitas em suas produções. Em geral, os vídeos trazem reflexões sobre problemáticas sociais graves do Brasil, como questões LGBT e até pedofilia (como é o caso do vídeo exibido acima).

CURTA EXTRA: Gift

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

No canal Sem Quases (parceiro do NÃO ÓBVIO), o qual traz análises e indicações de filmes e séries, é possível encontrar um vídeo que traz uma lista de filmes sobre cachorros. Nele, há a indicação do emocionante Gift.

O curta, bem estruturado para tocar corações, baseia a sua reflexão no quanto os seres vivos não são apenas “presentes”, não são descartáveis, não são brinquedos e não podem ter seus corações medidos por achismos ou atos que não falam sobre sentimentos.

O vídeo acaba trazendo excelentes críticas sobre a importância da adoção e o absurdo do abandono animal. Destrinchar demais seria apenas cortar parte dos sentimentos, então, para melhor captar, a dica é dar o play.

CANAL EXTRA: Marahu

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png

O canal Marahu dá foco a curtas-metragens nacionais que seguem a linha do suspense. Há também os que apresentam um caráter mais documental. Apesar de ter apenas sete vídeos inclusos e uma atualização pausada há um ano, a dificuldade de achar em outros locais os vídeos disponíveis no endereço faz com que o canal mereça ainda mais a atenção do público.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: