6 SÉRIES OU FILMES NADA ÓBVIOS SOBRE EMPREENDER

A jornada de um empreendedor pode servir como inspiração para diversas profissões e obstáculos de vida. De cinebiografias à séries documentais nacionais, conheça seis produções que trazem lições importantes para quem quer investir nas próprias ideias.

Começar seu próprio negócio ou aprimorar e desenvolver um projeto exige muita iniciativa, dedicação e resiliência. Os protagonistas dessas histórias sabem muito bem disso e com suas trajetórias podemos tirar lições importantes que nos levam a refletir e motivar nossa vida profissional. 

Com tramas que trazem narrativas emocionantes e divertidas, as produções abordam temas como a busca pelo sucesso a qualquer custo, infelicidade no trabalho, os desafios e erros em começar um negócio, valores éticos e morais no meio corporativo.

Filmes como Fome de Poder e A Rede Social se tornaram referência quando o assunto é empreendedorismo. Eles são fonte de inspiração e aprendizado. 

Conheça a seleção do NÃO ÓBVIO com seis produções que vão desde cinebiografias e dramas à séries documentais e retratam trajetórias de sucessos. Confira, sem ordem de preferência:

1. PenseGrande.Doc

A série nacional de documentários PenseGrande.Doc apresenta histórias inspiradoras de jovens brasileiros de diversas regiões do país. Eles transformaram ideias em realidade e mudaram as vidas de muitas pessoas em suas comunidades.

Projeto que nasceu da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura, a série conta 26 casos reais de empreendedorismo e explora os desafios de implementar novos negócios no Brasil.

Destaque para os episódios sobre a clínica popular Mãe&Mais, que oferece apoio e saúde de qualidade com baixo ou nenhum custo no Rio de Janeiro e o projeto Barkus, uma plataforma online de educação financeira.  

☌ A série está disponível online pelo YouTube.

☌ Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 26 episódios
Duração: aproximadamente 15 minutos
Lançamento: 2018

2. Chef

Escrito, dirigido e protagonizado por Jon Favreau, o longa apresenta a narrativa de Carl, um chef de cozinha que trabalha em um restaurante renomado de Los Angeles (Estados Unidos). Enfrentando problemas com o dono do estabelecimento, uma crítica negativa acaba causando uma enorme briga e a demissão do cozinheiro. 

Agravando a situação, sua saída turbulenta se torna um viral na internet e fecha as portas para novas oportunidades profissionais. Buscando um novo rumo, Carl decide abrir seu próprio negócio: um food truck.

Mas a decisão não foi fácil. A produção aborda situações que todo empreendedor enfrenta: dúvida em arriscar, as dificuldades e responsabilidades de começar sozinho. E como empresário de primeira viagem, o protagonista comete muitos erros que servem de inspiração para quem quer se arriscar e mudar sua trajetória profissional. 

☌ O filme está disponível online pela iTunes.

Direção: Jon Favreau
Elenco: Jon Favreau, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson
Gênero: Comédia dramática
Duração: 1h54
Lançamento: 14 de agosto de 2014

3. Eu errei

Produção mais atual da lista, a série nacional Eu errei aborda em dez curtos episódios histórias de diversos setores da economia. São depoimentos de situações reais de erros e ensinamentos vivenciados por dez empreendedores sociais.

O projeto é uma parceria entre o Portal Aupa e Instituto Sabin. O objetivo, além de divulgar histórias de sucesso, é lembrar que a trajetória de um negócio bem sucedido também é marcada por tentativas, erros e aprendizados.

☌ A série está disponível online pelo YouTube.

☌ Temporadas: 1
Quantidade de episódios: 10 episódios
Duração: aproximadamente 5 minutos
Lançamento: 2019

4. A 100 Passos de um Sonho

Madame Mallory (Helen Mirren) é uma respeitada dona de um restaurante no sul da França. Porém, não é um estabelecimento qualquer: ele possui uma estrela no Guia Michelin, uma das mais importantes classificações na gastronomia. Porém, a vida de Mallory é balançada pela chegada de uma família indiana que resolve abrir um restaurante do outro lado da rua.

O que ela não esperava era que Hassan (Manish Dayal), filho de seu adversário, demonstrasse ser talentoso para culinária. Os dois viram amigos e Mallory o incentiva a seguir carreira na área da gastronomia francesa, com Hassan mantendo a tradição de sua cultura em cada prato que prepara.

A comédia dramática surpreende pelos desafios que a família leva para conseguir estabelecer um empreendimento de origem indiana no interior da França. Mostra que nem tudo é conquistado facilmente, mas que das situações adversas, é possível se reerguer e empreender. Além disso, a personagem de Helen Mirren sempre encoraja Hassan a acreditar em seu potencial e não desistir ao primeiro erro.

O filme é baseado no livro A Viagem de 100 Passos, de Richard C. Morais.

☌ O filme está disponível online no Telecine Play, no Google Play e no YouTube Filmes.

Direção: Lasse Hallström
Elenco: Helen Mirren, Om Puri, Manish Dayal, Chalotte Le Bon
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 2h02
Lançamento: 8 de agosto de 2014 (EUA)

5. Julie & Julia 

Lançado em 2009, o filme é baseado em uma história real e conta a trajetória de duas mulheres separadas pelo tempo e unidas pela gastronomia: a funcionária pública Julie Powell (Amy Adams) e a chef Julia Child (Meryl Streep). Estagnada e cansada de seu emprego, Julie resolve se inspirar no livro de receitas da chef e cria um projeto onde documenta através de um blog o resultado das receitas. 

Como o filme completou 10 anos de lançamento e era mais voltado ao nicho de premiações, talvez a nova geração não o conheça tanto. A comédia dramática entrelaça a história de Julia e Julie, compara suas frustrações com a carreira e explora a busca por uma satisfação profissional. Mostra como a criatividade e a paixão podem mudar o rumo de carreiras consolidadas e trazer reconhecimento em áreas que nem elas imaginavam. 

A atriz Meryl Streep foi indicada ao Oscar em 2010 na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel.

☌ O filme está disponível online pela YouTube Filmes, Net NOW e Itunes.

Direção: Nora Ephron
Elenco: Amy Adams, Meryl Streep, Chris Messina
Gênero: Comédia dramática 
Duração: 1h58
Lançamento: 27 de novembro 2009

A foto de abertura desta matéria é a reprodução de uma cena do filme.

6. Jerry Maguire: A Grande Virada

Mais famoso da lista, o longa pode não ser conhecido pela nova geração que caça tramas para inspirar na caminhada empreendedora. No filme, é seguida a história do agente esportivo bem-sucedido Jerry Maguire (Tom Cruise), que entre sua atarefada vida de viagens e clientes, sofre um ataque de pânico que o faz repensar toda sua vida profissional. 

A mudança em seu comportamento provoca sua demissão e a perda de clientes importantes, restando apenas o problemático jogador de futebol americano Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.). Essa relação entre agente e cliente se torna uma jornada de transformação e aprendizado. 

Produção lançada em 1997, o filme aborda temas que continuam atuais no mundo dos negócios. As dificuldades de se reinventar na profissão, lidar com os fracassos e a inspiração de suceder mantendo seus valores éticos e morais.

O ator Cuba Gooding Jr. venceu o Oscar em 1997 na categoria Melhor Ator Coadjuvante. O longa ainda recebeu outras quatro indicações ao prêmio: Melhor Filme, Melhor Ator (Tom Cruise), Melhor Roteiro Original (Cameron Crowe) e Melhor Edição (Joe Hutshing). 

☌ O filme está disponível online pela YouTube Filmes, Net NOW, Google Play e Itunes.

Direção: Cameron Crowe
Elenco: Tom Cruise, Cuba Gooding Jr., Renée Zellweger 
Gênero: Comédia/Drama/Romance
Duração: 2h19
Lançamento: 14 de fevereiro de 1997 (EUA)

EXTRA! Joy: O Nome do Sucesso

Apesar de conhecido pelo grande público, Joy aparece na lista como um extra por reforçar a força feminina no empreendedorismo – o que ainda é fundamental, como comprovamos com dados na lista de perfis do Instagram sobre empreendedorismo feitos por mulheres.

Joy é baseado na história real da americana Joy Mangano. O longa estrelado por Jennifer Lawrence explora a trajetória de superação de uma mulher simples. Mãe solteira e com dificuldades financeiras, Joy se dedica a cuidar da casa e da família. Ela se torna um fenômeno de vendas ao inventar o Magic Mop, um esfregão que se torce sozinho.

Porém, o caminho até se tonar uma bem-sucedida mulher de negócios é cheio de dificuldades. O filme inspira através da coragem da protagonista de seguir seus sonhos e acreditar em seu potencial. Joy soube explorar onde tinha mais conhecimento, transformou suas dificuldades diárias em um produto que impactou e mudou o mercado. 

Recebeu uma indicação ao Oscar em 2016 na categoria Melhor Atriz para Jennifer Lawrence.

☌ O filme está disponível online pelo YouTube Filmes e Itunes.

Direção: David O. Russell
Elenco: Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Bradley Cooper
Gênero: Drama
Duração: 2h4
Lançamento: 21 de janeiro de 2016 (BRA)

Esta lista recebeu colaboração de Catarina Barbosa.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: