5 CURTAS-METRAGENS PARA ASSISTIR COM CRIANÇAS E DAR PLAY AGORA MESMO

Um curta-metragem infantil pode divertir seu público alvo e, ainda assim, impactar adultos pelas profundidades que apresenta. Confira uma lista de curtas de animação para assistir com os pequenos e aprender junto com as reflexões apresentadas de formas leves.

Os curtas-metragens de animação para o público infantil vão além da função de entretenimento. Eles demonstram que é possível contar histórias sobre o mundo real, tratar de temas complexos e relevantes através de uma abordagem lúdica e inusitada.

Educar integralmente significa a desenvolver atitude crítica e valores morais, para que as crianças possam identificar a diferença entre certo e errado e, então, construir uma personalidade saudável.

Essas animações que aliam arte à profundidade são uma opção para trabalhar tais questões de forma leve e prazerosa. Além disso, não são restritas ao público infantil: os adultos também pode encontrar mensagens profundas e ainda se divertir com eles.

O NÃO ÓBVIO preparou uma lista com 5 curtas que irão transportar pequenos e adultos para o mundo da fantasia e da reflexão. Confira, sem ordem de preferência:

VEJA TAMBÉM: 10 canais do YouTube que disponibilizam curtas e que também trazem indicações para os pequenos.

1. Os Fantásticos Livros Voadores de Morris Lessmore

O curta é baseado no livro de mesmo nome do autor William Joyce, que também é um dos diretores, junto com Brandon Oldenburg. A trama alia literatura e animação, retratando os livros como instrumentos que transformam vidas e colorem os dias.

A história é sobre uma tempestade que arrasta o escritor Morris Lessmore para um mundo mágico. Lá, os livros têm vida própria e oferecem viagens fascinantes em suas páginas. Nesse mundo encantado dos livros, o personagem encontra novamente a alegria de viver em meio a destruição à sua volta. 

O curta incentiva o gosto pela leitura, mostra a importância dos livros e o mundo maravilhoso que crianças e adultos podem conhecer e vivenciar através deles.  

Título original: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
Direção: William Joyce / Brandon Oldenburg
Roteiro: William Joyce
Gênero: Animação / Aventura / Drama
Lançamento: 2011
Duração: 15 minutos

2. O Presente

Dirigido por Jacob Frey, é baseado na tirinha “Perfeição”, do ilustrador brasileiro Fábio Coala. O curta-metragem traz dois personagens que compartilham a mesma deficiência e convida o telespectador a uma reflexão sobre superação e auto aceitação. 

Na trama, o personagem principal é um menino hipnotizado por vídeo game. Alheio a tudo a sua volta, ele ganha um cachorro de presente, que transforma sua vida. 

O roteiro retrata uma realidade fácil de se identificar e faz uma abordagem da deficiência do ponto de vista  das crianças. Além disso, traz como mensagem que as limitações estão no pensamento e não no corpo físico. A animação revela ainda que o apoio e as amizades são fundamentais para superar limites e viver feliz. 

Título original: The Present
Direção: Jacob Frey
Roteiro: Jacob Frey
Gênero: Animação / Drama / Família
Lançamento: 2014
Duração: 4 minutos

3. Robô de Retrociclagem

O curta do espanhol Sebastian Baptista aborda a questão da reciclagem, consumo consciente e o cuidado com o ecossistema de uma forma clara e divertida.

O personagem principal é um charmoso robô. Através dele, o roteiro procura despertar a consciência ambiental desde os primeiros anos da infância.

A trama é simples, mas significativa para fazer reflexões relativas ao meio ambiente. Com ela, é possível desenvolver nas crianças hábitos e valores relacionados à preservação dos recursos naturais e do lugar em que vivem.

Título original: Cambia tu Mundo
Direção: Sebastian Baptista
Roteiro: Sebastian Baptista
Gênero: Animação / Comédia / Ficção Científica
Lançamento: 2010
Duração: 2 minutos

4. Vida Fácil

Vida Fácil é uma produção da Ringling College of Art and Design, uma faculdade dos Estados Unidos especializada em arte e design. Dirigida por Jiaqi Xiong, é um convite a reflexão sobre valores como responsabilidade e comprometimento com nossas obrigações.

A trama conta a história de uma menina que preferia brincar ao invés de fazer as lições de casa. Nesse mundo de fantasia, sua boneca ganha vida e começa a fazer as liçōes da escola em seu lugar. Porém, depois de um tempo os papéis se invertem.

O curta é indicado para trabalhar com os pequenos sobre responsabilidade e mentiras. Ele também traz observações sobre a importância do esforço e das conquistas por mérito próprio.

Título original: The Easy Life
Direção: Jiaqi Xiong
Roteiro: Jiaqi Xiong
Gênero: Animação / Drama / Família
Lançamento: 2015
Duração: 2:21 minutos

5. Alcançar

O curta animado de Ahmed Elmatarawi é uma mistura entre entretenimento e observações sobre temas como solidariedade e compartilhamento.

O roteiro traz o personagem perdido no imenso deserto a procura de água. Ele está quase sem forças quando encontra o tesouro que tanto precisa. Além disso, o curta traz um final surpreendente.

A trama dá margem para uma conversa com as crianças sobre egoísmo e pensamento coletivo.

Título original: Reach (Alcanzar)
Direção: Ahmed Elmatarwi
Roteiro: Ahmed Elmatarwi
Gênero: Animação / Drama / Família
Lançamento: 2016
Duração: 3:52 minutos

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: